30/05/2020

Pesquisa busca substâncias naturais capazes de combater covid-19

Pesquisa busca substâncias na biodiversidade
Pesquisa busca substâncias na biodiversidade Tânia Rêgo/Agência Brasil

Pesquisadores do CIBFar (Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos) estão em busca de antivirais para o tratamento da covid-19 por meio da análise de substâncias naturais presentes na biodiversidade brasileira. 

O objetivo, segundo a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), é encontrar “compostos químicos capazes de bloquear a ação das chamadas ‘proteínas não estruturais’ do novo coronavírus (SARS-CoV-2)”, fundamentais no processo de replicação do vírus quando em contato com a célula humana. 

As substâncias são selecionadas por meio de uma triagem virtual, com o apoio da base de dados do NuBBE-DB (Núcleo de Bioensaios, Biossíntese e Ecofisiologia de Produtos Naturais), e também experimentos in vitro, ou seja, fora de organismos vivos. A ideia é verificar quais têm estruturas biológicas capazes de cumprir a missão de suspender a reprodução do vírus.

O estudo também conta com produtos manipulados em laboratório e, de acordo com os possíveis resultados, poderá auxiliar no reaproveitamento de remédios já existentes.

A iniciativa, que tem apoio financeiro da fundação paulista, reúne profissionais dos IQSC-USP (Institutos de Química de São Carlos), FCFRP-USP (Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e ICB-USP (Instituto de Ciências Biomédicas).

0 comentários:

Enviar um comentário