As pessoas apresentam um nível de felicidade maior quando dão presentes do que quando recebem. Essa foi a conclusão de dois experimentos realizados pelo pesquisador Ed O'Brien, da Universidade de Chicago, e pela pesquisadora Samantha Kassirer, da Universidade Northwestern. Os resultados foram publicados na revista científica da Association for Psychological Science.
No primeiro experimento, 96 estudantes receberam US$ 5, cerca de R$ 20, durante cinco dias. Um grupo devia gastar a quantia sempre com uma mesma coisa. Um outro deveria fazer uma doação para uma mesma instituição de caridade ou colocar em uma caixa de gorjetas de uma mesma loja durante o período.
No outro experimento, 502 pessoas recebiam uma moeda de US$ 0,5 centavos a cada vitória em um jogo de palavras. A cada rodada, os participantes precisavam escolher entre ficar com o prêmio ou doar para uma instituição de caridade.
Em ambos os casos, as pessoas que fizeram uma doação demonstraram ter maiores níveis de felicidade. Quem gastou o dinheiro ou ficou com o prêmio, além de não ter um aumento de felicidade, teve uma diminuição de satisfação conforme o experimento prosseguia.
"Nossa pesquisa revela que doações repetidas, mesmo de formas idênticas, podem continuar a parecer relativamente agradáveis quanto mais fazemos”, explica O'Brien.
0 comentários:
Enviar um comentário