31/01/2018

Por que o eclipse da superlua azul de sangue não será visto no Brasil

Eclipse da superlua azul atrás da Estátua da Liberdade
Eclipse da superlua azul atrás da Estátua da Liberdade EPA/BBC BRASIL

Um fenômeno astronômico triplo e raro ocorre nesta quarta-feira, último dia de janeiro de 2018: um eclipse lunar total - que gera um efeito avermelhado, uma superlua e a chamada lua azul. Infelizmente, porém, não devemos ver o eclipse no Brasil.

Já a superlua, essa sim, estará visível nos céus em qualquer canto do planeta. A lua azul, por sua vez, é só um nome e não gera um efeito visível.

"O eclipse é o resultado do alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua. Mas nós não estamos na face da Terra que enxerga esse alinhamento. Se a Terra fosse plana isso não seria problema", explica Cássio Barbosa, astrônomo e professor do centro universitário FEI.

A face da Terra que vai enxergar o eclipse está a oeste do Brasil: América do Norte, Pacífico, Austrália, Nova Zelândia e leste da Rússia.

Isso não ocorre com a superlua, que é um fenômeno que não depende do ponto da Terra onde esteja o observador.

"A órbita da Lua em torno da Terra está longe de ser circular, é uma elipse. A superlua acontece quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra e entra na fase cheia. Isso pode ser visto em qualquer lugar que não esteja nublado", diz Barbosa.

Nesta quarta-feira, a Lua estará a 359 mil km da Terra. É bem mais próximo do que a distância média, de 384 mil km. Por isso, ao olhar o satélite, temos a sensação de que ela está maior. Por estar mais próxima da terra, a Lua também fica mais brilhante.

"(Essa) é a terceira de uma série de superluas, quando a Lua está mais perto da Terra em sua órbita e cerca de 14% mais brilhante do que o normal. É também a segunda lua cheia do mês, (fenômeno) conhecido como 'lua azul'. E a superlua vai passar pela sombra da Terra, com um eclipse total. Enquanto a Lua estiver na sombra terrestre, terá um aspecto avermelhado, algo conhecido como 'lua de sangue'", diz comunicado da Nasa, a agência espacial americana.

Para quem ficou desanimado, Cássio Barbosa dá uma notícia: em 27 de julho haverá um eclipse lunar visível do Brasil. Mas dessa vez não haverá superlua.

A seguir, os detalhes sobre cada um desses fenômenos que ocorrerão simultaneamente:

 

Superlua em dezembro de 2017 em Washington; aparência avermelhada é efeito das partículas da atmosfera terrestre
Superlua em dezembro de 2017 em Washington; aparência avermelhada é efeito das partículas da atmosfera terrestre Foto: Nasa

O termo se refere à Lua cheia no ponto mais próximo em sua órbita ao redor da Terra. Essa proximidade faz com que a Lua aparente ter tamanho maior e ser mais brilhante.

"Quando a Lua está de 10% a 15% maior, a mudança é considerável e visível a olho nu", explicou à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, Francisco Diego, professor de astronomia da University College London.

A superlua deste 31 de janeiro será a terceira de algo que a Nasa chamou de "trilogia de superluas", já que o fenômeno também foi registrado em 3 de dezembro e 1º de janeiro.

Eclipse lunar

Neste 31 de janeiro, a Terra, o Sol e a Lua vão se alinhar, provocando um eclipse lunar total.

Na América do Norte, o eclipse será visível antes do amanhecer de 31 de janeiro. Também ficará visível na Ásia, Austrália, Nova Zelândia e no leste da Rússia. Mas não na maior parte da América do Sul, da África e da Europa Ocidental.

Segundo a Nasa, os observadores do eclipse verão uma grande Lua de cor avermelhada, chamada de "lua de sangue". Isso, explicam os especialistas, se deve ao efeito da atmosfera terrestre.

"É um fenômeno parecido com o pôr do sol do inverno, que fica mais avermelhado. A poluição absorve a parte azulada da luz do Sol. É como um filtro, que barra a luz azul e deixa passar a mais avermelhada", diz o astrônomo Cássio Barbosa.

Lua azul

"A superlua será, além disso, a segunda lua cheia que teremos em janeiro", afirma Diego. "Trata-se de um mês com duas luas cheias. Quando isso ocorre, é chamado de lua azul."

Ou seja, "lua azul" é só um apelido usado para quando ocorrem duas luas cheias no mesmo mês.

Microsoft disponibiliza atualização KB4058258 para o Windows 10 v1709

A Microsoft disponibilizou hoje a atualização KB4058258 para o Windows 10 v1709 (o Windows 10 Fall Creators Update). Esta atualização é cumulativa e também está disponível para o Windows Server 2016 v1709.

Detalhes da atualização KB4058258

De acordo com o changelog publicado aqui pela Microsoft, a atualização altera o build para 16299.214 e traz “melhorias na qualidade do sistema operacional”.

Mais especificamente, a atualização traz correções para múltiplos bugs. Um deles faz com que sistemas equipados com processadores da AMD não possam ser inicializados corretamente após a instalação da atualização disponibilizada no início de janeiro.

Outros bugs corrigidos incluem um que faz com que as cores sejam distorcidas quando o computador é conectado a certos tipos de monitores, e um que afeta a exibição de legendas durante a reprodução de vídeos.

A lista completa com todos os bugs corrigidos pode ser vista no link acima.

IMPORTANTE: Se você usa um software antivírus de terceiros, esta atualização só pode ser aplicada se ele for compatível. Mais informações sobre isso podem ser encontradas aqui.

Baboo - Tecnologia e Ciência
Baboo - Tecnologia e Ciência Baboo - Tecnologia e Ciência

Os usuários podem fazer o download da atualização KB4058258 através do Windows Update ou clicando na imagem abaixo:

Microsoft disponibiliza atualização KB4058258 para o Windows 10 v1709
Microsoft disponibiliza atualização KB4058258 para o Windows 10 v1709 Baboo - Tecnologia e Ciência

A Lua estará maior e mais brilhante nesta noite no ceú do Brasil

A superlua ocorre quando a Lua na fase cheia passa pelo seu ponto mais próximo da Terra
A superlua ocorre quando a Lua na fase cheia passa pelo seu ponto mais próximo da Terra Reuters

Os brasileiros só conseguiram assistir ao eclipse total da Lua pela internet. Isso não significa que nenhum fenômeno lunar será vísivel por aqui. Nesta noite o céu será iluminado pela Superlua.

Será possível ver uma Lua maior e mais brilhantesem o auxílio de qualquer instrumento específico. 

Está quarta-feira (31.jan) está sendo um dia especial para a astronomia por concentrar raros acontecimentos. A última vez que foi registrada uma Lua Azul de Sangue foi 1866, por exemplo. 

Saiba quais são eles:

Lua Azul

Esse é o nome dado para a segunda lua cheia em um mesmo mês. Nesse caso não há uma relação direta com os astros, mas com o calendário. EM 2018, logo nos primeiro dias de janeiro, a Lua estava cheia. Agora, no fim do mês, ocorre novamente uma fase cheia. 

Superlua

Quando a Lua está na fase cheia e passa pelo ponto de sua órbita mais próximo da Terra ocorre a chamada Superlua. A junção dos dois fatores faz o brilho ficar mais intenso e o tamanho ficar aparentemente maior. Não é preciso nem de um telescópio para perceber a diferença.

Eclipse da Lua

Esse é um dos fenômenos mais conhecido das pessoas. Ocorre quando a Terra passa entre o Sol e a Lua. Ao alinhar os três corpos, a Lua entra na sombra projetada do planeta e deixa de refletir a luz do Sol.

Lua de Sangue 

Quando ocorre um eclipse total e a Lua adquire uma coloração avermelhada, como aconteceu nesta quarta-feira, recebe o nome de Lua de Sangue. 

 

6 dicas para quebrar o platô de crescimento muscular dos braços

É muito comum vermos homens que tem dificuldades em aumentar o volume muscular de seus braços. Veja neste artigo, como quebrar este platô de desenvolvimento. Você começa a treinar e em alguns meses de sessões e uma boa dieta, os resultados aparecem. Porém, depois de alguns anos, por mais que você treine, parece que os …

The post 6 dicas para quebrar o platô de crescimento muscular dos braços appeared first on Treino Mestre.

Acompanhe a programação da Campus Party pela internet

A Campus Party começou nesta terça-feira (30.jan) e terá 750 horas de programação. Serão palestras, workshops, competições e outras atrações relacionadas à tecnologia.  Quem não puder participar não precisa ficar completamente de fora da feira. Existem alguns meio de acompanhar um pouco do que está acontecedno no Anhembi.

A página no YouTube da Campus Party irá transmitir ao vivo uma parte da programação. Os nove palcos que fazem parte da estrutura da feira terão transmissões ao vivo. É só acompanhar o horário de cada atração para tentar assistir pela internet. Entre as atrações deste ano está o co-fundador da Apple Steve Wozniak.

Uma outra alternativa e seguir os perfis nas redes sociais da organização do evento. O Twitter o Instagram Stories são as opções mais dinâmicas para ficar sabendo o que está acontecendo na Campus Party

dfhdf

Conheça as “Anjas da Morte”, garotas de programa soropositivas que cobram 2 dólares por programa

Em qualquer lugar do mundo você irá encontrar lugares destinados à prostituição, porém, um dos que mais chamaram a atenção do mundo é o prostíbulo localizado na Nigéria, na cidade de Lagos, mais especificamente no bairro de Badia. O que torna este lugar tão curioso é bastante simples: os programas custam em torno de 2 […] R7 - Jovem

Instagram para empresas permitirá agendamento de publicações

Recurso era esperado por muitos clientes empresariais
Recurso era esperado por muitos clientes empresariais Pexels

O Instagram anunciou na terça-feira (30) um recurso que permitirá o agendamento de publicações no Instagram para empresas, através da Graph API, do Facebook. Segundo a empresa, a novidade torna mais fácil o "gerenciamento da presença orgânica das empresas de forma mais eficaz".

Com ela, donos de contas de negócios escolherão em que momento do dia as imagens irão ao ar.

Como a função é via API, aplicativos de terceiros terão que oferecer a novidade para clientes e gerentes de contas — o Hootsuite foi o primeiro a anunciar suporte à novidade.

Divulgação/Instagram

Outras funções novas da API deixa que perfis empresariais vejam posts em que foram marcados e visualizem detalhes de outros perfis comerciais.

A ideia do Instagram é evitar que donos das contas compartilhem logins e senhas para fazer agendamentos. Além de também atender um pedido antigo de clientes de contas comericias.

 

Windows Defender oferecerá proteção contra softwares que exibem mensagens coercivas

A Microsoft anunciou nesta semana no blog Microsoft Security que o Windows Defender passará a oferecer proteção contra softwares que exibem mensagens coercivas.

Windows Defender oferecerá proteção contra softwares que exibem mensagens coercivas

A partir de 1 de março de 2018, o antivírus do Windows 10 e outras soluções de segurança da Microsoft passarão a classificar programas que exibem mensagens coercivas como “softwares indesejados” que serão detectados e removidos.

A Microsoft classifica como ”coercivas” mensagens alarmantes e/ou exageradas exibidas por programas como otimizadores e limpadores de sistemas supostamente gratuitos que visam intimidar o usuário para que ele compre uma versão “Premium” de tal programa para que o problema encontrado seja resolvido, por exemplo.

Desenvolvedores que não quiserem que seus programas sejam detectados como indesejados podem enviar amostras para análise através do portal Windows Defender Security Intelligence.

Se for necessário que o desenvolvedor faça alguma alteração no programa, a Microsoft o notificará sobre isso após a análise.

Windows Defender oferecerá proteção contra softwares que exibem mensagens coercivas
Windows Defender oferecerá proteção contra softwares que exibem mensagens coercivas Baboo - Tecnologia e Ciência
Windows Defender no Windows 10 Fall Creators Update –  A partir de 1 de março ele passará a oferecer proteção contra softwares que exibem mensagens coercivas

15 provas de que o Brasil aceitava QUALQUER coisa nos anos 80 e 90

Sem dúvidas as décadas de 80 e 90 deixaram saudades pra quem viveu neste período, os hits mais populares que até hoje tocam nas rádios, uma nova tendência de moda que surgia a todo momento, bandas, além de tradições que só quem passou por essa época vai conseguir se lembrar e sentir saudade. Porém, de […] R7 - Jovem

Série de fotos chocantes mostra como vivem os veteranos alguns anos depois das guerras.

As guerras nunca chegam ao fim, embora no campo de batalha tenham terminado, muitos veteranos trazem a guerra na pele, no coração, sendo forçados a viver com ela pelo resto de suas vidas, pois são marcas que nem mesmo o tempo é capaz de apagar. David Jay e James Nachtwey, fotógrafos, resolveram abordar essa triste […] R7 - Jovem

Para escancarar o sexismo, esse fotógrafo trocou mulheres por homens nos anúncios antigos.

O sexismo é algo que sempre esteve presente nas campanhas publicitárias e isso já vem de muitas e muitas décadas atrás. Atualmente, as agências vêm ouvindo as reclamações da sociedade e transformando suas produções para que sejam mais condizentes com o tempo em que estamos vivendo. Embora muitas estão evoluindo, campanhas antigas, principalmente de eletrodomésticos […] R7 - Jovem

Lua fica vermelha durante raro eclipse na América do Norte

Pessoas observam a super lua azul de sangue em Nova York
Pessoas observam a super lua azul de sangue em Nova York Reuters / Eduardo Munoz / 31.1.2018

Moradores do oeste da América do Norte programaram seus despertadores para tocar antes do nascer do sol nesta quarta-feira (31) para assistir a um tipo raro de eclipse lunar conhecido como "Superlua Azul de Sangue". Na costa leste, muitos nova-iorquinos também acordaram cedo para ver o fenômeno.

Como acontece em todos os eclipses lunares totais, a Terra lançará uma sombra de tom avermelhado sobre a superfície de seu satélite natural — originando o termo "lua de sangue" —, mas outros dois fatores estão se combinando para tornar o espetáculo desta quarta-feira especialmente incomum.

O eclipse ocorrerá durante a ocasião rara de uma segunda lua cheia no mesmo mês, também conhecida como "lua azul", e no ponto da órbita lunar no qual a lua alcançou sua posição mais próxima da Terra, o que a faz parecer maior e mais brilhante do que o normal no céu, uma "super lua".

A aparência avermelhada da superfície lunar — a imagem da lua não se apaga totalmente durante o eclipse — se deve aos raios de sol que atravessam a atmosfera terrestre enquanto a lua entra na sombra de nosso planeta.

A última vez em que estas três condições ocorreram durante um único eclipse lunar visível da América do Norte foi em 1866, de acordo com a empresa de previsões meteorológicas AccuWeather.

Veja outros registro da Lua ao redor do mundo

 

Microsoft anuncia disponibilidade geral do Azure Event Grid

A Microsoft anunciou nesta semana em seu blog a disponibilidade geral do Azure Event Grid, um serviço de roteamento de eventos inteligente totalmente gerenciado que permite um consumo de eventos uniforme usando um modelo do tipo publicar-assinar.

Ele pode ser usado para reagir a eventos relevantes quase em tempo real. Projetado para a alta disponibilidade, desempenho consistente e escala dinâmica, ele permite que você se concentre na lógica de seu aplicativo em vez de na infraestrutura.

Microsoft Azure Event Grid

O Azure Event Grid permite compilar facilmente aplicativos com as arquiteturas baseadas em evento. Você seleciona o recurso do Azure que quer assinar e fornece o manipulador de eventos ou o ponto de extremidade do WebHook ao qual enviar o evento.

O Event Grid tem suporte interno para eventos provenientes de serviços do Azure, como blobs de armazenamento e grupos de recursos. Ele também tem suporte personalizado para eventos de aplicativos e de terceiros, usando webhooks e tópicos personalizados.

Microsoft anuncia disponibilidade geral do Azure Event Grid
Microsoft anuncia disponibilidade geral do Azure Event Grid Baboo - Tecnologia e Ciência
Você pode usar filtros para encaminhar eventos específicos a pontos de extremidade diferentes, multicast para vários pontos de extremidade e verificar se os eventos são distribuídos de forma confiável.

No momento, o Azure Event Grid oferece suporte às seguintes regiões:

– Centro dos EUA
– Leste dos EUA
– Leste dos EUA 2
– Centro-Oeste dos EUA
– Oeste dos EUA
– Oeste dos EUA 2

O suporte para outras regiões será oferecido futuramente.

Vídeo oferecendo uma visão geral do Azure Event Grid:

Saiba mais sobre o Event Grid e seus benefícios aqui.

Nasa transmite ao vivo o eclipse total da Lua. Assista

Nasa faz transmissão ao vivo o eclipse total da Lua
Nasa faz transmissão ao vivo o eclipse total da Lua Twitter/Nasa

Esta quarta-feira (31.jan) é um dia especial para a astronomia. Ocorrem ao mesmo tempo impressionantes fenômenos lunares: Lua Azul, Superlua, Lua de Sangue e também um eclipse total.

Infelizmente, não será possível assistir esses acontecimentos tão raros do Brasil. Uma alternativa é acompanhar ao vivo pelas internet. O pefil da Nasa no Twitter está transmitido ao vivo o eclipse lunar. Assista:

Microsoft anuncia a compra da PlayFab

A Microsoft anunciou nesta semana a compra da PlayFab com o objetivo de acelerar a inovação no desenvolvimento de jogos conectados à nuvem.

As ferramentas da PlayFab são projetadas para ser usadas por desenvolvedores de jogos em todas as plataformas (móveis, PC e console).

O anúncio da Microsoft pode ser visto na íntegra abaixo.

Microsoft anuncia a compra da PlayFab

“Tenho o prazer de dar as boas-vindas à PlayFab na família Microsoft. A PlayFab é uma fornecedora de plataforma de serviços backend para construir, desenvolver e lançar jogos conectados à nuvem. As ferramentas da PlayFab são projetadas para ser usadas por desenvolvedores de jogos em todas as plataformas (móveis, PC e console). Essa aquisição amplia os investimentos e o trabalho que fizemos no Microsoft Azure para fornecer uma plataforma de nuvem de primeira linha para o setor de jogos.

Como Satya Nadella, nosso CEO, observou na reunião anual de acionistas: “Estamos nos mobilizando para seguir nossa ampla oportunidade em um mercado de mais de 100 bilhões de jogos. Isso significa ampliar nossa abordagem sobre como pensamos os jogos de ponta a ponta, como começá-los e a maneira que estão sendo criados e distribuídos, e como são jogados e visualizados.”

Mais de 1 bilhão de pessoas jogam videogame, alimentando uma indústria próspera cujo ecossistema está evoluindo e crescendo rapidamente. Muitos setores estão mudando para a nuvem inteligente, e essa tendência é verdadeira também na área de jogos. Isso significa que um número crescente de desenvolvedores procura criar jogos conectados para dispositivos móveis, PCs e consoles, que tenham ênfase nas operações pós-lançamento. No entanto, o custo e a complexidade de alcançar esse resultado por meio de ferramentas e tecnologias personalizadas do servidor são altas, e a PlayFab oferece aos desenvolvedores um modelo atraente que varia naturalmente com os jogadores de seus games.

Microsoft anuncia a compra da PlayFab
Microsoft anuncia a compra da PlayFab Baboo - Tecnologia e Ciência
Os serviços de backend da PlayFab reduzem as barreiras do lançamento para os desenvolvedores de jogos, oferecendo soluções de desenvolvimento com bom custo-benefício para estúdios grandes e pequenos, que escalam seus jogos e os ajudam a engajar, reter e rentabilizar os jogadores. A PlayFab permite que os desenvolvedores usem a nuvem inteligente para criar e operar jogos, analisar dados e melhorar as experiências gerais dos títulos.

A plataforma PlayFab é um complemento natural do Azure para jogos (visite azure.com/gaming para mais informações). O Azure, disponível localmente em 42 regiões em todo o mundo, fornece infraestrutura de servidores de primeira linha, permitindo que os criadores se concentrem na construção de ótimos jogos com alcance global. Para os jogadores, isso leva a um grau de inovação mais alto e rápido, além de melhores experiências.

Incorporar a experiência da PlayFab, a crescente rede de desenvolvedores de jogos e a poderosa plataforma de jogo como serviço em nossa oferta de produtos é um passo importante para os jogos na Microsoft. A PlayFab atendeu mais de 700 milhões de jogadores e atualmente abriga mais de 1.200 jogos de empresas como Disney, Rovio e Atari. Sua plataforma de jogos inclui alguns dos títulos mais proeminentes do setor, como “Idle Miner Tycoon”, “Angry Birds: Seasons” e “Roller Coaster Tycoon Touch”.

Juntos, o Azure e a PlayFab vão liberar ainda mais o poder da nuvem inteligente para o setor de jogos, permitindo que os desenvolvedores e gamers apreciem em todo o mundo.

Para mais informações sobre a PlayFab, acesse um post no blog de James Gwertzman, CEO e co-fundador, aqui.

Kareem Choudhry, vice-presidente corporativo de Gaming na Microsoft.”

Vivaldi v1.14.1077.41

O navegador Vivaldi v1.14.1077.41 foi disponibilizado para download nesta quarta-feira, 31 de janeiro, para Windows* e outros sistemas operacionais.

O novo navegador foi criado por John von Tetzchner, ex-CEO e co-fundador da Opera Software. Ele deixou a empresa em 2011 por achar que o desenvolvimento do navegador Opera estava indo na direção “errada”.

Baseado no mecanismo de renderização Blink, o novo navegador suporta muitos dos recursos já existentes no Opera como Speed Dial e mouse gestures.

O navegador Vivaldi v1.14.1077.41 também traz gerenciador de favoritos, suporte para personalização do mecanismo de busca, suporte para restauração rápida de guias fechadas e muito mais.

Outro detalhe é que o navegador também é compatível com as extensões do Google Chrome disponibilizadas via Chrome Web Store.

*Windows XP e Windows Vista não são suportados.

Vivaldi v1.14.1077.41
Vivaldi v1.14.1077.41 Baboo - Tecnologia e Ciência
O navegador Vivaldi foi criado por John von Tetzchner, ex-CEO e co-fundador da Opera Software. Ele deixou a empresa em 2011 por achar que o desenvolvimento do navegador Opera estava indo na direção “errada” Faça o download do navegador Vivaldi v1.14.1077.41

O navegador Vivaldi v1.14.1077.41 (32 bits) para Windows está disponível para download aqui. A versão 64 bits do navegador para Windows está disponível aqui.

Usuários de outros sistemas operacionais podem fazer o download do navegador aqui.

De acordo com o anúncio no blog oficial, a versão 1.14.1077.41 traz correções para múltiplos bugs, novo modo de leitura vertical para os idiomas chinês, japonês e coreano, e outras novidades.

Atualização Cumulativa 4 para Microsoft BizTalk Server 2016

A Microsoft disponibilizou para download nesta semana a Atualização Cumulativa 4 para Microsoft BizTalk Server 2016. A versão 2016 foi lançada em outubro de 2016.

Atualização Cumulativa 4 para Microsoft BizTalk Server 2016

De acordo com o artigo KB4051353 publicado no site de suporte da Microsoft, esta atualização cumulativa traz correções para problemas descobertos depois do lançamento do BizTalk Server 2016 e da Atualização Cumulativa 3.

A atualização disponibilizada nesta semana afeta o BizTalk Server Adapter, BizTalk Server Accelerators e outros componentes.

A lista com todos os bugs corrigidos pode ser vista no link acima.

A Atualização Cumulativa 4 para Microsoft BizTalk Server 2016 está disponível para download aqui.

Atualização Cumulativa 4 para Microsoft BizTalk Server 2016
Atualização Cumulativa 4 para Microsoft BizTalk Server 2016 Baboo - Tecnologia e Ciência
Microsoft BizTalk Server 2016

O Microsoft BizTalk Server 2016 permite que os clientes integrem aplicativos diferentes e dados heterogêneos para fornecer soluções como processamento de pagamentos, gerenciamento da cadeia de suprimentos, EDI business to business, tomada de decisões em tempo real e relatórios.

Ele também permite que os clientes obtenham conectividade híbrida real conectando sistemas locais a aplicativos SaaS via conectividade Logic Apps.

Com a versão 2016, o BizTalk Server está ainda mais conectado à nuvem. Com uma ampla variedade de conectores, incluindo Dynamics AX, SalesForce, SharePoint Online e muitos outros, integrar aplicativos corporativos a parceiros de negócios e aplicativos de linha de negócios (LOB) nunca foi tão fácil.

– Um novo adaptador para Azure Logic Apps proporciona conectividade direta a aplicativos Logic Apps SaaS. Isso possibilita conectividade direta a aplicativos SaaS e a numerosos serviços do Azure com todo o conforto proporcionado pelo BizTalk Server.

– Um novo conector para BizTalk Server no Azure Logic Apps possibilita a integração com o BizTalk Server para processamento iniciado na nuvem e utilização de processos existentes implementados com o BizTalk.

– Novos recursos híbridos permitem que os clientes mantenham dados confidenciais internamente, mas integrem os processos existentes à nuvem via BizTalk.

Saiba mais sobre o Microsoft BizTalk Server 2016 clicando aqui e faça o download da versão de avaliação aqui.

30/01/2018

Justin Bieber e Selena Gomez não foram ao Grammy para não se encontrarem com The Weeknd, diz site

R7 - Jovem

Crianças não devem ter acesso ao Facebook, defendem especialistas em carta aberta

Carta aberta de especialistas diz que 'crianças pequenas não têm idade para navegar nas complexidades dos relacionamentos online'
Carta aberta de especialistas diz que 'crianças pequenas não têm idade para navegar nas complexidades dos relacionamentos online' Getty Images/BBC BRASIL

Mais de cem especialistas e organizações internacionais em saúde infantil pediram ao Facebook que extinga seu recém-lançado aplicativo de mensagens voltado a crianças com menos de 13 anos, o Messenger Kids.

Em uma carta aberta a Mark Zuckerberg divulgada nesta terça-feira, os especialistas e grupos de proteção à infância afirmam que o Messenger Kids é uma iniciativa "irresponsável" que almeja estimular as crianças pequenas a usar o Facebook.

O argumento dos signatários da carta é de que crianças pequenas não estão prontas para ter contas em redes sociais.

"O Messenger Kids provavelmente será a primeira plataforma de redes sociais amplamente usada por crianças de 4 a 11 anos. Mas um crescente número de estudos demonstra que o uso excessivo de aparelhos digitais e de redes sociais é danoso para crianças e adolescentes, o que torna bastante provável que o novo aplicativo prejudique o desenvolvimento saudável dessas crianças", diz a carta aberta.

"Crianças pequenas não têm idade para navegar nas complexidades dos relacionamentos online, que frequentemente derivam em mal-entendidos e conflitos até mesmo entre usuários com maturidade."

O Messenger Kids foi anunciado em dezembro como uma "solução divertida e segura" para que crianças conversem, via vídeo ou chat, com amigos e familiares. É uma versão simplificada do Messenger, que no entanto exige consentimento parental antes do uso e cujos dados gerados não são usados para publicidade dirigida.

"Após conversar com milhares de pais, associações parentais e especialistas em paternidade nos EUA, descobrimos que havia a necessidade de um aplicativo de mensagens que permitisse às crianças se conectar com as pessoas que amam, mas também tivesse o nível de controle desejado pelos pais", dizia comunicado de dezembro do Facebook.

Em resposta à carta aberta desta terça, o Facebook afirmou que "desde o lançamento, em dezembro, temos escutado de pais ao redor dos EUA que o Messenger Kids os ajuda a manter contato com seus filhos e que seus filhos mantenham contato com familiares, perto ou longe. Soubemos, por exemplo, que pais que trabalham à noite agora podem contar histórias de ninar para seus filhos; que mães em viagens profissionais estão tendo atualizações diárias de seus filhos enquanto estão longe".

Mas a carta aberta questiona a necessidade de o Facebook oferecer esse serviço. "Para conversar com familiares e amigos à distância não é necessário ter uma conta no Messenger Kids. As crianças podem usar as contas dos pais no Facebook ou no Skype. Eles também podem simplesmente telefonar."

 

 Pesquisas apontam elos entre uso de redes sociais e depressão e ansiedade entre adolescentes
Pesquisas apontam elos entre uso de redes sociais e depressão e ansiedade entre adolescentes Getty Images/BBC BRASIL

A carta menciona também pesquisas científicas segundo as quais o uso de redes sociais aumenta os riscos de depressão e de ansiedade entre adolescentes.

"Adolescentes que passam uma hora por dia conversando em redes sociais dizem ter menos satisfação com praticamente todos os aspectos de sua vida diária", diz a carta.

"Crianças da 8ª série (entre 13 e 14 anos) que usam redes sociais de seis a oito horas por semana têm 47% mais chances de se considerarem infelizes do que seus amigos que usam as redes sociais com menor frequência."

Os especialistas citam também um estudo feito com meninas de 10 a 12 anos. "Quanto mais elas usavam redes como o Facebook, maior era sua tendência a idealizar a magreza, preocupar-se com sua aparência e fazer dietas".

Outras estatísticas mencionadas apontam que:

- 78% dos adolescentes checam seus telefones a cada hora

- 50% deles se dizem viciados em seus telefones

- Metade dos pais afirma que é uma "batalha constante" controlar o tempo gasto pelos filhos diante de telas

Além disso, os especialistas questionam a alegação de que o Messenger Kids vai atrair, de forma segura, usuários infantis que mentiam sua idade para abrir contas em outras redes sociais.

"Crianças de 11 ou 12 anos que já usam o Snapchat, Instagram ou Facebook dificilmente vão migrar para um aplicativo que é claramente voltado para crianças menores. O Messenger Kids não está respondendo a uma necessidade - está criando uma."

A carta termina afirmando que "seria melhor deixar as crianças pequenas em paz para que se desenvolvam sem as pressões derivadas do uso das redes sociais. A criação de crianças na era digital já é difícil o bastante. Pedimos que vocês não usem os enormes alcance e influência do Facebook para tornar esse trabalho ainda mais difícil."

Samsung lança o SZ985 Z-SSD com 800GB

A Samsung anunciou nesta semana o lançamento do SZ985 Z-SSD com 800GB de capacidade para armazenamento.

Este SSD voltado para o mercado corporativo é recomendado para uso em aplicações como supercomputadores com foco em análise de Inteligência Artificial e outras que requerem alta velocidade de acesso aos dados.

O SZ985 Z-SSD utiliza chips de memória Z-NAND, possui cache de 1.5GB de LPDDR4 e controladora de alta performance.

A Samsung apresentará o Z-SSD com 800GB e o modelo com 240GB, juntamente com mais detalhes técnicos sobre ambos, durante a International Solid-State Circuits Conference (ISSCC) 2018, que será realizada de 11 a 15 de fevereiro em San Francisco, na Califórnia.

Samsung SZ985 Z-SSD:
Samsung lança o SZ985 Z-SSD com 800GB
Samsung lança o SZ985 Z-SSD com 800GB Baboo - Tecnologia e Ciência
Este SSD voltado para o mercado corporativo é recomendado para uso em aplicações como supercomputadores com foco em análise de Inteligência Artificial e outras que requerem alta velocidade de acesso aos dados
Baboo - Tecnologia e Ciência
Baboo - Tecnologia e Ciência Baboo - Tecnologia e Ciência
O SZ985 Z-SSD utiliza chips de memória Z-NAND, possui cache de 1.5GB de LPDDR4 e controladora de alta performance
Baboo - Tecnologia e Ciência
Baboo - Tecnologia e Ciência Baboo - Tecnologia e Ciência

Os brasileiros que tentam provar que o homem chegou à Antártida antes do 'descobrimento oficial'

Pesquisadores encontraram restos de sapatos e garrafas de vinho e cerveja que provavelmente foram deixados no fim do século 18
Pesquisadores encontraram restos de sapatos e garrafas de vinho e cerveja que provavelmente foram deixados no fim do século 18 Leach/Divulgação

Um grupo de arqueólogos brasileiros está ajudando a reescrever a história daquele que é o continente mais misterioso do mundo: a gélida e ainda pouquíssimo explorada Antártida.

Em uma saga que começou há mais de 20 anos, o arqueólogo argentino Andrés Zarankin, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), capitaneia uma equipe com outros cinco pesquisadores que embarca no próximo dia 3 para cerca de 40 dias de expedição pelo continente de gelo.

A expectativa é seguir coletando indícios que provem que a Antártida teve presença humana anterior à escrita oficial, ou seja, muito antes das famosas expedições de europeus no século 19 e início do século 20.

No ano passado, por exemplo, os pesquisadores encontraram restos de sapatos e garrafas de vinho e cerveja que provavelmente foram deixados ali por caçadores de focas, baleias e leões-marinhos do fim do século 18.

"Atualmente se sabe que os primeiros grupos a ocuparem o continente, a fins do século 18 ou início do 19, foram os caçadores de mamíferos marinhos de diversas nacionalidades que formavam parte das tripulações e navios de companhias privadas e viajavam até lá para obter peles e gorduras desses animais", explica o professor.

"Da pele desses animais eram fabricadas roupas no comércio europeu e chinês; e da gordura, era manufaturado um óleo utilizado para iluminação pública urbana e como lubrificantes das máquinas das indústrias em expansão. As informações sobre esses grupos, assim como os vestígios materiais deixados pelos mesmos, foram e são encontradas nos sítios arqueológicos."

Brasileiros darão início a outra expedição ao continente gelado em poucos dias
Brasileiros darão início a outra expedição ao continente gelado em poucos dias Leach/Divulgação

Ou seja, antes das histórias de ilustres expedicionários europeus, como o registro do capitão inglês William Smith (1790-1847) que, em 1819, chegou até as ilhas Shetlands do Sul e acabou galgando seu lugar na historiografia oficial como o primeiro homem a pisar na Antártida.

Ou ainda do norueguês Roald Amundsen (1872-1928), o primeiro a pisar no Polo Sul, em 1911. Ou o britânico Robert Scott (1868-1912), que foi à Antártida em duas expedições, a primeira em 1901.

Sítios arqueológicos

A pesquisa coordenada por Zarankin foi criada em 1995 a partir de um descobrimento casual de restos arqueológicos na Antártida - um material precioso encontrado por geólogos argentinos.

Há dez anos o projeto integra o Proantar, o Programa Antártico Brasileiro. Toda a pesquisa, que já acumula mais de mil itens coletados, é liderada pelo Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas da UFMG, o Leach.

Expedições in loco são organizadas e realizadas praticamente todos os anos, sobretudo nas ilhas Shetland do Sul, considerada uma área de grande biodiversidade. "Parte de nossa equipe esteve lá em novembro e encontrou novos sítios arqueológicos. Agora vamos escaneá-los", conta o pesquisador.

Hoje, eles estão se dedicando a utilizar um equipamento que capta imagens em 3D desses locais. Graças a uma parceria com o Google, em breve qualquer pessoa poderá conferir, via internet, como são esses locais de pesquisa.

"Isso representa importante passo para a democratização do conhecimento e preservação da memória da Antártida", diz Zarankin.

Para o professor, fazer pesquisas arqueológicas em condições abaixo de zero tem uma boa vantagem: a conservação do material. Afinal, a Antártida funciona como um grande freezer. "Trata-se de um ambiente capaz de preservar objetos orgânicos que, em outros lugares do mundo, desapareceriam em dez anos", explica.

A pesquisa, que já acumula mais de mil itens coletados, é liderada pelo Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas da UFMG
A pesquisa, que já acumula mais de mil itens coletados, é liderada pelo Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas da UFMG Leach/Divulgação

Pegadas do passado

Academicamente, os resultados dessa empreitada antártica já rendem bons frutos. É o caso da tese defendida em junho de 2015 por Gerusa de Alkmim Radicchi, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

Ela estudou os sapatos utilizados pelos caçadores no século 19 nas ilhas Shetland do Sul. A pesquisadora utilizou parte do acervo coletado nas expedições à Antártida e analisou como os calçados eram incorporados ao cotidiano desses homens.

"Os modelos e a forma de utilização sinalizam produção em massa e consumo padronizado. Eles trazem marcas de intenso uso e reparos. O pequeno tamanho dos calçados pode ser uma evidência da baixa faixa etária dos caçadores", relata a pesquisadora.

Radicchi concluiu que os sapatos foram feitos artesanalmente, já que não encontrou evidências de uso de máquinas de costura ou outras tecnologias.

Os lobeiros-baleeiros tinham diferentes nacionalidades: havia americanos, ingleses, espanhóis, portugueses, açorianos, cabo-verdianos, argentinos e brasileiros, entre outros. Eram contratados por companhias internacionais, geralmente dos EUA.

Eles eram, em geral, jovens adultos ou até mesmo adolescentes. Ficavam atraídos por promessas de ganhos exorbitantes nessas expedições, já que tinham uma pequena participação nos lucros do que fosse conseguido. Entretanto, como precisavam pagar por todo o material e despesas pessoais em um endividamento prévio, anterior à viagem, acabavam ficando com um saldo final pequeno.

Graças a uma parceria com o Google, em breve qualquer pessoa poderá conferir, via internet, como são esses interessantes locais de pesquisa
Graças a uma parceria com o Google, em breve qualquer pessoa poderá conferir, via internet, como são esses interessantes locais de pesquisa Leach/Divulgação

Durante a empreitada, era comum que os sapatos ficassem para trás, já que acabavam extremamente gastos, cheios de consertos e remendos, segundo a pesquisadora. Por isso, é grande a quantidade desse tipo de material encontrada pelos arqueólogos.

Em outro trabalho, que resultou em dissertação de mestrado defendida na mesma UFMG em 2014, a antropóloga María Jimena Cruz investigou o que esses caçadores de focas e lobos comiam e o que caçavam.

Há vestígios de garrafas que, após análises, os pesquisadores concluíram se tratar de antigos recipientes para cerveja. Também foram encontrados resíduos de cereais, como milho e trigo.

Já a pesquisadora Sarah Viana Hissa focou seus estudos em buscar entender como os operários conseguiam perceber o tempo - mesmo em uma terra onde não há noite no verão.

Ela concluiu que, ao contrário da vida nas cidades, onde o dia a dia já era controlado por uma rotina estanque entre trabalho, lazer e descanso, tudo sob o relógio, os caçadores acabavam concentrando longas e intensas jornadas de caçadas - que, depois, eram compensadas com dias de descanso.

As marcas do tempo também eram observadas por eles a partir dos desgastes dos materiais - afinal, uma vez terminados os provimentos, era hora inevitável de voltar para casa.

Após separação, Giovanna Lancellotti dispara: - Amor acaba, mas amizade fica

R7 - Jovem

Reclame Menos! – Jovem que morreu de câncer deixa carta com alguns conselhos de como aproveitar melhor a vida.

De uma coisa temos a certeza, atualmente não é fácil de se viver, principalmente no Brasil, onde há corrupções políticas, crises que afetam todo o mercado brasileiro e a vida das pessoas, o que traz um tom bastante pessimista em relação ao futuro próximo que nos espera. Mas, já parou para se perguntar se uma […] R7 - Jovem

Jung Hoseok, o J-Hope da BTS, posta vídeo dançando e os fãs surtam!

R7 - Jovem

Esse homem mora com há 24 anos com sua esposa dentro de um esgoto. Veja como é o interior da casa.

O colombiano Miguel Restrepo é ex viciado em drogas e chamou atenção dos quatro cantos do mundo ao mostrar onde é que mora com a esposa, Maria Garcia: dentro de um esgoto, aproximadamente 24 anos, em Medellin. O casal não teve filhos, mas possuem um cachorro de estimação que divide a exótica ‘casa’ com o […] R7 - Jovem

Casal adota gatinho e brinca com ensaio fotográfico do parto do “novo bebê”

Um casal apaixonado, porém, ainda sem o desejo de terem um filho, mas sentem que precisam de mais alguém para preencher o vazio da casa, qual a alternativa? Isso mesmo, adotar um animal de estimação para trazer mais alegria ao lar, e foi isso que o casal abaixo fez, adotaram um gatinho. Até aí, sem […] R7 - Jovem

Essa professora colou bolas de tênis nas cadeiras de seus alunos e o motivo é absolutamente brilhante

Ser professor é um dos trabalhos mais difíceis que existe, porém, os professores não possuem nem um terço do reconhecimento que merecem, mas, isso não é motivo para que eles não sejam apaixonados pelo que fazem, como é o caso de Amy Mapplethorpe, professora de Round Lake, nos Estados Unidos. O que Amy fez? Ela […] R7 - Jovem

Essa idosa de 102 anos foi presa pela polícia por uma razão bastante incomum

Acontecem coisas no mundo que é difícil acreditar que sejam verdade, como esta que iremos contar para vocês. Uma idosa de 102 anos foi presa em frente sua casa de aposentadoria, além disso, a senhora teve sua bengala confiscada pelos policiais, além de ter sido algemada e colocada na parte de trás da viatura. Agora […] R7 - Jovem

Integrante do Fifth Harmony assina contrato solo e fãs especula fim do grupo

R7 - Jovem

Trend Micro RansomBuster v12.0.2.1114

O Trend Micro RansomBuster v12.0.2.1114 é um software gratuito que ajuda a proteger arquivos do usuário contra ransomware.

O princípio por trás dele é basicamente o mesmo do recurso Acesso a pastas controladas introduzido no Windows 10 Fall Creators Update.

A diferença é que no Windows 10 Fall Creators Update o recurso Acesso a pastas controladas requer que o Windows Defender esteja ativo como o antivírus padrão do sistema operacional. Já a solução da Trend Micro pode ser usada mesmo se outros antivírus estiverem instalados.

Assim como o recurso Acesso a pastas controladas, o Trend Micro RansomBuster v12.0.2.1114 permite que o usuário bloqueie pastas contra o acesso não autorizado. Com isso um ransomware não poderá acessar e criptografar o documento armazenado na pasta protegida.

Depois de instalar o software, será pedido que você selecione as pastas que serão bloqueadas contra acesso não autorizado. A pasta Documentos do Windows já é protegida por padrão.

Trend Micro RansomBuster v12.0.2.1114
Trend Micro RansomBuster v12.0.2.1114 Baboo - Tecnologia e Ciência

Pastas protegidas pelo software exibem o ícone destacado na imagem abaixo e você pode adicionar mais pastas clicando no botão Gerenciar Pastas:

Baboo - Tecnologia e Ciência
Baboo - Tecnologia e Ciência Baboo - Tecnologia e Ciência

Você também pode incluir programas na lista de confiáveis. Os programas presentes na lista podem acessar os arquivos protegidos pelo Trend Micro RansomBuster v12.0.2.1114:

Baboo - Tecnologia e Ciência
Baboo - Tecnologia e Ciência Baboo - Tecnologia e Ciência

Baboo - Tecnologia e Ciência
Baboo - Tecnologia e Ciência Baboo - Tecnologia e Ciência
Faça o download do Trend Micro RansomBuster v12.0.2.1114

O Trend Micro RansomBuster v12.0.2.1114 está disponível para download gratuitamente aqui e é compatível com o Windows 7, Windows 8, Windows 8.1 e Windows 10.

Este recurso já está presente em outras soluções de segurança da Trend Micro (Antivirus+/Internet Security/Maximum Security).

Como funciona o algoritmo capaz de prever ataques cardíacos em pacientes

Algoritmo por enquanto está sendo testado nas unidades de terapia intensiva e pode prever ataques cardíacos ou falhas respiratórias
Algoritmo por enquanto está sendo testado nas unidades de terapia intensiva e pode prever ataques cardíacos ou falhas respiratórias iStock /BBC BRASIL

Imagine se você pudesse saber que vai sofrer um ataque do coração horas antes de ele ocorrer.

Embora pareça cena de filme ou série de ficção científica, isso já é realidade - pelo menos para alguns pacientes de hospitais nos Estados Unidos.

A FDA, agência americana que regula os setores de medicamentos e alimentos, acaba de aprovar o primeiro algoritmo que pode prever mortes repentinas por episódios cardiorrespiratórios.

Trata-se de um software que analisa os dados de pacientes monitorados em hospitais e calcula o risco que existe de eles virem a sofrer um ataque cardíaco ou uma falha respiratória.

O algoritmo, que foi desenvolvido utilizando os registros médicos de milhares de pacientes, pode detectar qualquer um desses episódios até seis horas antes de sua ocorrência e alertar médicos e enfermeiros.

"Hoje em dia, os serviços de saúde estão atravessando uma tempestade perfeita: as pessoas vivem mais anos, mas têm mais doenças crônicas. E muitos dos médicos com mais experiência estão se aposentando", diz à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, Lance Burton, diretor-geral da ExcelMedical, empresa médica tecnológica que desenvolveu o algoritmo.

"Os pacientes estão sendo monitorados, mas muitas vezes os médicos e enfermeiros só reagem quando ocorre um evento catastrófico, não antes", afirma ele.

Em muitos hospitais, os profissionais do saúde precisam cuidar de muitos pacientes ao mesmo tempo. E mesmo que houvesse pessoas dedicadas exclusivamente a coletar e a analisar os sinais vitais, é improvável que pudessem antecipar todos os problemas.

 

O algoritmo analisa os dados dos sistemas de monitoramento já existentes nos hospitais
O algoritmo analisa os dados dos sistemas de monitoramento já existentes nos hospitais iStock /BBC BRASIL

"Nós, humanos, não podemos processar toda a informação de um paciente. Fica muito difícil poder saber quando ele irá piorar", explica Burton.

O sistema, batizado de Plataforma Clínica WAVE, cruza toda a informação e "antecipa padrões nas informações que não são reconhecidas pelo olho humano".

Mas mesmo que o sistema pareça promissor, ele ainda não pode ser utilizado fora do ambiente de uma unidade de terapia intensiva.

Os criadores da plataforma esperam, porém, um dia também conseguir desenvolver um sistema que antecipe e previna ataques cardiorrespiratórios na população em geral.

Outra limitação do WAVE é que ele não pode antecipar derrames cerebrais, outra das causas mais frequentes de invalidez e de morte.

Terceira causa de morte

De acordo com uma pesquisa da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, 10% de todas as mortes ocorridas nos Estados Unidos se devem a erros médicos.

Essas mortes inesperadas ou evitáveis que ocorrem nos hospitais, muitas vezes devido à incapacidade das equipes de saúde para detectar os riscos, comunicá-los e atuar antes dos sinais clínicos de piora, representam a terceira causa de morte no país.

Os criadores da plataforma WAVE acreditam que muitas das mais de 250 mil pessoas que morrem em decorrência disso todos os anos no país (números da pesquisa da John Hopkins) poderiam ter sido salvas.

O sistema é muito simples de usar e não necessita de nenhum equipamento específico - ele utiliza o sistema de monitoramento já existente na maioria dos hospitais.

O software analisa cinco variáveis-chave: o ritmo cardíaco, o respiratório, a pressão sanguínea, a temperatura corporal e a saturação de oxigênio.

Por meio de um aplicativo de celular, tablet ou computador, a equipe de saúde dos hospitais pode acessar esses dados em tempo real.

Ou seja, é possível monitorar os pacientes sem estar a seu lado - e até sem necessariamente estar no hospital.

Mas a grande novidade do WAVE é seu algoritmo único, que tem o nome oficial Visensia Safety Index.

Esse algoritmo - o primeiro do tipo a receber o selo de "bom" da FDA - cruza toda a informação sobre cada paciente e quantifica seu nível de risco em uma escala que vai de 0 a 5.

Isso permite aos médicos e enfermeiros precisar checar apenas esse dado para saber o estado dos pacientes.

Se algum deles ultrapassa o número 3 na escala, o sistema automaticamente envia um alerta para que a equipe médica faça alguma intervenção.

Os testes clínicos com o ExcelMedical no Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, foram bem-sucedidos.

Entre os pacientes que não utilizavam o WAVE, houve seis mortes inesperadas em um período de oito semanas. Entre aqueles monitorados com o software, nenhuma.

Nem todos podem ser salvos

O diretor-geral da ExcelMedical, que desenvolveu o algoritmo, reconhece que nem sempre uma detecção precoce irá salvar um paciente de um iminente ataque cardíaco ou falha respiratória.

"Há pacientes que entram em um hospital e que sabemos que não irão sair", afirma Burton.

 

"Queremos ajudar especificamente aqueles que morrem de maneira inesperada, que sofrem uma piora seja por complicações após uma operação de rotina ou devido ao efeito de certos medicamentos", exemplifica.

Burton conta que a empresa está trabalhando no desenvolvimento de outros algoritmos que poderiam antecipar - e no final prevenir - causas conhecidas de morte. "Nosso próximo projeto é sobre septicemia", diz, referindo-se à infecção que afeta 20 milhões de pessoas por ano no mundo e mata 8 milhões.

Como vai ser o raro eclipse de 'superlua azul de sangue' em 31 de janeiro

Ilustração da Nasa mostra como a Lua aparecerá em 31 de janeiro para quem estiver em pontos específicos, como a ocsta oeste americana
Ilustração da Nasa mostra como a Lua aparecerá em 31 de janeiro para quem estiver em pontos específicos, como a ocsta oeste americana Nasa

Uma rara coincidência de fenômenos celestes ficará visível no céu de algumas partes do mundo nesta quarta-feira (31): um eclipse total lunar, uma superlua, lua azul e a chamada lua de sangue.

Segundo a Nasa, essa coincidência fará do 31 de janeiro um dia "especial". "É a terceira de uma série de 'superluas', quando a Lua está mais perto da Terra em sua órbita - algo conhecido como perigeu - e cerca de 14% mais brilhante do que o normal", diz comunicado da agência espacial americana.

"É também a segunda lua cheia do mês, (fenômeno) conhecido como 'lua azul'. E a superlua vai passar pela sombra da Terra, com um eclipse total. Enquanto a Lua estiver na sombra terrestre, terá um aspecto avermelhado, algo conhecido como 'lua de sangue'."

Aqui no Brasil, porém, só conseguiremos ver a superlua, explica à BBC Brasil Claudio Bevilacqua, astrônomo e físico do Observatório Astronômico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A quase totalidade da América Latina e a maior parte da África e da Europa Ocidental também estão na zona que não conseguirá ver o eclipse, tanto pelo fuso horário quanto pela órbita terrestre.

"A posição da órbita da Lua é mais favorável à visualização no hemisfério Norte. (O eclipse com lua avermelhada) vai ser visto na Ásia e na costa oeste dos EUA", diz o especialista.

A região ideal para ver essa rara combinação é justamente no oeste americano, informa a Nasa. E trata-se de algo bastante raro: a última ocorrência de um eclipse total de "superlua azul de sangue" nos EUA foi há cerca de 150 anos, em março de 1866.

A Nasa transmitirá a raridade pela internet, pelo perfil @NASAMoon no Twitter e pelo site nasa.gov/live.

A seguir, os detalhes sobre cada um desses fenômenos que ocorrerão simultaneamente:

Superlua

O termo se refere à Lua cheia no ponto mais próximo em sua órbita ao redor da Terra. Essa proximidade faz com que a Lua aparente ter tamanho maior.

Superlua em dezembro de 2017 em Washington; aparência avermelhada é efeito das partículas da atmosfera terrestre
Superlua em dezembro de 2017 em Washington; aparência avermelhada é efeito das partículas da atmosfera terrestre Nasa

"Quando a Lua aparenta de 10% a 15% maior, a mudança é considerável e visível a olho nu", explica à BBC Mundo (serviço em espanhol da BBC) Francisco Diego, professor de astronomia da University College London.

A superlua de 31 de janeiro será a terceira de algo que a Nasa chamou de "trilogia de superluas", já que essa ocorrência foi registrada também em 3 de dezembro de 2017 e 1º de janeiro de 2018.

Lua azul

"A superlua será, além disso, a segunda lua cheia que teremos em janeiro", afirma Diego.

"Trata-se de um mês com duas luas cheias. Quando isso ocorre, é chamado de lua azul."

Eclipse lunar

Neste 31 de janeiro, a Terra, o Sol e a Lua vão se alinhar, provocando um eclipse lunar total.

Na América do Norte, o eclipse será visível antes do amanhecer de 31 de janeiro.

Também ficará visível na Ásia, Austrália, Nova Zelândia e no leste da Rússia. Mas não na maior parte da América do Sul, da África e da Europa Ocidental.

Lua de sangue

Superlua vista no Cazaquistão em 2016; fenômeno passou a ser chamado de "lua de sangue"
Superlua vista no Cazaquistão em 2016; fenômeno passou a ser chamado de "lua de sangue" Nasa

Os observadores do eclipse verão uma grande Lua de cor avermelhada, a chamada "lua de sangue".

Isso, explicam os especialistas, se deve ao efeito da atmosfera terrestre.

"Quando a Lua está dentro da sombra da Terra, com o Sol completamente bloqueado da superfície lunar, os raios solares se curvam ao passar pela atmosfera terrestre", explica a Nasa.

"A atmosfera age como uma lente e curva o raio a ponto de que os nasceres e pores de sol (de luz vermelha e laranja) iluminam a Lua. Cada eclipse lunar é diferente. As cores variam de laranja claro ao (temporário) desaparecimento completo da Lua no céu."

VEJA TAMBÉM: Superlua encanta o céu ao redor do mundo. Veja imagens do fenômeno

Baixe novas máquinas virtuais com o Microsoft Edge v17.17074

A Microsoft disponibilizou recentemente para download no site Microsoft Edge Developer novas máquinas virtuais com o Microsoft Edge v17.17074.

Novas máquinas virtuais com o Microsoft Edge v17.17074

As novas máquinas virtuais com o Microsoft Edge v17.17074 foram criadas no dia 2 de janeiro de 2018, rodam a versão 64 bits do Windows 10 Preview e estão disponíveis para Windows e macOS.

O site já oferecia máquinas virtuais com versões anteriores do Windows com o Internet Explorer 8, 9, 10 e 11.

Elas podem ser utilizadas em diferentes soluções de virtualização, como o Hyper-V e o VirtualBox.

Os desenvolvedores interessados em testar seus sites com a versão mais recente do novo navegador da Microsoft podem fazer o download das novas máquinas virtuais clicando aqui.

Utilize a senha “Passw0rd!” sem aspas para se logar na máquina virtual.

Importante: Todas as máquinas virtuais expiram após 90 dias.

Baixe novas máquinas virtuais com o Microsoft Edge v17.17074
Baixe novas máquinas virtuais com o Microsoft Edge v17.17074 Baboo - Tecnologia e Ciência
As novas máquinas virtuais com o Microsoft Edge v17.17074 foram criadas no dia 2 de janeiro de 2018, rodam a versão 64 bits do Windows 10 Preview e estão disponíveis para Windows e macOS

Microsoft Visual Studio 2017 v15.6 Preview 3

A Microsoft disponibilizou para download o Visual Studio 2017 v15.6 Preview 3. A versão Preview 1 original foi disponibilizada no dia 7 de dezembro de 2017.

Novidades no Visual Studio 2017 v15.6 Preview 3

De acordo com o changelog publicado aqui pela Microsoft, o Visual Studio 2017 v15.6 Preview 3 traz correções para múltiplos bugs e suporte para TypeScript e Node.js no Visual Studio Build Tools.

O compilador C++ agora otimiza seu código para que ele seja executado mais rapidamente, Snapshot Debugging agora pode ser iniciado a partir do menu dropdown Debug Target para aplicações ASP.NET e o instalador do Visual Studio agora exibe mais detalhes sobre o progresso da instalação:

Microsoft Visual Studio 2017 v15.6 Preview 3
Microsoft Visual Studio 2017 v15.6 Preview 3 Baboo - Tecnologia e Ciência

O Preview 3 também traz diversas melhorias e correções com foco na linguagem F#.

A lista completa com todas as novidades nesta versão Preview pode ser vista no link acima.

Desenvolvedores interessados podem fazer o download do Visual Studio 2017 v15.6 Preview 3 aqui ou podem utilizar o link fornecido na página com o changelog.

Montadoras alemãs sob suspeita de financiar testes ‘abomináveis’ com macacos e humanos

Humanos e macacos tiveram de inalar fumaça de escapamento
Humanos e macacos tiveram de inalar fumaça de escapamento Sean Gallup/Getty Images/29.01.2018

O governo da Alemanha condenou a realização de testes financiados por fabricantes de automóveis do país em que humanos e macacos tiveram de inalar fumaça de escapamento.

Os experimentos, que teriam sido conduzidos com o objetivo de defender o uso de diesel em automóveis, foram noticiados nos últimos dias pelo jornal The New York Times - que veiculou reportagem sobre experimentos realizados com 10 primatas na cidade americana de Albuquerque, no Estado de Novo México - e pela imprensa alemã, que se concentrou em testes realizados com humanos em um laboratório em Aachen, próximo à fronteira com a Holanda.

Os veículos de imprensa alemães afirmam que a pesquisa foi realizada por um grupo chamado EUGT (Grupo de Pesquisa Europeu sobre Meio Ambiente e Saúde no Setor de Transporte, na sigla em inglês), financiado, por sua vez, pelas empresas Volkswagen, Daimler e BMW.

Em sua defesa, as empresas têm dito que não conheciam os detalhes dos experimentos que financiaram.

O governo alemão declarou não haver motivo para a realização de experimentos dessa natureza e exigiu mais detalhes sobre eles. "Esses testes em macacos ou mesmo em humanos não podem ser justificados do ponto de vista ético, de forma nenhuma", disse o porta-voz do governo Steffen Seibert.

A ministra do Meio Ambiente, Barbara Hendricks, chamou os experimentos de "abomináveis" e se disse chocada que cientistas tenham concordado em conduzi-los.

O político social-democrata Stephan Weil, também membro do conselho de supervisão da Volkswagen, qualificou a pesquisa de "absurda e abominável". "Lobby não pode ser uma desculpa para esse tipo de teste", disse ele.

O que se sabe sobre os testes?

Em reportagem publicada na última quinta-feira, o jornal New York Times afirma que a pesquisa do grupo EUGT tinha como objetivo se contrapor uma decisão de 2012 da Organização Mundial da Saúde (OMS) que classificava a fumaça de escapamento de veículos a diesel como cancerígena.

EUGT teria exposto 10 macacos a fumaça de escapamento
EUGT teria exposto 10 macacos a fumaça de escapamento Sean Gallup/Getty Images/29.01.2018

Segundo o jornal americano, em 2014, o grupo EUGT expôs 10 macacos a fumaça de escapamento em uma câmara de ar fechada. O teste ocorreu em um laboratório em Albuquerque, Novo México, nos Estados Unidos. Os veículos usados nos experimentos seriam adulterados para gerarem níveis menores de poluição.

Já neste fim de semana, os veículos jornalísticos alemães Stuttgarter Zeitung e a rádio SWR divulgaram que 19 homens e 6 mulheres inalaram fumaça de diesel em outro experimento da EUGT.

Durante um mês de testes em um laboratório em Aachen, na Alemanha, essas pessoas foram expostas a diversas concentrações de fumaça de diesel, que contém óxido de nitrogênio tóxico. O estudo teria sido publicado em 2016.

Naquela época, as montadoras argumentavam que tecnologias modernas permitiam reduzir a poluição de escapamento de veículos a diesel a níveis seguros. Mas, posteriormente, foi descoberto que a Volkswagen havia instalado dispositivos fraudados nos veículos testados.

Os resultados dos exames eram manipulados - levando a crer que a emissão de gases tóxicos era muito menor do que efetivamente seria na prática. Estima-se que mais de 10 milhões de veículos tenham sido adulterados para evitar um cálculo acurado de emissão de poluentes. A descoberta da fraude ambiental, em 2015, causou um escândalo internacional e derrubou a cúpula da montadora.

No Brasil, veículos do modelo picape Amarok tiveram o dispositivo adulterado instalado. Segundo o New York Times, a Volkswagen já teve que pagar mais de US$ 26 bilhões em multas devido ao escândalo anterior.

O que as montadoras disseram?

Em sua defesa, as empresas têm dito que não conheciam os detalhes da pesquisa que financiaram. A Daimler, fabricante dos carros Mercedes-Benz, disse no domingo estar "consternada pela extensão dos estudos (da EUGT) e sua implementação". "Nós condenamos os experimentos de forma veemente".

Em reação à reportagem do New York Times, a Volkswagen tuitou no sábado dizendo que "se distancia explicitamente de todas as formas de abuso de animais". "Nós sabemos que os métodos científicos usados pela EUGT estavam errados e nos desculpamos sinceramente".

O conselho de supervisão da Volkswagen disse que vai investigar o assunto e chamou os experimentos de "completamente absurdos".

Talento asiático – Japoneses criam verdadeiras esculturas de neve aproveitando o tempo frio no país.

Quando a neve atinge o Japão, na maioria das vezes, faz um estrago tremendo. Nestes últimos dias, carros encalhados abandonados nas estradas, trens que param de circular e pessoas presas em aeroportos por conta dos voos cancelados devido a tempestade de gelo. “Quatro anos atrás, tivemos ainda mais neve pesada e muito menos preparação. Desta […] R7 - Jovem

29/01/2018

22 Crianças que viraram adulto quase que do dia pra noite.

Que as crianças crescem rápido demais não é surpresa para ninguém, os pequenos parecem que simplesmente espicham de uma hora para a outra. Quem está de fora consegue perceber esse crescimento de forma mais clara do que quando se convive diariamente ao lado de uma criança, mas é super interessante acompanhar todas as fases desde […] R7 - Jovem

Campus Party Brasil leva tecnologia para o Pavilhão do Anhembi

Campus Party reúne nomes do Vale do Silício e fãs de tecnologia
Campus Party reúne nomes do Vale do Silício e fãs de tecnologia Divulgação/Campus Party Brasil

A 11ª edição da Campus Party começa nesta terça-feira (30.jan). O evento terá duração de 6 dias e levará fãs de tecnologia de todas as idades para o Pavilhão de Exposição do Anhembi, em São Paulo. 

Além de palestras com nomes que vieram diretamente do Vale do Silício como Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple, a programação traz worshops sobre robótica, programação, internet das coisas e realidade virtual. Segundo a organização, serão 750 horas de atividades.

A internet rápida é outra atração da Campus Party. Na edição deste ano terá até 40GB de velocidade. Os praticantes de jogos eletrônicos poderão aproveitar a conexão para se divertir com partidas on-line. Outro esporte que está em alta é a corrida de drones e essa será uma oportunidade para conhecer mais da modalidade.

Os ingressos ainda podem ser adquiridos pela internet. Agora só o pacote para todos os dias está disponível. Quem quiser acampar dentro da feira, pagar o valor de R$ 390. O preço só das entradas é de R$ 320. Os ônibus que partem da estação Portuguesa/Tietê para o Anhembi serão de graça.

O fãs de tecnologia que não puderem vir até São Paulo podem aguardar as edições do evento em outras cidades. Também serão sede da feira as cidade de Brasília, Salvado, Belo Horizonte e Pato Branco

NVIDIA disponibiliza drivers GeForce 390.77 para Windows 10

A NVIDIA disponibilizou hoje para download os novos drivers GeForce 390.77 para Windows 10 32 e 64 bits. Os novos drivers de vídeo possuem certificação WHQL.

Os drivers 390.77 disponibilizados pela empresa incluem suporte para as GPUs das linhas GeForce 400, GeForce 500 e GeForce 600, GeForce 700, GeForce 900, GeForce 10 Series, NVIDIA TITAN Xp, NVIDIA TITAN X e NVIDIA TITAN V.

De acordo com a NVIDIA, os novos drivers trazem melhorias e otimizações com foco nos jogos Kingdom Come: Deliverance, War Thunder, Black Desert Online e Metal Gear Survive.

Mais detalhes sobre as mudanças introduzidas pelos novos drivers podem ser encontrados no documento em PDF disponibilizado aqui pela empresa.

Quem estiver usando o Windows 10 pode fazer o download dos novos drivers GeForce 390.77 para Windows 10 aqui para a versão 32 bits e aqui para a versão 64 bits. Usuários de outros sistemas operacionais podem fazer o download aqui.

Usuários do software GeForce Experience podem fazer o download dos novos drivers através dele.

Nota: A NVIDIA já confirmou que os drivers Release 390 serão os últimos com suporte para sistemas operacionais 32 bits.

NVIDIA disponibiliza drivers GeForce 390.77 para Windows 10
NVIDIA disponibiliza drivers GeForce 390.77 para Windows 10 Baboo - Tecnologia e Ciência
GPUs compatíveis com os drivers GeForce 390.77 para Windows 10:

NVIDIA TITAN Series
NVIDIA TITAN V, NVIDIA TITAN Xp, NVIDIA TITAN X (Pascal), GeForce GTX TITAN, GeForce GTX TITAN X, GeForce GTX TITAN Black e GeForce GTX TITAN Z.

GeForce 10 Series
GeForce GTX 1080 Ti, GeForce GTX 1080, GeForce GTX 1070 Ti, GeForce GTX 1070, GeForce GTX 1060, GeForce GTX 1050 Ti, GeForce GTX 1050 e GeForce GT 1030.

GeForce 900 Series
GeForce GTX 980 Ti, GeForce GTX 980, GeForce GTX 970, GeForce GTX 960 e GeForce GTX 950.

GeForce 700 Series
GeForce GTX 780 Ti, GeForce GTX 780, GeForce GTX 770, GeForce GTX 760, GeForce GTX 760 Ti (OEM), GeForce GTX 750 Ti, GeForce GTX 750, GeForce GTX 745, GeForce GT 740, GeForce GT 730, GeForce GT 720, GeForce GT 710 e GeForce GT 705.

GeForce 600 Series
GeForce GTX 690, GeForce GTX 680, GeForce GTX 670, GeForce GTX 660 Ti, GeForce GTX 660, GeForce GTX 650 Ti BOOST, GeForce GTX 650 Ti, GeForce GTX 650, GeForce GTX 645, GeForce GT 645, GeForce GT 640, GeForce GT 635, GeForce GT 630, GeForce GT 620, GeForce GT 610 e GeForce 605.

GeForce 500 Series
GeForce GTX 590, GeForce GTX 580, GeForce GTX 570, GeForce GTX 560 Ti, GeForce GTX 560 SE, GeForce GTX 560, GeForce GTX 555, GeForce GTX 550 Ti, GeForce GT 545, GeForce GT 530, GeForce GT 520 e GeForce 510.

GeForce 400 Series
GeForce GTX 480, GeForce GTX 470, GeForce GTX 465, GeForce GTX 460 SE v2, GeForce GTX 460 SE, GeForce GTX 460, GeForce GTS 450, GeForce GT 440, GeForce GT 430 e GeForce GT 420.

8 dicas para aumentar o anabolismo de seu corpo

O anabolismo é fundamental para quem busca a hipertrofia. Existem formas de aumentar este processo e com isso, ter melhores resultados! Dentro do contexto de treinamento físico, buscamos alguns estados fisiológicos. Um deles, é o anabolismo. Basicamente, o anabolismo é quando o corpo “constrói” estruturas orgânicas. Falando em linguagem simples, é a construção de estruturas …

The post 8 dicas para aumentar o anabolismo de seu corpo appeared first on Treino Mestre.

Mozilla Firefox Quantum v58.0.1

A Mozilla disponibilizou hoje para download o Firefox Quantum v58.0.1, versão mais recente do popular navegador com código aberto, para Windows 32 e 64 bits.

O navegador oferece recursos como o suporte para extensões, navegação por guias (tabbed browsing), alerta contra sites maliciosos e suporte para sincronização de informações (histórico de navegação, senhas, favoritos e até mesmo abas abertas).

Ele possui um gerenciador de senhas, bloqueador de janelas pop-up, pesquisa integrada, corretor ortográfico, gerenciador de downloads, leitor de feeds RSS e muitos outros.

O changelog da versão 58.0.1 ainda não está disponível. Ele será publicado em breve aqui.

Faça o download do Firefox Quantum v58.0.1

A versão 32 bits do Firefox Quantum v58.0.1 para Windows está disponível para download aqui. A versão 64 bits para o sistema operacional da Microsoft está disponível para download aqui.

Desenvolvedores de sites e aplicações Web podem obter as versões 32 e 64 bits do Firefox Quantum Developer Edition clicando aqui.

Quem instalou o Serviço de Manutenção junto com uma versão anterior do navegador deverá receber a versão 58.0.1 automaticamente.

Saiba mais sobre o navegador acessando seu site oficial.

IMPORTANTE: O Windows XP e o Windows Vista não são suportados por esta versão. O suporte para ambos foi descontinuado com o lançamento da versão 53.

Mozilla Firefox Quantum v58.0.1
Mozilla Firefox Quantum v58.0.1 Baboo - Tecnologia e Ciência

Mais de 2.000 sites do WordPress são infectados com keylogger

Pesquisadores de segurança da Sucuri descobriram que mais de 2.000 sites do WordPress, popular plataforma de sites e blogs, estão infectados com um keylogger que também age como minerador de criptomoedas com o já conhecido script CoinHive.

Mais de 2.000 sites do WordPress são infectados com keylogger

Os pesquisadores da Sucuri disseram que os criminosos por trás do keylogger são os mesmos que infectaram milhares de sites do WordPress em dezembro passado, já que as duas campanhas utilizam o keylogger/minerador chamado cloudflare[.]solutions.

Descoberto em abril do ano passado, o cloudflare[.]solutions não tem relação nenhuma com a empresa Cloudflare. Ele recebeu seu nome apenas por causa do domínio.

O malware foi atualizado em novembro passado para incluir um keylogger. Ele se passa pela página de login do WordPress para capturar as informações do administrador e pela página inicial do site infectado.

Mais de 2.000 sites do WordPress são infectados com keylogger
Mais de 2.000 sites do WordPress são infectados com keylogger Baboo - Tecnologia e Ciência
Se o site infectado for de uma plataforma de e-commerce, os criminosos também podem roubar informações como dados de pagamento via cartão de crédito.

O domínio cloudflare[.]solutions foi desativado no mês passado, mas os criminosos por trás da campanha registraram novos domínios para hospedagem dos scrips maliciosos que serão carregados nos sites do WordPress.

Entre os novos domínios registrados estão o cdjs[.]online (registrado em 8 de dezembro de 2017), cdns[.]ws (registrado em 9 de dezembro de 2017) e o msdns[.]online.

Assim como na campanha anterior, o script cdjs[.]online é injetado em um banco de dados do WordPress ou no arquivo functions.php do tema utilizado pelo site. Os scripts cdns[.]ws e msdns[.]online também podem ser injetados no arquivo functions.php do tema.

Mais detalhes técnicos podem ser encontrados no post da Sucuri.

App de corridas revela bases militares secretas dos EUA

App revela suposta base da CIA no Djibouti
App revela suposta base da CIA no Djibouti Reprodução/Strada heatmap

Um aplicativo de corrida que mostra o percurso de seus usuários pelo GPS acabou revelando a localização de bases militares norte-americanas secretas, em diferentes lugares do mundo, informou neste domingo (28) o jornal britânico The Guardian. A afirmação foi feita com base nas observações feitas por analistas militares.

O app chamado Strava, lançado em novembro do ano passado, mostra mais de três trilhões de percursos de corredores em vários pontos ao redor do mundo. A cidade de Seattle, por exemplo, utiliza o aplicativo para o monitoramento e planejamento do tráfego rodoviário. Segundo Nathan Ruser, membro do Institute for United Conflict Analysts, é simples olhar o mapa pelo aplicativo e perceber as intalações militares, ou até mesmo localizar bases em zonas de combate apenas observando dados de usuários.

Os mapas não são tão bons para as bases secretas que são visivilmente rastreáveis. "Se soldados usam o aplicativo como pessoas comuns, ligando-o quando vão se exercitar, isso pode ser especialmente perigoso", alertou Ruser em sua conta no Twitter. Na escuridão de áreas vazias, qualquer movimento daqueles que utilizam o dispositivo são bastantes visíveis. E isso acontece com as bases militares já conhecidas, e também com as bases secretas. Ou seja, tudo o que se move pela área, provavelmente podem ser militares estrangeiros.

No Afeganistão e na Síria, usuários do Strava aparentam ser soldados estrangeiros. O jornal dá o exemplo da província afegã de Helmand, afetada pela guerra e com poucos moradores, que pode claramente ser vista por pontos escuros.

Tobias Schneider, analista independente de Londres, afirma que o uso do aplicativo vem sendo abordado pelo seu uso alternativo, o que pode colocar em risco total a segurança das forças armadas e suas estruturas nos cenários de guerra.

O que é o código IMEI e como você pode usá-lo para bloquear e desbloquear seu celular

O IMEI é um código importante que é aconselhável anotar
O IMEI é um código importante que é aconselhável anotar Getty Images/BBC BRASIL

Todo celular tem um registro digital que o torna único e o protege. Trata-se de um número de 15 dígitos que o identifica, conhecido como IMEI (International Mobile Equipment Identity, ou identidade internacional de equipamento móvel).

Os primeiros seis dígitos, conhecidos como TAC (Type Allocation Code), indicam o local onde o telefone foi criado. Os dois seguintes, FAC (Final Assembly Code), permitem saber quem é o fabricante. Completam a lista o número de série e um dígito verificador.

Há diversas maneiras da saber qual o IMEI do seu celular:

- Digite *#06# nele e aperte discar

- Procure "sobre o celular" no menu "ajustes"

- Também pode estar embaixo da bateria, em um adesivo com o número impresso

- Olhe na caixa do aparelho, na parte de trás do celular ou na 'bandeja' do cartão SIM (se for um iPhone)

Mas afinal, para que serve esse número?

1. Bloquear o celular

Um dos usos mais comuns do IMEI é para bloquear o telefone em caso de perda ou roubo.

 

Você pode bloquear seu celular se ele for roubado
Você pode bloquear seu celular se ele for roubado Getty Images /BBC BRASIL

Basta ligar para a operadora e fornecer o código e uma identificação: o bloqueio será imediato.

O número também ser útil na hora de fazer um boletim de ocorrência em caso de roubo - quando mais dados tiver para oferecer, melhor.

Caso encontre seu celular, o desbloqueio é um processo mais lento do que o bloqueio: pode demorar até dois meses.

É preciso ligar para a operadora com o código em mãos e ter também alguma comprovação de que o aparelho é seu e não foi obtido ilegalmente.

2. Desbloquear para uso com outra operadora

O IMEI também pode servir para desbloquear um celular: usar o aparelho com uma empresa de telefone diferente da com a qual você o comprou.

 

Número IMEI fica em um adesivo debaixo da bateria
Número IMEI fica em um adesivo debaixo da bateria Divulgação/BBC BRASIL

No entanto, desde 2010 as operadoras brasileiras são obrigadas pela Anatel a desbloquear um aparelho a qualquer momento, deixando o usuário livre para usar o chip da operadora que quiser. O procedimento não pode ser cobrado.

Ainda é possível desbloquear o celular por conta própria com o IMEI um programa de computador. Mas o mais recomendável é realizar o desbloqueio pela operadora, em uma loja ou pelo telefone.

3. Checar se o celular não é roubado

Se você está comprando o celular usado, pode usar o número IMEI para se certificar de que ele não foi roubado ou perdido por alguém.

É preciso entrar no site IMEI Pro e colocar o número. O endereço mostra se ele está na lista negra de aparelhos roubados ou perdidos.

 

Código é muito usado para desbloquear uso de outras operadoras no celular
Código é muito usado para desbloquear uso de outras operadoras no celular Getty Images/BBC BRASIL

Se o telefone for da Apple, é possível ver também a qual conta na nuvem a qual ele está associado.

4. Identificar o celular e experimentar atualizações

É aconselhável anotar o número, pois ele é único e identifica seu aparelho.

Além dos usos já citados, é possível que o fabricante o peça em algumas situações (necessidade de usar a garantia, por exemplo) para identificar a autenticidade do aparelho.

Mas o IMEI também serve para experimentar atualizações de software que estão na fase de testes.

Alguns fabricantes permitem que o usuário teste atualizações em fase beta, e para isso é preciso saber seu número.