31/05/2019

Jovem sueca ativista pelo clima ganha mural no Reino Unido

Jovem sueca ativista pelo clima ganha mural no Reino Unido

O mural da jovem sueca ativista pelo clima, Greta Thunberg, tem 15 metros de altura e levou 8 dias para ser pintado.

Erupção do Monte Etna ilumina céu da Itália

Erupção do Monte Etna ilumina céu da Itália

As erupções noturnas do Monte Etna provocaram rios de lava incandescente que desciam pela encosta sudeste do maior e mais ativo vulcão da Europa.

Fechadura Digital: Mais Praticidade No Seu Dia a Dia

Deixar a casa moderna hoje em dia não é uma tarefa difícil ou que exija um investimento muito alto. Dentre tantas opções de produtos tecnológicos para quem está construindo uma nova residência ou para quem está reformando, as fechaduras digitais vêm ganhando espaço em nossos lares, com preços e opções para todas as necessidades.

Fechadura Digital - Intelbras
Fechadura Digital - Intelbras Viva Decora

1- O modelo FR101 é uma excelente opção de fechadura digital para residências, escritórios e apartamentos

A Intelbras é uma empresa líder de mercado no segmento de fechaduras digitais e possui um potfolio completo para atender todas as necessidades dos consumidores. O que é comum em todos os modelos é a praticidade.

Os sistemas de abertura por senha, cartão de proximidade ou biometria garantem que você nunca mais vai precisar andar com chaves. E, assim, também está livre de problemas como ficar para o lado de fora porque esqueceu as chaves, ter que fazer cópias para as pessoas da casa ou chamar um chaveiro para abrir uma porta com chave quebrada.

Fechadura digital da intelbras
Fechadura digital da intelbras Viva Decora

2- O modelo FR201 da fechadura digital da Intelbras pode abrir a porta com o cartão proximidade e proporciona comodidade e segurança com apenas alguns toques.

Imagine, por exemplo, que você está no aeroporto, pronto para viajar, e lembra que o passaporte ficou em casa. Com uma fechadura digital, você não precisa voltar até em casa, tomando tempo e correndo o risco de perder o voo. Sem a necessidade de uma chave para entrar, é só dar sua senha para um amigo ou parente entrar e buscar o passaporte.

Intelbras- Fechadura Digital
Intelbras- Fechadura Digital Viva Decora

3- A fechadura digital FR 330 da Intelbras possui sensor programável que trava a porta automaticamente quando fechada.

Com a fechadura digital da Intelbras você pode cadastrar uma senha tag ou biometria para ter o acesso temporário. Caso esteja viajando de férias ou a negócios, basta criar uma senha para que um funcionário ou parente entre durante esse período. Ao retornar de viagem é só descadastrar e a pessoa não terá mais acesso ao local.

 Um modelo específico para cada tipo de porta

Além das características próprias de tecnologia e design de cada fechadura, a escolha do produto que você vai instalar também depende do tipo de porta da sua residência.

Aliás, é importante lembrar que as fechaduras digitais são adequadas para as áreas internas ou para apartamentos, já que não devem ficar expostas à ação do tempo. Mas não se preocupe: existem fechaduras para portas de correr, pivotantes e até mesmo para portas de vidro.

Em todos os casos, é importante considerar o tipo de instalação antes de fazer a compra. Existem duas maneiras: a instalação de sobrepor e a de embutir. As fechaduras de sobrepor são ideais para portas com espessura inferior à 35mm devido ao tipo de maquinário embutido.

Os modelos de sobrepor podem ser bastante úteis nos casos de reforma, quando a porta já está instalada e funcionando com uma fechadura convencional. Esse também é o tipo de instalação mais simples.

Fechadura digital intelbras
Fechadura digital intelbras Viva Decora

4- A fechadura digital FR 320 tem alta tecnologia e possui 4 tipos de acionamento como biometria, senha, adesivo de proximidade e chave física.

Para portas com espessura de 35mm a 50mm, os modelos de embutir são os mais indicados. Essa instalação é um pouco mais demorada e precisa ser feita por um profissional. Você também pode conversar com o instalador sobre a possibilidade da fechadura digital ter ou não a maçaneta, já que alguns modelos dispensam essa peça.

Em portas de vidro com espessura de até 10mm é necessário um tipo especial de instalação, sob pressão. Nesse caso, não é preciso furar a porta. O modelo FR 400 da Intelbras fioi especialmente desenvolvido para portas de vidros pivotantes, possui dois modos de abertura: senha e chaveiro de proximidade.

Muito mais segurança no acesso

A praticidade é o fator número um para as pessoas escolherem as fechaduras digitais. Mas o fato de não precisar mais de chaves para abrir suas portas também aumenta muito a segurança. Fechaduras comuns abrem facilmente com o auxilio de ferramentas disponíveis para compra na internet, como “chave micha/mestre, o que não acontece com as digitais. Do mesmo modo, nos modelos que possuem chave física, como a FR 330 da Intelbras, a chave que acompanha o produto não pode ser copiada, mantendo 100% da segurança.

Acesso por senha: o código numérico deve ser digitado no painel touch screen, com senhas de 4 a 12 dígitos. Hoje no Brasil o modelo mais vendido é a FR 101 da Intelbras, que além de manter todas as funções das fechaduras digitai, possui o menor preço de venda disponível no mercado atualmente. Acesso por tag: o tag, também chamado de cartão de proximidade, libera o acesso quando é aproximado do sensor na fechadura. Alguns modelos, como da fechadura digital para portas de correr FR 210, acompanham tags adesivas, que podem ser coladas atrás do smarthpone, facilitando ainda mais o acesso. Acesso por biometria: através de impressão digital. É o modo mais seguro, intransferível e impossível de ser copiado. Nos modelos como FR 220 e FR 330 os usuários podem cadastrar até 100 impressões digitais.
Intelbras Fechadura digital
Intelbras Fechadura digital Viva Decora

5- O modelo da fechadura digital FR400 é ótima para ser instalada em portas de vidro pivotantes.

Todos os tipos de fechadura recebem alimentação por pilhas, com duração de cerca de 1 ano. Os modelos contam com um led e aviso sonoro para a troca das baterias. Mas, se você esquecer de trocar e a pilha acabar, é só encostar uma bateria 9V nos conectores de emergência que ficam no módulo externo, digitar a sua senha para liberar o acesso e trocar suas pilhas.

As fechaduras digitais ainda contam com outras funções que fazem delas a melhor opção para melhorar o controle do acesso, como a função não perturbe, que pode impedir a abertura da porta por fora, o travamento automático, quando a pessoa sai e esquece de travar, e o alarme antiarrombamento, quando a porta é forçada ou se a senha é digitada incorretamente cinco vezes sucessivas.

Agora que você já está por dentro do assunto, que tal conhecer nossos modelos de fechadura digital? Continue acompanhando os conteúdos no blog da Intelbras.

The post Fechadura Digital: Mais Praticidade No Seu Dia a Dia appeared first on Viva Decora.

Como Tirar Mancha de Vinho: Remova de Forma Rápida e Eficiente

Quem aprecia um bom vinho já passou pela situação desagradável de manchar toalhas, tapetes, sofás e até mesmo as roupas com esse líquido. Como tirar mancha de vinho não é uma das tarefas mais fáceis, vamos te ensinar diversos truques para remover essa nódoa.

Um dos segredos de como tirar mancha de vinho tinto de forma eficiente é não deixar o líquido secar totalmente antes de começar o processo de limpeza. Para facilitar o serviço, retire o excesso de vinho com uma toalha de papel comprimindo contra a mancha.

Existem várias formas de como tirar mancha de vinho tinto, por isso separamos várias técnicas para te ajudar nesse tipo de trabalho. Acompanhe as nossas dicas!

Como tirar mancha de vinho de roupa branca Consul
Como tirar mancha de vinho de roupa branca Consul Viva Decora

1- Como tirar mancha de vinho tinto é muito difícil, utilize uma toalha de papel para absorver o excesso do líquido. Fonte: Consul

Veja também:

Como Tirar Mancha de Desodorante: Use Produtos Simples e Caseiros Como Tirar Mancha de Roupa: Economize e Recupere as Suas Peças Como Tirar Mofo de Roupa: Dicas Incríveis para Proteger Suas Peças  
Como tirar mancha de vinho da roupa: Aprenda 3 técnicas caseiras

Os tecidos absorvem de maneira rápida todos os tipos de líquidos, por isso mancham facilmente e muitas vezes perdemos as peças porque não limpamos adequadamente. Veja 3 métodos caseiros de como tirar mancha de vinho da roupa.

1.Como tirar mancha de vinho da roupa com sal

O primeiro passo de como tirar mancha de vinho da roupa com sal é secar o local com uma toalha de papel ou guardanapo. Em seguida, cubra a mancha com sal para absorver o líquido. Deixe o sal agir cinco minutos. Retire o sal e repita a operação para que a mancha clareie.

2- Como tirar mancha de vinho da roupa com sal é um processo eficiente, potencialize o resultado lavando a peça posteriormente com água morna. Fonte: IStock

2.Como tirar mancha de vinho da roupa com limão e sal

Há duas formas de como tirar mancha de vinho da roupa utilizando limão e sal. A primeira técnica é espremer o suco de limão em cima da mancha e depois esfregar com sal. No segundo método, você faz uma mistura com limão e sal e depois aplica sobre a mancha.

3- Como tirar mancha de vinho da roupa com limão e sal em tecidos coloridos pode desbotar, redobre a atenção na lavagem final da peça. Fonte: Melhor com Saúde

3.Como tirar mancha de vinho da roupa com leite

Logo que você derrubar o vinho sobre a roupa, coloque o tecido em uma panela com leite e leve ao fogo até ferver. Assim que o leite subir, apague o fogo e deixe a roupa de molho por algum tempo. Depois, é só lavar a peça normalmente.

Como tirar mancha de vinho com leite
Como tirar mancha de vinho com leite Viva Decora

4- Como tirar mancha de vinho da roupa com leite depende da imediata ação após a queda da bebida, procure fazer o processo o mais rápido possível. Fonte: Like3ZA

Como tirar mancha de vinho de roupa branca: Remova com suavidade

A taça de vinho caiu de repente da mão e sujou a sua roupa nova branquinha? Há várias soluções práticas e baratas de como tirar mancha de vinho de roupa branca feitos de tecidos mais comuns como algodão e poliéster. Confira abaixo as nossas dicas!

Não esfregue a mancha e retire o excesso do líquido com toalha de papel; Utilize sal para absorver a mancha; Coloque sobre a mancha uma pasta de bicarbonato de sódio misturado com água; Adquira tira manchas ou alvejantes sem cloro; Caso o produto tenha cloro, faça um processo rápido de limpeza e enxague para não danificar as fibras do tecido;
Como tirar mancha de vinho de camiseta branca
Como tirar mancha de vinho de camiseta branca Viva Decora

5- Lembre-se de limpar a sujeira quando a mancha do vinho ainda é recente e não está totalmente seca, assim o resultado final será satisfatório. Fonte: Bebidas Famosas

Como tirar mancha de vinho do sofá

Você derramou vinho tinto no sofá de sua casa?  Veja como tirar mancha de vinho do sofá com pouco esforço e recupere totalmente o seu estofado. As manchas devem ser tratadas rapidamente com um papel absorvente para tirar o excesso de líquido.

Em seguida, lave o local com água e sabão neutro, secando com um pano macio e limpo. Você pode substituir o sabão neutro por vinagre.

6- Como tirar mancha de vinho do sofá demanda de algum tempo, utilize toalhas de banho para remover o excesso de líquido. Fonte: Blog Tudo Gostoso

Como tirar mancha de vinho do sofá com vinagre branco e bicarbonato de sódio Seque a bebida com a ajuda de toalhinhas de papel; Em seguida, coloque o vinagre branco em meio copo junto com um litro de água e duas colheres de bicarbonato de sódio;  Esfregue bastante a mistura sobre a mancha; Durante o processo, seque a mancha com uma toalhinha até que desapareça por completo; Como tirar mancha de vinho tinto seco: Utilize uma toalha para secar o estofado

 Para você resolver o problema de como tirar mancha de vinho tinto seco das suas peças, veja abaixo algumas dicas interessantes para facilitar o seu trabalho.

Misture partes iguais de água oxigenada e detergente líquido; Coloque sobre a mancha seca de vinho e deixe agir; Sob a peça de roupa, coloque uma toalha para absorver a mancha; Pressione a mancha; Deixe a mistura agir por cerca de 30 minutos; Enxague o tecido com água morna; Caso necessário, deixe a peça por algum tempo de molho na água quente; Para finalizar, lave a peça normalmente com água fria e deixe secar;
Como tirar mancha de vinho com pano macio
Como tirar mancha de vinho com pano macio Viva Decora

7- Como tirar mancha de vinho tinto seco demora, procure remover o líquido ainda úmido dos tecidos. Fonte: Cleanipedia

Como tirar mancha de vinho tinto com caneta mágica

Uma dica moderna, prática e eficiente de como tirar mancha de vinho tinto é utilizar uma “caneta mágica” chamada Tide to Go. Para uma perfeita utilização da caneta, retire o excesso de vinho do tecido com papel e depois esfregue a ponta sobre a mancha recente.

8- Como tirar mancha de vinho tinto com caneta mágica é uma forma prática de limpeza, utilize o produto em manchas pequenas. Fonte: AliExpress

Essa caneta é bastante útil para tirar vários tipos de manchas como refrigerante, chá, molhos e café. Todas as formas de remoção de mancha de vinho terão mais sucesso se os processos ocorrem logo após o imprevisto

The post Como Tirar Mancha de Vinho: Remova de Forma Rápida e Eficiente appeared first on Viva Decora.

Roblox: 'Achava que era um jogo inocente, mas meu filho estava sendo assediado por pedófilos'

Plataforma Roblox permite que se criem jogos e compartilhem-nos em comunidade online; uma mãe conta, porém, que seu filho foi induzido a mandar fotos de si mesmo sem roupa
Plataforma Roblox permite que se criem jogos e compartilhem-nos em comunidade online; uma mãe conta, porém, que seu filho foi induzido a mandar fotos de si mesmo sem roupa Roblox

A britânica Sarah (nome fictício) tomou precauções quando seu filho pré-adolescente começou a usar o Roblox, plataforma de games online voltada a jovens, em que jogadores podem criar seus próprios jogos e conectar-se com os demais 90 milhões de usuários espalhados pelo mundo.

Sarah acionou os dispositivos de controle parental, para proteger a privacidade de seu filho online e impedir que ele conseguisse enviar mensagens para terceiros.

Parecia, diz Sarah, que seu filho passava o tempo jogando "games inocentes". Até que ela começou a notar mudanças de comportamento da criança: ele se retraiu e deixou de participar de atividades familiares de que antes gostava.

Quando ela checou o histórico do filho no Roblox, descobriu que ele vinha se comunicando com outros usuários por intermédio de um aplicativo feito por terceiros - e que havia sido induzido a mandar fotos sexualmente explícita de si mesmo para outras pessoas.

"Vimos algumas fotos e foi horrorizante", diz a mãe. "Eles estavam falando (nas mensagens) sobre estupro. Sobre atividades sexuais que eram pornográficas."

Consultado pela BBC, o Roblox afirmou que não poderia comentar episódios individuais, mas se disse comprometido a proteger a segurança de crianças em sua plataforma. Mas afirmou, também, que embora seu chat próprio tenha filtros, "é importante saber que existem chats (feitos por terceiros), particularmente os que parecem ser parte do jogo que estiver sendo jogado" pelo usuário.

John Staines e John Woodley dizem que a maioria dos pais não se dá conta que seus filhos podem estar sendo contactados por estranhos durante games, a despeito de barreiras de controle parental
John Staines e John Woodley dizem que a maioria dos pais não se dá conta que seus filhos podem estar sendo contactados por estranhos durante games, a despeito de barreiras de controle parental BBC

Segundo o ex-policial britânico John Woodley, outros pais e crianças têm vivenciados situações semelhantes à de Sarah e seu filho.

Ele visita escolas do Reino Unido com seu colega John Staines advertindo crianças sobre o lado negativo e perigoso dos jogos online, e diz que a maioria dos pais não sabe que, a despeito das ferramentas de controle parental, seus filhos podem estar sendo contactados online por pessoas estranhas.

Por aplicativos de chat feitos por terceiros, essas pessoas "conseguem que elas (crianças) mandem fotos e mantenham um diálogo".

De seu lado, a Roblox afirma que jogadores têm canais internos para relatar comportamento impóprio e que usuários acusados de crimes do tipo podem ser suspensos ou ter sua conta removida.

No entanto, muitas vezes as crianças não percebem que estão sendo vítimas de abuso nessas situações, e por isso não reportam essas irregularidades às plataformas, avalia Amanda Naylor, especialista em proteção sexual de crianças da ONG britânica Barnardo.

Por conta disso, ela opina que plataformas como a Roblox têm de aumentar suas barreiras de proteção, enquanto os pais devem aumentar sua atenção à atividade online das crianças.

Por fim, diz Naylor, crianças vítimas desse tipo de abuso devem receber apoio especializado, já que experiências como as vividas pelo filho de Sarah podem impactar suas relações pessoais futuras.

Denúncia à polícia

Sarah conta que denunciou o caso a polícia britânica, que pediu o acesso aos IPs dos computadores das pessoas que seduziram seu filho. Segundo Sarah, esse pedido foi negado pela empresa americana.

A BBC entrou em contato com os policiais do caso, que disseram que têm autoridade de investigar crimes ocorridos apenas em solo britânico — e o problema é que as pessoas que contactaram o filho de Sarah estão no exterior.

Embora o caso de Sarah seja extremo, a plataforma de games já despertou outras preocupações.

No ano passado, uma mãe americana descreveu, no Facebook, seu choque ao ver o avatar com que sua filha jogava ser "vítima de estupro coletivo" por outros avatares de jogadores.

A Roblox afirmou que baniu o jogador que comandou a ação.

Iain conta que avatares — em tese, voltados para crianças — realizam atos sexuais
Iain conta que avatares — em tese, voltados para crianças — realizam atos sexuais BBC

Iain, um pai britânico, viu cena semelhante quando assumiu o controle do avatar usado por seu filho na plataforma.

Ele contou à BBC que um jogador lhe pediu que deitasse seu personagem. Esse personagem, então, ficou sob outro, que se movia de modo sexual "e nojento", segundo Iain.

Quando ele tentou interromper a "brincadeira", o outro jogador ameaçou se matar.

Assim como Sarah, ele diz que reportou as irregularidades ao Roblox, mas não recebeu resposta.

A empresa, por sua vez, diz que tem moderadores trabalhando 24 horas por dia para remover conteúdo impróprio.

Sarah diz que seu filho ainda está "muito mal" com o que aconteceu.

"Ele está quebrado, e nós também. É devastador", diz. "Nunca vou conseguir tirar aquelas fotos e palavras da minha cabeça."

Brasil e EUA lideram retrocessos ambientais, aponta estudo que abrange mais de um século

Leis que diminuíram áreas de proteção estão entre os objetos de estudo
Leis que diminuíram áreas de proteção estão entre os objetos de estudo Haroldo Castro/ Conservation International

No mais completo estudo do tipo já realizado, um grupo de cientistas de diversas universidades estrangeiras, liderados pela ONG Conservação Internacional, analisou todos os atos governamentais que resultaram em redução de metragem, diminuição de restrições ou extinções de áreas de proteção ambiental em todo o mundo de 1892 a 2018.

O resultado do trabalho, que sai na edição desta sexta da revista científica Science, é preocupante: há uma tendência mundial de retrocessos ambientais, acentuada nas últimas duas décadas. E tal movimento é liderado por dois países de proporções continentais: Estados Unidos e Brasil.

"Antes campeões em conservação global, Estados Unidos e Brasil estão agora liderando uma tendência mundial preocupante de grandes retrocessos na política ambiental, colocando em risco centenas de áreas protegidas", resume comunicado divulgado pela Associação Americana Para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês. "As mudanças regressivas buscam alterar ou remover legalmente o status de proteção e diminuir o tamanho das áreas de conservação natural."

Nos 126 anos analisados, 73 países promulgaram 3.749 legislações do tipo, resultando na extinção de 519.857 quilômetros quadrados de áreas protegidas — uma área maior do que a Espanha — e no afrouxamento da proteção de outros 1.659.972 quilômetros quadrados — três vezes o tamanho da França.

Afrouxamento de regulações na Amazônia se acentuou desde 2010
Afrouxamento de regulações na Amazônia se acentuou desde 2010 Mariana Veiga

Reversão da proteção

De acordo com o biólogo e geocientista Bruno Coutinho, diretor de gestão do conhecimento da Conservação Internacional Brasil — e coautor do estudo —, é importante lembrar que a existência de áreas protegidas "não representa a garantia, para sempre, de proteção legal da biodiversidade e de serviços ecossistêmicos nelas gerados".

"Dizendo de modo claro e simples: áreas protegidas não são para sempre", disse à BBC News Brasil a bióloga e cientista social Rachel Golden Kroner, responsável pela área de governança ambiental e impactos da ONG nos Estados Unidos e principal autora do estudo. "Elas podem ser e estão sendo revertidas por meio de afrouxamentos de restrições, limites de área reduzidas e extinções completas."

"A pesquisa mostrou que alterações na legislação ambiental dos países estudados podem comprometer a durabilidade e a eficácia das áreas protegidas, por recategorização, por redução de área ou por extinção completa", afirmou Coutinho à BBC News Brasil.

Na maioria dos casos (62% do total), o afrouxamento legislativo está relacionado a práticas de extração de recursos e desenvolvimento industrial em grande escala - aqui incluindo para obras de infraestrutura, mineração e agricultura de commodities.

A pesquisa sugere a necessidade de uma discussão estratégica envolvendo os diversos atores que são impactados e impactam as áreas protegidas e seus entornos, compreensão dos efeitos e tratamento dos atos promulgados, bem como a própria manutenção da efetividade das áreas protegidas.

Os oito países amazônicos foram incluídos no estudo
Os oito países amazônicos foram incluídos no estudo John Martin/ Conservation International

O levantamento ainda mostra uma tendência preocupante: 78% dos atos legislativos do gênero no mundo foram promulgados do ano 2000 para cá. "As reversões legais para áreas protegidas parecem estar se acelerando", frisa Kroner.

"Respostas políticas são necessárias para salvaguardar os esforços de conservação", acrescenta ela, destacando que tais processos devem ser "transparentes, baseados em evidências, participativos e responsáveis". Kroner ainda recomenda que credores e doadores internacionais sempre considerem essa questão quando estiverem tomando decisões de financiamentos.

O caso brasileiro

A pedido da reportagem, a Conservação Internacional destacou os dados brasileiros do levantamento. No total, foram 85 atos legislativos promulgados - todos entre 1900 e 2017 -, afetando uma área de 114.856 quilômetros quadrados, o que equivale a praticamente metade do tamanho do Estado de São Paulo.

"Destes, 60 ocorreram na Amazônia", pontua Coutinho. Em número, só a região Amazônia teve uma perda de pouco mais de 90 mil quilômetros quadrados de proteção apenas por culpa de mudanças da legislação brasileira.

"A maioria desses eventos, 42 deles, ocorreram após 2010 — grande parte em função de obras de infraestrutura", acrescenta o biólogo Coutinho. "A causa mais prevalente foram decorrentes de autorizações de barragens de energia elétrica na Amazônia", enfatiza Kroner.

Conforme dados compilados pela cientista, o Brasil é responsável por 87% dos retrocessos em áreas protegidas da Amazônia, em um levantamento que inclui os outros oito países amazônicos.

"Estamos assistindo a uma aceleração desses retrocessos no Brasil", comenta ela. "Oitenta e quatro por cento das reduções aprovadas ocorreram desde o ano 2000."

Unidades de preservação foram afetadas por construção de hidrelétricas
Unidades de preservação foram afetadas por construção de hidrelétricas Mariana Veiga

Ministros

A bióloga e ambientalista Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente entre 2010 e 2016, ressaltou que muitas vezes, para equilibrar interesses de diversas políticas públicas, sua gestão precisou alterar status de áreas protegidas - mas que o fez sob compensações considerando a mesma biodiversidade.

"Muitas vezes isso aconteceu", afirmou à BBC News Brasil. "Por interesses sociais, programas que precisavam ser implantados. Por outro lado, ampliamos ou compensamos a área, como aconteceu no Parque Nacional dos Campos Amazônicos." Em 2012, por medida provisória, a então presidente Dilma Rousseff alterou o limite de seis unidades de proteção para a construção de hidrelétricas na Amazônia.

Teixeira ressalta que, de modo geral, esse tipo de retrocesso em políticas de proteção pode ter diversas origens. "Precisaríamos identificar caso a caso para saber. Mas há natureza técnica, política e econômica", comenta. "Do ponto de vista político, isso remete a uma situação de fragilidade e de não priorização da política ambiental. É muito comum que interesses econômicos sejam preponderantes a interesses da biodiversidade, mas isso é só um contexto: vejo como algo muito grave."

Ministro do Meio Ambiente entre 2008 e 2010 e atualmente deputado estadual, o geógrafo Carlos Minc avaliou o cenário como "assustador". "Reflete a força da bancada ruralista e a cumplicidade de vários governos estaduais", disse ele, à BBC News Brasil.

"Entendo que as reduções têm sua principal origem no interesse econômico. Sobretudo da mineração e da pecuária. Também para obras e empreendimentos do agronegócio", enumera. "Ganhou força o grupo político mais conservador e reacionário que despreza e desqualifica os ganhos ambientais e prega abertamente a extinção de leis e parques que protegem a biodiversidade."

Papagaios em área protegida da Amazônia brasileira.
Papagaios em área protegida da Amazônia brasileira. Mariana Veiga

"Em nossa gestão no Ministério do Meio Ambiente, criamos ou ampliamos 54 mil quilômetros quadrados de parques e reservas extrativistas. Cada uma era uma guerra", argumenta. Ele diz que, na esfera pública, há um verdadeiro cabo de guerra entre os ministérios na hora de criar áreas protegidas. "Eu solicitei um estudo sobre os ganhos econômicos dos parques e reservas para o turismo, o extrativismo, a água e o clima. Mas os demais ministérios geralmente não consideram o ganho ambiental, social, de biodiversidade e até de água para a agricultura."

Confrontado com os dados, o jurista, historiador e diplomata Rubens Ricupero, ministro do Meio Ambiente entre 1993 e 1994, afirmou à BBC News Brasil que "não chega a surpreender que tenha havido redução significativa das áreas protegidas". "Atribuo a tendência à pressão constante de interesses econômicos - madeireiros, de mineração, agropecuários, grileiros de terras públicas - e, em menor grau, à pressão social de trabalhadores sem-terra", avalia ele.

"Manter as áreas protegidas nunca foi fácil em razão da enorme desigualdade existente entre os recursos de fiscalização e o poder de grupos econômicos regionais", acrescenta Ricupero.

A BBC News Brasil questionou o atual ministro do Meio Ambiente, o advogado Ricardo Salles, sobre quais medidas ele julga pertinente serem adotadas frente aos dados apresentados pelo estudo. Até a publicação desta reportagem, entretanto, ele não havia respondido.

Interesses econômicos foram apontados como grandes impulsionadores da degradação
Interesses econômicos foram apontados como grandes impulsionadores da degradação Mariana Veiga

Futuro

Ricupero teme que a tendência de retrocessos ambientais que o Brasil vem atravessando siga de forma ainda mais crítica. "O atual governo vem contribuindo para agravar o quadro pela posição pessoal e o exemplo altamente negativo do próprio presidente da República", diz.

"O sistemático desmantelamento do sistema já precário do Ibama e do ICMBio estimula maiores violações dos espaços ainda protegidos e desencoraja a ação dos fiscais. Isso sem mencionar os numerosos projetos em tramitação no Congresso, que terão certamente impacto igualmente destruidor."

O levantamento da Conservação Internacional demonstra que é preciso ficar atento às propostas em tramitação. "O estudo encontrou 60 eventos propostos, sendo metade deles na Amazônia", pontuou Coutinho. No total, afetariam outros 200 mil quilômetros quadrados de bioma - uma área do tamanho do Paraná.

"A tendência é só piorar, dada a posição do presidente e do atual ministro, e à maior força da bancada ruralista", acredita Minc. "A maior ameaça à biodiversidade é o projeto de lei que acabaria com a reserva legal, que pode ocasionar o maior desmatamento do planeta, da ordem de 1,3 milhão de quilômetros quadrados." A área corresponde a dez vezes o tamanho da Inglaterra.

"Outros projetos de lei negam ao governo a iniciativa de criar parques ou demarcar terras indígenas. Há ainda os que liberam a caça, a lei do abate, até para espécies ameaçadas - que, segundo os autores, estariam 'ameaçando os rebanhos nas fazendas'", analisa o ex-ministro e agora deputado. "Os projetos que esvaziam o licenciamento ambiental representam outra grave ameaça aos rios e florestas e à saúde da população."

O biólogo Coutinho afirma que "reversões na regulamentação devem ser amplamente discutidas". "Estamos sempre dispostos a estabelecer diálogos para o desenvolvimento sustentável com base em dados e boa informação científica", ressalta ele.

"O que os dados mostram é que a proteção do capital natural — entendido aqui como a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos — pode ser grande aliada do desenvolvimento econômico e social, respeitando-se direitos e interesses de diversos setores da sociedade uma vez que todos são beneficiários dos serviços ecossistêmicos", defende. "A velocidade em que a biodiversidade vem sendo perdida pode comprometer a funcionalidade do sistema e consequentemente a humanidade no planeta."

Android ganha reprodução automática de áudios no WhatsApp

Aplicativo reproduz automaticamente áudios enviados em sequência
Aplicativo reproduz automaticamente áudios enviados em sequência Dado Ruvic/Reuters – 28.03.2019

O WhatsApp disponibilizou uma nova atualização para aparelhos com o sistema Android. Nesta versão será possível reproduzir automaticamente os áudios enviados em sequencia nas conversas.

Leia também: 'Educação não é caridade', diz Barack Obama em palestra no Brasil

Quando um contato enviar mais de uma mensagem de voz em sequência, basta dar play no primeiro áudio para que o restante seja reproduzido de modo contínuo.

A atualização está disponível para download na loja do Google, na Play Store, desde 22 de maio e está sendo liberada aos poucos para todos os usuários.

O novo recurso para Android chegou após sete meses da função ter sido instalada nos aparelhos iPhone.

Saiba como atualizar e proteger o WhatsApp no seu smartphone

*Estagiária do R7, sob supervisão de Karla Dunder

Como é viver em um apartamento de 8m² no Japão

Os apartamentos pequenos não são um problema apenas pelos brasileiros que buscam um novo lar. Em Tóquio, no Japão, a falta de espaço é bem comum nas residências do centro da cidade, onde muitas vezes quartos individuais acoplados à cozinha e ao banheiro são considerados apartamentos inteiros. Uma Youtuber de passagem pelo Japão, resolveu registar como era a sua estadia nesse apartamento de 8 m². E mostrou também como é possível viver bem e de forma organizada em um espaço tão reduzido e limitado. O segredo para viver “bem” em um apartamento pequeno é projetar e integrar móveis e ambientes para tirar o máximo proveito dele. Apesar de estreito, a altura do apartamento compensou o espaço e foi totalmente aproveitada por Emma. O teto alto passa a sensação de um lugar mais amplo, enquanto as duas janelas extensas ajudam a trazer a luz exterior para dentro. Apesar disso, a youtuber é capaz de tocar as extremidades das paredes sem precisar de muito esforço para esticar os braços. O ponto alto deste apartamento é sem dúvidas o banheiro. O ambiente foi totalmente planejado com um design inteligente, que esconde o vaso sanitário debaixo da pia. Como qualquer banho neste espaço deixa […]

O post Como é viver em um apartamento de 8m² no Japão apareceu primeiro em We Fashion Trends.

Como Limpar Vidros: Conheça 9 Dicas Práticas e Econômicas

Quem não sonha conseguir manter a casa toda limpa após fazer aquela faxina mais do que necessária, não é mesmo? As janelas, tampos de mesa, portas de vidro e outros itens desse mesmo material são alguns dos mais difíceis de deixar limpos por muito tempo. Para piorar, muita gente não sabe nem como limpar vidros e por isso nem coloca isso no cotidiano de higienização da casa. Porém, pode acreditar, essa tarefa não é tão complicado quanto parece.

O primeiro passo para saber como limpar vidros, seja de janelas, vidraças e até mesmo superfícies espelhadas, é entender que o que realmente importa é saber como fazer essa limpeza e ter os produtos corretos. Confira!

1. Como limpar vidros sem danificar sua superfície. Fonte: Arquidicas

 Posts relacionados

Como Limpar Box de Banheiro: Aprenda 5 Técnicas Infalíveis Porta de Vidro: +40 Modelos Incríveis para Inspirar Janelas de vidro possuem grandes vantagens 
Aprenda como limpar vidros

O grande objetivo de quem quer dicas de como limpar vidros é tirar as manchas e marcas de uso que resultam naquele aspecto embaçado.

Não é difícil encontrar produtos específicos para esse tipo de limpeza em mercados, mas eles não costumam funcionar bem em vidros de áreas que acumulam gordura e podem ser caros. Por isso, ensinaremos nove dicas super práticas e econômicas de como limpar vidros.

Como limpar vidros com produtos certos
Como limpar vidros com produtos certos Viva Decora

2. Estar equipada com os produtos certos é meio caminho andado para saber como limpar vidros. Fonte: Pinterest

1. Como limpar vidros com água, vinagre e álcool

Para a primeira receita caseira de como limpar vidros, você vai precisar de:

5 litros de água 1 colher de sopa de vinagre (ou detergente neutro) 1 colher de sopa de álcool Balde Esponja Pano seco Passo a passo de como limpar vidros com água, vinagre e álcool

Como limpar vidros com água, vinagre e álcool corretamente:

Misture toda essa receita de como limpar vidro de janela (que também pode ser usado em outras superfícies desse material) em um balde; Molhe o lado macio da esponja na mistura e use-o para limpar o vidro; Depois, seque com um pano seco.

3. Caso tenha um rodo dupla face, pode também utilizá-lo nesta técnica de como limpar vidros. Fonte: Pinterest

2. Como limpar vidros com amônia, álcool e detergente

A segunda técnica de como limpar vidros depende dos seguintes itens:

2 colheres de sopa de amônia (ou 3 colheres de sopa de vinagre ou suco de limão) 1/2 copo de álcool para limpeza 1/4 colher de chá de detergente Água Borrifador Pano seco Passo a passo de como limpar vidros com amônia, álcool e detergente

Como limpar vidros com amônia, álcool e detergente corretamente:

Coloque todos os ingredientes dessa receita de como limpar vidraças e vidros no borrifador; Complete com água e misture bem; Borrife no vidro e passe um pano seco por cima.

4. Com todas essas receitas, o que não vão faltar são opções de como limpar vidros. Fonte: Pinterest

3. Como limpar vidros com álcool, vinagre e detergente

Nossa terceira receita de como limpar vidros mistura os seguintes ingredientes:

1 xícara de álcool 1 xícara de vinagre de álcool 1 colher de sopa de detergente neutro Borrifador 2 panos Passo a passo de como limpar vidros com álcool, vinagre e detergente

Aprenda como limpar vidros com álcool, vinagre e detergente corretamente:

Faça a mistura desses itens em um borrifador; Molhe um pano e passe no vidro; Seque com um pano seco.

Essa receita é uma das nossas dicas de como limpar vidros que podem ser guardadas, mas a validade é de até 3 meses.

5. Tenha atenção à validade dessa receita de como limpar vidraças e vidros. Fonte: Pinterest

4. Como limpar vidros com álcool 70, água e vinagre

Mais uma mistura simples para quem quer aprender como limpar vidros:

300 ml de álcool 70 300 ml de água filtrada 1 colher de sopa de vinagre branco Vasilha 2 panos Passo a passo de como limpar vidros com álcool 70, água e vinagre

Aprenda como limpar vidros com álcool 70, água e vinagre, siga o seguinte passo a passo:

Faça a mistura dos ingredientes desta receita de como limpar vidro de janela e outras superfícies em uma vasilha; Molhe um pano e passe no vidro; Seque com um pano seco.

6. Agora é só colocar em prática todas essas dicas de como limpar vidros e escolher a que prefere!. Fonte: Pinterest

5. Como limpar vidros da mesa de jantar engordurado

Para quem quer saber como limpar o vidro da mesa de jantar que está muito sujo e engordurado, esses são os ingredientes necessários:

Papel toalha ou jornal Limão Água Vinagre Borrifador Pano Passo a passo de como limpar vidros da mesa de jantar engordurado

Como limpar corretamente o vidro da mesa de jantar engordurado:

Primeiro, passe um papel toalha umedecido com sumo de limão sobre a mesa; Em seguida, misture partes iguais de água e vinagre em um borrifador; Borrife a mistura sobre o tampo de vidro; Para finalizar este tutorial de como limpar vidros de mesa, basta passar um pano seco.
Como limpar vidros de mesa com borrifador
Como limpar vidros de mesa com borrifador Viva Decora

7. Agora você já sabe como limpar vidros de mesa engordurados. Fonte: Pinterest

6. Como limpar vidros da mesa de jantar no dia a dia

Caso a sua mesa de jantar não esteja muito engordurada e você só queira saber como limpar vidros no dia a dia, os ingredientes necessários são esses:

Álcool Pano Passo a passo de como limpar vidros da mesa de jantar no dia a dia

Aprenda como limpar corretamente vidros da mesa de jantar no dia a dia, seguindo as etapas a seguir:

Molhe um pano de algodão com álcool; Passe o pano sobre o tampo de vidro fazendo movimentos horizontais de um lado a outro e depois verticais.
Como limpar vidros de mesa no dia a dia
Como limpar vidros de mesa no dia a dia Viva Decora

8. É super simples e muito importante saber como limpar vidros de mesa no dia a dia. Fonte: Pinterest

7. Como limpar o vidro da mesa de jantar embaçado

Muita gente não sabe como limpar o vidro da mesa de jantar quando ele está embaçado. Para resolver esse problema, você vai precisar de:

Sabão em barra Pano Passo a passo de como limpar vidros da mesa de jantar embaçado

Aprenda como limpar vidros de mesa embaçado, seguindo o passo a passo abaixo:

Esfregue o sabão em barra seco no tampo de vidro; Retire o sabão com um pano seco.

9. Viu só como é simples saber como limpar vidros de mesa embaçados?. Fonte: Pinterest

8. Como limpar vidros de espelho

Confira a lista de ingredientes que com certeza podem ser resposta para o que é bom para limpar espelho:

Espanador ou tecido macio Álcool Água Sabão neutro (opcional) Borrifador Papel toalha Passo a passo de como limpar vidros de espelho

Como limpar vidros de espelhos corretamente:

Retire a poeira com um espanador ou tecido macio e limpo; Misture partes iguais de álcool e sabão em um borrifador (caso queira, pode adicionar algumas gotas de sabão neutro também); Borrife um tecido macio e limpo com a solução e passe sobre o espelho; Retire as sujeiras mais difíceis e seque a superfície com um papel toalha.
Como limpar vidros de espelho com borrifador e pano
Como limpar vidros de espelho com borrifador e pano Viva Decora

10. Parte de aprender como limpar vidros é saber também o que é bom para limpar espelho. Fonte: Pinterest

Aqui, vale ainda mencionar alguns produtos que você NÃO deve usar na limpeza desse item de decoração, como:

Água sanitária Cloro Vinagre Amoníaco Esponja áspera

Saiba que todos esses produtos podem acabar danificando o seu espelho, então eles definitivamente não merecem lugar na lista do que é bom para limpar espelho. Acrescente-os na sua lista mental do que evitar.

Como limpar vidros de espelho
Como limpar vidros de espelho Viva Decora

11. Tão importante quanto saber o que é bom para limpar espelho é saber o que não usar para fazer essa limpeza. Fonte: Pinterest

9. Como limpar vidros blindex

É muito importante saber o que é bom para limpar vidros blindex, pois, usando produtos e materiais errados, você pode acabar riscando e danificando ele. Aqui, vamos passar um tutorial que você pode seguir sem medo. Para fazê-lo, você vai precisar dos seguintes materiais:

1 colher de sabão em pó 2 colheres de bicarbonato 1 colher de álcool 1 xícara de vinagre 1 xícara de água morna Vasilha Esponja Pano macio Lustra móveis Pano tipo perfex Passo a passo de como limpar vidros blindex

Quando tiver tudo isso, é só seguir nosso passo a passo de como limpar vidros blindex:

Misture o sabão em pó, o bicarbonato, o álcool, o vinagre e a água em uma vasilha; Mergulhe uma esponja na mistura; Faça movimentos circulares com o lado macio da esponja no blindex; Depois que tiver espalhado a solução em todo o vidro, deixe agir por 10 minutos; Enxague bem, removendo toda a solução; Seque com um pano macio; Quando o blindex estiver seco, passe um lustra móveis com um pano perfex em toda a superfície.
Como limpar vidros blindex
Como limpar vidros blindex Viva Decora

12. Com as nossas dicas de como limpar vidros blindex, o seu box pode ficar assim

Dicas extras de como limpar vidros

Aumente a eficiência da limpeza utilizando essas dicas extras de como limpar vidros:

Use a esponja ou o pano sempre na mesma direção para evitar marcas e manchas Parte de saber como limpar vidros é fazer a limpeza aos poucos, por seções, para evitar que o produto seque antes da hora, deixando o vidro marcado Sempre após aplicar o produto na seção, seque com um pano seco Use panos que não soltem fiapos, de preferência de algodão Quem já sabe como limpar vidros recomenda também o uso do rodo dupla face (com esponja e tecido) Finalizar com papel toalha ou jornal pode dar um brilho extra Se quiser saber como limpar vidros com manchas persistentes, é só mergulhar a esponja em vinagre branco e esfregar o local Se a mancha for de gordura, use água quente e sabão neutro Para vidros altos ou de difícil acesso, use cabos extensores, não arrisque sua vida

Confira algumas dicas de como limpar vidros!

Infográfico - Como limpar vidros
Infográfico - Como limpar vidros Viva Decora

Infográfico – Como limpar vidros

 

Gostou das nossas respostas para a pergunta tão relevante que é “como limpar vidros?”? Se tiver outras recomendações, deixe nos comentários!

The post Como Limpar Vidros: Conheça 9 Dicas Práticas e Econômicas appeared first on Viva Decora.

Desanimado da Musculação? 10 dicas para dar um Up nos Treinos!

Desanimado da musculação? Pois saiba que é possível vencer o desânimo e para isso este post é ideal. Leia com atenção e coloque em prática nossas 10 dicas!

Sim, treinar pesado, ainda mais seguindo uma sequência de 4, às vezes 5 dias por semana, pode levar você, em determinado momento, a pensar em desistir.

Para redigir este artigo, nossa equipe antes de tudo, procurou saber como grandes astros do fisiculturismo buscaram inspiração para a resiliência no treino.

Comecemos pelo nosso astro principal Schwarzenegger. Para ele, devemos atribuir a mente maior parte da responsabilidade de focar no treino, porém, não se pode ignorar a genética de cada pessoa.

Transportar e mente para dentro de cada músculo e, acima de tudo, superar a dor eram premissas no ápice da boa forma deste mega atleta.

Mas, vamos nos concentrar em você, o que poderia fazer quando se sentir desanimado com a musculação.

Pois nós pesquisamos e agora lhe entregaremos de bandeja 10 dicas para superar qualquer desânimo ou preguiça. Confira!

 

 

Desanimado da musculação? 10 dicas para derrubar qualquer desânimo!

 

 

#1 – Optar por uma academia que esteja no trajeto

Se o que quer é treinar e ainda aproveitar seu tempo o ideal é escolher um local próximo do trabalho ou de casa.

Escolhendo uma academia bem localizada (próxima do seu trajeto) a probabilidade de não faltar aos treinos é bem maior.

Além disso, mesmo quando o tempo estiver ruim (frio, chuva, etc) você não terá desculpas para não ir.

Outro ponto favorável nessa dica para quem está desanimado da musculação, é que a pessoa ganha mais tempo, e isso ajuda também para se alimentar corretamente e dar conta de outras atividades da rotina.

 

#2 – Treinar com pessoas motivadas

Algumas pessoas treinam sozinhas e se sentem muito bem.

Porém, é fato que a maioria precisa mesmo de um “empurrãozinho”.

Este empurrão não é proveniente apenas do treinador, pois, amigos e colegas é que são os maiores motivadores que alguém pode ter.

Seja um amigo ou amiga do trabalho, seja apenas a galera da academia, certamente se treinarem juntos, todos se sentiram mais motivados e focados.

 

#3 – Testar métodos diferentes e inovadores

Se está desanimado da musculação veja que isso é também uma oportunidade para reinventar o treino.

Opções com menos volume e mais carga podem lhe ajudar e serão motivadores importantes.

Outras opções incluí estabelecer um tempo também para aeróbicos, mesmo que sutilmente, pois estes são ideais para levantar o astral.

Leia também: .IRPP_ruby , .IRPP_ruby .postImageUrl , .IRPP_ruby .centered-text-area { height: 130px; position: relative; } .IRPP_ruby , .IRPP_ruby:hover , .IRPP_ruby:visited , .IRPP_ruby:active { border:0!important; } .IRPP_ruby .clearfix:after { content: ""; display: table; clear: both; } .IRPP_ruby { display: block; transition: background-color 250ms; webkit-transition: background-color 250ms; width: 100%; opacity: 1; transition: opacity 250ms; webkit-transition: opacity 250ms; background-color: #E74C3C; box-shadow: 0 1px 2px rgba(0, 0, 0, 0.17); -moz-box-shadow: 0 1px 2px rgba(0, 0, 0, 0.17); -o-box-shadow: 0 1px 2px rgba(0, 0, 0, 0.17); -webkit-box-shadow: 0 1px 2px rgba(0, 0, 0, 0.17); } .IRPP_ruby:active , .IRPP_ruby:hover { opacity: 1; transition: opacity 250ms; webkit-transition: opacity 250ms; background-color: #C0392B; } .IRPP_ruby .postImageUrl { background-position: center; background-size: cover; float: left; margin: 0; padding: 0; width: 31.59%; } .IRPP_ruby .centered-text-area { float: right; width: 65.65%; padding:0; margin:0; } .IRPP_ruby .centered-text { display: table; height: 130px; left: 0; top: 0; padding:0; margin:0; } .IRPP_ruby .IRPP_ruby-content { display: table-cell; margin: 0; padding: 0 74px 0 0px; position: relative; vertical-align: middle; width: 100%; } .IRPP_ruby .ctaText { border-bottom: 0 solid #fff; color: #F1C40F; font-size: 13px; font-weight: bold; letter-spacing: .125em; margin: 0; padding: 0; } .IRPP_ruby .postTitle { color: #141414; font-size: 16px; font-weight: 600; margin: 0; padding: 0; } .IRPP_ruby .ctaButton { background: url(https://www.dicasdetreino.com.br/wp-content/plugins/intelly-related-posts-pro/assets/images/next-arrow.png)no-repeat; display: inline-block; height: 130px; width: 54px; } .IRPP_ruby .ctaButton { background-color: #E74C3C; margin-left: 10px; position: absolute; right: 0; top: 0; } .IRPP_ruby:after { content: ""; display: block; clear: both; } Benefícios do Ponto Zero para ganho de Músculos mais Fortes .IRPP_ruby , .IRPP_ruby .postImageUrl , .IRPP_ruby .centered-text-area { height: 130px; position: relative; } .IRPP_ruby , .IRPP_ruby:hover , .IRPP_ruby:visited , .IRPP_ruby:active { border:0!important; } .IRPP_ruby .clearfix:after { content: ""; display: table; clear: both; } .IRPP_ruby { display: block; transition: background-color 250ms; webkit-transition: background-color 250ms; width: 100%; opacity: 1; transition: opacity 250ms; webkit-transition: opacity 250ms; background-color: #E74C3C; box-shadow: 0 1px 2px rgba(0, 0, 0, 0.17); -moz-box-shadow: 0 1px 2px rgba(0, 0, 0, 0.17); -o-box-shadow: 0 1px 2px rgba(0, 0, 0, 0.17); -webkit-box-shadow: 0 1px 2px rgba(0, 0, 0, 0.17); } .IRPP_ruby:active , .IRPP_ruby:hover { opacity: 1; transition: opacity 250ms; webkit-transition: opacity 250ms; background-color: #C0392B; } .IRPP_ruby .postImageUrl { background-position: center; background-size: cover; float: left; margin: 0; padding: 0; width: 31.59%; } .IRPP_ruby .centered-text-area { float: right; width: 65.65%; padding:0; margin:0; } .IRPP_ruby .centered-text { display: table; height: 130px; left: 0; top: 0; padding:0; margin:0; } .IRPP_ruby .IRPP_ruby-content { display: table-cell; margin: 0; padding: 0 74px 0 0px; position: relative; vertical-align: middle; width: 100%; } .IRPP_ruby .ctaText { border-bottom: 0 solid #fff; color: #F1C40F; font-size: 13px; font-weight: bold; letter-spacing: .125em; margin: 0; padding: 0; } .IRPP_ruby .postTitle { color: #141414; font-size: 16px; font-weight: 600; margin: 0; padding: 0; } .IRPP_ruby .ctaButton { background: url(https://www.dicasdetreino.com.br/wp-content/plugins/intelly-related-posts-pro/assets/images/next-arrow.png)no-repeat; display: inline-block; height: 130px; width: 54px; } .IRPP_ruby .ctaButton { background-color: #E74C3C; margin-left: 10px; position: absolute; right: 0; top: 0; } .IRPP_ruby:after { content: ""; display: block; clear: both; } Ponto Zero (Técnica Avançada para Explodir seus Músculos)

 

#4 –  Reconfigurar a dieta pode ajudar também

Às vezes a qualidade da comida pode afetar nossa disposição.

E mesmo que você esteja se alimentando bem, carências nutricionais poderão afetar a disposição e assim se sentir desanimado da musculação.

Isso é fato, aliás é científico, pois hoje existem diversos estudos simultâneos sobre a influência da dieta no humor, produtividade e disposição. Sendo assim, é importante observar o que anda comendo.

A ciência diz que podemos melhorar algumas áreas seguindo essas regras. Veja:

 

Para se manter alerta

Proteínas são ideais, pois ajudam a  melhorar a secreção de adrenalina, e é isso que precisa se estiver se sentindo “sem força” para treinar.

Além de caprichar no prato, considere usar o Whey Protein da Growth Supplements.

Lembre que whey protein é definitivamente o suplemento que não pode faltar na dieta, pois garantirá o aporte necessário de proteína de valor biológico.

 

b) Se está muito tenso

Salvas para o carboidrato nessas horas, pois é este macronutriente o responsável para liberar um pouquinho mais de insulina, o que às vezes é necessário, não acha?

 

c) Se está de mau-humor

Se está com humor de cão e por isso desanimado da musculação, quem sabe algum mineral esteja em déficit no seu organismo.

Veja bem, de acordo com a ciência, minerais como o selênio e zinco podem mandar embora qualquer estado de rabugentisse.

Assim sendo, inclua na dieta alimentos ou suplementos ricos em minerais como o multivitamínico da Growth Supplements!

 

#5 – Se não tem paciência, aprenda a ter

A impaciência é uma das razões que leva muitos a desistirem da academia e do treino.

Talvez o seu estágio desanimado da musculação se deva a sua impaciência.

Pois saiba que não vai “crescer” e “virar monstro” da noite para o dia. Mais uma vez precisamos mencionar o mestre Arnold.

Óbvio que ele soube usar a genética a seu favor, mas tenha certeza que o seu físico do auge da fama, foi resultado de treino incansável.

 

#6 – Se olhe e se enxergue

Agora, se permitir, vamos filosofar um pouco…

Se você treina, deve ter razões para isso, correto?

Tanto faz se é para impressionar alguém, ou para melhorar a força. O certo é que as motivações para treinar, antes de tudo, deverão ser para lhe agradar esteticamente.

Seja para alcançar músculos avantajados, seja apenas para turbinar e definir o shape, seja para emagrecer … de verdadeiro mesmo é que a musculação faz um bem danado.

Ela vai te deixar mais satisfeito com a imagem que verá no espelho daqui a algum tempo, além disso, lhe proporcionará conhecimento sobre si.

Em suma, treinar vai te deixar mais feliz!

 

#7 – Uma planilha para orientar

Essa dica é imprescindível para quem está desanimado da musculação.

Trata-se da visualização do programa de treino. Basicamente é muito simples, mas quase ninguém coloca em prática.

Você poderá melhorar sua vontade de treinar simplesmente montando uma planilha, literalmente, com seu esquema de treino.

Nesse mesmo documento, descreve suas metas, ou seja, quanto quer aumentar no bíceps, pernas, costas… como quer deixar o abdômen, e assim por diante.

O ideal é visualizar este documento, sendo assim, fixe no seu quarto ou agenda de trabalho.

 

#8 – Conte com um vigia

Imagine quem precisa da musculação para melhorar a qualidade de vida, como seria se essa pessoa se desmotivasse assim de repente?

Quando uma pessoa precisa fazer exercícios em caso de processos de recuperação pós-trauma, por exemplo, é comum alguém se fazer presente e incentivar para que isso ocorra.

Se está desanimado da  musculação, certamente alguém poderá lhe servir de “cobrador” para que frequente a academia e o treino.

Veja ao seu redor quem se importa com sua vida e faça dessa pessoa seu apoio para não deixar de se exercitar.

#9 – Leia sobre mitos da musculação

Acompanhar o trabalho e a jornada de bodybuilders ou mesmo de outras pessoas que superaram a si mesmas, é um estímulo e tanto se o seu ânimo para treinar está pra lá de Bagdá

Você não precise se fixar apenas na história do Arnold, pois são vários os profissionais e atletas que nos agraciam com histórias lindas e incríveis de motivação.

A saber:

Fernando Sardinha; Ronnie Coleman; Dani Piedade (jogadora brasileira) de handebol; Daniel Dias (brasileiro) da natação.

E muito outros.. Têm em comum a resiliência e podem nos ensinar algo sobre vencer o desânimo. Confira!

 

#10 – Acompanhe bons sites de musculação

Isso sim que é uma dica legal se está desanimado da musculação não acha?

Pois, se você acompanhar as postagens do Dicas de Treino (que são impecáveis) e regulares, aprenderá muito mesmo sobre o mundo da musculação.

Dessa forma, você tomará mais consciência do treino, inclusive formas de melhorá-lo para se sentir cada vez mais próximo de conquistar objetivos.

Além do mais, você aprende sobre nutrição para quem treina e demais assuntos como anabolizantes, suplementação etc.

 

Assim fica bem mais fácil vencer o desânimo não acha?

Gostou de ler nosso post de hoje? Então vaza que seu tempo de marasmo acabou agora, levanta e vai treinar!

 

apareceu primeiro em Dicas de Treino

?>

O uso correto do Suplemento BCAA (Potencialize os Resultados)

O uso correto do Suplemento BCAA (Potencialize os Resultados)
O uso correto do Suplemento BCAA (Potencialize os Resultados) Dicas de Treino

O uso correto do BCAA é que vai garantir que seus músculos cresçam e que seu organismo aproveite melhor tudo o que este suplemento promete.

Os aminoácidos de cadeia ramificada que compõem este suplemento, são indispensáveis para aqueles que treinam focados em objetivos.

Afinal, estamos falando do BCAA, um dos suplementos mais famosos porque apresenta em sua fórmula o mix que mais evita o catabolismo.

Um mix que engloba a performance de 3 elementos, na verdade, 3 importantes aminoácidos que são: Valina, Isoleucina e Leucina,

Entretanto, assim como outros suplementos o uso correto do BCAA trará uma perspectiva bem mais acertada para o longo prazo.

Assim sendo, neste post vamos abordar o que envolve o uso correto do BCAA, antes porém, devemos entender o que é este suplemento e como funciona no organismo.

 

O que é este suplemento de BCAA?

 

BCAA –  Branched Chain Amino Acids, é um suplemento disponibilizado em pó, líquido ou em cápsulas, ricamente elaborado para pessoas que buscam ou necessitam de melhorias na disposição orgânica de aminoácidos.

Na sua fórmula estão inclusos aminoácidos de cadeia ramificada ou essenciais. Mas, o que isso significa?

Pois bem, esses aminoácidos é que constituem boa parte dos músculos de um humano (quase 36%).

Dentre os 20 conhecidos como essenciais e não essenciais e que servem para a construção muscular, 3 particularmente devem ser fornecidos através da dieta.

A lista  de benefícios dos BCAAs é inesgotável e tema de estudos frequentes e pontuais.

De acordo com a entidade FDA (Food and Drug Administration) os 3 elementos presentes em suplementos ditos BCAA (valina, isoleucina e leucina) tem poder para atuar em diversas funções fisiológicas e que estão além da construção muscular.

A mesma entidade diz que até mesmo no humor e na performance mental o BCAA tem influência.

Assim sendo, cabe aqui pontuar os principais benefícios que o uso correto do BCAA traz para a pessoa e isso faremos nos próximos tópicos.

Confira!

 

#1 – O uso correto do BCAA ajuda a manter o Peso

 

Isso mesmo, quando a ingestão de BCAA está melhor, a tendência é a manutenção do peso. Em muitas pesquisas existe uma correlação entre taxas de leucina, especialmente, e a composição corporal.

Este aminoácido é providencial para melhorar o gasto de calorias e em contrapartida ajuda também a ampliar a condescendência com a glicose.

Há estudos sobre o modo de atuação do BCAA especificamente em grupos expostos a atividades de resistência, cujos tiveram um melhor resultado na eliminação de gordura.

Entretanto, também se observou uma maior disposição para trabalhar por mais tempo, somente com 3 gramas de suplementação com BCAA por 4 dias.

 

#2 – O uso correto do BCAA ajuda muito na síntese proteica

 

Sim a ingestão de suplemento de BCAA é um caminho estreito e ideal para o anabolismo.

Sabe-se que a leucina, mais uma vez, é o aminoácido quer mais ativa enzimas, as quais servem para estimular o crescimento do músculo.

Isso ocorre através da síntese proteica, em especial sem alterar qualquer estrutura genética.

 

#3 – O uso correto do BCAA ajuda a aumentar a testosterona

 

Por essa você não esperava certamente. Pois saiba que aminoácidos são na verdade progenitores de testosterona.

Para comprovar isso, um estudo feito em 2010, obteve como resposta redução no cortisol (hormônio do stress) e consequentemente amplitude nos níveis de testosterona.

Pois como dito anteriormente, a leucina em melhor quantidade, sinaliza positivamente na busca do anabolismo e por outro lado inibe o efeito catabólico.

Sumariamente altos níveis de cortisol, assim como creatinina quinase tendem a levar para o efeito catabólico que por outra via faz diminuir testosterona.

E, testosterona baixa, de nada ajuda quem deseja construir músculos, hipertrofiar, além de prejudicar diversas áreas orgânicas, especialmente em homens.

 

#4 – O uso correto do BCAA ajuda a melhorar a força

 

Existem diferentes estudo que relacionam o consumo de BCAA com aumento de força.

E isso ocorre, primeira pela maior disposição para o treino, segundo pela rapidez na recuperação pós-treino.

Dessa forma, músculos lesionados naturalmente, se recuperam mais rápido fortalecendo a fibra muscular.

Esses mesmos estudos indicam que 4 gramas por dia de suplementação com BCAA é mais que suficiente para se perceber o ganho em força.

 

#5 – O uso correto do BCAA é sensacional para fazer crescer a imunidade

 

Quando nos exercitamos principalmente, existe a tendência a imunossupressão temporária, isso quer dizer que células do tipo:

Linfócitos; Neutrófilos; Macrófagos.

Que são extremamente essenciais para proteger o organismo, ficarão reduzidas em algumas frações de tempo.

Logo, o consumo de suplementos com BCAAs, ainda mais quando rapidamente após o treino, ajudam com muita importância a recuperar o sistema imune.

 

#6 – O uso correto do BCAA diminui o tempo de recuperação

 

É sabido que exercícios de intensidade alta provocam inflamações e consequentemente lesões, isso requer cuidado especial na dieta pós-treino.

É inegável o valor do BCAA para este momento de recuperação.

Se é natural a micro lesão (porque é isso que leva ao aumento de massa) não é tão natural treinar sentindo dores, por exemplo.

Suplementar com BCAA, além de ajudar a aliviar a dor, serve também para diminuir o tempo de recuperação.

Isso porque uma taxa maior de aminoácidos tem como garantia reduzir danos a dois tipos específicos de proteínas:

Miofibrilares; Citoesqueléticas.

Sendo assim, é indubitável que o uso correto do BCAA é de suma importância no pós-treino.

 

#7 – O uso correto do BCAA ajuda a reduzir riscos de câncer

 

Assim como a Arginina e a Glutamina, aminoácidos de cadeia ramificada também são recomendados pela medicina para estimular o aumento de linfócitos.

Especificamente o BCAA, estudado em 2006, demonstrou grande eficiência para tratar pacientes no pós-operatório de neoplasias, especialmente para garantir a integridade do tecido muscular e manutenção do peso corporal.

Após exposto aqui algumas razões que justificam o uso do suplemento com BCAA, veja como consumi-lo para potencializar resultados

 

Como consumir BCAA corretamente?

 

Suplementos devem ser consumidos quando existir necessidade e um médico é quem pode recomendar.

Contudo, para esportistas estes suplemento é fundamental e pode estar na lista de prioridades para momentos pós-treino, mas nada impede de tomadas anterior ao período de treino.

Este suplemento é ideal para os dias em há treinos, dispensando seu uso quando o corpo estiver em repouso.

Na musculação, cientificamente o BCAA deve ser consumido em até 24 horas após terminar o treino, sempre em concordância com uma dieta organizada.

Quantidades e distribuição do consumo devem ser prescritos de acordo com o peso corporal da pessoa e o tipo de treino que irá executar.

Sendo assim avalie sua rotina de treinamento e seu biotipo antes de começar a tomar BCAA.

 

Onde comprar BCAA?

O uso correto do BCAA também depende da originalidade e pureza do suplemento.

Além disso, a combinação dos 3 aminoácidos deve ser harmônica.

Na Growth Supplements, empresa nacional e líder em suplementação, você encontra BCAA em pó e em cápsulas.

São opções com concentrações e embalagens diferentes, mas o melhor é que assim como todos os produtos Growth, é um suplemento pensado para atletas.

O BCAA da Growth é fabricado dentro dos melhores padrões, validado por nutricionistas e liberados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Acesse o site da Growth e adquira a versão de BCAA que melhor lhe convém, porém, aproveite condições favoráveis e preços que chegam a 40% menos. Clique aqui e confira!

 

Para finalizar…

Para concluir este artigo sobre o uso correto do BCAA lembramos que este é um dos principais suplementos para treinos que visam crescimento muscular.

Entretanto, em muitos casos outras pessoas poderão usufruir de importantes benefícios que o suplemento oferece.

Se gostou de saber sobre isso, não hesite, compartilhe o post!

 

Referências

Rogero, M.M.; Tirapegui, J. Aminoácidos de cadeia ramificada, balanço protéico muscular e exercício físico. Nutrição em Pauta. ano 15, n. 83, p. 28-34. 2007.
Gleeson, M. Interrelationship between physical activity and branched-chain amino acids. J Nutr. v. 135, p. 1591S-1595S, 2005.
Silva, P.A. da; Alves, F. Efeitos da ingestão dos aminoácidos de cadeia ramificada na fadiga central. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto v. 5, n. 1, p. 102-113, 2005.

 

apareceu primeiro em Dicas de Treino

?>

Citrulina: para que serve, 4 benefícios, alimentos e como tomar

Um dos alimentos mais ricos no aminoácido L-Citrulina é a melancia, muito indicado o consumo por atletas e praticantes de musculação, que visam a melhora da performance e ganhos de massa muscular. Veja o porquê e consumo recomendado. A citrulina faz parte do grupo dos aminoácidos e pode ser ingerida a partir do consumo de …

The post Citrulina: para que serve, 4 benefícios, alimentos e como tomar appeared first on Treino Mestre.

30/05/2019

'Educação não é caridade', diz Barack Obama em palestra no Brasil

Barack Obama discursou para mais de 15 mil pessoas
Barack Obama discursou para mais de 15 mil pessoas Reprodução Instagram/ @barackobama

O ex-presidente dos EUA Barack Obama veio ao Brasil participar do evento Vtex Day, voltado para o mercado de tecnologia e inovação, nesta quinta-feira (30).

Em palestra para um auditório com mais de 10 mil pessoas na plateia e mais 5 mil assistindo por transmissão em telões, Obama falou sobre novas tecnologias, sobre o cenário econômico e sobre educação.

"Educação não é caridade, não é um favor aos pobres. Se você investe em educação, está dando oportunidades e fazendo seu mercado mais rico e as suas empresas se tornam mais bem sucedidas", afirmou.

Obama ainda se mostou otimista sobre o futuro no mercado de trabalho. "As máquinas vão fazer os trabalhos repetitivos, mas só as pessoas podem pensar e inspirar. Por isso temos que motivar os jovens a serem criativos. Os países que fizerem isso da melhor forma serão os mais bem sucedidos", garantiu.

O ex-presidente deu o exemplo da China que desenvolveu um grande programa de educação que forma milhares de matemáticos, cientistas e engenheiros por ano.

Além disso, o ex-chefe da Casa Branca criticou a corrupção. "Se há corrupção, não vai haver um bom mercado. Para isso é preciso ter Lei, transparência, prestações de contas, infraestrutra, investimento em escolas, tudo isso gera bons negócios".

O valor da diversidade

Obama, que foi o primeiro presidente negro dos EUA, também destacou a importância da diversidade em locais de poder e decisão. "Eu sabia que tomaria boas decisões se tivesse pessoas na minha equipe com quem eu discordasse. A presença de mulheres é fundamental", afirmou o ex-presidente. "Se houver apenas homens que pensam da mesma forma, as lideranças acabam perdendo informações", concluiu.

Ele argumentou que o sucesso depende das oportunidades — e que as oportunidades muitas vezes são desiguais — e dos talentos que a pessoa possui. Assim, quanto mais talento, mais chances de progredir na carreira.

"O mesmo acontece com o Brasil. Se você não inclui os negros e as mulheres, você está deixando talentos para trás", disse.

Sustentabilidade para o futuro

Obama demonstrou preocupação com o futuro do planeta, chamando atenção para a proteção do meio ambiente.

"Nós precisamos crescer e ter sustentabilidade. Não adianta ter uma realidade virtual perfeita e a realidade verdadeira estar devastada".

Combate às desigualdades

Para Obama, o atual modelo social pode estar à beira de um esgotamento. "Quando você alcanca uma certa estabilidade financeira (casas, filhos e emprego) mais dinheiro do que o necessário para manter isso não vai te deixar mais feliz", alegou.

Ele assegurou que as pessoas mais ricas, que sequer conseguem gastar todo o dinheiros que tem, precisam "reprojetar a mente" e usar seu poder de influência para ajudar e incentivar outras pessoas.

Por fim, ele confessou: "o que me faz feliz é sentar com as minhas filhas e rirmos juntos. Ou sair de mãos dadas com a Michele".

A feira reune profissionais de grandes empresas para discutir inovação e transformações digitais. A programação conta mais de 100 palestrantes confirmados e com a apresentação de mais de 50 cases de empresas nacionais e estrangeiras.

O evento

O Vtex Day está em sua 7ª edição e acontece nos dias 30 e 31 de maio. Cerca de 15 mil participantes devem passar pelo pavilhão da São Paulo Expo, na capital paulista, para acompanhar palestras e workshops voltados para o mercado de tecnologia.

As memórias da antiguidade presas nas geleiras ao redor do mundo

Presos no gelo estão minúsculas bolhas de gás, partículas de poeira, pólen e até organismos considerados fundamentais para pesquisas
Presos no gelo estão minúsculas bolhas de gás, partículas de poeira, pólen e até organismos considerados fundamentais para pesquisas VISUALCOMMUNICATIONS

Em meio ao zumbido de máquinas em um laboratório abarrotado na Suíça, François Burgay fala do "céu aberto" sobre o Mont Blanc, o monte mais alto dos Alpes e o maior da Europa. "A 4.200 metros acima do nível do mar, você nunca imaginaria que a noite fosse tão clara", diz ele. É a ausência de poluição luminosa da Terra que dá ao céu essa característica única.

"Acho que posso falar por muitos dos meus colegas quando digo que para fazer este trabalho você precisa ser essencialmente um explorador", diz Burgay sorrindo.

O homem é glaciologista, ou seja, um estudioso de geleiras na Universidade Ca' Foscari de Veneza, na Itália. Ele acampou durante uma semana em agosto de 2016 no icônico pico que separa o país da França. Foi a primeira missão de campo que fez na carreira.

Como parte de um projeto chamado Ice Memory (ou Memória de Gelo, em tradução livre), ele esteve no local para coletar amostras de gelo do glaciar Col du Dome, posteriormente armazenadas no laboratório em Grenoble, na França.

Um dia, esperam os pesquisadores, parte desses núcleos de gelo será levada à Antártida, onde cofres feitos sob medida com neve vão preservar por séculos o conhecimento contido neles.

Após esta primeira missão, a equipe encarou a montanha Illimani na Bolívia, desta vez alcançando uma geleira ao lado de um pico de 6.300 metros de altitude e coletando núcleos que precisaram ser transportados a pé, já que não havia helicópteros disponíveis.

O monte Kilimanjaro, na Tanzânia, é o próximo da lista, com uma expedição planejada para o final deste ano, e mais geleiras ameaçadas virão em seguida, à medida que novos parceiros internacionais aderirem à iniciativa franco-italiana.

Alguns dos núcleos de gelo são extraídos à mão usando um dispositivo que permite perfurar o gelo compactado da geleira
Alguns dos núcleos de gelo são extraídos à mão usando um dispositivo que permite perfurar o gelo compactado da geleira Ca'Foscari University of Venice

Corrida contra o tempo

Pesquisas mostram que as geleiras do mundo têm diminuído dramaticamente há algum tempo, provavelmente devido a mudanças climáticas provocadas pelo homem. O Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) das Nações Unidas estima que, se o aquecimento global continuar nesse ritmo, a maior parte da cobertura de gelo do planeta poderá ser perdida até o final do século, com exceção das camadas de gelo da Groenlândia e da Antártida.

"As geleiras do mundo estão literalmente desaparecendo sob nossos pés", diz Carlo Barbante, um paleoclimatologista também da Universidade Ca' Foscari e um dos fundadores do projeto Ice Memory. Para 1,5 bilhão de pessoas que dependem das geleiras para beber água e fazer irrigação, essa é uma situação catastrófica. Mas o gelo também oferece um mundo de informações.

"Nós muitas vezes nos concentramos nas ameaças imediatas trazidas pelo derretimento do gelo, como a falta de água em áreas vulneráveis ​​como o subcontinente indiano", diz Barbante. "Mas, como cientistas que estudam o gelo como um arquivo, entendemos que também estamos perdendo informações fundamentais. Sentimos que precisávamos fazer alguma em relação a isso."

Juntamente com climatologistas franceses e glaciologistas, Barbante e sua equipe partiram para resgatar amostras de gelo das geleiras do mundo. Cada núcleo de gelo representa um arquivo precioso da história que se estende por milhares de anos até o passado.

Presos no gelo estão minúsculas bolhas de gás, partículas de poeira, pólen e até minúsculos organismos que podem fornecer uma janela fundamental para o estudo de eventos que aconteceram antes de os registros humanos começarem.

Atualmente, os pesquisadores extraem um metro por vez dos núcleos de gelo, perfurando a superfície da geleira, realizando uma primeira análise visual do núcleo antes de prepará-lo para o transporte em contêineres que normalmente têm 10 cm de largura.

Esse processo é repetido centenas de vezes à medida que os pesquisadores vão cada vez mais fundo para capturar camadas mais antigas de gelo, chegando a atingir profundidades extremas, de até 900 metros.

À medida que eles cavam, cada metro de gelo se mostra mais comprimido pelo peso das camadas de cima, o que significa que conserva produtos químicos e outras partículas acumuladas por períodos mais longos.

Geleiras de montanhas têm diminuído em todo o mundo devido às mudanças climáticas: cientistas correm para preservar informações
Geleiras de montanhas têm diminuído em todo o mundo devido às mudanças climáticas: cientistas correm para preservar informações Sean Gallup / Getty

Análise detalhada

No laboratório, os núcleos são limpos e as amostras são derretidas lentamente em um ambiente controlado, para que os glaciologistas possam analisar a água e identificar nela metais ou gases, como o dióxido de carbono.

"O gelo também funciona como um paleotermômetro", diz Burgay. "Ele registra as temperaturas do ambiente onde uma certa cobertura de neve caiu em algum momento."

Usando essas informações, os pesquisadores podem reconstruir a evolução do clima da Terra ao longo de milênios, fornecendo informações valiosas que os cientistas podem usar para 'reproduzir' as mudanças climáticas.

As máquinas no laboratório de Burgay, por exemplo, estão atualmente buscando vestígios de ferro em partes de gelo com 6.000 anos de idade, extraído de um núcleo da Groenlândia. Os níveis mínimos de metal podem dar pistas sobre a atividade vulcânica antiga que lançou poeira metálica na atmosfera.

Após a limpeza, os núcleos restantes são preparados para armazenamento de longo prazo no repositório.

Os núcleos são removidos um metro de cada vez antes de serem preparados para o transporte até o laboratório
Os núcleos são removidos um metro de cada vez antes de serem preparados para o transporte até o laboratório PHILIPPE DESMAZES / Getty

"Pode-se argumentar que os núcleos de gelo estariam seguros em uma geladeira comercial em Veneza ou Paris", diz Barbante.

"Mas não estamos pensando a curto prazo. Nós não podemos prever se daqui a 200 anos alguém ainda vai poder pagar a conta de energia". A história, segundo ele, mostra como conflitos e mudanças de prioridade de pesquisas, além dos desastres naturais, dificultam a previsão de futuro de qualquer empreendimento científico de longo prazo.

Isso tem levado os cientistas a buscarem uma solução mais definitiva.

"A Antártica é o lugar mais seguro para armazenar as amostras", diz Barbante, "Primeiro, porque é uma geladeira natural, com temperaturas médias anuais em torno de -50ºC, e também porque não pertence a nenhum país específico. É a região ideal para empreendimentos científicos pacíficos".

Assinado em 1959 e em vigor desde 1961, o Tratado da Antártida reúne 53 países ativos na região, estipulando que o território "será utilizado apenas para fins pacíficos" e que "observações científicas e resultados dos experimentos na Antártida serão compartilhados e disponibilizados gratuitamente".

Pesquisadores buscam 'novas janelas' para desbravar o passado do planeta, e até estudar vírus e bactérias antigos preservados no gelo
Pesquisadores buscam 'novas janelas' para desbravar o passado do planeta, e até estudar vírus e bactérias antigos preservados no gelo Ca' Foscari University of Venice

Enquanto o tratado for mantido, diz Bess Koffmann, geóloga da Universidade do Maine, nos EUA, a Antártica continuará sendo um lugar seguro. O documento, porém, deve ser renegociado daqui a 30 anos.

"Há sempre o risco de um país se recusar a assinar o acordo para tirar proveito dos recursos inexplorados da região, como os minerais", alerta Koffmann.

Criar um santuário para o gelo que está desaparecendo também pode oferecer benefícios inimagináveis ​​hoje. À medida que novas ferramentas e tecnologias vão ficando disponíveis, isso pode permitir aos cientistas abrir novas janelas para desbravar o passado do planeta, e talvez até estudar vírus e bactérias antigos preservados no gelo.

Tecnologia

"As tecnologias evoluíram rapidamente nas últimas décadas, e nós agora estamos fazendo medições que nem sonhávamos serem possíveis há 30 ou 40 anos", diz Koffmann.

Um dia, diz Barbante, as técnicas de imagem serão tão avançadas que "vamos poder analisar os núcleos sem nem precisar tocá-los".

"Mas, para chegar a esse ponto, é essencial construir repositórios enquanto ainda podemos", diz Emma Smith, glaciologista e geofísica do Instituto Alfred Wegener, em Bremerhaven, Alemanha. "Estamos perdendo nossas geleiras muito rapidamente, e, sem arquivar as informações que elas contêm, simplesmente não estamos nos dando a chance de entender as mudanças que podem acontecer no futuro."

Os cientistas geralmente se concentram no gelo polar porque é onde eles podem descobrir os registros mais antigos, diz Smith. "Mas se você observar os núcleos de gelo regionais de geleiras menores, poderá ver mudanças em uma escala muito menor". Isso significa criar uma imagem detalhada dos climas locais, o que não seria possível analisando somente o gelo polar.

Escavações em busca de material para estudos chegam a alcançar 900 metros, segundo pesquisadores
Escavações em busca de material para estudos chegam a alcançar 900 metros, segundo pesquisadores PHILIPPE DESMAZES / Getty

A equipe do Ice Memory espera ter uma grande variedade de amostras prontas para serem armazenadas na Antártida até 2020, em um cofre construído sob medida perto da estação de pesquisa franco-italiana Concordia.

Os pesquisadores planejam empregar um método que foi testado com sucesso na Groenlândia, que envolve escavar um fosso e inserir nele um balão inflável que será usado como molde para o depósito.

"Em seguida, colocamos a neve que havíamos removido para criar o fosso de volta na estrutura e esperamos ela endurecer por alguns dias", explica Barbante. O balão é então esvaziado nesse ponto e pode ser facilmente removido.

"Dessa forma, criamos uma estrutura natural de baixo custo e sem impacto ambiental."

Uma vez de volta ao laboratório, os núcleos de gelo são empacotados em caixas protetoras e colocados em câmaras frigoríficas
Uma vez de volta ao laboratório, os núcleos de gelo são empacotados em caixas protetoras e colocados em câmaras frigoríficas JEAN-PIERRE CLATOT / Getty

Barbante admite que depois de uma ou duas décadas a estrutura provavelmente vai diminuir sob o peso de mais neve caindo sobre ela. "Mas os núcleos podem ser movidos com relativa facilidade para uma nova estrutura construída da mesma maneira", acrescenta.

O projeto já conquistou o apoio da Unesco, e Barbante diz que um número crescente de equipes, incluindo de países como Rússia, Estados Unidos e China, já está coletando material extra durante suas expedições independentes, para que possam contribuir com o projeto no futuro.

De acordo com projeções atuais, não importa o que façamos agora para reduzir as emissões globais de gases do efeito estufa, muitas das geleiras do mundo têm pouca esperança de sobreviver além de algumas gerações humanas, com parte delas perdendo um terço de seu gelo no próximo século. Logo, essas poucas centenas de metros de núcleos de gelo poderão ser tudo o que restou da informação antiga armazenada no gelo.

Os esforços de alguns destemidos exploradores que se aventuram nas montanhas para coletar esses núcleos estão ajudando a garantir que os segredos contidos neles estejam disponíveis para as próximas gerações decifrarem.