30/11/2019

BTS vence as quatro categorias principais em premiação 

Grupo levou os quatro prêmios principais no MMA
Grupo levou os quatro prêmios principais no MMA Reprodução/ Twitter

BTS quebrou mais um recorde e venceu as quatro categorias principais do Melon Music Awards 2019, que aconteceu neste sábado (30), em Seul, na Coreia do Sul. A premiação é uma das mais importantes na indústria sul-coreana e entrega os daesang, ou prêmios maiores.

Os sete meninos são o primeiro grupo de k-pop a ganhar, na mesma premiação, os prêmios de Álbum do Ano, com Map of the Soul: Persona, Música do Ano, com Boy With Luv, Gravação do Ano e Artista do Ano. Eles sozinhos levaram os quatro prêmios mais cobiçados da noite.

Os sete meninos já haviam vencido o prêmio de Top 10 Artistas do ano, Melhor Dança Masculina e Kakao Hot Star antes dos prêmios principais começarem a serem distribuídos.

No discurso, eles agradeceram aos fãs, chamados ARMY e prometeram que vão continuar se esforçando cada vez mais. 

“Eu pessoalmente não acho que eu sou tão especial, então todas as vezes que a nossa música é reconhecida dessa forma e as pessoas nos dizem que eles se sentem curados ou felizes por nossa causa, eu engasgo. Eu realmente não acho que posso desistir. Nós vamos continuar a crescer e pagar os ARMY com música boa no próximo ano e nos anos que virão”, disse o cantor V.

Os meninos também tiveram uma apresentação de cerca de 20 minutos no palco do MMA. Os fãs acreditam que os artistas soltaram um spoiler sobre o lançamento do próximo álbum, que pode sair no dia 10 de janeiro.

R7 - Jovem

Cuidados com a Pele Oleosa Utilizando Cosméticos Naturais

O fato é que todos os tipos de pele necessitam de cuidados, inclusive ou principalmente as peles oleosas. No Brasil este é o tipo mais comum que encontramos nas pessoas. E, é por esta razão que aparecem muitos mitos com relação aos cuidados que devemos ter com ela. Algo não se discute: a pele oleosa precisa, sim, de cuidados mais específicos do que os outros tipos. O sonho de quem tem a oleosidade excessiva é que os poros que ficam mais dilatados se tornem mais discretos e com isso a pele se torne mais opaca, sem perder o viço. Sem perder a aparência saudável. Existem no mercado produtos industrializados que prometem reverter a oleosidade, fechar os poros e até tratar as rugas. Muitas farmácias de manipulação brasileiras podem manipular excelentes medicamentos para combater ou melhorar a oleosidade da pele e couro cabeludo. Mas, se tratando de formulações totalmente naturais. Será que os cosméticos naturais feitos à base de óleos essenciais são realmente benéficos à pele?. Importância do Uso de Cosméticos Naturais A utilização de produtos naturais para o cuidado da pele é muito importante. A pele é o maior órgão e absorve quase tudo o que se coloca sobre ela! […]

O post Cuidados com a Pele Oleosa Utilizando Cosméticos Naturais apareceu primeiro em We Fashion Trends.

Suplementação de ferro para corredores

O que significa a deficiência de ferro para o atleta? Na prática, isso resultará em uma queda significativa no desempenho. Nesses casos, recomenda-se a suplementação de ferro, que compensará o nível desse mineral.

Como podemos prevenir as hérnias de disco

Seguindo algumas orientações simples, podemos reduzir significativamente a probabilidade de ter uma hérnia de disco.

Como o Brexit afetará o mundo dos esportes?

Não é difícil encontrar notícias sobre como o mundo dos esportes seria bastante afetado pela saída do Reino Unido da UE. Qual será o impacto do Brexit em todo o âmbito esportivo?

Conheça o gigantesco avião que transporta naves espaciais da Nasa

O gigantesco avião Super Guppy foi utilizado pela Nasa, agência espacial norte-americana, para levar a nave Orion, que será usada em uma missão para Marte, do Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida, até uma base em Ohio no dia 24 de novembro

O Super Guppy tem 143 metros de comprimento e 47 metros de largura. Só a distância da ponta da calda do avião até o solo é de 16 metros

O Super Guppy presta serviços para a Nasa há muitas décadas. O avião foi usado para transportar equipamentos necessários para as missões Apollo, que foram realizadas nos anos 60 e 70

A parte da frente do avião pode ser deslocada para comportar melhor a cargas grandes e pesadas, assim como a nave Orion

O modelo foi desenvolvido pela Aero Spacelines na década de 50 e pode transportar 25 toneladas 

O design do avião foi pensando para aumentar a capacidade do avião, melhorar o desempenho durante o voo e ainda gerar menos ruído para a parte interna

A viagem da Orion até Ohio foi necessária para realizar testes com a nave que será usada para cruzar o espaço até Marte

O equipamento espacial enfrentará uma bateria de teste e enfrentará temperatura extremas

Os cientistas planejam colocar a Orion em temperaturas inferiores a -150°C

Cerca de 1.500 pessoas foram até o aeroporto de Ohio acompanhar o pouso do avião gigante. E uma multidão também deve acompanhar retorno do Super Guppy

Provou, já era: como identificar os alimentos hiperpalatáveis, dos quais é (quase) impossível fugir

Diante deles, não há dúvidas: são alimentos difíceis de resistir. Mas como classificar os alimentos hiperpalatáveis com maior exatidão?
Diante deles, não há dúvidas: são alimentos difíceis de resistir. Mas como classificar os alimentos hiperpalatáveis com maior exatidão? Getty Images

Você vai ao cinema e pede uma pipoca. Enquanto o filme dura duas horas, o petisco não dura nem dez minutos.

É um exemplo de como ficamos diante dos alimentos chamados "hiperpalatáveis", cuja composição ativa mecanismos nos cérebro que postergam a sensação de saciedade — fazendo com que simplesmente não consigamos parar de comê-los.

Já foram feitos muitos artigos científicos e documentários sobre eles, mas um novo estudo publicado no periódico científico Obesity destaca que estes alimentos "têm sido definidos com termos descritivos, mas sem uma definição padrão".

Enquanto isso, no mundo dos leigos, é fácil identificar alguns alimentos com esse poder: batatas fritas, pizzas, hambúrgueres e sorvetes, entre muitos outros.

De 2000 a 2018, segundo o artigo na Obesity, o número anual de publicações sobre os alimentos palatáveis aumentou 550%, demonstrando o alto interesse pelo tema nas pesquisas sobre nutrição.

Os autores do estudo, da Universidade do Kansas, nos EUA, propõem agora um método mais certeiro para identificação dos hiperpalatáveis, focando nas informações nutricionais que podem ser observadas durante a compra.

Quem nunca terminou de comer a pipoca pouco depois do início do filme no cinema?
Quem nunca terminou de comer a pipoca pouco depois do início do filme no cinema? Getty Images
Afinal, como identificar esses alimentos?

"As descrições das comidas hiperpalatáveis são ao mesmo tempo muito genéricas ou muito restritivas. Por exemplo, uma descrição sugere que se trata de qualquer alimento adquirido em uma rede de fast food. No entanto, alguns desses lugares também vendem saladas ou alimentos grelhados, que não são o mesmo que um hambúrguer com queijo", diz um trecho da publicação.

Assim, com definições tão genéricas, há alimentos hiperpalatáveis que acabam não entrando na categoria de perigosos ou viciantes porque não estão em redes de fast food.

Os autores criaram três categorias combinando informações sobre a presença de gorduras, açúcares e sódio. Assim, alimentos hiperpalatáveis são aqueles com:

25% ou mais das calorias vindas de gorduras e mais de 0,3% do peso constituído de sódio; Mais de 20% das calorias vindas de gorduras e outra porcentagem superior a 20% de açúcares; Cerca de 40% das caloridas constituídas de carboidratos e mais de 0,2% do peso constituído de sódio.

Os alimentos ricos em sódio, açúcar e gorduras aumentam a propensão a obesidade, hipertensão arterial e diabetes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A obesidade é uma das grandes ameaças à saúde em nossos tempos
A obesidade é uma das grandes ameaças à saúde em nossos tempos Getty Images

Com a categorização, os pesquisadores analisaram mais de 8 mil alimentos vendidos nos Estados Unidos. Destes, 62% preenchiam os requisitos destas categorias, como pizzas, alimentos fritos e doces.

Os pesquisadores também destacaram que alimentos pouco gordurosos também podem ser hiperpalatáveis, como os vegetais preparados em molhos ou cremes.

"Os resultados sugerem que o método de preparação e processamento da comida é chave para determinar sua hiperpalatabilidade, e não apenas o produto em si", diz o estudo.

Nesse sentido, os autores advertem para o uso do sal como realçador de sabor, mas que tem como consequência a provável maior dependência disso. Eles também apontam que a combinação de ingredientes é o que muitas vezes determina a hiperpalatabilidade de um produto.

O estudo reconhece algumas de suas limitações, como a concentração em alimentos sólidos, mas desta que serve para que "as pesquisas validem uma definição específica e quantitativa dos hiperpalatáveis".

Black Friday: as cadeiras confortáveis que você busca

Jogar online é muito divertido, mas passar muito tempo na mesma posição ou sentado por longas horas diante do computador pode até prejudicar a coluna. A boa notícia é que há cadeiras modernas, com design ergonômico e tecnologia de ponta para acabar com esse desconforto. Vem conferir!

Neste artigo existem links nos quais o R7 pode ou não ganhar uma porcentagem na venda

Inspiração automotiva
Sistema de inclinação com travas e apoios almofadados para os braços são algumas características deste modelo. Ele tem encosto vazado e é inspirado em bancos de carros esportivos.

Comprar agora na Amazon


Sofisticação do couro
Com revestimento de couro e costura de fibra de carbono, este modelo  já nasce um clássico que combina com qualquer ambiente. O material é resistente e oferece maior durabilidade.

Comprar agora na Amazon

Simples e funcional
A riqueza mora nos detalhes deste modelo funcional, resistente e confortável. Seu encosto de cabeça tem encaixe perfeito e o revestimento garante maior durabilidade.

Comprar agora na Amazon

Alta tecnologia
Com estrutura metálica e revestimento de tecido sintético, esta cadeira suporta até 120kg de maneira confortável, graças à espuma densa e à composição de PVC carbono.

Comprar agora na Amazon

Moderna e robusta
Outro modelo de PVC carbono com braços revestidos e tecido sintético. Sua estrutura metálica permite acomodar peso de até 120kg, além de apoiar confortavelmente a cabeça.

Comprar agora na Amazon

Cheia de estilo
Conforto e resistência são o lema desta composição, que se ajusta confortavelmente às necessidades do jogador. O encosto de cabeça permite um posicionamento adequado à utilização prolongada.

Comprar na Amazon

Inclinação ao conforto
Com apoio ergonômico completo, tem apoio estofado  para braços e cabeça, ajuste na inclinação até 15 graus e rodinhas de nylon que não vão riscar nem marcar o piso.

Comprar agora na Amazon

Ergonomia total
Uma superpotência em forma de cadeira, que resiste até a 200kg, fabricada em materiais nobres como poliuretano e detalhes de fibra de carbono. Encosto, braços e elevação ajustáveis para maior conforto.

Comprar agora na Amazon

Gugu ganha mais de 1 milhão de fãs no Instagram após a morte

O apresentador Gugu morreu na última sexta-feira (22), nos EUA, e recebeu homenagens de familiares, amigos e fãs pelas redes sociais. Desde então, seu perfil no Instagram ganhou mais de 1 milhão de seguidores, subindo de 1,9 milhão para 2,9 milhões.

Leia também: Sob aplausos e choro, corpo de Gugu Liberato é enterrado em SP

A comoção pela morte do apresentador da Record TV movimentou a internet nos últimos dias e o nome de Gugu ficou entre os assuntos mais comentados das redes sociais diversas vezes nesta semana. 

"Quando morre um algum famoso, muitas pessoas estão buscando uma forma de entender as emoções a respeito daquela situação e por isso acessam as redes sociais. Os fãs ficam interessados em saber como está a família e também expressar os próprios sentimentos", explica a psicóloga Valéria Tinoco, especialista em luto.

Essa vontade de acompanhar um ídolo após a morte não é algo novo e nem exclusivo da internet. A psicóloga compara a visitação turística de túmulos de personalidades com o acesso aos perfis nas redes. 

Leia mais: Familiares, fãs e amigos dão adeus a Gugu Liberato em enterro

"Viajar para visitar um cemitério ou começar a seguir um famoso não é mórbido. Existe um interesse das pessoas de estarem ligadas com as emoções humanas que são difíceis de serem tratadas, como a morte", afirma Valéria.

Conta memorial

As contas nas redes sociais de pessoas que morreram podem continuar ativas para que amigos e familiares sigam acessando. Uma outra alternativa é transformar o perfil em um memorial. 

"As figuras públicas continuam tendo importância para a sociedade mesmo após a morte. É um legado que o público se sentiria órfão se desaparecesse. As ideias que o famoso representava seguem existindo e as redes sociais são uma forma de continuar com isso", explica a psicóloga.

No caso do Instagram, a família que decidir manter o perfil da pessoa que morreu deve enviar documentos comprovando parentesco e certidão de óbito.

Leia também: "Escreveu a mais bela trajetória da vida", diz Geraldo Luís sobre Gugu

O perfil de uma conta transformada em memorial não é exibido de forma diferente de uma conta comum. As publicações que a pessoa falecida compartilhou, incluindo fotos e vídeos, permanecem no Instagram e ficam visíveis para o público.

O Instagram explica em sua página de suporte ao usuário que após a transformação da conta ninguém pode alterar as publicações ou informações nela existentes.

O Facebook também tem a possibilidade de transformar o perfil em memorial. As regras e as condições são as mesmas do Instagram. A única diferença é que a página recebe a indicação "em memória".

Questões legais

Não existe uma lei específica para tratar quem fica responsável por um perfil na rede social. Seguindo as orientações de cada uma, é possível fazer o pedido de memorial para qualquer perfil. 

"Segundo as regras gerais de sucessão, um representante da família tem legitimidade para representar o falecido e isso inclui os perfis nas redes sociais", diz o advogado Renato Moraes, especializado em direito digital e civil.

Segundo o advogado, se a rede social gerar alguma receita com as postagens é possível vincular o perfil a uma empresa e assim deixar a propriedade legal da página em testamento. 

"É possível também deixar explícito em testamento o desejo de encerrar as contas. Dessa forma, o desejo da pessoa passa a ser um encargo e o herdeiro fica responsável por cumprir esse pedido", diz Moraes.

Veja também:

Familiares, fãs e amigos dão adeus a Gugu Liberato em enterro

O cachorro-lobo de 18 mil anos que intriga os cientistas

LOVE DALÉN

Cachorro ou lobo? A pergunta intriga cientistas que estudam um filhote de 18 mil anos que foi encontrado praticamente intacto na Sibéria, região da Rússia.

O corpo do animal, que tinha dois meses quando morreu, foi preservado graças ao permafrost (solo composto por terra, gelo e rochas congelados) da região da Rússia, com pelo, nariz e dentes intactos.

A técnica de datação por radiocarbono permitiu determinar tanto a idade do animal ao morrer quanto o período em que ele esteve congelado.

Já a análise genética, por outro lado, indicou que o filhote era macho.

SERGEY FEDOROV

Mas Love Dalén, do Centro de Paleogenética da Suécia, levanta a questão em aberto: "Era um membro de uma alcateia ou o cachorro mais antigo já encontrado?".

Os especialistas realizaram um sequenciamento do DNA, mas ainda assim não foi possível determinar a espécie. Uma hipótese levantada foi a de que o animal seria um elo evolucionário entre lobos e cachorros modernos.

Dave Stanton, do mesmo centro sueco de paleogenética, afirmou à CNN que o sequenciamento genético indicava que o animal teria vindo de uma população que é ancestral comum de cachorros e lobos.

SERGEY FEDOROV

O sequenciamento do DNA deve continuar a fim de revelar mais informações sobre a evolução dos cachorros e dos lobos.

O filhote foi apelidado de "Dogor", que significa "Amigo" na linguagem yakut, falada na Sibéria.

Love Dalen

Afirma-se que os cachorros modernos sejam descendentes dos lobos, mas não há consenso sobre o início da domesticação dos cachorros.

Um estudo publicado em 2017 sugere que esse processo tenha ocorrido entre 20 mil e 40 mil anos atrás.

Luz branca ou amarela para o interior da sua casa?

Uma boa iluminação é essencial para que todos os ambientes da nossa casa sejam seguros e funcionais. Luz branca ou luz amarela? Hoje, lhe contaremos tudo sobre esses tipos de luz.

Carta de Einstein para antigo assistente será leiloada em Israel

Carta escrita por Albert Einstein será leiloada em Israel
Carta escrita por Albert Einstein será leiloada em Israel Pixabay

Uma carta com conteúdo sobre a chamada "Teoria de Tudo", escrita por Albert Einstein para o antigo assistente, o matemático Ernst Gabor Strauss, será leiloada pelo preço inicial de US$ 20 mil (R$ 85,2 mil), em Jerusalém, em Israel, informou a casa Kedem Auction House.

O documento, escrito em alemão, em junho de 1950, o físico aborda detalhes complexos da "teoria do campo unificado", em que trabalhou nas últimas três décadas da vida e que consistia em unificar todas as normais fundamentais que regem a natureza, em um marco teórico, que não conseguiu desenvolver completamente.

Einstein faz na carta uma longa dissertação científica com equações para responder as críticas de Strauss, que entre 1944 e 1948 foi seu auxiliar no Instituto de Estudos Avançados de Princeton, nos Estados Unidos.

"Me alegra que esteja trabalhando tão duro na questão da compatibilidade. Mas, não acho que suas preocupações estejam justificadas. Gostaria de formular a prova para que suas cartas sejam levadas em conta", argumenta o físico.

O documento foi adquirido há alguns meses pela Kedem Auction House, que a colocará a venda para próxima terça-feira.

Um representante da casa de leilões israelense não quis revelar à Agência Efe a origem da carta, e nem quem a vendeu.

Árvore gigante rara de 535 anos foi derrubada em Santa Catarina para virar cerca

'É um problema cultural do nosso país, onde as pessoas não sabem o valor de uma árvore', diz especialista sobre derrubada de imbuia, espécie que é símbolo de Santa Catarina
'É um problema cultural do nosso país, onde as pessoas não sabem o valor de uma árvore', diz especialista sobre derrubada de imbuia, espécie que é símbolo de Santa Catarina Polícia Militar Ambiental de SC

Era alta como um prédio de dez andares, larga a ponto de só poder ser abraçada por seis pessoas juntas e mais antiga que a chegada do navegador Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

Essa gigante imbuia, árvore símbolo de Santa Catarina, foi derrubada para virar cerca, segundo o cenário encontrado por policiais militares ambientais.

O crime ambiental foi cometido em um terreno na via Linha Coração, em Vargem Bonita (SC), em fevereiro de 2018, mas só agora uma análise ainda inédita apontou a idade da imbuia gigante: ao menos 535 anos.

"É um problema cultural do nosso país, onde as pessoas não sabem o valor de uma árvore. Aquelas que caem por ação da natureza deveriam ser exploradas de forma mais nobre, virar peça de museu. Mas fazer uma derrubada de uma árvore rara saudável para fazer palanque de cerca é duplamente criminoso", afirmou o professor Marcelo Scipioni, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em árvores gigantes.

Desmatamento na Amazônia é 'perda irreparável', diz especialista em recuperação ambiental

Ecoturismo faz renascer região abalada por um dos piores desastres ambientais do governo militar

A idade foi estimada por Scipioni e outros dois pesquisadores a partir da análise dos anéis de crescimento das árvores, que servem de base para a datação por meio da ciência chamada dendrocronologia.

Como a umidade e outras variações climáticas interferem no tamanho desses anéis de um modo distinto ao longo do tempo, pesquisadores agora buscam outras imbuias antigas para uma análise de construção climática dos últimos séculos que permita determinar com mais exatidão a idade da árvore.

Essa árvore, de nome científico Ocotea porosa, pode ser encontrada em florestas de araucária no Paraná, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A espécie tem madeira de cor que varia do pardo-claro-amarelado ao pardo-acastanhado, folhas de até 10 cm, casca grossa, tronco tortuoso e copa arredondada.

E, por causa da exploração desenfreada, entrou para a lista de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção.

Ou seja, são proibidos "coleta, corte, transporte, armazenamento, manejo, beneficiamento e comercialização" da imbuia, à exceção dos "exemplares cultivados em plantios devidamente licenciados".

O policial militar ambiental Teylor Comunello, que dá nome a uma espécie de flor que descobriu em sua pesquisa sobre orquídeas, relata ter sentido tristeza ao ver árvores raras no chão — foram derrubadas uma imbuia e 16 araucárias.

"Nunca tinha visto uma árvore assim, desse tamanho, cortada desse jeito. É bem triste porque, além de ser uma espécie ameaçada de extinção, é centenária e rara. Um desperdício", afirmou à reportagem. Ele participou do trabalho de remoção da árvore, que agora está exposta na sede da Polícia Ambiental para fins educativos.

 

Árvore exposta pela Polícia Militar Ambiental de SC na cidade de Joaçaba para fins educativos
Árvore exposta pela Polícia Militar Ambiental de SC na cidade de Joaçaba para fins educativos Polícia Militar Ambiental de SC

O uso em cercas ocorre porque a madeira é bastante resistente a intempéries, e pode resistir no solo por nove anos, em média.

Comunello estima que no mercado ilegal o valor dessa imbuia poderia girar em torno de R$ 4 mil, caso fosse transformada em estaca de cerca, ou passar de R$ 20 mil se fosse vendida à indústria madeireira.

A madeira dessa árvore é moderadamente densa e pode ser usada no manejo autorizado como viga, porta e móveis finos de alta qualidade.

O valor de mercado poderia superar, portanto, a multa de R$ 12.750 aplicada ao proprietário do imóvel, em razão da derrubada desta árvore junto de outros 16 exemplares da também ameaçada araucária (Araucaria angustifolia, ou pinheiro-brasileiro).

 

Amostra da árvore sob análise da ciência chamada dendrocronologia
Amostra da árvore sob análise da ciência chamada dendrocronologia Marcelo Scipioni

Os agentes chegaram ao local do desmate ilegal após uma denúncia, mas não encontraram pessoas ou equipamentos ali. Nenhum suspeito foi identificado desde então.

Segundo a Polícia Ambiental de SC, a derrubada de árvores teria sido feita à revelia dos donos do terreno, mas estes acabaram multados por serem, em última instância, os responsáveis pela área. A recuperação ambiental do local começou em maio deste ano.

A reportagem não conseguiu localizar os donos do terreno.

 

Derrubada ilegal de 17 árvores raras rendeu multa de R$ 12.750 Mapeamento de árvores gigantes
Derrubada ilegal de 17 árvores raras rendeu multa de R$ 12.750 Mapeamento de árvores gigantes Polícia Militar Ambiental de SC

Se não tivesse sido derrubada, essa imbuia de Vargem Bonita teria entrado para o mapeamento de árvores gigantes no sul do país conduzido pelo professor Scipioni, da UFSC, com auxílio também da Polícia Ambiental de Santa Catarina.

Publicado em 2017, um trabalho liderado por ele percorreu mais de 6,8 mil km ao longo de três anos e identificou as últimas 13 araucárias gigantes (acima de 2 metros de diâmetro nessa espécie) da região.

"Essas árvores gigantes são importantes para os ecossistemas porque geram várias cavidades que são habitats para vários animais, como insetos, aves e mamíferos, e outros seres vivos, como as epífitas, além de contribuir para entendermos o ciclo de vida da espécie e podermos também fazer um manejo sustentável para a exploração madeireira", explica Scipioni.

A maior das araucárias, conhecida como "Pinheirão", fica em São Joaquim (SC) e é a única que supera os 3 metros de diâmetro. Ou seja, precisaria de seis pessoas para ser abraçada.

"A escassez dessa madeira no mercado tornou essas árvores muito atraentes porque o volume de madeira em posições altas do tronco seria suficiente para viabilizar economicamente a exploração na época do ciclo madeireiro. Ela certamente teria sido explorada se o dono atual da fazenda e seus antepassados não tivessem recusado ofertas de madeireiras", escrevem os autores do mapeamento.

 

Professor argentino Fidel Roig também atuou na análise da idade da imbuia
Professor argentino Fidel Roig também atuou na análise da idade da imbuia Marcelo Scipioni

As imbuias gigantes passam atualmente por levantamento semelhante, mas, até agora, só foi identificado um exemplar acima de 2 metros de diâmetro.

Essa espécie costuma ser a mais longeva da floresta de araucária, viver mais de 500 anos e superar os 30 metros de altura. Mas o tamanho não tem necessariamente relação com a idade de uma árvore, já que há espécies que crescem rapidamente, como o Eucaliptus regans (que passa de 80 metros de altura), mas não são multisseculares.

Scipioni afirma que o levantamento por enquanto se atém à identificação dessas árvores, mas a análise da longevidade delas demanda mais tempo. Mais informações podem ser encontradas no site do projeto.

O pesquisador também mapeou como esses enormes troncos de árvores se tornaram monumentos em cidades do interior do país. "A maioria das pessoas valoriza mais as árvores mortas do que vivas", critica Scipioni.

O 'assassinato' da árvore de quase 5 mil anos

O estudo da idade das árvores também oferece riscos.

Como a análise passa pela contagem dos anéis associada a diversas outras técnicas, identificar a idade de uma árvore viva envolve um tipo de furadeira que permite remover parte do núcleo da árvore sem matá-la.

Mas as coisas podem não ocorrer como esperado.

Nos EUA, em 1964, o então universitário Donald Rusk Currey coletava uma amostra de um pinheiro do tipo bristlecone, mas conta-se que a broca ficou presa na enorme árvore localizada no Estado de Nevada.

Como o equipamento é caro, ele e um guarda florestal teriam derrubado a árvore para recuperar a broca. Há também uma versão da história que aponta que a derrubada visava a retirada por completo de uma amostra da árvore.

De todo modo, autoridades do serviço florestal à época avaliaram que o exemplar não tinha nada de especial e autorizaram a derrubada dele.

 

Pinheiro bristlecone na Grande Bacia, no oeste dos Estados Unidos
Pinheiro bristlecone na Grande Bacia, no oeste dos Estados Unidos Getty Images

Só depois é que o estudante de geografia descobriu que aquele exemplar de Pinus aristata, batizado de Prometeu, tinha quase 5.000 anos, vindo a ser a árvore mais antiga já registrada até então.

O episódio trágico teve ao menos dois grandes efeitos positivos: gerou uma onda de medidas de preservação em torno das árvores gigantes e levou a muitos achados científicos que contribuíram para a pesquisa da flora e do clima.

"Em razão da idade, essas árvores funcionam como cofres climáticos, armazenando dados de milhares de anos em seus anéis", explica o Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos.

Incêndios na Amazônia 'intensificam derretimento de gelo nos Andes'

Povoado andino na Bolívia; pesquisadores alertam para impacto da fumaça no derretimento de gelo e, em consequência, no abastecimento de água para milhões de pessoas
Povoado andino na Bolívia; pesquisadores alertam para impacto da fumaça no derretimento de gelo e, em consequência, no abastecimento de água para milhões de pessoas Getty Images/ BBC NEWS BRASIL

A fumaça originada na queima de florestas da Amazônia pode intensificar o derretimento dos glaciares na América do Sul, o que alimenta preocupações de eventual crise de falta d'água na região.

Isto porque o derretimento das geleiras tropicais fornece água para milhões de pessoas.

O alerta vem de uma equipe de pesquisadores que recriou, em modelos, o movimento e o efeito das partículas de fumaça nas geleiras andinas e compararam suas conclusões com imagens de satélite.

Eles dizem que o impacto da fumaça e do derretimento será sentido em todo o continente.

"O desmatamento e os incêndios na Amazônia, que ocorrem principalmente na Bolívia, Peru e Brasil, não podem ser considerados uma questão local", alerta Newton de Magalhães Neto, doutor em geociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador no Laboratório de Geoprocessamento do Instituto de Geografia Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

"Eles têm implicações sociais em escala continental, porque acelerar a perda de geleiras aumenta o risco de uma crise hídrica e a vulnerabilidade de várias comunidades andinas diante das mudanças climáticas."

Como os incêndios na floresta afetam o gelo a centenas de quilômetros de distância?

A primeira coisa que Magalhães Neto e coautores — Heitor Evangelista, também da UERJ; e pesquisadores da Universidade Grenoble Alpes, na França — o estudo, publicado no periódico Scientific Reports, se propôs a fazer foi verificar se a fumaça dos incêndios na Amazônia poderia alcançar os glaciares nos Andes.

O estudo focou em dados de dois anos, 2007 e 2010, quando ocorreram mais incêndios do que o habitual na floresta Amazônica, e em um glaciar específico, o Zongo, na Bolívia.

Dados atmosféricos mostraram que a fumaça dessas queimadas, particularmente partículas de carbono preto, foi transportada pelo vento e depositada nas geleiras das montanhas.

"Uma vez depositado na geleira, o [carbono preto escurece] a superfície da neve/gelo, o que reduz sua capacidade de refletir a radiação solar — ou a luz solar", explica Magalhães Neto.

Em resumo, uma superfície escura absorve mais energia do sol, o que intensifica o derretimento.

A descoberta não foi tão surpreendente assim porque o mesmo processo já fora observado em outras partes do mundo.

"A Groenlândia recebe grandes quantidades de carbono preto com origem em combustíveis fósseis devido a processos industriais na América do Norte e na Europa", explica Neto. "E o carbono preto originado na queima de combustíveis fósseis e biomassa no hemisfério norte acelerou o derretimento das geleiras no Ártico".

 

 Dados atmosféricos mostraram que a fumaça das queimadas foi transportada pelo vento e depositada nas geleiras das montanhas
Dados atmosféricos mostraram que a fumaça das queimadas foi transportada pelo vento e depositada nas geleiras das montanhas Getty Images/ BBC NEWS BRASIL

Qual poderia ser o impacto disso?

 

Comunidades em todo o continente dependem do derretimento das geleiras nos Andes para o seu abastecimento de água, o que significa que o impacto deste processo será sentido em uma área grande.

Ryan Wilson, da Universidade de Huddersfield, na Inglaterra, estuda o impacto das mudanças climáticas nas geleiras dos Andes há cinco anos. Ele disse que o estudo demonstrou o impacto a longa distância dos incêndios na Amazônia.

Mas ele alertou que o estudo analisa apenas uma geleira, acrescentando que são necessárias "mais investigações para entender o panorama em escala regional".

 

Cantores de k-pop e comparsas são sentenciados à prisão por estupro

Cantores foram sentenciados à prisão por estupro
Cantores foram sentenciados à prisão por estupro Montagem R7/ Reprodução/ Instagram

Os cantores Jung Yoon Young e Choi Jong Hoon foram sentenciados à prisão pelo caso de estupro agravado de uma mulher inconsciente, ou seja, quando existe mais de um autor, em 2016. O veredito foi decretado na manhã desta sexta-feira (29).

A corte sentenciou Yoon Young a seis anos de prisão e Jong Hoon a cinco, responsabilizando os dois e mais cinco envolvidos no crime por abusar sexualmente de uma mulher que não tinha como se defender.

Além da sentença, eles terão que prestar 80 horas em um programa de reabilitação sobre violência sexual e não podem trabalhar em instituições focadas em crianças e adolescentes pelos próximos 5 anos.

Além de abusarem da mulher, os homens também compartilharam imagens e vídeos eróticos gravados sem consentimento em um grupo de mensagens.

A acusação tinha pedido inicialmente uma sentença de 7 anos de prisão para Yoon Young, tempo que foi diminuído na sentença final, além de uma restrição de 10 anos para trabalhar em instituições para jovens.

R7 - Jovem

29/11/2019

Black Friday: achamos as malas de viagem que você buscava

O fim do ano chegou e, se você ainda não se planejou para viajar durante o verão, é hora de começar os preparativos. Que tal investir em um conjunto novo de malas? É um item fundamental para levar suas coisas com conforto e segurança nas férias que se aproximam. Vem ver o que separamos nesta semana de descontos da Black Friday.

Neste artigo existem links nos quais o R7 pode ou não ganhar uma porcentagem na venda

Mundo rosa
Um conjunto completo, com malas de três tamanhos diferentes e uma frasqueira prática. Vem com cadeado, rodinhas duplas para deslize completo 360 graus e um estilo arrebatador.

Compre agora na Amazon

Dupla original
Este kit dourado da marca Yins vem com duas malas, tamanho G e M, fabricadas em material resistente e rodinhas de giro completo, que deslizam suavemente. 

Comprar agora na Amazon

Tudo azul
Este kit de malas Linea Portinari é composto por três unidades de diferentes tamanhos. Produzidas em material resistente e rígido, também apresentam rodinhas deslizantes 360 graus.

Comprar agora na Amazon

Prata da casa
Dupla de malas tamanhos P e M para 10kg e 23kg, feitas em material rígido e altamente resistente. Têm alças que deslizam para maior conforto, rodinhas  e um estilo moderno e arrojado.

Comprar agora na Amazon

Kit padrão
Conjunto padrão de malas nos tamanhos P, M e G, ideal para famílias que viajam juntas. Tem alças reguláveis automaticamente e rodinhas, para garantir maior conforto no transporte.

Comprar agora na Amazon

Água viva
Lindo e cheio de estilo, este conjunto é composto por duas malas de viagem e uma frasqueira. São produzidas em material resistente e acompanham um cadeado com fecho por senha.

Comprar agora na Amazon

Curta distância
Quem viaja sozinho ou para uma distância menor, a dica é comprar uma dupla como esta: com alças reforçadas, rodinhas e feita em material resistente. Só não precisa deixar o estilo de lado.

Comprar agora na Amazon

Alegria de viver
Com estampa de selos e um ar irreverente, este conjunto oferece mais que malas para transporte. Vem com tapa-olho e uma almofada de pescoço, para garantir a plenitude do sono da beleza.

Comprar agora na Amazon

Estilo croco
Bolsa de mão, mala tamanho médio e uma almofada de pescoço fazem parte deste kit funcional. O conjunto tem alças resistentes, zíper reforçado e um estilo inconfundível.

Comprar agora na Amazon

Black Friday: as cadeiras confortáveis que você busca

Jogar online é muito divertido, mas passar muito tempo na mesma posição ou sentado por longas horas diante do computador pode até prejudicar a coluna. A boa notícia é que há cadeiras modernas, com design ergonômico e tecnologia de ponta para acabar com esse desconforto. Vem conferir!

Neste artigo existem links nos quais o R7 pode ou não ganhar uma porcentagem na venda

Inspiração automotiva
Sistema de inclinação com travas e apoios almofadados para os braços são algumas características deste modelo. Ele tem encosto vazado e é inspirado em bancos de carros esportivos.

Comprar agora na Amazon


Sofisticação do couro
Com revestimento de couro e costura de fibra de carbono, este modelo  já nasce um clássico que combina com qualquer ambiente. O material é resistente e oferece maior durabilidade.

Comprar agora na Amazon

Simples e funcional
A riqueza mora nos detalhes deste modelo funcional, resistente e confortável. Seu encosto de cabeça tem encaixe perfeito e o revestimento garante maior durabilidade.

Comprar agora na Amazon

Alta tecnologia
Com estrutura metálica e revestimento de tecido sintético, esta cadeira suporta até 120kg de maneira confortável, graças à espuma densa e à composição de PVC carbono.

Comprar agora na Amazon

Moderna e robusta
Outro modelo de PVC carbono com braços revestidos e tecido sintético. Sua estrutura metálica permite acomodar peso de até 120kg, além de apoiar confortavelmente a cabeça.

Comprar agora na Amazon

Cheia de estilo
Conforto e resistência são o lema desta composição, que se ajusta confortavelmente às necessidades do jogador. O encosto de cabeça permite um posicionamento adequado à utilização prolongada.

Comprar na Amazon

Inclinação ao conforto
Com apoio ergonômico completo, tem apoio estofado  para braços e cabeça, ajuste na inclinação até 15 graus e rodinhas de nylon que não vão riscar nem marcar o piso.

Comprar agora na Amazon

Ergonomia total
Uma superpotência em forma de cadeira, que resiste até a 200kg, fabricada em materiais nobres como poliuretano e detalhes de fibra de carbono. Encosto, braços e elevação ajustáveis para maior conforto.

Comprar agora na Amazon