31/12/2020

Paper squishy: tutorial fácil e rápido para fazer o seu e imprimir

Nunca foi tão fácil e divertido fazer um paper squishy. Existem muitos moldes prontos e ideias encantadoras que ficam disponíveis na internet. É um ótimo passatempo para as crianças, mas serve também para os adultos que adoram colorir desenhos. Relaxe a mente e as mãos através da textura macia do paper squishy, é perfeito para […]

O post Paper squishy: tutorial fácil e rápido para fazer o seu e imprimir apareceu primeiro em Artesanato Passo a Passo!.

Veja as tecnologias que ficaram mais populares durante a pandemia

A tecnologia vem sendo grande aliada da humanidade para o seu desenvolvimento e não foi diferente no combate à pandemia de covid-19. Com dispositivos auxiliando nas mais diferentes frentes, a parceria entre humanos e equipamentos tecnológicos foram de suma importância ao longo de 2020

Durante a pandemia, os drones passaram a ser muito utilizados devido a sua facilidade de locomoção sem contato entre as pessoas. Entre as suas funções, os equipamentos voadores auxiliaram na entrega de insumos médicos e testes de covid-19, no mapeamento das cidades para prevenir aglomerações e, além disso, para monitorar a temperatura das pessoas pelas ruas

Como medida contra a disseminação do coronavírus, os robôs também surgiram como uma alternativa para reduzir a quantidade de interação direta entre as pessoas. Diante disso, eles passaram a ser utilizados na entrega de alimentos em alguns restaurantes, na coleta de lixo para evitar o contato com objetos contaminados e, principalmente, na triagem dos hospitais, locais de alto risco de contaminação 

Utilizada pela sua capacidade de análise de bancos de dados, a Inteligência Artificial (IA) foi muito importante ao longo deste ano por conseguir produzir laudos médicos preciso em relação à covid-19, por mapear o perfil de pessoas que estavam sendo afetadas pela doença, e também por monitorar, geograficamente, o avanço dos casos da doença

Usadas com o intuito de diminuir o contato entre as pessoas, as câmeras térmicas foram bastante utilizadas em supermercados e aeroportos. Isso porque, ao invés dos termômetros tradicionais que medem a temperatura de uma pessoa por vez, estes dispositivos podem verificar a temperatura de até 15 pessoas de uma vez, evitando a formação de filas.

Tecnologia que já foi usada contra outras doenças, a higienização através de luzes ultravioletas do tipo C (UVC) voltou a ganhar força durante esta pandemia. Ela foi utilizada para higienizar produtos de supermercados recém comprados e ambientes com grande risco de contaminação, como transporte público e hospitais. 

Com a recomendação de não frequentar locais com possíveis aglomerações, a telemedicina também apareceu na pandemia como uma alternativa a consultas presenciais ao médico. Esses atendimentos foram feitos tanto em relação a doenças anteriores à covid-19, como consultas com psicólogos e atendimentos gerais, como para checar sintomas do coronavírus.

Seguindo a tendência da telemedicina, o ensino a distância (EAD) foi a alternativa encontrada por escolas e faculdades para que a educação não fosse totalmente paralisada durante a pandemia da covid-19. Utilizando diversos aplicativos de videochamadas e até mesmo o WhatsApp, alunos e professores puderam se conectar através desta tecnologia.

Segurança: saiba como proteger suas contas nas redes sociais 

Usuários devem ficar atentos à composição de suas senhas
Usuários devem ficar atentos à composição de suas senhas Flickr

A pandemia causada pelo coronavírus, e falta de contato presencial entre as pessoas, fez com que elas passassem a utilizar mais as redes sociais. Por conta disso, aumentou-se também a necessidade de cuidados com as suas respectivas contas, com o objetivo dos usuários se protegerem de golpes e possíveis fraudes.

Cuidados com as senhas

O primeiro passo para proteger uma conta na rede social é utilizar uma senha forte e segura. De acordo com José Milagre, advogado e perito em crimes cibernéticos, é importante fugir de senhas com sequências numéricas básicas (1-2-3-4, por exemplo), e também de palavras simples usadas diariamente.

Leia mais: Veja as ameaças cibernéticas que mais afetaram os usuários em 2020

“Hoje existe o ‘ataque de dicionário', onde os criminosos testam, através de programas, todas as palavras do dicionário para terem acesso à senha do usuário”, ressalta o especialista. “Para evitar isso, é muito importante que a composição destes códigos tenha letras, números, caracteres especiais (como asterisco e travessão) e cerca de 10 dígitos.”

Segundo o advogado, utilizar senhas distintas para diferentes redes sociais, como Instagram e Facebook, também é uma alternativa para que as pessoas evitem a invasão de criminosos a mais de uma conta, caso eles já tenham acessado alguma delas.

No que diz respeito à proteção da conta, uma outra orientação é utilizar a autenticação de dois fatores. "Nós recomendamos a autenticação em duplo fator porque, caso o criminoso tenha acesso ao login e senha do usuário, ele vai precisar de mais uma uma informação para entrar na conta, informação essa que chegará especificamente ao dispositivo da vítima”, destaca José.

Atenção ao uso de computadores públicos

Com as pessoas usando cada vez mais computadores públicos, como o das empresas, é muito importante ficar atento aos logins que ficam salvos nos dispositivos que você acessou. O especialista em crimes cibernéticos afirma que uma alternativa é utilizar, nestes acessos, as navegações privadas através de janelas anônimas, além de sempre remover as credenciais salvas.

leia mais: Arqueólogos desenterram banca de comida de rua em Pompéia

“Essas navegações privadas garantem que, em um computador compartilhado, as pessoas que o acessarem depois não tenham acesso aos sites que você acessou. Por padrão, este tipo de navegação limpa históricos e não deixa senhas armazenadas, diz o diretor da consultoria CyberExperts.

Evite acessar links muito chamativos

Entre as medidas de segurança que os usuários de redes sociais podem adotar, também estão os cuidados com o famoso phishing, o golpe dos links falsos que, normalmente, através de promoções e notícias chamativas, atraem as pessoas para sites fraudulentos.

“O phishing vinha predominantemente por e-mail, mas de um tempo pra cá temos percebido ele muito presentes em aplicativos de mensagem como o WhatsApp e o Messenger. Logo, as pessoas precisam tomar cuidado com a curiosidade porque, a partir do momento que você acessa o link, você pode estar cedendo as suas credenciais de acesso aos criminosos”, ressalta José Milagre.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Paulo Guilherme

REVIEW: Collection of SaGa Final Fantasy Legend traz de volta uma grande aventura

Collection of SaGa Final Fantasy Legend traz os três primeiros jogos da franquia SaGa compilados no mesmo pacote

LG NanoCell: Especialista explica tecnologias da nova linha de smart TVs 4K e 8K

Entenda como a LG NanoCell traz tecnologias de som e vídeo inteligente para o conforto da sua casa

Apple remove aplicativo que promove festas secretas durante a pandemia de covid-19

O aplicativo Vybe Together afirma que organiza festas secretas todos os fins de semana
O aplicativo Vybe Together afirma que organiza festas secretas todos os fins de semana VybeTogether/TikTok/TaylorLorenz

Um aplicativo americano que promovia festas privadas durante a pandemia de covid-19 foi removido da Apple App Store, loja de aplicativos da empresa de tecnologia.

O Vybe Together se autodenomina uma "comunidade privada para encontrar, participar e hospedar festas".

Um vídeo recente em sua conta na rede social TikTok afirmava que a ferramenta organizava festas privadas todos os fins de semana.

Embora sua conta na plataforma, assim como seu próprio site, tenham sido retirados, a empresa promete retornar às atividades.

"A App Store nos derrubou! Nós voltaremos! Siga para se manter atualizado!", afirmou a empresa na descrição de sua conta no Instagram.

Como funciona

Os usuários do aplicativo precisavam enviar um perfil para aprovação, incluindo o identificador do Instagram, bem como fotos "festejando", relatou o portal de notícias The Verge.

Uma vez ativado, os usuários poderiam se inscrever para participar de festas. E sua participação seria aprovada pelos organizadores.

Os candidatos aprovados recebem um endereço apenas duas horas antes do evento.

Um representante do aplicativo disse ao The Verge que a ferramenta tinha alguns milhares de usuários.

"Algumas pessoas terríveis criaram um aplicativo para encontrar e promover grandes festas secretas e inseguras e estão usando o TikTok para comercializá-lo para milhões de pessoas", tuitou o repórter do New York Times Taylor Lorenz, compartilhando imagens de um vídeo promocional do aplicativo divulgado no TikTok.

O vídeo mostrava pessoas dançando e anunciava uma festa de Ano Novo em Nova York.

Mas em Nova York as reuniões internas e externas são limitadas a 10 pessoas, e os bares e restaurantes estão fechados.

O TikTok disse à BBC que a conta foi removida por violar as diretrizes da comunidade. O perfil tinha apenas 139 seguidores e três vídeos.

O aplicativo Vybe Together não respondeu a um pedido de comentário da reportagem.

No entanto, uma página em seu site, agora removido, afirmava: "Estamos cientes de que a covid é um grande problema de saúde… Fazer festas em grande escala é muito perigoso. É por isso que não apoiamos isso."

"Mas Vybe é um meio-termo, sem grandes festas, mas pequenas reuniões. Poderíamos estar vivendo, pelo menos um pouco durante esses tempos, com Vybe."

Top 10 principais apps para Android em 2020

O Showmetech apresenta uma lista com os principais apps para Android em 2020 e os motivos que os fizeram roubar a cena

Samsung anuncia HDR10+ Adaptável que se ajusta à luz ambiente

Com a nova tecnologia HDR10+ Adaptável, as novas smart TVs da Samsung vão manter a qualidade da imagem conforme a luz ambiente

Coreografia de robôs impressiona internautas e viraliza na internet

A empresa norte-americana de engenharia robótica Boston Dynamics, conhecida por fabricar alguns dos robôs mais impressionantes do mundo, publicou na terça-feira (29) um vídeo em seu canal no YouTube no qual mostra seus robôs Atlas, Handle e Spot dançando ao som da famosa música Do you love me?, do grupo de soul estados-unidense The Contours

*Estagiária do R7 sob supervisão de Odair Braz Junior

Os passos de dança foram tão bem executados que mal dá para acreditar que se trate de robôs

O vídeo, claro, viralizou e até o momento soma mais de cinco milhões de visualizações

A repercussão foi tamanha que até o bilionário Elon Musk chegou a fazer uma publicação no Twitter afirmando que o vídeo não se tratava de CGI, sigla em inglês para Computer-generated-imagery (em português, Imagens geradas por computador)

Segundo o site da empresa, o Atlas, projetado para uma variedade de tarefas de busca e salvamento, é o robô humanoide mais dinâmico do mundo, capaz, inclusive, de dar saltos e cambalhotas

O sistema de controle avançado e o hardware de última geração da máquina de 1,5m e 80kg fornecem a força e o equilíbrio necessários para demonstrar agilidade em nível humano

Já o Handle foi pensado para mover caixas em armazéns e fazer descarregamento de caminhões. O robô é capaz de mover até 360 caixas por hora, alcançar até 3m de altura e carregar até 15kg

O Spot, por sua vez, visa automatizar tarefas de detecção e inspeção de rotina. Equipado com uma câmera de 360º, a máquina é capaz de capturar dados com máxima precisão

Músicas ativam diferentes partes do cérebro humano, diz estudo

O cérebro humano age de maneira diferente ao receber músicas tristes e alegres
O cérebro humano age de maneira diferente ao receber músicas tristes e alegres Freepik

Não é novidade que as músicas acompanham as pessoas enquanto elas expressam as mais diferentes emoções, como felicidade, tristeza, angústia e alegria. Mas um grupo de pesquisadores da Universidade de Turku, na Finlândia, descobriu que as músicas podem causar alterações nos córtex auditivo e motor dos humanos.

Para fazer tal constatação, os cientistas contaram com 102 voluntários, que foram convidados a ouvir música instrumental por algum tempo. Enquanto eles realizavam essa audição, os pesquisadores usaram uma máquina de ressonância magnética funcional para mapear quais regiões do cérebro eram ativadas de acordo com a música tocada.

Por meio desta análise do cérebro dos ouvintes, o grupo de especialistas conseguiu perceber se eles estavam escutando canções alegres ou tristes. Um ponto importante deste processo é que os indivíduos foram orientados a ficarem imóveis durante a audição, para que seus movimentos não pudessem dar dicas sobre o estilo da composição que estavam ouvindo.

A pesquisa indicou que o córtex auditivo foi ativado porque é essa região do cérebro a responsável pela nossa habilidade de perceber diferentes tipos de sons. Logo, é também nesta região onde são processados os elementos acústicos fornecidos por uma música, como ritmo e melodia.

No que diz respeito ao córtex motor, mesmo os voluntários sendo solicitados para ficarem imóveis, essa região cerebral também foi ativada com as canções. Isso porque, de acordo com os pesquisadores, o córtex em questão é o responsável pela execução de movimentos voluntários e, ao escutarem as músicas, os voluntários tinham sensações de movimentos.

O estudo dos cientistas da Universidade de Turku também revelou que há uma diferença nas regiões do cérebro ativadas quando assistimos filmes ou ouvimos músicas. No primeiro caso, por exemplo, são ativadas regiões mais profundas, e que regulam emoções em situações da vida real.

Já no caso das músicas ,não houve nenhum tipo de ativação de regiões mais profundas. De acordo com os pesquisadores, isso se deve ao fato de os filmes reproduzirem de maneira mais realista os eventos da vida que despertam emoções, ativando, assim, uma diversidade maior de mecanismos de emoções da vida real.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Paulo Guilherme

As tendências de cloud e dados que esperamos para 2021

Em 2021, os efeitos de 2020 e da pandemia ainda serão sentidos, deixando bem claro as tendências de cloud para o futuro

Robôs da Boston Dynamics dançam melhor que humanos

Ao som do clássico "Do You Love Me", robôs da Boston Dynamics dançam e mostram que a tecnologia cada dia mais está pronta para nos surpreender

Pesquisadores criam tela de celular que se regenera por conta própria

Rachaduras podem ser reparadas em até 20 minutos
Rachaduras podem ser reparadas em até 20 minutos Freepik

Pesquisadores do Instituto de Materiais de Compósitos Avançados do Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia (KIST) desenvolveram uma tela de celular com microcápsulas de óleo de linhaça capaz de regenerar eventuais rachaduras por conta própria. O estudo foi publicado recentemente na revista científica ScienceDirect.

As microcápsulas foram revestidas com plástico poliimida incolor, material dobrável, flexível e amplamente utilizado não somente em telas de smartphones, tablets e outros dispositivos, como também em outras tecnologias como paineis solares.

Apesar de ser capaz de ser dobrado milhares de vezes sem causar um único arranhão, a tecnologia não é capaz de impedir que ocorram rachaduras, motivo que levou os cientistas a incorporarem à composição da tela o óleo de linhaça.

Em testes de laboratório, a equipe comprovou que quando a integridade da tela é comprometida, a substância vaza e segue para a área danificada e passa a endurecer nas fissuras recém-formadas, reparando até 95% do dano.

O processo, que normalmente levaria horas, pode ser acelerado e concluído em 20 minutos se o dispositivo for submetido a altas temperaturas e a luz ultravioleta.

Confira as descobertas científicas mais impressionantes de 2020

*Estagiária do R7 sob supervisão de Celso Fonseca

30/12/2020

Cozinhas pretas: a última tentação

As cozinhas pretas estão arrasando nas casas mais alinhadas com as novas tendências decorativas. Você ousaria experimentar?

Japão desenvolve satélites de madeira para eliminar lixo espacial

Japão planeja lançamento em 2023 do primeiro satélite do mundo feito de madeira
Japão planeja lançamento em 2023 do primeiro satélite do mundo feito de madeira SUMITOMO FORESTRY

Uma empresa japonesa e a Universidade de Kyoto uniram forças para desenvolver o que esperam ser os primeiros satélites do mundo feitos de madeira até 2023.

A Sumitomo Forestry disse que iniciou pesquisas sobre o cultivo de árvores e o uso de materiais de madeira no espaço.

A parceria começará a experimentar diferentes tipos de madeira em ambientes extremos da Terra.

O lixo espacial está se tornando um problema crescente à medida que mais satélites são lançados na atmosfera.

Satélites de madeira queimariam sem deixar resíduos nocivos na atmosfera ou detritos no solo quando voltassem para a Terra.

"Estamos muito preocupados com o fato de que todos os satélites que reentram na atmosfera da Terra queimam e criam minúsculas partículas de alumina (óxido de alumínio) que flutuam na atmosfera superior por muitos anos", disse Takao Doi, professor da Universidade de Kyoto e astronauta japonês à BBC.

"Eventualmente, isso afetará o meio ambiente da Terra."

"A próxima etapa será desenvolver o modelo de engenharia do satélite, depois fabricaremos o modelo de voo", afirmou o professor Doi.

Como astronauta, ele visitou a Estação Espacial Internacional em março de 2008.

Durante a missão, ele se tornou a primeira pessoa a lançar um bumerangue no espaço que havia sido projetado especificamente para uso em microgravidade.

A Sumitomo Forestry, parte do Grupo Sumitomo fundado há mais de 400 anos, disse que trabalharia no desenvolvimento de materiais de madeira altamente resistentes às mudanças de temperatura e à luz solar.

A madeira que está usando é um "segredo de P&D (pesquisa e desenvolvimento)", disse um porta-voz da empresa à BBC.

Lixo espacial

Especialistas alertaram sobre a crescente ameaça de lixo espacial caindo na Terra, conforme mais espaçonaves e satélites são lançados.

Os satélites são cada vez mais usados ​​para comunicação, televisão, navegação e previsão do tempo. Especialistas e pesquisadores espaciais têm investigado diferentes opções para remover e reduzir o lixo espacial.

Existem cerca de 6 mil satélites circulando a Terra, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Cerca de 60% deles estão extintos (são lixo espacial).

A empresa de pesquisa Euroconsult estima que 990 satélites serão lançados todos os anos nesta década, o que significa que, até 2028, pode haver 15 mil satélites em órbita.

Especialistas preveem uma ameaça crescente de lixo espacial que cairá na Terra
Especialistas preveem uma ameaça crescente de lixo espacial que cairá na Terra BBC NEWS BRASIL

A SpaceX de Elon Musk já lançou mais de 900 satélites Starlink e tem planos de implantar outros milhares.

O lixo espacial viaja a uma velocidade incrivelmente rápida, de mais de 22,3 mil m/h (35,8 mil km/h), e pode causar danos consideráveis ​​a qualquer objeto que atingir.

Em 2006, um pequeno pedaço de lixo espacial colidiu com a Estação Espacial Internacional, arrancando uma lasca da janela fortemente reforçada.

Os 25 jogos mais esperados de 2021

Desde jogos de terror psicológico até aventuras futuristas, montamos uma lista com os 25 jogos mais esperados de 2021.

Lançamentos, caminhadas, viagens ao espaço: relembre o ano da NASA

Em 2020 a NASA enviou algumas missões importantes ao espaço e alguns dos seus astronautas alcançaram feitos importantes. O astronauta e comandante da Expedição 63, Chris Cassidy, completou neste ano a sua décima caminhada espacial, totalizando mais de 54 horas. Para comemorar, ele tirou essa "selfie espacial".

Em janeiro deste ano, durante uma caminhada no espaço de mais de 6 horas, o astronauta norte-americano Andrew Morgan realizava reparos no Espectrômetro Magnético Alfa, um detector de matéria escura e antimatéria.

Durante a mesma caminhada de Andrew, Luca Parmitano, astronauta da Agência Espacial Europeia, também foi flagrado realizando reparos no Espectrômetro Magnético Alfa, durante uma caminhada espacial que durou 6 horas e 16 minutos.

No dia 6 de fevereiro, a astronauta da NASA Christina Koch retornou à Terra depois de ficar mais de 328 dias no espaço. Ficar todo esse tempo longe da Terra fez com que Koch se tornasse a mulher que ficou mais tempo no espaço em toda a história. Nessa missão, Christina estava acompanhada do cosmonauta Alexander Skvortsov e do astronauta Luca Parmitano.

Em maio, a NASA e a Space X, do bilionário Elon Musk, levaram astronautas para a Estação Espacial Internacional.

A astronauta Kate Rubins, e os cosmonautas Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov, foram os tripulantes da expedição 64 da NASA neste ano. A missão de longa duração da espaçonave Soyuz MS-17 à Estação Espacial Internacional (ISS) também foi importante para receber os astronautas que Embarcaram no foguete da SpaceX em novembro deste ano. 

Essa foi a equipe que embarcou no foguete Falcon 9 da SpaceX, no dia 15 de novembro. Dentro da cápsula Dragon, estavam o especialista em missões  Shannon Walker, o comandante Michael Hopkins, o piloto Victor Glover e Soichi Noguchi, especialista em mssões da Agência Japonesa de Eploração Aeroespacial. 

Ano de 2020 será lembrado por seus eventos climáticos extremos

O ano de 2020 foi marcado por alguns eventos climáticos que impactaram deferentes regiões do planeta. O clima neste ano apresentou algumas situações históricas, como a mais intensa temporada de furacões no Atlântico desde 2005, e até uma nuvem de gafanhoto que invadiu países na América do Sul por conta das altas temperaturas e do tempo mais seco

De acordo com dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM), o ano de 2020 foi um dos três mais quentes da história, desde que iniciaram-se as medições globais de temperatura, em 1850. De acordo com a OMM, a temperatura média global foi 1,2°C mais alta neste ano. O mesmo relatório apontou também que que o período entre 2011 e 2020 é a mais quente da história.

Entre maio e junho, uma nuvem de gafanhotos atingiu regiões do Paraguai, Argentina, e ameaçaram a região Sul do Brasil. O fenômeno, pouco comum, é formado por diversos fatores, como temperaturas mais altas e tempo mais secos, e o fato de, em algumas circunstâncias, tornarem-se insetos gregários (que andam em "bando") visando a sua reprodução. Essa nuvem não oferece perigo diretamente para humanos ou animais, mas ela devasta a agricultura dos locais por onde passa, impactando bastante a vegetação.

O período entre julho e outubro deste ano marcou recordes de incêndios no estado da Califórnia. Foram mais de 800 mil hectares destruídos, uma área de equivalentes a cinco cidades de São Paulo. Mais de 50 mil pessoas tiveram de deixar suas casas, e cerca de 15 bombeiros locais lutaram para combater os focos de incêndios. Na época do ano em questão, a vegetação local fica muito ressecada e recebe ventos muito quentes, fazendo com que o fogo se espalhe mais rápido.

Ao longo de 2020, o evento climático que mais impactou os brasileiros foram as queimadas no pantanal. De janeiro a outubro, mais de 4,1 milhões de hectares do bioma foram destruídos, de acordo com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa). Isso significa que quase 30% do Pantanal brasileiro foi destruído neste período. Neste ano, foram verificados mais de 21,4 mil focos de incêndios na região, um recorde desde os anos 90. 

Em 2020 também houve uma histórica temporada de furacões formados no Oceano Atlântico, atingindo principalmente a América do Norte e a Europa. Considerada a maior da história, a temporada contou com 29 furações entre junho e novembro, quebrando o recorde de 2005, quando foram formadas 28 temporadas do tipo, de acordo com a organização Meteorológica Internacional. 

O degelo na região o Ártico, principalmente na Groenlândia, também marcou bastante 2020. De acordo com o Centro Nacional de Dados de Gelo e Neve dos EUA (NSIDC), a extensão de mar congelado atingiu o mínimo de 3,74 milhões de quilômetros quadrados em setembro, ficando atrás apenas de 2012, quando o gelo marinho na região foi reduzido a 3,39 milhões de quilômetros quadrados. 

Canto dos pássaros aumenta bem-estar em humanos, diz estudo

Pessoas que escutaram canto dos pássaros na trilha sentiram aumento no bem-estar
Pessoas que escutaram canto dos pássaros na trilha sentiram aumento no bem-estar Pixabay

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Politécnica Estadual da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que ouvir o canto dos pássaros pode aumentar o bem-estar humano. A pesquisa foi divulgada na publicação científica The Royal Society.

Liderada por Danielle Ferraro, estudante de biologia da universidade, a equipe escondeu alto-falantes ao longo de uma trilha no Parque Nacional das Montanhas Rochosas, no Colorado. Os equipamentos tocavam canções gravadas através de um grupo diversidade de pássaros.

Leia mais: Cães diferenciam algumas palavras ditas por humanos, diz estudo

Instalados em duas regiões da trilha, os alto-falantes foram ativados e desativados pelos pesquisadores ao longo de algumas semanas. Depois do período de testes, as pessoas que passaram pelo local foram entrevistadas, e então os estudantes começaram a obter os resultados.

As pessoas que passaram pelas duas regiões da trilha onde foram instalados os equipamentos de som revelaram que se sentiram melhor ao terem contato com o canto dos pássaros. Em média, essas pessoas escutaram os sons entre 7 e 10 minutos.

“Ainda estou meio surpreso que apenas 7 a 10 minutos de exposição a esses sons melhoraram o bem-estar das pessoas. Isso realmente ressalta o quão importante a audição é para nós, e provavelmente para outros animais”, destacou Clinton Francis, professor da Universidade Politécnica que supervisionou a pesquisa.

Leia mais: Dinossauro achado no Brasil foi pioneiro em 'visual chamativo' como dos pavões, mostra estudo

Através destas descobertas, os cientistas entenderam que é cada vez mais necessário melhorar as paisagens sonoras naturais às quais os humanos estão expostos diariamente, seja dentro ou fora de áreas de natureza protegida.

“O gerenciamento do ruído em parques tem o potencial de criar um ciclo onde o aumento da biodiversidade pode melhorar as experiências dos visitantes, o seu bem-estar e também a sua afinidade emocional com a natureza”, ressaltou Danielle Ferraro.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques

LG NanoCell 8K: Conheça as surpreendentes tecnologias da linha de smart TVs

Entre a integração de aparelhos inteligentes e imagens de tirar o fôlego, entenda como funcionam as tecnologias das TVs LG NanoCell 8K

LG QNED será a primeira TV com 30.000 mini LEDs na tela

O modelo de TV LG QNED MiniLED tem lançamento previsto para o início de 2021, a ser anunciado durante o evento de tecnologia CES 2021

MediaTek passa Qualconn e se torna a maior fornecedora mundial de processadores para smartphones

Empresa MediaTek localizada em Taiwan alcança a marca de maior fabricante de chipset para smartphones.

Saiba como bloquear ligações e mensagens indesejadas

Seja de serviços de telemarketing, empresas ou até conhecidos, todo mundo já recebeu uma ligação ou mensagem indesejada pelo menos uma vez na vida. Pensando nisso, o R7 preparou um passo a passo para você não ser mais incomodado com este problema. Confira

*Estagiária do R7 sob supervisão de Celso Fonseca

Para bloquear um número desconhecido em um smartphone Android, primeiramente, toque nos registros de chamadas

Em seguida, toque no número que deseja bloquear

Na sequência, clique no ícone que representa "Informações"

Feito isso, toque em "Bloquear"

Por fim, toque novamente em "Bloquear" para confirmar a ação. Pronto!

Já para bloquear um contato, acesse a agenda telefônica, e em seguida, toque no número que deseja bloquear

Na sequência, toque no ícone que representa "Informações"

Feito isso, toque no ícone com três pontos, localizado no canto superior direito da tela

Por fim, toque em "Bloquear Contato"

Para confirmar a ação, toque em "Bloquear". Feito!

Para bloquear números desconhecidos no iPhone, toque nos registros de chamadas

Em seguida, toque no número que deseja bloquear

Na sequência, toque em "Bloquear este Chamador"

Por fim, toque em "Bloquear contato". Pronto!

O processo para bloquear um contato e um número desconhecido no iPhone é basicamente o mesmo. Primeiramente, toque no número que deseja bloquear

Em seguida, toque em "Bloquear este Chamador"

Por fim, toque em "Bloquear Contato". Feito!