28/02/2021

A beleza das camas de metal

Se você gosta das camas e metal, não hesite em colocar uma no seu quarto. Prepare-se para descobri-las e perder a cabeça por elas.

Qual assistente virtual escolher?

Nos tempos modernos em que vivemos, contar com qualquer ajuda em nosso dia a dia para otimizar o nosso tempo e melhorar nossas experiências domésticas e profissionais é sempre muito bom. Foi pensando nisso que empresas como a Apple, a Microsoft, a Amazon e o Google lançaram seus assistentes virtuais para ajudar as pessoas a viverem suas vidas de forma mais organizada e prática.

Mas você já deve ter se perguntado: qual o melhor assistente virtual? Claro. Diante de tantas opções e informações fica difícil escolher aquela que realmente combina com você e atende as suas necessidades. Cada assistente virtual possui suas próprias funcionalidades e características, oferecendo opções variadas de facilidades para os usuários.

Por isso, preparamos esse texto especial com dicas importantes sobre as duas melhores opções disponíveis no mercado: a Alexa, da Amazon, e o Google Assistant, do Google. Depois de ler, basta pegar o seu cupom Extra e escolher o seu mais novo assistente virtual. Vamos lá?

Alexa: cores variadas e serviços múltiplos
Alexa: cores variadas e serviços múltiplos Divulgação

Alexa: uma assistente virtual potente
Se você já se perguntou: o que a Alexa pode fazer? Bom, a resposta é: muitas coisas. Primeiramente, é importante saber que a Alexa é a assistente virtual da Amazon, uma das maiores empresas do mundo. Ela oferece vários recursos ao usuário e possui um design sofisticado e já bem conhecido por todos. É difícil chegar em um ambiente em que a Alexa esteja sem a reconhecê-la.

Disponível em quatro cores diferentes, a Alexa possui um sistema de iluminação em aro que facilita a identificação se o aparelho estiver ligado ou não. Em comparação ao seu principal concorrente no mercado, isso pode ser visto como vantagem, pois apenas de olhar para a Alexa é possível ver se ela está ligada sem utilização, enquanto no Google Home essa identificação pode ser mais difícil, principalmente durante o dia.

Um outro ponto positivo que a Alexa pode levar, dependendo do sistema operacional do seu smartphone, é que ela pode reproduzir músicas das seguintes plataformas:  Amazon Music, Spotify, Pandora, iHeart Radio, Siriusxm e o iTunes. Esse último, para quem tem aparelhos iOS, garante maior conectividade.

Já sobre a reprodução de vídeos pela Alexa é interessante observar um aspecto. Se você é assinante ou tem o serviço de streaming da Amazon Prime Video na sua smart TV, você poderá recorrer com mais facilidade acessando-o pela Alexa ou fazendo reprodução de vídeo via dispositivos Fire TV.

Apesar de contar com uma excelente inteligência artificial, muitos usuários ainda garantem que seu concorrente, o Google Assistant, consegue superá-la nesse quesito. Mas não é certo dizer que a inteligência artificial da Alexa seja ruim. Pelo contrário. Está bem longe disso. Ela possui uma IA muito eficiente e poderosa, podendo surpreender até os mais exigentes dos usuários.

Tudo em um único lugar
Tudo em um único lugar Divulgação

Google Assistant: Tudo o que você precisa num único lugar
O Google Assistant é o assistente virtual do Google que traz uma série de recursos. Entre eles está o Google Home, um alto-falante que pode ser conectado via Chromecast e que funciona como um assistente por comando de voz.

Para quem possui dispositivos Android é uma ótima pedida. Em alguns casos, o Google Assistant também pode ter compatibilidade com iOS. Mas como usar o google home? Você deve estar se perguntando. Calma! Nós vamos te explicar.

Com o Google Assistant, você pode controlar os dispositivos da sua casa de modo inteligente e prático, acessar informações pessoais como calendários e agendas, encontrar quase tudo de maneira on-line e remota como reservas feitas em restaurantes ou dados meteorológicos.

Pode ainda selecionar músicas e controlar volume e outras configurações de áudio, reproduzir conteúdos via Chromecast, executar gadgets, marcar compromissos em sua agenda, enviar mensagens, abrir aplicativos no seu smartphone e muito mais.

Além disso, é possível escutar as suas notificações sendo lidas para você, ouvir traduções de outras línguas em real time e, para os gamers de plantão, há ainda a possibilidade de você jogar seus jogos favoritos. Tudo isso e muito mais apenas com os comandos de voz.

Se você não se convenceu ainda de que o Google Assistant pode fazer muito por você e seu dia a dia, preste atenção nas próximas dicas. Sem querer desmerecer a inteligência artificial da sua principal concorrente, a Alexa, mas a IA do Google Assistant é de cair o queixo. Veja bem: estamos falando aqui de um assistente virtual do Google. É claro que a inteligência artificial dele seria mais personalizável e possuiria mais dados para serem trabalhados. Para quem curte ouvir músicas ou deixar aquele som ambiente, ele pode reproduzir faixas de plataformas como Google Play Music, YouTube Music, Spotify, Pandora, iHeartRadio e TuneIn.

São muitas vantagens em se ter um assistente virtual como o Google Assistent. Aproveite o cupom Extra e vá agora mesmo aproveitar as melhores ofertas.

Como funciona o Tech Fácil, a assinatura de celulares da Samsung

O Tech Fácil é um novo programa criado pela parceria entre a Samsung e o Porto Seguro para fazer com que usuários possam trocar de celulares anualmente

Primeiro satélite 100% brasileiro, Amazônia-1 é lançado ao espaço

Projeção do satélite Amazônia 1
Projeção do satélite Amazônia 1 Divulgação/INPE

O primeiro satélite 100% brasileiro, o Amazônia-1, foi lançado com sucesso ao espaço na madrugada deste domingo (28), transportado à órbita terrestre pelo foguete indiano PSLV-51. O satélite partiu do Centro Espacial Satish Dhawan, em Sriharioka Andhra Pradresh, na Índia, às 1h54 (horário de Brasília).

Atualmente, outros dois satélites brasileiros de sensoriamento remoto já estão em operação no espaço: o CBERS-4 e o CBERS-04A, lançados em 2014 e 2019, respectivamente. Diferentemente do Amazônia -1, no entanto, ambos os equipamentos de exploração espacial foram desenvolvidos em parceria com a China, em uma proporção de 50% para cada país.

"O Amazônia-1 é o primeiro satélite exclusivamente brasileiro, tendo sido integralmente concebido, projetado, desenvolvido, integrado, testado, e em breve, operado pelo Brasil", afirma a diretora substituta do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Mônica Rocha.

"A importância do feito passa por duas principais questões: a capacidade do Brasil de realizar uma importante tarefa de forma totalmente autônoma e de ter o domínio do ciclo completo de produção de um satélite desse porte — 640 quilos e 2,5m de altura —, o que coloca o país em um grupo de menos de 20 países com essa competência", completa.

Foguete lançado na Índia leva o satélite brasileiro ao espaço
Foguete lançado na Índia leva o satélite brasileiro ao espaço Divulgação/ISRO

Isso inclui integrar, testar e acompanhar o lançamento, realizar as manobras iniciais para o posicionamento do Amazônia-1 na órbita correta, verificar o funcionamento adequado de todos os equipamentos e subsistemas, realizar a operação durante a vida do útil do satélite — que é de pelo menos quatro anos — e, por fim, promover sua retirada de órbita, ao término da missão.

A importante tarefa do novo satélite é monitorar desmatamento na região amazônica e o desenvolvimento da agricultura em todo o território nacional. Para isso, o equipamento de exploração espacial será colocado em uma órbita sol-sincrona — isto é, que permite passagens sucessivas sobre o mesmo ponto da Terra à mesma hora solar — a uma altura de 760km e cruzará a Linha do Equador no sentido Norte-Sul às 10h30 do horário local, viajando a uma velocidade de quase 27 mil quilômetros por hora.

A essa velocidade, o satélite levará apenas cem minutos para dar uma volta na Terra, permitindo com que ele obtenha imagens de qualquer ponto do planeta a cada cinco dias. Conjuntamente, o CBERS-4 e CBERS-04A irão promover imagens recorrentes do território brasileiro a cada dois ou três dias.

Satélite Amazônia-1
Satélite Amazônia-1 Inpe

"Os dados estarão disponíveis gratuitamente para a comunidade científica, órgãos governamentais, empresas e quaisquer usuários interessados em uma melhor compreensão do ambiente terrestre", diz a diretora substituta do Inpe.

Mônica ressalta que, em razão da política brasileira de livre distribuição de imagens de satélites, que tem sido praticada desde o início dos anos 2000, o Brasil é hoje um dos maiores distribuidores de imagens de satélites gratuitas do mundo.

O ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, acompanhou desde o Centro Espacial de Satish Dhawan, na Índia. O primeiro astronauta brasileiro festejou o sucesso do lançamento. "Este é o resultado do esforço de muitas pessoas, que por muitos anos trabalharam no desenvolvendo do satélite Amazônia-1", afirmou.

"O lançamento de hoje representa para o Brasil o início de uma nova era para a indústria de produção de satélites e para o desenvolvimento aeroespacial", completou o ministro Marcos Pontes.
 

Justiça obriga homem a excluir frases homofóbicas no WhatsApp

Pixabay

Um homem que fez comentários homofóbicos em um grupo de WhatsApp terá de excluir da conversa todo o conteúdo denunciado em um prazo de cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 300. O provimento à medida de urgência foi dado pela 2ª Vara Cível de Rio Branco, no Acre.

De acordo com os autos, a vítima ajuizou ação de obrigação de fazer e reparação de danos contra um colega pelas mensagens ofensivas publicadas no grupo de WhatsApp. Ele relatou que há dois grupos no aplicativo destinados à venda, oferta e pós-venda de motocicletas da concessionária em que ambos trabalham.

O réu postou uma foto com placar de um jogo de futebol e, pelo fato de o autor do processo ser administrador do grupo respondeu com: "sugerimos que o foco seja, tão somente, a fraternidade, passeios e informações sobre o mundo do motociclismo".

A mensagem foi sucedida por figurinhas de gestos obscenos, uso de termos chulos e ofensas pessoais relacionadas a filiação partidária e orientação sexual, somados a áudios também ofensivos. Deste modo, o autor do processo alegou ter sido humilhado pelas declarações e constrangido diante das 290 pessoas que participam do núcleo virtual.

A juíza de Direito Thaís Khalil esclareceu que apesar de o réu ter direito à liberdade de expressão e manifestação do pensamento, deve ser respeitado o direito à honra de terceiros. Nesta situação, houve conduta com conotação ilícita e potencial ofensivo.

"O direito à honra tem amplitude máxima, no caso concreto observa-se que foi afetado de maneira grave, na medida em que as postagens se deram em grupo composto por várias pessoas e, conforme dito, expressaram a intolerância do réu, por meio de palavras e gestos de baixo calão, sem que sequer tenha havido qualquer provocação por parte do autor", explicou a magistrada.

Não houve conciliação entre as partes, portanto o mérito da ação ainda será julgado quanto aos danos contra honra e imagem do autor. O réu possui o prazo de 15 dias para contestar a ação.

Confira os indicados para o Globo de Ouro deste domingo (28)

Tina Fey e Amy Poehler comandam cerimônia pela terceira vez
Tina Fey e Amy Poehler comandam cerimônia pela terceira vez Danny Moloshok/Reuters - 12.1.2014

O Globo de Ouro acontece neste domingo (28), dando início a temporada de premiações da TV e do cinema, que termina com o Oscar, em abril.

Pelo segundo ano, a cerimônia não será presencial. As apresentadoras Tina Fey e Amy Poehler, que comandam o evento pela terceira vez, estarão em estados diferentes, com Fey em Nova York e Poehler em Los Angeles. Os premiados receberão os prêmios por chamada de vídeo.

A grande homenageada da noite será Jane Fonda, que receberá um prêmio pelo conjunto da obra e uma homenagem pela carreira de 60 anos como atriz.

A cerimônia deste ano é a primeira da história a nomear mais de uma mulher na categoria de Melhor Direção, com Emerald Fennell, Regina King e Chloé Zhao disputando a estatueta. Antes, apenas 5 mulheres haviam sido indicadas ao prêmio e só Barbra Streisand venceu, com o filme Yentl, em 1984.

Liderando o número de indicações está a Netflix, com 22 nomeações nas categorias de filmes e 20 indicações em TV. A Amazon Studios aparece em segundo lugar, com 7 indicações, empatada com a HBO.

Confira os indicados:

Cinema

Melhor Filme - Drama
Meu Pai
Mank
Nomadland
Bela vingança
Os 7 de Chicago


Melhor filme - Musical ou comédia
Borat: fita de cinema seguinte
Hamilton
Palm Springs
Music
A Festa de Formatura


Melhor diretor
Emerald Fennell — Bela Vingança
David Fincher — Mank
Regina King — Uma noite em Miami...
Aaron Sorkin — Os 7 de Chicago
Chloé Zhao — Nomadland

Melhor atriz de filme - Drama
Viola Davis (A voz suprema do blues)
Andra Day (Estados Unidos Vs Billie Holiday)
Vanessa Kirby (Pieces of a Woman)
Frances McDormand (Nomadland)
Carey Mulligan (Bela vingança)

Melhor ator de filme - Drama
Riz Ahmed (O som do silêncio)
Chadwick Boseman (A voz suprema do blues)
Anthony Hopkins (Meu pai)
Gary Oldman (Mank)
Tahar Rahim (The Mauritanian)

Melhor ator em filme - Musical ou comédia
Sacha Baron Cohen (Borat: fita de cinema seguinte)
James Corden (A Festa de Formatura)
Lin-Manuel Miranda (Hamilton)
Dev Patel (The Personal History of David Copperfield)
Andy Samberg (Palm Springs)

Melhor atriz em filme - Musical ou comédia
Maria Bakalova (Borat: Fita de cinema seguinte)
Michelle Pfeiffer (French Exit)
Anya Taylor-Joy (Emma)
Kate Hudson (Music)
Rosamund Pike (I Care a Lot)

Melhor ator coadjuvante
Sacha Baron Cohen (Os sete de Chicago)
Daniel Kaluuya (Judas e o messias negro)
Jared Leto (Os pequenos vestígios)
Jill Murray (On the Rocks)
Leslie Odom, Jr. (Uma noite em Miami...)

Melhor atriz coadjuvante
Glenn Close (Era uma vez um sonho)
Olivia Colman (Meu pai)
Jodie Foster (The Mauritanian)
Amanda Seyfried (Mank)
Helena Zengel (News of the World)

Melhor roteiro
Bela vingança
Mank
Os 7 de Chicago
Meu pai
Nomadland

Melhor animação
Os Croods 2: Uma Nova Era
Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica
A caminho da Lua
Soul
Wolfwalkers

TV

Melhor série - Drama
The Crown
Lovecraft Country
The Mandalorian
Ozark
Ratched

Melhor série - Musical ou comédia
Emily In Paris
The Flight Attendant
The Great
Schitts Creek 
Ted Lasso

Melhor série limitada ou filme para TV
Normal People
Gambito da Rainha
Small Axe
The Undoing
Unorthodox

Melhor atriz em série - Drama
Emma Corrin (The Crown)
Olivia Colman (The Crown)
Jodie Comer (Killing Eve)
Laura Linney (Ozark)
Sarah Paulson (Ratched)

Melhor ator em série - Drama
Jason Bateman (Ozark)
Josh O’Connor (The Crown)
Bob Odenkirk (Better Call Saul)
Al Pacino (Hunters)
Matthew Rhys (Perry Mason)

Melhor atriz em série - Musical ou comédia
Lily Collins (Emily in Paris)
Kaley Cuoco (The Flight Attendant)
Elle Fanning (The Great)
Jane Levy (Zoey’s Extraordinary Playlist)
Catherine O’Hara (Schitt’s Creek)

Melhor ator em série - Musical ou comédia
Don Cheadle (Black Monday)
Nicholas Hoult (The Great)
Eugene Levy (Schitt’s Creek)
Jason Sudeikis (Ted Lasso)
Ramy Youssef (Ramy)

Melhor atriz em série limitada ou filme para TV
Cate Blanchett (Mrs. America)
Daisy Edgar-Jones (Normal People)
Shira Haas (Unorthodox)
Nicole Kidman (The Undoing)
Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha)

Melhor ator em série limitada ou filme para TV
Bryan Cranston (Your Honor)
Jeff Daniels (The Comey Rule)
Hugh Grant (The Undoing)
Ethan Hawke (The Good Lord Bird)
Mark Ruffalo (I Know This Much Is True)

R7 - Jovem

As persianas de madeira estão fora de moda?

As persianas de madeira estão mais uma vez presentes nas casas, proporcionando um sentido estético muito interessante pelo toque antigo e pela simplicidade do seu aspecto.

27/02/2021

Melhores da semana: história do Android, óculos AR da Samsung e muito mais

As melhores da semana do Showmetech traz as últimas novidades do mundo da tecnologia da semana. Desde óculos de realidade aumentada da Samsung, história do Android e dicas e truques para o iPhone 12. Confira

10 melhores jogos gratuitos para Android em 2021

É difícil escolher como se divertir, principalmente nos celulares. Por isso, preparamos essa lista com os melhores jogos gratuitos para Android em 2021!

Primeiro satélite 100% brasileiro é lançado neste domingo (28)

Equipamento de exploração espacial pesa 640 quilos e tem 2,5m de altura
Equipamento de exploração espacial pesa 640 quilos e tem 2,5m de altura Inpe

Este domingo (28) será um dia histórico para a astronomia brasileira com o lançamento do primeiro satélite 100% nacional, o Amazônia-1. O foguete indiano PSLV-51 que levará o equipamento para o espaço partirá do Centro Espacial Satish Dhawan, em Sriharioka Andhra Pradresh, na Índia, às 1h54 (horário de Brasília).

Atualmente, outros dois satélites brasileiros de sensoriamento remoto já estão em operação: o CBERS-4 e o CBERS-04A, lançados em 2014 e 2019, respectivamente. Diferentemente do Amazônia -1, no entanto, ambos os equipamentos de exploração espacial foram desenvolvidos em parceria com a China, em uma proporção de 50% para cada país.

"O Amazônia-1 é o primeiro satélite exclusivamente brasileiro, tendo sido integralmente concebido, projetado, desenvolvido, integrado, testado, e em breve, operado pelo Brasil", afirma a diretora substituta do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Mônica Rocha.

"A importância do feito passa por duas principais questões: a capacidade do Brasil de realizar uma importante tarefa de forma totalmente autônoma e de ter o domínio do ciclo completo de produção de um satélite desse porte — 640 quilos e 2,5m de altura —, o que coloca o país em um grupo de menos de 20 países com essa competência", completa.

Isso inclui integrar, testar e acompanhar o lançamento, realizar as manobras iniciais para o posicionamento do Amazônia-1 na órbita correta, verificar o funcionamento adequado de todos os equipamentos e subsistemas, realizar a operação durante a vida do útil do satélite — que é de pelo menos quatro anos — e, por fim, promover sua retirada de órbita, ao término da missão.

Objetivo e metodologia

A importante tarefa do novo satélite é monitorar desmatamento na região amazônica e o desenvolvimento da agricultura em todo o território nacional. Para isso, o equipamento de exploração espacial será colocado em uma órbita sol-sincrona — isto é, que permite passagens sucessivas sobre o mesmo ponto da Terra à mesma hora solar — a uma altura de 760km e cruzará a Linha do Equador no sentido Norte-Sul às 10h30 do horário local, viajando a uma velocidade de quase 27 mil quilômetros por hora.

Satélite Amazônia-1 levará apenas cem minutos para dar uma volta na Terra
Satélite Amazônia-1 levará apenas cem minutos para dar uma volta na Terra Divulgação INPE

A essa velocidade, o satélite levará apenas cem minutos para dar uma volta na Terra, permitindo com que ele obtenha imagens de qualquer ponto do planeta a cada cinco dias. Conjuntamente, o CBERS-4 e CBERS-04A irão promover imagens recorrentes do território brasileiro a cada dois ou três dias.

"Os dados estarão disponíveis gratuitamente para a comunidade científica, órgãos governamentais, empresas e quaisquer usuários interessados em uma melhor compreensão do ambiente terrestre", diz.

Mônica ressalta que, em razão da política brasileira de livre distribuição de imagens de satélites, que vem sendo praticada desde o início dos anos 2000, o Brasil é hoje um dos maiores distribuidores de imagens de satélites do mundo.

Como funciona o satélite?

Segundo a diretora do Inpe, um satélite é composto de duas partes fundamentais: o módulo de serviço, que fornece as condições para a operação em órbita, e o módulo de carga útil, que realiza a missão. No caso do Amazônia-1, o módulo de serviço é a Plataforma Multimissão (PMM), que vem sendo desenvolvida desde 2001.

A PMM tem esse nome porque consiste em um módulo de serviço projetado para se adequar a diferentes configurações de cargas úteis, permitindo economias de prazo e custos no desenvolvimento de futuros satélites.

"No módulo de carga útil, temos a câmera óptica WFI, um subsistema de gravação das imagens geradas pela câmera e um subsistema para a transmissão desses dados para as estações de recepção em solo", afirma. "Trata-se, portanto, de um sistema complexo, estabilizado em três eixos, com uma câmera óptica com excelente qualidade geométrica e radiométrica, desenvolvida única e exclusivamente pela indústria nacional."

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

CallApp é o aplicativo para bloquear chamadas indesejadas

Confira algumas dicas para bloquear chamadas indesejadas recebidas em seu smartphone seja de call centers, spams e até mesmo golpes

Painel da Magali: 55 modelos imperdíveis do simples ao luxo

Se você é mãe e pai de menina, sabe da infinidade de temas que podem ser utilizados nas festas de aniversário infantil. Alguns temas de aniversário são muito comuns em determinadas épocas e com o tempo vão sendo deixados de lado. Esse não é o caso da Magali, pois ela é uma personagem que nunca […]

O post Painel da Magali: 55 modelos imperdíveis do simples ao luxo apareceu primeiro em Artesanato Passo a Passo!.

Entenda a diferença entre concreto e cimento queimado na decoração

Cimento queimado e concreto
Cimento queimado e concreto

Ambos os materiais têm sido empregues nas plantas de construções. Eles fazem parte da tendências de decorações com estilo retrô, industrial e rústico.

The post Entenda a diferença entre concreto e cimento queimado na decoração appeared first on Ideias para Decorar.

O que é ‘cloffice’ na decoração? Veja como ter um escritório no armário

Cloffice
Cloffice

Após trabalho remoto ser impulsionado no ano passado, novos termos passam a ser usados em conjunto ao home office e adaptações vêm sendo feitas nas casas.

The post O que é ‘cloffice’ na decoração? Veja como ter um escritório no armário appeared first on Ideias para Decorar.

As salas de jantar mais desejadas do Instagram

Estas são algumas das salas de jantar mais interessantes do Instagram. Encha os olhos com coisas bonitas e inspire-se.

Revestimento geométrico: 9 inspirações para inovar na sua decoração

Revestimento geométrico
Revestimento geométrico

Combinando com qualquer ambiente da casa, revestimento geométrico traz sofisticação e amplitude nos espaços, o tornando extraordinário.

The post Revestimento geométrico: 9 inspirações para inovar na sua decoração appeared first on Ideias para Decorar.

26/02/2021

Ave considerada extinta é vista pela 1ª vez em 172 anos na Indonésia

Ave é considerada o maior enigma da ornitologia da Indonésia
Ave é considerada o maior enigma da ornitologia da Indonésia Divulgação/Global Wildlife Conservation

Uma discreta ave passeriforme que não era vista há 172 anos foi enfim avistada em um bosque na parte indonésia da ilha de Bornéu, relata a ONG Global Wildlife Conservation, que anunciou esta "impressionante" descoberta.

O 'black-browed babbler (Malacocincla perspicillata)' era considerado extinto, já que não se voltou a observar nenhum exemplar desde a descrição do primeiro animal por um grupo de cientistas em 1848, apesar das múltiplas campanhas lançadas para encontrar essa reservada ave.

Em outubro passado, porém, dois residentes da província de Kalimantan do Sul, na Indonésia, pegaram um pássaro que não reconheceram, tiraram uma foto dele e o devolveram à floresta, disse a Global Wildlife Conservation, uma associação de proteção da natureza.

As imagens foram enviadas para ornitólogos, que reconheceram formalmente um Malacocincla perspicillata.

"Foi como uma iluminação", disse Panji Gusti Akbar, o principal autor de um estudo publicado nesta quinta-feira (25) pelo periódico BirdingASIA.

"Esta ave é, com frequência, considerada o maior enigma da ornitologia da Indonésia. É impressionante saber que não está extinta e que vive nos bosques de terras baixas", celebrou.

Sabe-se muito pouco sobre esse passeriforme de cores cinza e marrom, que se acreditava estar "extinto" há mais tempo do que qualquer outra espécie de ave asiática, de acordo com o artigo.

Os pesquisadores esperavam voltar à área de observação, mas o projeto acabou frustrado pelas restrições impostas para lutar contra a covid-19.

Mais de 150 espécies de pássaros em todo mundo são consideradas "extintas", pois não foram confirmadas observações nos últimos dez anos.

Confira todas as novidades para PlayStation que rolaram na State of Play

A State of Play da Sony mostrou trailers de jogos inéditos para PS4 e PS5

5 técnicas de pintura estilosas para ousar nos quartos infantis

Quartos infantis
Quartos infantis

Solução fácil e prática permite inovar em decoração de quarto para crianças. Uso de papel de parede e formatos geométricos são alternativas em criação.

The post 5 técnicas de pintura estilosas para ousar nos quartos infantis appeared first on Ideias para Decorar.

Foodtech Next Gen recebe 10 milhões de dólares e lança frango à base de plantas

Programa Inova 360
Programa Inova 360 Programa Inova 360

A Next Gen, foodtech sediada em Singapura, focada em alimentos à base de plantas, fechou um seed round de investimentos de US$ 10 milhões, a maior rodada de todos os tempos para uma startup de alimentos à base de plantas (plant-based food), de acordo com a Pitchbook. A rodada segue a capitalização feita pelo co-fundador Timo Recker, no valor de US$ 2,2 milhões.

Os investidores de peso desta rodada seed de capital são Temasek, K3 Ventures – o braço de New Ventures do Singapore Economic Development Board (EDB), NX Food – parte da METRO AG, FEBE Ventures e Blue Horizon, dentre outros.

O financiamento será usado para o lançamento global da marca de frango à base de plantas da Next Gen, “TiNDLE”, inicialmente em Singapura e, também, para a expansão a outras cidades asiáticas, além de pesquisa e desenvolvimento contínuos de novos produtos à base de plantas.

O segmento global de proteínas vegetais deve chegar a US$ 85 bilhões até 2030, de acordo com o UBS. O investimento global em tecnologia de alimentos considerando somente os três primeiros trimestres de 2020 foi de US$ 8,37 bilhões, superou os US$ 7 bilhões arrecadados no ano todo em 2019.

O cofundador e CEO da Next Gen, Timo Recker, percebeu uma forte confiança do investidor. “A resposta excepcional dos nossos investidores, levantando mais do que nossa meta inicial de US$ 7 milhões, é uma forte validação da nossa equipe, da nossa tecnologia, do nosso modelo de negócios, do nosso produto fantástico e da nossa estratégia de expansão. O sucesso do investimento se deve ao apoio de todos os nossos investidores, em particular da K3 Ventures, que tem um histórico de investidores iniciais de startups de sucesso, como Grab e ByteDance”, completa.

O roteiro para os próximos dois anos inclui o levantamento de fundos Series A, diversificação de produtos e expansão internacional na Europa, nos Estados Unidos e potencialmente no Brasil. A empresa já está preparando as bases para os EUA, incluindo o recrutamento de um Growth Director, que construirá uma rede de distribuidores, restaurantes e chefs.

Lançamento global de TiNDLE

TiNDLE, o frango a base de plantas da Next Gen - Foto divulgação
TiNDLE, o frango a base de plantas da Next Gen - Foto divulgação Programa Inova 360
TiNDLE, o frango à base de plantas da foodtech Next Gen / Foto Divulgação

A marca TiNDLE, da Next Gen, fará sua estreia global em Singapura em março de 2021. Distribuída pela Classic Fine Foods, parceira de distribuição oficial da Next Gen, ela será lançada em restaurantes selecionados, incluindo Three Buns, The Prive Group, 28 HongKong Street, Bayswater Kitchen, The Goodburger, dentre outros.

Desenvolvido em parceria com chefs e para chefs, o primeiro produto TiNDLE é o TiNDLE Thy, que oferece o sabor e a versatilidade inconfundíveis da coxa de frango. Os chefs podem usar facilmente o TiNDLE Thy para preparar pratos em várias culinárias e para muitos tipos de cozinha – ocidental, chinesa, indiana, do Oriente Médio e muito mais.

“TiNDLE Thy estará disponível primeiramente em alguns restaurantes realmente excelentes em Singapura. Com ele queremos oferecer uma experiência culinária fantástica, feita com alimentos sustentáveis”, diz André Menezes, cofundador da Next Gen. 

TiNDLE Thy foi criado diretamente com chefs, oferecendo alto teor de proteínas, alto teor de fibras e baixo teor de carboidratos; também é livre de modificação genética (No-GMO) e naturalmente zero colesterol. TiNDLE Thy atende às diretrizes nutricionais do Healthier Choice Symbol, administrado pelo Conselho de promoção de saúde de Singapura, devido ao seu baixo teor de sódio e gordura saturada, em comparação com alternativas regulares de carnes plant based.

“O TiNDLE Thy não apenas atende à demanda dos chefs por qualidade, versatilidade e cozimento dos frangos feito de plantas, mas também oferece a experiência completa de sabor que os consumidores procuram. Esta combinação única, junto com a habilidade de desenvolvimento de marcas pela Next Gen, alinha a TiNDLE para atender à oportunidade global em frango à base de plantas ”, disse Jean Madden, CMO  da Next Gen.

Potencial do mercado brasileiro de alimentos à base de plantas

Programa Inova 360
Programa Inova 360 Programa Inova 360
TiNDLE será lançado primeiro em restaurantes de Singapura – Foto divulgação

Sobre dados do mercado brasileiro, o executivo cita dados divulgados pela USDA no Brasil. “Os indicativos de potencial de mercado são excelentes. A USDA  divulgou que o número de vegetarianos no Brasil, com base no Ibope, cresceu 75% de 2012 para 2018. Segundo eles, 60% de todas as pessoas entrevistadas prefeririam comprar produtos à base de plantas se a faixa de preço fosse semelhante à dos produtos de origem animal da mesma categoria”, comentou Menezes. 

“E mais, a USDA ressaltou surgimento de startups brasileiras para desenvolvimento de produtos alternativos a proteína animal, como lácteos, carnes, substituição de ovos, suplementos e outros. Afirmou que grandes players estão entrando nesse segmento e que os fabricantes desses produtos registraram uma taxa de crescimento anual acima de 20% em dois anos (dados de 2020). Só esses dados nos mostram o quão promissor é o mercado”, declara.

A Next Gen, cofundada por Timo Recker e André Menezes, foi lançada em Singapura em 1o de outubro de 2020, com capital de US$ 2,2 milhões. Antes de fundar a Next Gen, Timo foi o fundador e CEO da empresa alemã de carnes plant based, LikeMeat e André foi o gerente geral da Country Foods Singapore (Antiga Sats BRF, Joint venture da Sats com BRF – dona das marcas Sadia e Perdigão).

Twitter anuncia perfis pagos com o Super Follow, e criação de comunidades

Com o Super Follow, Twitter anuncia perfis pagos com conteúdo exclusivo para membros, além de Comunidades nos moldes dos Grupos do Facebook

NVIDIA lança GeForce RTX 3060 no Brasil, com foco em custo x benefício

A RTX 3060 chega para povoar o segmento de GPUs intermediárias da arquitetura Ampere

Redes sociais enfrentam desafio de moderar áudio ao vivo

Redes sociais têm missão de moderar conversas ao vivo
Redes sociais têm missão de moderar conversas ao vivo REUTERS/Florence Lo/Illustration

O crescimento explosivo do Clubhouse, uma rede social baseada em áudio impulsionada por aparições de celebridades da tecnologia como Elon Musk e Mark Zuckerberg, gerou um escrutínio sobre como o aplicativo vai tratar conteúdo problemático, de discurso de ódio a assédio e desinformação.

Moderar a discussão em tempo real é um desafio para uma safra de plataformas que usam chat de voz ao vivo, de serviços centrados em videogames como Discord ao novo recurso de áudio ao vivo do Twitter, o Spaces. O Facebook também está explorando essa frente.

"O áudio apresenta um conjunto fundamentalmente diferente de desafios para a moderação do que a comunicação baseada em texto. É mais efêmero e mais difícil de pesquisar e agir", disse o diretor jurídico da Discord, Clint Smith, em uma entrevista.

As ferramentas para detectar conteúdo de áudio problemático ficam atrás daquelas usadas para identificar texto; e transcrever e examinar bate-papos de voz gravados é um processo mais complicado para pessoas e máquinas. A falta de pistas extras, como os sinais visuais de vídeo ou comentários de texto que os acompanham, também pode torná-lo mais desafiador.

"A maior parte do que você tem em termos de ferramentas de moderação de conteúdo é realmente construída em torno de texto", disse Daniel Kelley, diretor associado do Centro de Tecnologia e Sociedade da Liga Antidifamação.

Nem todas as empresas fazem ou mantêm gravações de voz para investigar relatórios de violações de regras. Embora o Twitter mantenha o áudio do Spaces por 30 dias ou mais se houver um incidente, o Clubhouse diz que exclui sua gravação se uma sessão ao vivo termina sem um relatório imediato do usuário, e o Discord não grava nada.

Leia mais: Polícia de Nova York usa robô de quatro pernas para buscar refém

Em vez disso, o Discord, que enfrentou pressão para conter conteúdo tóxico como assédio e material de supremacia branca em bate-papos de texto e voz, oferece aos usuários controles para silenciar ou bloquear pessoas e depende deles para sinalizar áudio problemático. Esses modelos de comunidade podem fortalecer os usuários, mas podem ser facilmente abusados e sujeitos a preconceitos.

O Clubhouse, que introduziu controles de usuário de maneira semelhante, investigou se ações como bloqueio, que podem impedir que usuários entrem em certas salas, podem ser utilizadas para assediar ou excluir usuários.

Os desafios de moderar áudio ao vivo confrontam a batalha global sobre moderação de conteúdo em grandes plataformas de mídia social, que são criticadas por seu poder e opacidade, e têm atraído reclamações de ambos os lados como demasiadamente restritiva ou perigosamente permissiva.

As plataformas online também têm lutado por muito tempo para frear o conteúdo prejudicial ou gráfico ao vivo em seus sites. Em 2020, um vídeo ao vivo de um suicídio no Facebook se espalhou por vários sites. Em 2019, um tiroteio em uma sinagoga alemã foi transmitido ao vivo no site de jogos Twitch, da Amazon.

"É muito importante para esses serviços aprenderem com o lançamento do streaming de vídeo para entender que eles enfrentarão os mesmos tipos de questões", disse Emma Llanso, integrante do Conselho Consultivo de Segurança do Twitch. "O que acontece quando as pessoas querem usar seu serviço para transmitir áudio ao vivo de um encontro com a polícia ou de um ataque violento?"

Cresça com o Google para Mulheres abre inscrição para profissionais e empreendedoras

Evento Cresça com o Google para Mulheres será realizado online no Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, e as inscrições são gratuitas

Helicóptero devolve 10 orangotangos à natureza

Helicóptero devolve 10 orangotangos à natureza

Com a ajuda de um helicóptero, um centro de reabilitação na Indonésia libertou 10 orangotangos em perigo crítico em seu habitat natural na semana passada na ilha de Bornéu. "Durante a reabilitação, Nenuah, um dos animais, mostrou um excelente progresso. Ele socializou facilmente com outros orangotangos e explorou ativamente toda a ilha por conta própria”, destacou Vivi Dewi Santi, veterinária do centro de reabilitação. Restam cerca de 100 mil orangotangos de Bornéu na natureza, e mais da metade de sua população foi extinta nos últimos 60 anos.

Acompanhe o State of Play com o Showmetech e saiba o que esperar!

O State of Play deve mostrar cerca de 10 jogos e o Showmetech fará uma cobertura ao vivo no YouTube

NVIDIA apresenta receita de US$5 bilhões, mesmo com falta de produtos

Em ano marcado pela falta de componentes no mercado, a NVIDIA apresenta receita recorde para o quarto trimestre, superando expectativas do mercado financeiro

Ônibus autônomo começa a circular em cidade da Espanha

Veículo é 100% elétrico e pode levar até 60 passageiros
Veículo é 100% elétrico e pode levar até 60 passageiros JORGE GUERRERO / AFP

Um ônibus sem motorista começou a circular nas ruas de Málaga, sul da Espanha, em um projeto inédito na Europa.

Equipado com sensores e câmeras, o veículo 100% elétrico começou no último sábado (20), para fazer um trajeto que une o porto ao centro da cidade andaluza. Um trajeto de 8 quilômetros que será feito em seis dias na semana.

"O ônibus sabe em cada momento onde está, sabe em cada momento tudo o que tem ao seu redor", explicou à AFP Rafael Durbán Carmona, diretor da divisão sul da sociedade Avanza, líder do consórcio público-privado responsável pelo projeto.

Leia mais: Polícia de Nova York usa robô de quatro pernas para buscar refém

O veículo "pode interagir com as infraestruturas, com os semáforos", que também estão equipados com sensores que indicam quando estão vermelhos, apontou.

O ônibus também tem um dispositivo de inteligência artificial que lhe permite melhorar suas "decisões" em função dos dados que coleta ao longo do trajeto.

Desenvolvido pela empresa espanhola Irizar, se parece com outro ônibus qualquer: mede doze metros de comprimento e pode levar 60 passageiros.

A Europa viu outros projetos de veículos autônomos, como na França ou na Estônia, mas nenhum que envolva um ônibus urbano de tamanho normal que ocupe as mesmas ruas que outros automóveis.

A legislação espanhola não autoriza que um veículo circule sem alguém para conduzi-lo, portanto um motorista ocupa o assento sem tocar no volante ou nos pedais. Sua tarefa consiste em, excepcional e ligeiramente, corrigir a trajetória, como por exemplo ao chegar a uma rotatória.

Receita libera programa do Imposto de Renda 2021, veja como baixar

Imposto de Renda 2021: como baixar o programa, quem deve pagar IR, quem está isento, como proceder com o auxílio emergencial e mais novidades para este ano

Roubo de contas digitais foi o principal crime financeiro de 2020

Crime aumentou em 20 pontos percentuais em comparação com 2019
Crime aumentou em 20 pontos percentuais em comparação com 2019 Freepik

Um novo relatório da empresa de cibersegurança Kaspersky aponta que o roubo de contas digitais foi o principal crime financeiro de 2020 e aumentou em 20 pontos percentuais — de 34% para 54% — em comparação com 2019. O fato estaria atrelado a um maior uso dos aplicativos da bancos no celular e do comércio eletrônico durante a pandemia, bem como um aprimoramento das técnicas de engenharia social usadas por cibercriminosos ao longo deste período.

Neste contexto, a empresa alerta para as duas principais estratégias que os golpistas vêm utilizando para roubar o acesso às contas: os "salvadores" e os "investidores".

Na primeira abordagem, os fraudradores ligam para clientes de bancos como se fossem agentes de segurança e oferecem ajuda após terem identificado uma suposta cobrança ou possível pagamento suspeito.

"O salvador pode pedir que o cliente confirme sua identidade por meio de um código enviado em uma mensagem de texto ou notificação push para bloquear uma transferência suspeita ou para transferir o dinheiro para uma 'conta segura'", afirma a empresa. "Também pode solicitar que a vítima instale um aplicativo de gerenciamento remoto, como se isso fosse necessário para solucionar o problema".

Na segunda tática, por sua vez, os cibercriminosos fingem ser funcionários de uma empresa de investimentos ou consultores do banco e  oferecem uma forma rápida de fazer dinheiro com o investimento em criptomoeda ou ações, que seria realizado diretamente pela conta do cliente, sem precisar ir até a agência bancária.

O pré-requisito para conseguir a vantagem oferecida é fornecer um código recebido em uma mensagem de texto ou em notificação ao falso consultor.

"Os dados globais refletem bem a situação que constatamos diariamente no Brasil. Estamos sempre no topo da lista dos países mais atacados por phishing (mensagens falsas) e este é o principal método de roubo de credenciais bancários no país — ou seja, é o que sustenta os golpes de account takeover por aqui", diz o analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini.

"É importante lembrar também que os trojans financeiros mais avançados desenvolvidos no Brasil usam e abusam das ferramentas de acesso remoto (RAT), pois esta é a única forma de burlar os mecanismos de proteção do sistema bancário brasileiro, que é um dos mais avançados no mundo", completa.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Aplicativo leva usuários pra safári pré-histórico; confira

Aplicativo leva usuários pra safári pré-histórico; confira

Muito se fala sobre dinossauros e diferentes espécies pré-históricas que já habitaram a Terra. Mas como seria poder realmente ver bem de perto estes animais? Essa é a proposta de um novo aplicativo, que utiliza a realidade aumentada para trazer estas criaturas para a realidade dos seres humanos. O nome dele é Museum Alive, e foi desenvolvido pela empresa Alchemy Immersive and Atlantic Productions, especialista no desenvolvimento de conteúdos de realidades mista, aumentada e virtual, e inteligência artificial.

América Latina não está preparada para novas tecnologias, diz ONU

Estados Unidos, Suíça e Reino Unido são os países mais preparados para novas tecnologias
Estados Unidos, Suíça e Reino Unido são os países mais preparados para novas tecnologias Pixabay

Os Estados Unidos, Suíça e Reino Unido são, nesta ordem, os países mais bem preparados para novas e emergentes tecnologias, como inteligência artificial (IA) ou big data, de acordo com um índice apresentado nesta quinta-feira (25) pelas Nações Unidas onde a América Latina, com Brasil e Chile na liderança, ocupa posições discretas.

O Brasil ocupa a 41ª posição em uma classificação de 158 economias elaborada pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), onde o Chile ocupa a 49ª posição, o México (57ª), Costa Rica (61ª), Argentina (65ª) e Panamá (67ª), sendo os países latino-americanos mais bem colocados.

Na parte inferior da região estão a Nicarágua (que ocupa o 125º lugar no índice global), Honduras (122º), Bolívia (116º) e El Salvador (106º), enquanto a Colômbia está em 78º, o Peru está em 89º e a Venezuela em 99º.

Nos primeiros lugares, destacam-se economias como Coreia do Sul (7º), Alemanha (9º), França (13º), Japão (18º) ou Espanha (21º), enquanto China e Índia, apesar de liderarem em pesquisa e desenvolvimento, estão na 25ª e 43ª posições, respectivamente, devido a deficiências em telecomunicações.

A classificação foi feita medindo cinco variáveis: pesquisa e desenvolvimento em novas tecnologias, situação da indústria local de telecomunicações, capacitação para novos setores, facilidades de financiamento dos mesmos e implantação geral dessas indústrias no país.

O índice faz parte de um relatório em que a Unctad analisou não apenas o futuro da IA e o gerenciamento de grandes bancos de dados, mas também de setores como internet das coisas, blockchain, redes 5G, impressão 3D, robótica, drones, edição de genes, nanotecnologia e fotovoltaica.

A Unctad estima que esses setores constituíam um mercado de US$ 350 bilhões em 2018 que em meados desta década quase poderia se multiplicar por US$ 10 a US$ 3,2 trilhões (dos quais, 1,5 trilhão na internet das coisas e 500 bilhões na robótica).

A organização quer sublinhar com seu estudo que as novas tecnologias estão aumentando o fosso econômico entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento, como vem acontecendo desde que sucessivas revoluções industriais mudaram periodicamente os fundamentos da economia durante 250 anos.

"É fundamental que os países em desenvolvimento não percam a onda de tecnologias de ponta, senão as desigualdades se aprofundarão ainda mais", disse a secretária-geral da Unctad, Isabelle Durant, que pediu às sociedades e empresas um melhor preparo para reduzir a lacuna.

O relatório também destaca que, ao lado das enormes oportunidades nesses setores nascentes, surgem grandes desafios, como o risco da automatização assumir empregos em grande escala e, ao mesmo tempo, reduzir os direitos trabalhistas.

O estudo enfatiza que os governos têm um papel fundamental a desempenhar na preparação do caminho para as tecnologias, especialmente na criação de um ambiente propício e "garantindo que os benefícios dessas tecnologias sejam compartilhados por todos".

Nasa descobre um poço de 180 metros de diâmetro em Marte

Foto do poço original (à esquerda) e clareada (à direita)
Foto do poço original (à esquerda) e clareada (à direita) Nasa

O Mars Reconnaissance (MRO, na sigla em inglês), uma sonda da Nasa, a agência espacial norte-americana, lançada em 2005 a com o objetivo de procurar evidências da existência de água no passado remoto de Marte, encontrou um poço de aproximadamente 180 metros de diâmetro durante sua expedição pelo planeta vermelho. Os resultados foram publicados no domingo (21) pelo geofísico da Nasa Ross Bayer no blog do HiRISE, o instrumento telescópio que a voa a bordo do MRO.

Na foto clareada pelos astrônomos – a original mostrava um buraco escuro –, é possível observar dois aspectos sobre o local: a "áspera parede leste do fosso" e o chão, "que parece ser de areia lisa e desce para o sudeste."

Os pesquisadores vão analisar agora se o poço é um fenômeno isolado ou se estaria ligado a uma rede de túneis subterrâneos deixados para trás por canais de lava de fluxo rápido, como as "claraboias" dos tubos de lava dos vulcões do Havaí, nos Estados Unidos.

A hipótese de que vulcões antigos podem ter deixado grandes tubos de lava cavernosos na superfície de Marte já é antiga. Alguns cientistas, inclusive, defendem que elas podem ter tamanho suficiente para abrigar bases planetárias em uma possível colonização humana do planeta vermelho.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Samsung lança o Galaxy Book S, notebook que alia mobilidade e alto desempenho

O novo Galaxy Book S é um notebook prático que oferece um alto grau de desempenho e mobilidade ao usuário

REVIEW: SSD Imation A320, um bom SSD para todas as funções

O SSD Imation A320 traz armazenamento com bom desempenho e preço competitivo no formato 2,5"

França investiga vazamento de dados médicos de 500 mil pessoas

França descobriu que dados médicos de 500 mil pessoas foram vazados na internet
França descobriu que dados médicos de 500 mil pessoas foram vazados na internet Freepik

A seção de combate aos crimes cibernéticos do Ministério Público de Paris anunciou, nesta quinta-feira (25), que abriu uma investigação judicial após um grande vazamento de dados médicos de cerca de 500 mil pessoas na França.

A investigação foi aberta depois que se descobriu que um arquivo com dados médicos de cerca de meio milhão de franceses estava circulando na internet há vários dias.

O arquivo contém 491.840 nomes associados a dados de contato (endereço, telefone, e-mail) e CPF.

Às vezes estão acompanhados de informação sobre o grupo sanguíneo, o médico que o atendeu e o CPF, ou comentários sobre o estado de saúde (incluindo uma possível gravidez), tratamentos farmacológicos ou doenças (incluindo o HIV).

A investigação, realizada pelo Escritório Central de Combate ao Crime Relacionado com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (OCLCTIC), foi aberta por "acesso e manutenção fraudulenta em um sistema de tratamento automatizado de dados" e "extração, posse e transmissão fraudulenta" dos mesmos, informou o MP, que abriu a investigação na quarta-feira.

Segundo o serviço de verificação de dados Checknews do jornal Libération, que investigou o tema, os dados viriam de cerca de trinta laboratórios de biologia médica, situados principalmente no noroeste da França.

Segundo o jornal, correspondem a amostras tomadas entre 2015 e outubro de 2020, período que coincide para os laboratórios em questão com o uso de um programa de computador de uso médico-administrativo do grupo Dedalus.

"Não temos nenhuma certeza de que apenas programa do Dedalus France está envolvido neste caso", disse à AFP na quarta-feira seu vice-diretor-geral, Didier Neyrat.

"Criamos uma unidade de crise porque levamos isso muito a sério e vamos trabalhar em colaboração com nossos clientes para averiguar o que aconteceu", acrescentou.

"O arquivo está em sete lugares diferentes da internet", explicou à AFP Damien Bancal, jornalista especializado em cibersegurança, que identificou pela primeira vez a invasão em 14 de fevereiro em seu blog Zataz.

Segundo ele, o arquivo foi objeto de uma negociação comercial entre vários hackers em um grupo do Telegram especializado na troca de bases de dados roubadas e um deles o postou na rede após uma discussão.

"500.000 dados já é muita coisa e nada nos impede de pensar que os hackers ainda tenham muito mais", disse à AFP.

Recentemente, a França foi alvo de vários ataques de hackers. Em 8 e 15 de fevereiro, dois hospitais do país ficaram paralisados após duas invasões cibernéticas.

"Houve 27 ciberataques a hospitais em 2020 e desde o início de 2021, é um ataque por semana", destacou na semana passada o secretário de Estado de Assuntos Digitais, Cédric O.

Este aumento levou o governo francês a aumentar seu orçamento para reforçar a segurança dessas instituições.

Cel.Lep retoma as aulas para crianças e adolescentes

Cel.Lep retornou as aulas com crianças (Foto: Divulgação)
Cel.Lep retornou as aulas com crianças (Foto: Divulgação) Programa Inova 360

O Cel.Lep, uma das principais escolas de idiomas e tecnologia do País, abriu as matrículas para o Kids & Teens Experience, seu programa inovador e disruptivo que desenvolve o aprendizado e aprimoramento das quatro habilidades da língua inglesa (oralidade, compreensão oral, leitura e escrita) associados à exploração de vivências e experiências, ao desenvolvimento de projetos, ao raciocínio lógico e a assuntos relacionados à tecnologia e design, como o desenvolvimento de aplicativos.

O Cel.Lep retoma as aulas presenciais conforme as determinações das autoridades municipais e estaduais, e abriu as matrículas para que os pais possam reservar a vaga para o momento em que a retomada for autorizada. A Escola está totalmente preparada, seguindo todo o protocolo de segurança contra a COVID-19, com salas de aula organizadas e demarcadas para respeitar o distanciamento social; professores com máscaras e face shield o tempo todo; tapete sanitizante na entrada; álcool gel em todos os ambientes; e intervalos escalonados entre as turmas para evitar aglomerações na entrada e saída dos alunos, entre outras medidas.

O programa Kids & Teens está alinhado às demandas de um mundo cada vez mais global e digital. Para as crianças entre 7 e 10 anos, o Cel.Lep oferece o “Kids Experience – Exploring Life in English”, e para o público entre 11 e 14 anos, o “Teens Experience – Experiencing Life in English”, cursos que aprimoram habilidades diversas com tecnologia, respeitando o processo de evolução cognitiva e a maturidade de cada criança, bem como incentiva o desenvolvimento pessoal de cada adolescente por meio de experiências que demonstram a importância de entender o mundo em que vivemos.

“Decidimos proporcionar uma experiência inovadora e disruptiva de uma forma totalmente segura aos alunos, neste momento desafiador. Este novo formato permite ao aluno abordar presencialmente, em inglês, todas as questões que o circundam, dando uma maior e melhor capacitação e ampliando sua desenvoltura no idioma. Ou seja, ele aprenderá inglês de forma comunicativa, a partir de contextos tecnológicos e temas pertinentes a cada faixa etária”, destaca o presidente do Cel.Lep, Alexandre Garcia.

No Kids Experience, os alunos trabalham o inglês com o planejamento e execução de projetos. As aulas estimulam as competências socioemocionais e os alunos aprendem a pensar criticamente e a trabalhar em equipe para resolução de problemas que são relevantes ao contexto onde vivem. Usando o inglês como ferramenta de comunicação, as crianças também passam por novas experiências com temas relacionados à tecnologia. Elas trabalham o pensamento lógico, criam soluções para problemas diversos e desenvolvem protótipos de aplicativos com conceitos de UX (User Experience) como parte do processo.

Vivendo em uma fase de transformações, é fundamental que o adolescente entenda o valor de assuntos como sociedade, civilidade e sustentabilidade. Por isso, no Teens Experience, os alunos são desafiados intelectualmente a usar o pensamento crítico para resolver problemas significativos e relevantes para sua cultura, suas vidas e seu futuro.

Com uma programação de planejamento e execução de projetos, são colocados em pauta os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). Através de uma experiência imersiva 100% em inglês, os adolescentes ainda passam por dinâmicas com assuntos relativos à tecnologia, em que aprofundam o raciocínio lógico e discutem maneiras possíveis de resolução de problemas cotidianos. No curso são trabalhados conceitos como UI (User Interface) para a criação de soluções tecnológicas que complementam os projetos desenvolvidos a cada semestre.

“A língua inglesa será o meio de comunicação para o desenvolvimento de projetos dos mais variadose tecnológicos, e nossa proposta é que os alunos passem por uma experiência semelhante a de um intercâmbio, na qual terão uma vivência maior e mais significativa durante as aulas, com uma carga horária semanal ampliada”, observa a diretora pedagógica do Cel.Lep, Patricia McKay.

Toda a metodologia do ensino de inglês de mais de 53 anos do Cel.Lep permanece sendo aplicada nestes novos cursos. Os alunos utilizam tablets, computadores e material didático, sendo este último desenvolvido por meio da parceria entre o Cel.Lep e a National Geographic Learning, com o objetivo de ampliar a perspectiva de mundo em sala e a preparação dos alunos para os desafios do mundo cada vez mais global e digital. Na prática, os novos cursos terão o dobro da carga horária e contará com uma sala XP (Sala de Experiência), especialmente criada para este fim. 

Mais informações pela Central de Atendimento do Cel.Lep no (11) 2388- 0483 ou pelo site www.cellep.com.br.

Sobre o Cel.Lep

O Cel.Lep é uma das principais escolas de idiomas e tecnologia do Brasil, vencedora do prêmio Top Educação em 2019 e 2020, e sua matriz é certificada pelo PEA-UNESCO (Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Focado em oferecer qualidade no ensino para que seus alunos adquiram fluência em inglês e espanhol, e domínio da linguagem computacional (coding), o Cel.Lep contempla, em seu conteúdo pedagógico, os quatro pilares da UNESCO (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser).

Fundado em 1967, consolidou-se como provedor de ensino multicanal, com atuação nacional, através de soluções educacionais inovadoras e de alta qualidade. Sempre atuou com pioneirismo e inovação em seus mais de 52 anos, sendo a primeira escola de idiomas a adotar laboratórios para o ensino de línguas no País. Possui cursos para crianças a partir de três anos, adolescentes e adultos. Em 2017, adquiriu a MadCode, rede de Escolas de Programação, tornando-se um Learning Center, focado em desenvolver as novas competências do século XXI, por meio do ensino de idiomas e coding.

Em 2018, desenvolveu as Soluções Educacionais intracurriculares de inglês e coding para escolas de Educação Infantil ao Ensino Médio, permitindo, assim, sua expansão nacional. Anualmente, o Cel.Lep atende mais de 20 mil estudantes em suas 85 unidades próprias de rua e dentro de colégios regulares, nos modelos extracurricular, em São Paulo, e intracurricular, nacionalmente.

Você sabe o que é uma empresa B?

Yssy fala sobre empresas B (Foto: Divulgação)
Yssy fala sobre empresas B (Foto: Divulgação) Programa Inova 360

Sistema B é uma iniciativa global que busca avaliar rigorosamente empresas por suas ações nas áreas de Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente a fim de identificar organizações que geram impacto positivo no Planeta através das suas interações e projetos.

O Movimento Global de Empresas B foi criado em 2006 nos Estados Unidos com objetivo de redefinir sucesso na economia para que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta. O Sistema B chegou ao Brasil em 2012 e atualmente conta com 186 companhias devidamente certificadas.

É considerada uma B Corporation a empresa que contribui no mercado para a construção de um mundo mais justo nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais, e aquelas que têm em seu propósito e razão de existir objetivos que vão ao encontro de beneficiar a sociedade como um todo.

Por que se tornar uma Empresa B?

A Yssy, maior plataforma de tecnologia do país, escolheu se submeter à análise da BLab em 2019 e alinhar sua atuação ao Sistema B, porque acredita no papel das grandes corporações de impulsionar e estimular as comunidades nas quais estão inseridas. 

“Fomos certificados pelo Sistema B após um processo rígido e detalhado, e passamos a ocupar esse seleto grupo de companhias positivas brasileiras. Desde então, caminhamos de acordo com as diretrizes do projeto”, afirma Frederico Samartini, CEO da empresa.

O que muda ao se tornar uma Empresa B? 

Desde sua estrutura física à iniciativas com seus colaboradores, a Yssy preocupa-se com os impactos positivos de ponta a ponta, levando seus princípios também para os clientes e parceiros. Para isso, estuda profundamente sua estrutura e dados de consumo para estabelecer metas aceitáveis numa projeção inclusiva e responsável. Confira algumas das iniciativas:

Pegada ecológica: é um indicador que mede, a partir dos hábitos de consumo das pessoas, a quantidade necessária de planetas caso todo o mundo consumisse da mesma forma que aqueles que se submeteram à medida. A pesquisa contempla questões sobre a alimentação, meios de transporte, vestimenta, bens possuídos, entre outros, para chegar a uma média do quanto de recursos naturais são utilizados para manter o nosso estilo de vida. 

“Poder ter conhecimento e visualizar, em números, o quanto do nosso estilo de vida impacta no meio ambiente, é o primeiro passo para a conscientização e a melhora dos nossos hábitos, com foco direcionado para as frentes que podem ser revistas. Além do apelo individual, a empresa faz a gestão de uma meta coletiva de redução desses impactos contemplando nosso dia a dia de trabalho”, reforça Frederico Samartini.

Diversidade: a Yssy absorveu uma demanda por diversidade dentro da companhia, levantando estudos, debates e dados que possam guiar nossa atuação e equalizar nosso quadro de funcionários. O estudo do mapeamento da diversidade dentro da organização ajudou a orientar que os pilares de gênero e raça serão alavancados nesse primeiro momento. E, outros ajustes devem ser contemplados em nossos projetos futuramente, à medida que os guias estiverem cada vez mais equilibrados. 

Consumo: a empresa monitora coletivamente o consumo de recursos naturais utilizados no dia a dia de trabalho, como energia elétrica, árvores – via impressão de papel – e água. Também pratica a gestão de resíduos, controlando a produção de lixo, separando corretamente os materiais recicláveis e banindo o uso de plásticos e outros materiais descartáveis nas dependências da companhia. 

Datacenter sustentável: a Yssy com um sistema ecologicamente eficiente com uso de rede passiva ótica e cabeamento 100% reciclável.

“Nós garantimos que com esse primeiro passo, que é a certificação, é possível criar um movimento de conscientização e ação transformadores dentro das organizações. Convidamos a todos os nossos clientes e parceiros a conhecerem a iniciativa e se juntarem a nós nessa corrente. É urgente que as companhias comecem a pensar em seu impacto além do lucro”, encerra Frederico.