30/04/2021

+60 Modelos modernos de cestos de crochê para decorar seu ambiente

O cesto de crochê está em alta e serve para organizar muita coisa no seu lar. Ele é um organizador, mas também serve como peça decorativa para jardins, cozinhas, banheiros, salas e quartos. E existem vários modelos para você se inspirar, dentre muitos formatos, fios, tamanhos e cores. Esses cestos são peças exclusivas, totalmente personalizadas, […]

O post +60 Modelos modernos de cestos de crochê para decorar seu ambiente apareceu primeiro em Artesanato Passo a Passo!.

pCloud, uma alternativa ao Google Drive e ao DropBox

Contando com uma ótima promoção para o primeiro mês, o pCloud é uma ótima alternativa para o Google Drive e ao DropBox

PS Plus de maio traz Battlefield V e Stranded Deep

Participe da Segunda Guerra Mundial, destrua carros e fique perdido numa ilha deserta com os jogos da PS Plus de maio

Os presentes de dia das mães mais legais de tecnologia

Trazemos as melhores dicas de tecnologia para você arrasar nos presentes de Dia das Mães nesse 2021

Cientistas usam bactérias para coletar microplásticos nos oceanos

Cientistas usam pinças para coletar microplástico em Sydney, na Austrália
Cientistas usam pinças para coletar microplástico em Sydney, na Austrália REUTERS/James Redmayne

Microbiologistas da Universidade Politécnica de Hong Kong, na China, criaram um método sustentável para remover microplásticos poluentes do meio ambiente com o auxílio de bactérias.

Os cientistas desenvolveram um biofilme com bactérias chamadas Pseudomonas aeruginosa.  Este conjunto bacteriano é capaz de capturar os microplásticos nocivos que flutuam na água em espécies de bolhas. Depois disso, por meio de um mecanismo que os pesquisadores chamam de captura-liberação e usando um gene de dispersão do biofilme, eles conseguem destravar as armadilhas de baterias e jogar os plásticos em pontos de reciclagem no oceano.

“É muito importante desenvolver soluções eficazes que capturem, coletem e até mesmo reciclem estes microplásticos para interromper a 'plastificação' de nossos ambientes naturais”, destacou Sylvia Lung Liu, pesquisadora líder do projeto e microbiologista da Universidade Politécnica de Hong Kong, ao jornal The Guardian.

A técnica ainda está em uma fase preliminar de testes, dado que as primeiras experiências foram feitas em simulações de laboratório e com um tipo de bactéria que transmite doenças para humanos e não poderia ser utilizada em projetos de larga escala. Os cientistas, contudo, entendem que não terão problemas em usar outros conjuntos bacterianos para fazer a captura dos plásticos de maneira sustentável.

Os microplásticos

Os microplásticos normalmente têm cerca de 5 milímetros de comprimento e na maioria das vezes são liberados nos oceanos através da decomposição de sacolas plásticas de supermercado e de garrafas pet, por exemplo.

O perigo destes materiais é que eles não são biodegradáveis e, por conta disso, permanecem muito tempo no meio ambiente antes de serem decompostos pela natureza, acumulando produtos tóxicos ao longo do seu tempo de vida. Animais marinhos que comem este tipo de material colocam a própria vida e a vida dos humanos em risco.

ButanVac será superior à 1ª geração de vacinas, diz Dimas Covas

ButanVac deverá ser uma “vacina superior”, segundo Dimas Covas
ButanVac deverá ser uma “vacina superior”, segundo Dimas Covas Leonardo Benassatto/Reuters

A ButanVac deverá ser uma “vacina superior” por incorporar o aprendizado com a primeira geração de imunizantes contra o novo coronavírus, segundo o diretor do Instituto Butatan, Dimas Covas.

“Temos uma perspectiva que essa seja uma vacina superior do ponto de vista de indução de imugenicidade [capacidade de induzir o corpo a responder ao vírus]. Nós incorporamos os conhecimentos da primeira geração de vacinas”, disse nesta quinta-feira (29) ao participar de um seminário promovido pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).

O Butantan iniciou a produção da nova vacina antes mesmo de ter a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para testar o imunizante em seres humanos. “Iniciamos a produção industrial da vacina. É o que nós chamamos de produção em risco”, destacou Covas. A previsão é que, segundo ele, sejam produzidos seis lotes com 18 milhões de doses.

 

 

Mais barata

 

 

Além dos aprimoramentos incorporados a partir dos resultados com outros imunizantes, especialmente a CoronaVac, produzida pelo instituto em parceria com o laboratório chinês Sinovac, Covas ressaltou que o imunizante deverá ser mais barato do que os disponíveis atualmente. “Além de ser uma vacina já aperfeiçoada, vai permitir o barateamento e extensão da vacina para os países pobres e de renda média”, acrescentou.

A ButanVac está sendo desenvolvida, de acordo com Covas, por um consórcio internacional, sem a detenção de patente, ficando aberta para ser replicada. O diretor do Butantan ressaltou que imunizantes mais baratos vão ser fundamentais para conter a epidemia no mundo. “Não adianta a gente vacinar a população dos Estados Unidos, da Europa, se não vacinar a população da África e da América Latina”, disse.

Apesar das melhorias incorporadas ao imunizante, Covas avalia que as vacinas não vão resolver a curto prazo a convivência com o novo coronavírus. “Uma vacina não vai resolver, vai ser preciso gerações de vacinas. E provavelmente a vacinação anual”, acrescentou.

 

 

Testes

 

 

Na última sexta-feira (23), o Instituto Butantan enviou à Anvisa o pedido para início dos testes em humanos da ButanVac, de fases 1 e 2. Os estudos deverão começar com 1,8 mil voluntários. Já a Fase 3, com maior escala de participantes, deverá incluir 9 mil pessoas. Poderão fazer parte dos testes inclusive adultos já vacinados ou que já tiveram covid-19.

A tecnologia da ButanVac utiliza o vírus da doença de Newcastle, uma enfermidade de aves, geneticamente modificado. O vetor viral contém a proteína Spike do coronavírus de forma íntegra.

O desenvolvimento complementar da vacina será todo feito com tecnologia do Butantan, incluindo a multiplicação do vírus, condições de cultivo, ingredientes, adaptação dos ovos, conservação, purificação, inativação do vírus, escalonamento de doses e outras etapas.

Ilha Havaianas no Fortnite é lançada junto com chinelos temáticos

A Ilha Havaianas no Fortnite é a grande novidade do dia, e vem com chinelos temáticos do game de brinde - além de eventos e streams

Portugal inaugura a maior ponte para pedestres do mundo

Ponte construída sobre o rio Paiva, no norte de Portugal, é a maior estrutura para pedestre do mundo
Ponte construída sobre o rio Paiva, no norte de Portugal, é a maior estrutura para pedestre do mundo CARLOS COSTA / AFP - 29.04.2021

Portugal inaugurou nesta quinta-feira (29) a maior ponte para pedestres suspensa do mundo, 175 metros acima do rio Paiva, na zona norte, e que com os seus 516 metros ultrapassa o recorde estabelecido em 2017 pela passarela Charles Kuonen nos Alpes suíços.

A ponte atravessa um desfiladeiro de granito no município de Arouca e é constituída por 127 placas de aço com grades metálicas de 1,20 metros de largura, fixadas por cabos de aço a pilares em forma de "V" localizados em cada extremidade.

“Embora a construção da ponte tenha sido concluída há algum tempo, esta inauguração é importante porque nos permite retomar a nossa atividade turística”, disse a prefeita de Arouca, Margarida Belém, à AFPTV, elogiando um “atrativo fundamental” para a região.

Esta parte do Rio Paiva já possui uma ponte de madeira de 8 quilômetros que o leva para o vale.

Antes da inauguração oficial no domingo e da ponte ser aberta aos turistas no dia seguinte, os moradores da zona puderam descobrir antes de mais ninguém a estrutura, denominada "516 Arouca", alusiva à sua extensão recorde.

“Moro aqui e quando ouvi pela primeira vez sobre o projeto desta ponte, não acreditei muito. Mas hoje, estou muito orgulhoso de estar aqui”, comentou um morador, Márcio Soares, que descreveu como uma “experiência única. "

“O aconselho a vir, embora que, assim como eu, tenha vertigens, devo admitir que não sofri nada”, disse outro morador, Rui Brandão.

Polícia de Nova York abandona seu polêmico cão-robô

Polícia de Nova York desistiu de usar o cão-robô da Boston Dynamics em suas ocorrências
Polícia de Nova York desistiu de usar o cão-robô da Boston Dynamics em suas ocorrências Reprodução/YouTube

A polícia de Nova York rescindiu o contrato com a empresa Boston Dynamics, que fabrica os cães-robôs, um polêmico dispositivo cujo uso preocupou parte da população, confirmou a polícia à AFP nesta quinta-feira (29).

O chefe da Inteligência e Contraterrorismo da Polícia de Nova York, John Miller, disse ao jornal The New York Times que o cão-robô seria devolvido à Boston Dynamics e que a decisão estava relacionada ao fato de o dispositivo poder tornar-se um "alvo" para seus críticos.

Inicialmente, o contrato deveria finalizar em agosto.

A polícia alugou um exemplar do robô no ano passado. "Este cão salvará vidas, protegerá as pessoas e os policiais, e esse é o nosso objetivo", disse em dezembro o chefe da assistência técnica para operações de campo, Frank Digiacomo, a um sócio local do canal ABC.

Esses robôs, cujo modelo padrão a Boston Dynamics batizou de Spot, são capazes de navegar por terrenos acidentados, evitar obstáculos, filmar e coletar informações sobre seu entorno.

Em fevereiro, durante uma operação policial, o cão mecânico foi enviado para explorar um prédio de habitação pública no bairro do Bronx depois de receber uma ligação que indicava que um ladrão estava escondido em um apartamento.

Apesar de nada ter sido encontrado no local, as imagens causaram medo de que o robô pudesse se apresentar como uma potencial ferramenta de vigilância.

O quadrúpede, que a Boston Dynamics oferece por 74.500 dólares, foi visto novamente em meados de abril em Manhattan durante uma tomada de reféns na qual não foi usado.

Vídeos do cão mecânico andando na calçada voltaram a viralizar nas redes sociais.

John Miller disse ao The New York Times que as críticas são injustificadas, mas "as pessoas encontraram uma forma de transformar (o robô) em um objeto maligno".

Robô da Boston Dynamics mostra habilidade nas tarefas de casa

Joias de mais de 2.500 anos são encontradas em floresta na Suécia

Joias foram encontradas em floresta da Suécia
Joias foram encontradas em floresta da Suécia Adam IHSE / TT News Agency / AFP

Um tesouro da Idade do Bronze com cerca de 50 joias e relíquias de ao menos 2.500 anos de antiguidade foi descoberto na Suécia, anunciaram as autoridades nesta quinta-feira (29).

O tesouro, considerado "espetacular" e em "fantástico" estado de conservação, foi descoberto por casualidade no início de abril em uma floresta próxima à cidade de Alingsås, no sudoeste da Suécia.

Leia mais: Nasa divulga fotos da superlua rosa vista da Estação Espacial

As joias se encontravam ao ar livre, em frente a algumas rochas. Provavelmente foram desenterradas por animais.

"Parecia lixo de metal. No início, achei que era uma lâmpada", contou Tomas Karlsson, o homem que descobriu as relíquias.

Este fã das corridas de orientação estava atualizando um mapa quando, ao se agachar, encontrou um colar e acessórios, contou ele ao jornal Dagens Nyheter.

"Tudo parecia tão novo que pensei que era falso", explicou. Depois de informar sua descoberta, uma equipe de arqueólogos foi para a região examinar as peças.

Leia mais: Estudo mostra que geleiras estão derretendo em ritmo acelerado

Segundo Johan Ling, professor de Arqueologia da Universidade de Gotemburgo, "a maioria dos objetos encontrados são de bronze e estão associados a uma mulher de alto escalão da Idade de Bronze".

Os objetos, entre os quais estão colares, correntes e broches muito bem conservados, datam de entre o ano 750 a.C e 500 a.C.

Blue Origin começa a vender viagens para o espaço em breve

Turistas vão passar cerca de 10 minutos no espaço
Turistas vão passar cerca de 10 minutos no espaço Blue Origin

O turismo espacial está cada vez mais próximo de ser uma realidade. Isso porque a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos, anunciou nesta quinta-feira (29) que em breve começará a venda das passagens para quem tiver interesse em viajar para além da atmosfera.

Ainda não foi divulgado o preço para embarcar nesta viagem a bordo do foguete New Shepard. A empresa deve apresentar mais detalhes no dia 5 de maio para quem fizer o cadastro pelo site da Blue Origin.

O anúncio foi feito por meio de um vídeo divulgado na conta do Twitter da Blue Origin, no qual Bezos aparece no caminho até o possível local de pouso dos futuros passageiros.

O foguete New Shepard foi desenvolvido especialmente para o projeto de turismo espacial da empresa de Bezos. Com cerca de 18 metros de altura, é capaz de levar até 6 passageiros para o espaço em poltronas reclináveis, cada uma delas com uma janela para observar a vista.

Até o momento foram realizados 15 testes de lançamento do foguete, que promete levar os turistas a aproximadamente 100 quilômetros de altura em relação à superfície da Terra.

Durante o passeio, os passageiros poderão sentir a experiência de fluturar e observar o planeta Terra por um ângulo privilegiado. Câmeras instaladas no interior da nave registrarão os momentos das pessoas a bordo do New Shepard.

Somando o tempo de embarque, o período no espaço e a volta à Terra, o passeio durará 40 minutos.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques,

 

Cientistas anunciam descoberta inédita de múmia egípcia grávida

Estudos com a múmia começaram ainda em 2015, com exames detalhados
Estudos com a múmia começaram ainda em 2015, com exames detalhados Alekansder Leydo / Projeto Múmia de Varsóvia / Divulgação via AFP

Cientistas poloneses anunciaram, nesta quinta-feira (29), que descobriram uma múmia egípcia grávida, a primeira neste estado no mundo, quando tiravam raios-X de seus restos mortais de 2.000 anos no Museu Nacional de Varsóvia.

Leia também: Egito descobre cidade perdida de mais de 3 mil anos de idade

"Meu marido Stanislaw, egiptólogo, e eu, ao examinarmos as imagens radiográficas, notamos no útero da falecida uma imagem familiar a pais de três filhos: um pezinho!", declarou à imprensa Marzena Ozarek-Szilke, antropóloga e arqueóloga da Universidade de Varsóvia.

Raio-X revelou um feto no ventre da múmia
Raio-X revelou um feto no ventre da múmia Projeto Múmia de Varsóvia / Divulgação via AFP

"Não sabemos por que o feto não foi retirado do útero da falecida durante sua mumificação", disse Wojciech Ejsmond, da Academia Polonesa de Ciências, que também participa no projeto.

"Esta múmia é realmente única. Não encontramos casos semelhantes. Isso significa que 'nossa' múmia é a única encontrada no mundo com um feto", ressaltou.

Ozarek-Szilke levantou a hipótese de que pode ter havido uma intenção de "esconder a gravidez (...) ou, talvez, tivesse algum significado ligado a crenças sobre o renascimento na vida após a morte".

Troca de identidade

De acordo com o estudo dos hieróglifos inscritos no sarcófago, inicialmente considerou-se que a múmia era de um sacerdote que viveu entre o século I a.C. e o século I d.C.

Os cientistas, no entanto, agora acreditam que  pode ser ainda mais antiga e estão tentando descobrir a possível causa de sua morte.

A múmia não foi aberta, mas uma das radiografias mostra que a mulher tinha cabelos longos e encaracolados, que desciam até os ombros.

Esta descoberta foi anunciada na última edição do Journal of Archaeological Science, uma publicação revisada por pares.

"É o primeiro caso conhecido de um corpo embalsamado de gestante (...) Isso abre novas possibilidades para pesquisas sobre gravidez na antiguidade e práticas relacionadas à maternidade", destaca o artigo.

A múmia foi levada para a Polônia no século XIX e faz parte da coleção de antiguidades da Universidade de Varsóvia.

Está no Museu Nacional desde 1917 e está exposta no sarcófago.

REVIEW: New Pokémon Snap a foto mais bela da franquia

New Pokémon Snap te leva para a Região de Lental em busca das melhores fotos de uma série de diferentes Pokémon

Lucro da Samsung aumenta em 45,5% no 1º tri com vendas de smartphones

Com faturamento de US$ 58,95 bilhões, lucro da Samsung aumenta mesmo com prejuízo em mais de US$ 270 milhões pelo fechamento da fábrica no Texas

Nasa divulga fotos da superlua rosa vista da Estação Espacial

A Nasa, a agência espacial norte-americana, divulgou fotos da superlua rosa de segunda-feira (26) tiradas da Estação Espacial Internacional (EEI), situada na órbita da Terra. O fenômeno costuma ocorrer a cada 14 Luas cheias, ou 1 ano e 48 dias, e dá a impressão de que o satélite natural da Terra está maior e mais brilhante para nós, observadores

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Atualmente, 11 astronautas estão ocupando a EEI. Quatro deles, encarregados da missão Crew-2, chegaram à estação no sábado (24)

A nova tripulação encontrou sete astronautas da Expedição 65, que habitam o local desde novembro de 2020. Em breve, no entanto, quatro deles retornarão à Terra, e então, a Estação Espacial voltará a ser ocupada por sete pessoas

O objetivo central da missão Crew-2 é continuar investigações e demonstrações tecnológicas que auxiliarão no planejamento da missão Artemis. O programa espacial da Nasa pretende enviar a primeira mulher e o próximo homem à Lua em 2024

29/04/2021

Helicóptero da Nasa em Marte tira foto do rover Perseverance

Detalhe da foto panorâmica tirada pelo Ingenuity que flagrou o robô Perseverance em Marte
Detalhe da foto panorâmica tirada pelo Ingenuity que flagrou o robô Perseverance em Marte NASA/JPL-Caltech

O terceiro voo do Ingenuity, helicóptero da Nasa enviado para Marte, no último domingo (25), foi muito comemorado pelos cientistas por ter sido o mais alto e mais longo realizado até então. Além de concluir com sucesso mais uma decolagem e pousar em segurança, o pequeno equipamento conseguiu também fazer uma foto do rover Perseverance que foi divulgada na quarta-feita (28). 

O registro panorâmico da paisagem marciana capturou a região onde a missão pousou em fevereiro deste ano e o local onde o robô da Nasa está atualmente na cratera Jezero.

Não é possível ver em detalhes do equipamento que está explorando o planeta vermelho, mas não deixa de ser algo curioso.

Foto tirada pelo Ingenuity em Marte
Foto tirada pelo Ingenuity em Marte NASA/JPL-Caltech

No perfil no Twitter do Perseverance, uma postagem brincou com flagra espacial:

"Oh hey, aí estou eu! Nunca pensei que seria o modelo de outro fotógrafo em Marte. Grande captura pelo #MarsHelicopter equipe"

A Missão Mars 2020 foi lançada em julho de 2020 com objetivo de avançar na exploração de Marte. O Rover Persevarence é o responsável por coletar amostras de solo e rochas e também monitorar as atividades sísmicas no planeta com equipamento ultrasenssíveis. 

O Ingenuity foi um deasafio para os engenheiros da Nasas pelas condições da atmofesra de Marte, que é bem menos densa do que aqui na Terra. Até o momento, todos os voos realizados tiveram sucesso e os cientistas conseguiram ter um ponto de vista aéreo do planeta

Veja as fotos que robô da Nasa em Marte enviou aos cientistas

REVIEW: Echo Show 10, o impressionante speaker inteligente da Amazon

Com uma tela de 10 polegadas que gira (e te segue), o alto-falante Echo Show 10 se destaca dos demais dispositivos da Amazon

REVIEW: moto g60 é um fantástico celular para o dia-a-dia

O moto g60 é o novo celular intermediário da Motorola, contando com impressionante câmera de 108MP e bateria de 6000mAh

China lança primeiro módulo de sua estação espacial

China lança primeiro módulo de sua estação espacial
China lança primeiro módulo de sua estação espacial STR/AFP - 29.4.2021

A China lançou nesta quinta-feira (29) o primeiro dos três módulos de sua estação espacial, a "CSS", que será montada ao longo de 10 missões e deve ficar pronta no fim de 2022.

O módulo central Tianhe ("Harmonia Celestial"), o local onde os astronautas ficarão, foi impulsionado por um foguete Longa Marcha 5B a partir do centro de lançamento de Wenchang, na ilha tropical de Hainan (sul), de acordo com uma transmissão ao vivo do canal público CCTV.

A estação tem a sigla CSS em inglês (Estação Espacial Chinesa) e em chinês recebeu o nome Tiangong ("Palácio Celestial").

A CSS vai operar em órbita terrestre baixa (entre 340 e 450 km de altura) e será parecida com a estação russa "Mir" (1986-2001). A vida útil é calculada entre 10 e 15 anos.

A estação "será um grande avanço para as capacidades chinesas de de voos tripulados", afirmou à AFP Jonathan McDowell, astrônomo do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, nos Estados Unidos. "Isto deve permitir que tenham uma presença humana permanente no espaço e, portanto, aumentar de forma significativa a experiência de seus astronautas".

"Servirá de base para operações em maior escala: missões tripuladas à Lua, turismo espacial, ciência espacial ou inclusive aplicações concretas para os seres humanos", destaca Chen Lan, analista do site GoTaikonauts.com, especializado no programa espacial chinês.

Uma vez concluída, a estação deve pesar quase 100 toneladas. A modo de comparação, a Tiangong será três vezes menor que a Estação Espacial Internacional (ISS).

"Concorrência"

Com um comprimento de 16,6 metros e diâmetro de 4,2 metros, o módulo Tianhe lançado nesta quinta-feira também será o elemento central da futura estação e o posto de controle.

Para terminar a construção da CSS, a China terá que lança uma dezena de missões até o fim de 2022, algumas tripuladas, para transportar e acoplar os outros dois módulos. As autoridades do país não divulgaram um calendário.

Mas já foi revelado que o país pretende lançar uma nave de carga Tianzhou-2 em maio e em junho a missão tripulada "Shenzhou 12", que transportará astronautas a bordo da CSS em construção.

Com a CSS chinesa e a ISS liderada pela Nasa (agência espacial dos Estados Unidos), duas estações permanecerão em órbita ao redor da Terra.

"Politicamente, isto simboliza o fortalecimento da concorrência entre Estados Unidos e China", opina Chen Lan.

Mas por seu tamanho e suas cooperações internacionais limitadas no momento, a estação chinesa carece dos meios para disputar com a ISS, "que em geral é mais madura e eficiente", opina Jonathan McDowell.

Pequim se declara aberto a colaborações internacionais. Cientistas chineses e da ONU selecionaram experimentos de pesquisadores estrangeiros, que serão executados na futura CSS.- Lua e Marte -"Estes visitantes farão experimentos, mas serão mais turistas do que sócios no funcionamento da estação, ao contrário, por exemplo, do papel mais ativo que os astronautas japoneses e europeus têm na ISS", explica McDowell.

"Rússia e Paquistão serão provavelmente os primeiros sócios e poderiam ser seguidos pela Agência Espacial Europeia (ESA)", mas esta última colaboração é "bastante incerta porque o clima político mudou muito", destaca Chen, em referência às tensões sobre a região chinesa de Xinjiang, onde vive a minoria muçulmana dos uigures, e Hong Kong.

Os astronautas estrangeiros entrarão em algum momento na CSS? Talvez, mas não serão americanos, pois uma lei proíbe a Nasa de estabelecer vínculos com a China.

A China investe bilhões de dólares em seu programa espacial nas últimas décadas para tentar alcançar europeus, russos e americanos.

O gigante asiático enviou o primeiro astronauta ao espaço em 2003.

Uma sonda chinesa posou no lado oculto da Lua em 2019, algo inédito. No ano passado retornou com mostras.

Pequim pretende posar um pequeno robô com rodas em Marte em maio. A agência espacial chinesa também anunciou a intenção de construir uma base lunar com a Rússia. 

REVIEW: Narita Boy, um game comovente lotado de referências oitentistas

Uma injeção de synthwave na testa: um breve resumo do que senti jogando Narita Boy, jogo de plataforma lançado no fim de março

Em busca de um sofá novo? Confira 3 dicas essenciais para não errar na escolha

Em busca de um sofá novo? Confira 3 dicas essenciais para não errar na escolha
Em busca de um sofá novo? Confira 3 dicas essenciais para não errar na escolha Alto Astral

Casa e decoração andam de mãos dadas desde sempre, seja em um ambiente novo, que é necessário mobiliar do zero, ou para repaginar seu lar e dar uma cara nova a ele. 

Um dos cômodos que mais recebem atenção na hora de decorar é, sem dúvidas, a sala de estar. Por ser o lugar onde a família passará mais tempo relaxando e as visitas serão recebidas, esse cantinho merece dedicação. 

E quando falamos na sala, o principal móvel a ser pensado cuidadosamente é o sofá. Normalmente, as cores, tonalidades e detalhes do espaço giram em torno dessa peça. Mas como buscar o melhor tipo para a sua casa, tendo tantas opções no mercado? Confira algumas dicas da designer de produto Deyse Roza para arrasar na escolha!

Preze pelo design afetivo

Alto Astral
Alto Astral Alto Astral
Divulgação: Estofados Jardim

O lar vai muito além de uma moradia, é um espaço de descanso, vivência e amor. Por isso, a profissional recomenda optar por opções que proporcionem essa sensação de aconchego. 

Busque por funcionalidade

Alto Astral
Alto Astral Alto Astral
Divulgação: Estofados Jardim

Cada vez mais, as pessoas precisam de soluções práticas para o cotidiano. Considerando isso, aposte em um sofá versátil, ou seja, que ofereça encostos capazes de se adaptar ao momento por meio da mobilidade, conhecidos como retráteis, sem perder a estética e conforto.

A especialista lembra ainda de um segundo facilitador: "Outro coringa são os Pufes com e sem tampo, que deixam o seu dia a dia muito mais prático, sem esquecer da decoração". 

Sofá precisa ser, sobretudo, confortável

Alto Astral
Alto Astral Alto Astral
Divulgação: Estofados Jardim

Especialmente agora, passando mais tempo em casa, é necessário construir um ambiente com muito conforto. Assim, é necessário escolher uma peça que permita passar horas relaxando sem incômodo.

Para acertar na decisão, a designer indica modelos que tenham espuma e almofadas extras, o que dará mais qualidade, tanto para a peça, quanto para os momentos passados nela. 

Consultoria: Deyse Roza, designer de produtos da Estofados Jardim. 

+50 Desenhos educativos para colorir e imprimir grátis

Os desenhos educativos para colorir e imprimir grátis fazem toda a diferença no aprendizado das crianças. Isso porque, a educação infantil é um processo delicado e que exige muita sabedoria e paciência. Para que elas cresçam e avancem na primeira fase da vida educacional, é importante influenciar com materiais educativos e atrativos. Com desenhos educativos, as […]

O post +50 Desenhos educativos para colorir e imprimir grátis apareceu primeiro em Artesanato Passo a Passo!.

Argentino quer ser a 1ª pessoa com deficiência a ir ao espaço

Jean Maggi em sua bicicleta adaptada que o levou ao topo do Himalaia
Jean Maggi em sua bicicleta adaptada que o levou ao topo do Himalaia Reprodução: Instagram

"O difícil, nós fazemos. O impossível, nós tentamos." Esse é o lema do argentino Jean Maggi, 58 anos, que após ter escalado o Himalaia em uma bicicleta adaptada em 2015, agora quer se tornar a primeira pessoa com deficiência a ir ao espaço.  Ele teve poliomielite, doença popularmente conhecida como paralisia infantil.

O feito de Maggi rendeu o documentário O Limite Infinito, que estreou em 2020. Ao longo de 48 minutos, ele conta sua história desde a infância — quando uma vacina defeituosa o infectou com o poliovírus — e o caminho que percorreu até se tornar um paratleta de alta performance.

"Acho que o documentário foi o meu passaporte para chegar até as empresas de viagens espaciais, mas a ideia de ir ao espaço não surgiu quando cheguei ao topo do mundo. Tenho essa vontade há 8 anos, quando as companhias privadas começaram a falar sobre levar civis para fora da Terra", afirma.

"Atualmente, estou em contato com duas das três empresas que planejam levar civis ao espaço. Tenho acordos de confidencialidade, então acho melhor não dizer quais são, mas tenho fotos nas minhas redes sociais de quando visitei a Space X [empresa de sistemas aeroespaciais do bilionário Elon Musk]", completa.

Maggi na sede da SpaceX, na Califórnia
Maggi na sede da SpaceX, na Califórnia Reprodução: Instagram

Para se preparar para a nova aventura, o argentino não mediu esforços. Ele já fez um curso no Centro Nacional de Treinamento e Pesquisa Aeroespacial (NASTAR, na sigla em inglês), que treina civis para ir ao espaço, e acabou de ter implantada uma nova órtese de joelho, tornozelo e pé em clínica na Flórida, nos EUA. Foi lá também que colocou seu primeiro aparelho, em 2013, e conseguiu finalmente andar com as próprias pernas. 

Em paralelo, Maggi faz de tudo para conservar seu estado atlético — um fator importante para aqueles que querem embarcar em missão espaciais. Ele pratica corrida, hipismo, tênis, basquete, golfe, natação e esqui aquático.

Nem sempre, no entanto, o argentino teve um estilo de vida saudável. Até sofrer um infarto, aos 37 anos, ele chegava a beber duas garrafas de vinho, fumava mais de dois maços de cigarros por dia e não praticava exercício físico. Ele acredita que o infarto "salvou sua vida".

"Eu teria perdido tudo — minha esposa, meus quatro filhos e tudo que tenho hoje", diz. "Foi a partir dali que assumi minha condição, meu corpo, minha vida e comecei a trabalhar em uma reinvenção que veio por meio do esporte."

Processo de aceitação

Como toda pessoa com poliomielite, Maggi teve infância e adolescência difíceis. Além do sofrimento com cirurgias, ele enfrentou preconceito em uma sociedade que não trabalhava para promover inclusão.

Na escola, a cada 90 minutos, os alunos tinham que trocar de salas, que muitas vezes ficavam em andares diferentes. O edifício não tinha rampas. Para o argentino, subir e descer as escadas era como escalar o Himalaia.

Maggi era ainda excluído de diversas atividades escolares, como aulas de educação física e festas, e sofria constante discriminação por parte de seus colegas. Ele ressalta, no entanto, que há uma linha muito tênue entre discriminação e autodiscriminação.

"Ao mesmo tempo em que a sociedade enxerga as pessoas com deficiência como 'coitadinhos', eu tinha pensamentos como 'não vou à festa porque não posso dançar'", afirma. Fui a uma festa pela primeira vez quando decidi me encarregar da música."

O processo de aceitação veio após o infarto, quando os médicos pediram para que o argentino começasse a fazer atividades aeróbicas — e ele, influenciado por seu personal trainer, comprou uma bicicleta adaptada. Um mês depois, ele já participava de sua primeira maratona, em Rosário, na Argentina, e mais tarde, da Maratona de Nova York.

"Quando atravessei a linha de chegada do Central Park, senti que havia deixado para trás aquele corpo que me aprisonava", diz. "Pensei: 'Se participei da maratona de Nova York, posso fazer qualquer coisa'."

Da aceitação à inspiração

Para Maggi, uma pessoa como ele conseguir tal feito, chegar ao topo do mundo e, futuramente, ao espaço, mostra que não há limites para uma pessoa com deficiência — e é esse o pensamento que ele tenta levar adiante.

Além de dedicar-se ao esporte, o argentino também faz palestras mundo afora e, em 2016, fundou uma ONG para auxiliar crianças com deficiência por meio da atividade física. Ao todo, 250 bicicletas adaptadas já foram entregues.

"Acredito que todos, independentemente de sua condição, têm dentro de si um potencial. Há muitas coisas que uma pessoa com deficiência pode fazer e sem necessidade de ter um infarto, como foi o meu caso. Há um ditado que diz que se você tem um corpo, não importa qual seja ele, você já é um esportista", afirma.

"Não sou um ícone da superação nem procuro ser, mas sei que gero certo impacto na sociedade quando mostro uma pessoa com deficiência em lugares nos quais, talvez, a maioria das pessoas não tem coragem de chegar. Na minha época, eu não tinha referências. Hoje, tenho certeza de que não sou o único", completa.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Superlua rende fotos incríveis em pontos turísticos pelo mundo

Em Nova York, a Estátua da Liberdade parece admirar a vibrante superlua. O fenômeno ocorre quando a Lua está na fase cheia e se encontra no ponto de sua órbita mais próximo da Terra — o chamado perigeu. 

A beleza natural da lua se contrapõe à beleza da Torre Eiffel, em Paris

A iluminação da Torre Eiffel criou um efeito divertido em composição com a superlua

Nesta foto, o satélite parece engolir a estátua de Napoleão na cidade francesa de Wimille, perto de Boulogne-sur-Mer

Na Grécia, o Templo de Poseidon minúsculo sob a luz da lua em Cabo Sunião

Esculturas parecem dançar em volta da superlua em Dresden, na Alemanha

A luz da lua cria uma halo em torno do Monumento à Paz no Capitólio dos EUA, em Washington
Veja mais belas imagens da superlua aqui

Egito descobre túmulos raros de antes dos faraós

Egito descobre túmulos raros de antes dos faraós

Arqueólogos egípcios encontraram dezenas de túmulos pré-dinásticos raros, datando do período anterior ao surgimento dos primeiros reino faraônicos no Egito há mais de 5 mil anos. No total, mais de 100 desses locais foram encontrados em um sítio arqueológico ao sul do Cairo, capital do país.