31/05/2021

Polônia e Lituânia instalam portais digitais para conectar moradores

Portal mostra em tempo real o que está acontecendo nos dois países
Portal mostra em tempo real o que está acontecendo nos dois países Divulgação/Vilnius Gediminas Technical University

As restrições por conta da pandemia de covid-19 estão estão impedindo muitas pessoas ao redor do mundo de viajar e conhecer novos lugares. Diante deste contexto, Vilnius, na Lituânia, e Lublin, na Polônia, construíram um curioso portal que interligam as duas cidades.

Os objetos parecem que saíram de filmes e desenhos de ficção científica e parecem realmente conectar um lado ao outro, mas a ideia é apenas exibir imagens em tempo real dos locais em que foram instalados.

“A humanidade está enfrentando muitos problemas, seja polarização social, mudança climática ou questões econômicas. É por isso que decidimos dar vida à ideia maluca de um portal, é uma ponte para a unidade”, destacou Benediktas Gylys, um dos idealizadores do projeto, em comunicado divulgado.

Na Lituânia o portal está localizado próximo a uma estação de trem, enquanto na Polônia o objeto foi instalado na praça central na cidade de Lublin. A distância de um local até o outro é de aproximadamente 600 quilômetros. 

Objeto levou 5 anos para ser construído
Objeto levou 5 anos para ser construído Divulgação/Vilnius Gediminas Technical University

Os portais foram construídos por engenheiros da Vilnius Gediminas Technical University e demoraram cerca de 5 anos para ficarem prontos. A instalação deles aconteceram em um momento bem propício devido às restrições que vigoram no mundo desde 2020.

“Desde o início o projeto do portal foi impressionante e emocionante. Desde a ideia inicial até a criação de uma ponte interativa conectando cidades, foi uma tarefa complexa que exigiu diferentes conhecimentos e tecnologias”, afirmou Adas Meskenas, diretor do centro de criatividade da Vilnius Gediminas Technical University.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques

E3 2021 revelará o seu calendário completo no começo de junho

Às vésperas de sua abertura, marcada para o dia 12 de junho, a Entertainment Software Association confirmou mais 15 empresas que estarão presentes na E3 2021. Devido à pandemia do coronavírus, a feira deste ano acontecerá em formato totalmente digital.

Embora não traga nenhuma desenvolvedora de jogos de peso, a lista inclui nomes fortes do entretenimento eletrônico, como a Intellivision, Yooreka Studio, Razer, NetEase, Norton Gaming, GuliKit, 24 Entertainment e SK Telecom.

Leia mais...

Cobra Kai: 4ª temporada deve trazer grandes mudanças para os LaRusso

A quarta temporada da série Cobra Kai será lançada no final deste ano na Netflix. Enquanto isso, os fãs podem começar a criar suas teorias sobre o que vem a seguir na trama. A última pista indica que grandes mudanças estão reservadas para a família LaRusso na nova leva de episódios.

No final da terceira temporada, Daniel formou uma aliança com Johnny (William Zabka) e Eagle Fang devido aos conflitos entre os Miyagi-do e Cobra Kai. Agora, problemas familiares devem mudar a rotina de LaRusso. Fontes relataram que a casa que serve como a casa de LaRusso na série estava à venda pelos proprietários logo que a produção foi encerrada. Então, ao que tudo indica, uma mudança parece estar confirmada para Daniel e Amanda.

Leia mais...

Prime Gaming revela os jogos gratuitos de junho

Com o mês de maio chegando ao fim, a Amazon revelou os títulos e pacotes que serão oferecidos para aqueles que utilizam o serviço Prime Gaming durante o mês de junho – e que possuem tempo limitado para serem resgatados.

Confira a seguir o que vai ser oferecido ao público no próximo mês:

Leia mais...

Realme X7 Max 5G é lançado com Dimensity 1200, rival do Snapdragon 888

A fabricante chinesa de celulares Realme, que está expandindo seus negócios no Brasil, anunciou nesta segunda-feira (31) o smartphone Realme X7 Max 5G. O aparelho marca a estreia do chip Dimensity 1200, modelo top de linha da MediaTek, fora da China.

Feito em seis nanômetros, o componente é um chip octa-core com suporte para 5G e arquitetura similar ao Qualcomm Snapdragon 888, mas com alguns cortes para garantir melhor custo-benefício. O Dimensity 1200 possui um núcleo principal Cortex-A78 rodando em até 3.0 GHz, três soluções voltadas para desempenho e mais quatro núcleos voltados para tarefas básicas.

Leia mais...

Confira os novos trailers de Os Eternos, Jungle Cruise e mais!

A semana foi animada no mundo cinematográfico! Recentemente, grandes serviços como a Disney+, Amazon Prime Video e Paramount+ revelaram o trailer de alguns seus títulos mais esperados. Com a consolidação das plataformas de streaming como formato de consumo de conteúdo e produtoras de alguns dos melhores filmes lançados, essas produções se tornam muito aguardadas pelos espectadores.

Então, que tal conferir os trailers dos filmes que vêm por aí?

Leia mais...

The Seven Deadly Sins: Netflix divulga o trailer da 5ª temporada

A Netflix divulgou nesta segunda-feira (31), o trailer da 5ª temporada de The Seven Deadly Sins. A season, que será a última do anime, recebeu o nome de O Julgamento do Dragão e aparenta estar recheada de batalhas e emoções, para concluir a animação com chave de ouro. 

A série é inspirada no mangá homônimo, que foi escrito por Nakaba Suzuki e vendeu mais de 37 milhões de cópias em todo o mundo. No Brasil, a história em quadrinhos foi publicada pela JBC. 

Leia mais...

Google 'escondeu' opções de privacidade no Android, diz ação judicial

Documentos judiciais tornados públicos pela Procuradoria-Geral do Arizona, nos EUA, revelaram que o Google tentou convencer fabricantes de dispositivos Android a instalar configurações que dificultavam de forma deliberada o desligamento da coleta de dados de localização pelos usuários.

Leia mais...

Atomic Heart estará presente na E3 2021

Aqueles que curtem jogos de tiro em primeira pessoa e estão de olho em Atomic Heart vão gostar de saber que ele foi confirmado para aparecer na E3 2021 com um novo trailer repleto de ação. A confirmação foi feita no canal do Discord da produtora Mundfish.

Leia mais...

Qualcomm Snapdragon 888 Plus tem os primeiros detalhes revelados

A Qualcomm deve apresentar um novo modelo de processador no segundo semestre de 2021, seguindo a tendência de lançamentos dos últimos anos. A informação é do especialista em vazamentos Abhishek Yadav, que identificou um novo chip na plataforma Geekbench.

Ao que tudo indica, o processador será o Snapdragon 888+ — versão levemente melhorada do Snapdragon 888, chipset top de linha e especializado em IA e 5G revelado em dezembro de 2020.

Leia mais...

Mundial de Free Fire bate recorde com 5,4 milhões de espectadores

A Edição 2021 do campeonato mundial de Free Fire marcou um novo recorde de audiência. Com pico de 5,4 milhões de espectadores, o evento entrou para a história como a maior transmissão de eSports já feita.

Os dados de audiência são da Esports Charts e mostram que esta edição na Singapura teve mais do que o dobro de espectadores que a edição no Brasil. Por aqui, a competição de 2019 contou com 2 milhões de pessoas assistindo.

Leia mais...

Asteroide maior que a Torre Eiffel passará perto da Terra nesta terça

Não há risco de o astro colidir com a Terra
Não há risco de o astro colidir com a Terra NASA / JPL-Caltech

Um asteroide mais alto que a Torre Eiffel — construção que mede 300m de altura — passará perto da Terra nesta terça-feira (1º). O corpo rochoso fará sua abordagem mais próxima por volta das 9h24 (horário de Brasília).

Estima-se que 2021 KT1, como foi catalogado o astro, passará a cerca de 7,2 milhões de quilômetros do nosso planeta, o que equivale a quase 19 vezes a distância entre aqui e a Lua. Apesar de não haver risco de colisão, o corpo celeste é considerado um OPP, ou seja, um Objeto Potencialmente Perigioso.

Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, pertencem a essa categoria quaisquer objetos que se aproximem da Terra a uma distância menor que cerca de 7,5 milhões de quilômetros ou sejam maiores do que 152,4 metros de diâmetro. Atualmente, aproximadamente 26 mil astroides próximos à Terra são monitorados pelos cientistas.

Estão nessa lista os asteroides 2019-OK e 2017-NT5, descobertos pelo astrônomo amador Cristóvão Jacques, conforme revelou o R7 em reportagem exclusiva. Desde 2014, ele mantém o Sonear, um observatório astronômico situado em Oliveira, no interior de Minas Gerais.

Em julho de 2019, quando o 2019-OK foi detectado pelas câmeras do Sonear, a Nasa reportou que este seria sido o maior e mais próximo asteroide que teria passado pela Terra nos últimos 100 anos. O corpo rochoso, que tem o tamanho de um campo de futebol, passou a cerca de 65 mil quilômetros do nosso planeta — o que, em termos astronômicos, é considerado "de raspão".

Não há motivo para pânico

O Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS, na sigla em inglês) garante que não há motivo para pânico e que "ninguém deve se preocupar excessivamente com o impacto de um asteroide ou cometa na Terra". Ainda assim, os astrônomos ressaltam que os riscos de isso ocorrer em um futuro distante "não são desprezíveis". 

Para evitar qualquer impacto potencial na Terra muito antes que isso aconteça, os cientistas tentariam desviar o asteroide por meio do Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo (DART, na sigla em inglês), uma sonda espacial com lançamento previsto para o final deste ano. A ideia é que o veículo não tripulado atinja de frente o asteroide duplo Didymos com força suficiente para tentar mudar seu curso.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

WhatsApp desiste de cortar funções de quem não aceitar novos termos

O WhatsApp não irá limitar os recursos do mensageiro para os usuários que não aceitarem os novos termos de privacidade. A plataforma do Facebook optou por uma nova abordagem na esperança de manter o público atual.

Conforme nota enviada ao TheNextWeb, a empresa afirmou que conversou com governos e profissionais da área antes de tomar a decisão. Entretanto, ela deve insistir para que as pessoas concordem com as novas regras.

Leia mais...

WhatsApp desiste de cortar funções de quem não aceitar novos termos

O WhatsApp não irá limitar os recursos do mensageiro para os usuários que não aceitarem os novos termos de privacidade. A plataforma do Facebook optou por uma nova abordagem na esperança de manter o público atual.

Conforme nota enviada ao TheNextWeb, a empresa afirmou que conversou com governos e profissionais da área antes de tomar a decisão. Entretanto, ela deve insistir para que as pessoas concordem com as novas regras.

Leia mais...

Aparência de Aloy de Horizon: Forbidden West gera polêmica no Twitter

Horizon: Forbidden West é um dos próximos games a ser lançado no PlayStation 5, por isso é comum que ele movimente discussões de tempos em tempos. Entretanto, uma delas acabou bombando no Twitter no último fim de semana: as formas de Aloy.

No último domingo, um usuário conhecido como ApexAlphaJ publicou uma mensagem ressaltando como a personagem acabou ficando com um aspecto mais masculino com o passar do tempo.

Leia mais...

Nubank sai do ar e impede transações de usuários nesta segunda (31)

O aplicativo do Nubank passou por uma instabilidade na manhã desta (31). Os usuários que tentam acessar o software estão vendo uma mensagem de "ocorreu um erro. Não foi possível carregar as informações. Verifique sua conexão e tente novamente".

Nubank

Leia mais...

Cruella: brasileiros usam XVideos para piratear filme do Disney+

A Disney lançou o filme Cruella diretamente no serviço de streaming Disney+, mas os usuários precisam pagar uma taxa adicional de R$ 69,90 para acessar o conteúdo atualmente. Para fugir da cobrança, alguns brasileiros piratearam o longa-metragem usando o site de conteúdo adulto XVideos.

Segundo informa o Notícias da TV, um usuário realizou o upload do filme completo na plataforma de filmes adultos. A Disney conseguiu derrubar sua produção do site, mas o assunto acabou virando meme nas redes sociais.

Leia mais...

Cyberpunk 2077: CD Projekt nomeia novo diretor para o jogo

A CD Projekt Red, estúdio desenvolvedor de Cyberpunk 2077, nomeou um novo diretor para o jogo. Gabriel Amatangelo vai dirigir DLCs que serão lançados futuramente, enquanto Mateusz Tomaszkiewics, o diretor anterior, foi deslocado para trabalhar na nova fase da empresa. 

A CD Projekt Red anunciou que está mudando a forma como trabalhará no lançamento de seus novos títulos e está chamando sua reestruturação de RED 2.0. Tomaszkiewics será um dos nomes por trás deste planejamento.

Leia mais...

Lucifer: fãs reclamam da série após morte de personagem [spoiler]

ALERTA: o texto contém SPOILERS do final da quinta temporada de Lucifer.

A aguardada parte dois da quinta temporada de Lucifer estreou na última sexta-feira (29) na Netflix. O lançamento dos novos episódios foi muito esperado pelos fãs, mas parece que nem tudo na trama agradou aos espectadores.

Leia mais...

Intel apresenta modem 5G para notebooks Windows, Linux e Chrome OS

A tradicional feira Computex será realizada de forma virtual em 2021, entre os dias 1° e 5 de junho, depois do cancelamento da edição passada e os primeiros anúncios já começaram. A Intel divulgou no domingo (30) novos processadores e componentes, com destaque para um importante avanço em conectividade móvel.

Trata-se do modem Intel 5G Solution 5000, um componente integrado padrão M.2 que é voltado para notebooks. Ele foi desenvolvido em parceria com a fabricante MediaTek e a Fibocom, e estava em testes desde agosto do ano passado.

Leia mais...

GTA V: requisitos mínimos e recomendados para rodar no PC

Lançado em 2013, GTA V é um sucesso no mundo dos games e já vendeu mais de 140 milhões de cópias desde sua estreia no PS3 e Xbox 360. O jogo constantemente vira notícia por causa de seus carismáticos atores e também dos memes na internet, mas o título voltou a ganhar a atenção dos jogadores recentemente por causa de GTA V RP.

Além de contar com o modo GTA Online, que constantemente recebe atualizações da Rockstar, os jogadores do PC criaram um mod chamado "GTA 5 Roleplay". A novidade transforma o jogo em uma espécie de universo alternativo e dá uma nova vida ao game de mundo aberto da Rockstar.

Leia mais...

Dia dos Namorados: 8 melhores filmes para solteiros

Dia dos Namorados está chegando e, junto com a data, os diferentes sentimentos que podem atingir as pessoas. Uma das melhores maneiras de celebrar a data mais romântica do ano é assistir a alguns filmes de romance para curtir a vibe. Para as pessoas solteiras, todavia, o Dia dos Namorados pode gerar sentimentos inspiradores ou dolorosos. 

Por isso, é preciso saber que as opções de filmes de Dia dos Namorados variam desde produções mais animadas, e que mostram o lado divertido da solteirice, até aquelas que foram feitas para assistir com um chocolate, lenços e muitas cobertas. 

Leia mais...

Modelos de Lady Dimitrescu na vida real se vestem como a vilã

Aqui no Voxel nós já mostramos vários cosplays da Lady Dimitrescu, uma das personagens mais interessantes de Resident Evil Village. Desde uma jogadora de basquete fantasiada até mods que colocam a vilã para dançar, ela domina o imaginário da galera desde o anúncio do jogo.

Desta vez, foram as próprias "Dimitrescus da vida real" que resolveram mostrar a sua própria versão da vilã! A atriz espanhola Helena Mankowska, que emprestou suas feições à modelo de personagem vista no game da Capcom, fez um ensaio em seu Instagram vestida à caráter:

Leia mais...

10 dicas para melhorar no FIFA 21

Como era de se esperar, o FIFA 21 trouxe diversas novidades em termos de jogabilidade e mecânicas novas, que deixaram o título mais parecido com os jogos reais e mesmo depois de algum tempo após seu lançamento, o game foi um dos jogos mais baixados de março na PSN.

Além disso, chegou recentemente ao Xbox Game Pass, aumentando o número de jogadores e exigindo cada vez mais de quem quer se aventurar com Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar e companhia.

Leia mais...

Como ganhar dinheiro no GTA 5

Gran Theft Auto V oferece diversos recursos para adquirir ao longo da jornada, e tal como na vida real você vai precisar de dinheiro para todos eles. Para nossa sorte, o game fornece algumas formas variadas de colocar sua mão em mais “bufunfa”, e você pode conferir algumas dessas opções para a campanha e para a porção online do título a seguir.

A primeira dica é básica, mas é sempre importante reforçar. Assim que começar a jornada no game, tente não comprar as casas mais luxuosas ou lotar sua garagem de carros. Em vez disso, é preferível ter uma casa grande, veículos que sejam bons para fugir da polícia quando necessário e, evidentemente, armas que ajudem não apenas a se defender, mas também a prosperar na vida.

Leia mais...

Escritórios virtuais viram opção para empreendedores e autônomos

Além de sedes fiscais, empresas também oferecem salas para reuniões presenciais
Além de sedes fiscais, empresas também oferecem salas para reuniões presenciais Divulgação

A pandemia de covid-19 ajudou a consolidar o home office como um modelo de trabalho em todo o Brasil. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividade (SOBRATT), mais de 12 milhões de brasileiros trabalham de suas casas atualmente.

A crise econômica também forçou outro grande contingente a optar por abrir seus próprios negócios, como forma de obter outras fontes de renda. Em 2020, o governo federal registrou 2,6 milhões de novos cadastros de Microempreendedor Individual (MEI), o que representa 56,7% do total de empresas abertas no ano.

Mesmo assim, uma pesquisa apontou que mais de 300 mil metros quadrados em imóveis comerciais foram devolvidos apenas em 2020. A principal explicação, além de muitas operações terem sido transferidas para o trabalho remoto, são os altos custos envolvidos na manutenção dos endereços comerciais.

Com isso, uma alternativa que vem se ampliando no mercado são os escritórios virtuais, tanto para quem não tem muito capital para investir na abertura de uma nova empresa quanto para quem quer reduzir seus custos ou mesmo para atuar em outros mercados de forma remota. 

Tendência no exterior

No Brasil, o escritório virtual ainda é um conceito relativamente recente, mas existe nos EUA e na Europa desde, pelo menos, a década de 1970. De início, consistia em um local onde uma empresa estabelecida em Nova York, por exemplo, se registrava para atuar em Londres. Não necessariamente havia a produção no local, mas era onde a correspondência chegava e para onde os clientes em potencial poderiam ligar.

Hoje, o conceito se expandiu e os escritórios virtuais oferecem, além de um endereço físico para as correspondências e cobranças de impostos, um local onde as empresas podem receber clientes para as hoje cada vez mais raras reuniões presenciais, muitas vezes em endereços em que um aluguel de um escritório comum ficaria muito caro.

"O cliente fica impressionado quando você marca a reunião e o endereço fica em um local como a Avenida Paulista", reconhece William Batista, diretor da BlueBenx, empresa especializada em ativos digitais, como criptomoedas, que usa escritórios virtuais na Estônia e em Portugal e está finalizando um aluguel nos EUA.

"Acredito que a vantagem do virtual seja em relação ao custo da operação. Alugar um espaço, montar estrutura para poder ter endereço custa muito dinheiro e o virtual além de ser mais rápido, você compra o pacote mais adequado, você não tem todos esses custos embutidos", explica  William.

Explosão no Brasil

O húngaro Miklos Grof, veterano do mercado de startups, usava escritórios virtuais desde 2014 para ampliar a atuação e cortar gastos. Percebendo que o Brasil tinha um mercado com algumas empresas de coworking, mas que não atendiam à demanda pelos virtuais, ele e o sócio decidiram abrir em 2018 a Company Hero que hoje tem 17 endereços em 12 cidades brasileiras.

"Nossa ideia foi apostar na simplificação e na digitalização. O cliente pode escolher os serviços que precisa e fazer tudo na plataforma, sem precisar sair de casa para assinar um contrato físico. Já era uma tendência, mas agora aumentou muito a separação de onde acontece o trabalho e onde está a sede fiscal das empresas", diz o empresário.

Além de fornecer os endereços para os registros das empresas e salas para reuniões presenciais, a empresa vem ampliando as ofertas de serviços para ajudar na abertura dos registros, receber e digitalizar correspondências e fez parcerias com advogados e contadores para ajudarem nos trâmites burocrátcos. Com isso e o aumento da procura, o número de clientes aumentou 300% nos últimos dois anos.

Para o advogado Gustavo Gondo, abrir o escritório virtual foi "a saída certa na hora certa". Ele deixou um escritório de advocacia em 2019, ainda antes do início da pandemia, e optou por um endereço virtual para trabalhar de maneira autônoma. E não pretende mudar de modelo tão cedo.

"Começar um negócio em São Paulo, com os custos envolvidos, é uma coisa que dá medo, inclusive me assustava um pouco, me fez demorar. Vi esse modelo e achei bacana, era o que eu precisava. Tenho necessidade de um local de fácil acesso, correspondência, mas não preciso estar lá todo dia. me adaptei muito bem", conta o advogado.

Peaky Blinders: 10 filmes e séries em que o elenco já participou

Mais de 1 ano depois de a 5ª temporada de Peaky Blinders ser finalizada, a ansiedade para os novos capítulos continua em alta. Afinal, a próxima temporada será também a última da série e, infelizmente, a produção precisou ser adiada por causa da pandemia do novo coronavírus. Portanto, é certo que os fãs ainda terão que esperar um pouco para descobrir o que vai acontecer no seriado.

Mas, se você quer matar as saudades do elenco de Peaky Blinders enquanto espera, não se preocupe. Com tantos nomes talentosos na produção, existem diversos outros seriados e filmes nos quais podemos conferir os atores e as atrizes do drama da Netflix.

Leia mais...

30/05/2021

Stalking: crime de perseguição reacende alerta ao uso da tecnologia

Há pouco menos de 2 meses, a Lei nº 14.132/2021 incluiu no texto do Código Penal o crime de perseguição, tipificando a conduta comumente referida pelo termo, em inglês, stalking. O novo tipo penal consiste em “perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”.

Mediante denúncia pela vítima, o autor do crime poderá ser condenado à pena de reclusão, de 6 meses a 2 anos, e multa. A pena pode vir a ser aumentada pela metade se: o ato for cometido contra criança, adolescente ou idoso; contra mulher por razões da condição de gênero; se praticado por duas ou mais pessoas; se cometido com emprego de arma.

Leia mais...

Amazon Prime Video: 10 filmes de romance para derreter o coração

Você sabia que o Amazon Prime Video está cheio de filmes de romance imperdíveis? Se você está procurando uma dose extra de amor em sua vida, assistir a bons filmes de romance pode ajudar a aquecer o coração, ainda mais com o Dia dos Namorados chegando em breve.

O Amazon Prime Video oferece boas opções para quem está em busca de filmes românticos. Desde comédias românticas até romances carregados de drama, a plataforma de séries e filmes consegue trazer todos os sentimentos que um bom romance traz.

Leia mais...

China lança espaçonave e avança no projeto de nova estação espacial

China lançou com sucesso uma espaçonave de reabastecimento para sua futura estação espacial
China lançou com sucesso uma espaçonave de reabastecimento para sua futura estação espacial STR / AFP

A China lançou neste sábado (29) uma espaçonave de reabastecimento de carga para sua futura estação espacial. O projeto ainda em construção após vários atrasos por razões técnicas, reportou a mídia estatal.

O foguete Longa Marcha 7, de 14 toneladas, levou a nave Tianzhou-2, carregada com alimentos, equipamentos e combustível, decolou do centro de lançamento Wenchang, na província insular de Hainan (sul), reportou a agência Xinhua.

A nave de carga se separou com sucesso do foguete, entrou em órbita e abriu seus painéis solares, acrescentou a Xinhua, citando a agência espacial chinesa.

A montagem da estação espacial orbital, chamada Tiangong, que significa "palácio celeste", demandará cerca de dez missões.

Espera-se que esteja completamente operacional em 2022 e que permaneça ativa na órbita terrestre por até 15 anos.

Após a possível aposentadoria da Estação Espacial Internacional após 2028, a estação Tiangong poderá se tornar o único posto remoto com humanos na órbita terrestre.

"Em primeiro lugar, precisaremos transportar material de apoio, peças de reposição necessárias e o equipamento e, em seguida, a nossa tripulação", declarou o diretor da agência espacial chinesa, Hao Chun, citado pela Xinhua.

Enquanto a nave cargueira atracar na estação, a China começará os preparativos para enviar três astronautas para desembalar a carga, que inclui alimentos como carne de porco desfiada com molho de alho e frango Kung Pao, segundo a agência.

Pequim investiu bilhões em seu programa espacial, na tentativa de se colocar à altura de pioneiros como Rússia e Estados Unidos, com projetos ambiciosos na órbita terrestre e enviando naves não tripuladas para a Lua e Marte.

As autoridades chinesas afirmaram que estão abertas a que outros países colaborem em sua estação espacial, mas ainda não está claro no que esta cooperação poderia consistir.

Neste mês, o rover chinês Zhurong pousou em Marte e começou a enviar imagens, com o que a China tornou-se o terceiro país - depois de Estados Unidos e Rússia - a conseguir levar um robô teleguiado ao planeta vermelho.

Como corrigir os erros mais comuns do Chrome

O erro ERR_TIMED_OUT é uma falha muito comum de conexão que pode ser exibida no Google Chrome e em outros navegadores, como Opera, Microsoft Edge e Vivaldi, e aqueles que possuem a mesma base. Essa mensagem surge quando o servidor de destino do site leva mais tempo para responder do que o normal, impedindo que a página seja exibida na sua tela. 

Por inúmeros motivos, o erro ERR_TIMED_OUT pode acontecer. Vale destacar, contudo, que nem sempre ele é exibido dessa forma. Por vezes, o problema é informado através da mensagem “Ah, não! Ocorreu um erro durante a exibição desta página. Para continuar, atualize ou vá para outra página”. Nesta matéria, nós do TecMundo, ensinaremos como corrigir a falha e explicaremos o que significam outros erros comuns:

Leia mais...

Predator Triton 300 SE: notebook gamer da Acer é lançado no Brasil

O Predator Triton 300 SE é o primeiro notebook gamer lançado no Brasil com um processador Intel de 11ª geração. O modelo também conta com uma GeForce RTX 3060 de 6GB GDDR6, um SSD de 1TB, 24GB de Memória RAM e tela de 144Hz. O produto já está disponível para compra no site oficial da Acer e custa R$ R$ 14.999. 

O notebook gamer é equipado com os processadores Intel Core i7-11370H Quad Core - até então inéditos no Brasil. Completando o pacote, a tela de 14 polegadas Full HD e painel IPS de 144Hz tornam o Predator Triton 300 ideal para gamers que queiram se aventurar em jogos que demandam melhor tempo de resposta (combinando a taxa de atualização alta do monitor com o poder de fogo para rodar jogos acima de 60 fps).

Leia mais...

Skyrim: cosplayer se imagina como membro da Guilda dos Ladrões

Genevi, fotógrafa e modelo cosplayer, fez um dos melhores cosplays de Skyrim já vistos na internet. A artista se vestiu como uma ladra da guilda dos ladrões com direito a armadura leve completa e até um cenário bem decorado com itens de alquimia.

Leia mais...

Genshin Impact Tier List: conheça os melhores personagens do RPG

Genshin Impact já está disponível desde o ano passado, e com o passar do tempo recebeu vários combatentes que você pode incluir em seu time em busca da melhor combinação para cada situação. No ano passado, havíamos disponibilizado uma lista com as opções mais certeiras para a sua party, e agora trazemos uma nova relação atualizada com as inclusões que aconteceram nos últimos meses.

Na relação que trazemos aqui você pode conferir quais são os melhores personagens em quatro categorias distintas: geral, melhor dano (dividido em DPS e sub DPS) e suporte. Cada nome aparece em rankings diferentes, sendo S o superior e que excede os demais em praticamente todos os sentidos e a última letra (que pode ser C ou D) os menos expressivos naquele quesito.

Leia mais...

Como funciona a Nimo TV?

Os fãs de jogos já estão habituados com streamings, pois existem várias plataformas nas quais você pode exibir suas partidas para diversas pessoas ou mesmo acompanhar esse tipo de conteúdo e uma dessas opções é a Nimo TV.

O sistema foi criado pela Huya Inc. em parceria com a Tencent Games e está disponível no Brasil desde 2018, trazendo conteúdo dos principais games para smartphones, como Free Fire, PUBG Mobile, Fortnite e outros.

Leia mais...

Debris: série de ficção científica da NBC é cancelada após 1ª temporada

A NBC cancelou a série de ficção científica Debris após apenas uma temporada. Segundo informações divulgadas pelo site Variety, a atração não apresentou bons índices de audiência, o que levou à decisão da emissora em não continuar a história.

De acordo com os responsáveis pela produção, não havia planos para o encerramento nesse momento e, dessa forma, muitos mistérios abordados ao longo da trama e no episódio final não terão respostas.

Leia mais...

Smallville: 10 estrelas que participaram da série e que você esqueceu

Smallville foi um seriado de enorme sucesso nos anos 2000. A série esteve na televisão durante 10 anos e contava a história do jovem Clark Kent, que era interpretado por Tom Welling. O programa foi produzido pela Warner Bros. e a The CW, sendo visto como um dos precursores do Arrowverse que conhecemos atualmente. 

Além de Welling, muitos atores passaram pela história do jovem Clark. Alguns, como ele, Michael Rosenbaum e Kristin Kreuk, fizeram papéis inesquecíveis durante o decorrer do seriado. Entretanto, outros nomes conhecidos de Hollywood passaram por Smallville e você provavelmente não lembra. Quer ver?

Leia mais...

Escape from Naraka traz plataforma e primeira pessoa ao PC

Aqueles que curtem jogos de ação em primeira pessoa à la Mirror's Edge vão gostar de saber que há um novo título com essa mesma pegada a caminho: trata-se de Escape from Naraka, que está agendado para chegar exclusivamente aos computadores em algum momento do terceiro trimestre deste ano.

De acordo com as informações divulgadas, o objetivo aqui é sobreviver em um labirinto com diversos desafios de um demônio chamado Rangda the Leyak Queen e escapar com vida ao lado da pessoa amada – e que está aprisionada lá dentro. A descrição também menciona que é preciso coletar habilidades essenciais, além de encontrar o caminho mais rápido em cada área.

Leia mais...

Zé Delivery: empresa anuncia 166 vagas de emprego em todo país

A empresa brasileira Zé Delivery, especialista em entrega de bebidas, anunciou 166 novas vagas de emprego em localidades espalhadas por todo o Brasil. Impulsionada pela expansão nacional do setor durante a pandemia, a startup apresentou um crescimento notável, registrando um número de entregas 15 vezes maior do que em 2019 e consolidando sua presença em cerca de 200 cidades brasileiras.

Diante da mobilidade limitada pela necessidade de isolamento social, o mercado de delivery obteve grandes lucros em 2020. Segundo um estudo do Mobills, app voltado para a gestão de finanças pessoais, os gastos com os principais aplicativos de entrega, como iFood, Uber Eats e Rappi, cresceram 149% no ano. Em dezembro, os gastos foram ainda maiores: 187% em relação ao mês de março.

Leia mais...

Quais as diferenças entre a Airtag e a SmartTag?

Visando ajudar os usuários a rastrearem e encontrarem objetos perdidos, a AirTag da Apple e a Galaxy SmartTag da Samsung são dois modelos de etiquetas inteligentes. Lançados este ano, os gadgets são rivais em um mercado em crescimento.

Úteis e discretos, os rastreadores digitais podem ser um item fundamental no cotidiano de pessoas “esquecidas”. A seguir, conheça algumas características em comum e as diferenças entre cada modelo!

Leia mais...

10 notícias mais importantes da semana (24/05 a 28/05)

Bom dia! Para se manter atualizado nesse início de sabadão (29), o TecMundo separou tudo o que rolou de mais importante nesta semana (24 a 28 de maio). Além de várias notícias sobre tecnologia e ciência, o mundo do entretenimento e dos games também foi bastante movimentado no período.

Logo na segunda-feira (24), a Receita Federal liberou a consulta de restituição do IR 2021. Na quarta-feira (26), o mundo viu o fenômeno astrológico da "Superlua". Na sexta-feira (28), a Microsoft revelou os novos ícones do Windows 10 Sun Valley.

Leia mais...

Jovem brasileira descobre quatro asteroides em um único dia

Lorrane Olivlet segurando a imagem dos quatro asteroides
Lorrane Olivlet segurando a imagem dos quatro asteroides Arquivo pessoal

Era uma noite de sexta-feira, dia 14 de maio, quando a mineira Lorrane Olivlet, 26 anos, observou quatro pontos pequeninos, similares a um pixel ou uma partícula de poeira, passando pela tela do computador. No dia seguinte, ela foi informada pela Nasa, a agência espacial norte-americana, de que havia descoberto não apenas um, mas quatro asteroides vagando pelo espaço.

No início deste ano, Lorrane se inscreveu, junto a seu grupo de estudo — o InSpace, fundado por ela própria —, no IASC (International Astronomic Search Colloraboration), um programa de ciência cidadã da Nasa. O objetivo é contar com a colaboração de cientistas amadores do mundo todo para fazer descobertas astronômicas e, assim, otimizar o trabalho da agência espacial.

"O primeiro contato que tive com o IASC foi há cerca de quatro anos, quando fiquei sabendo de uma brasileira que participou do programa e descobriu alguns asteroides. No ano passado, vi que o Brasil havia feito uma parceria com o projeto, mas quando fui pesquisar, as inscrições já tinham sido encerradas", afirma.

"No final daquele mesmo ano, então, combinei com o meu grupo que iríamos participar e montamos duas equipes. Logo que as inscrições foram abertas, fomos correndo para o site da Nasa", completa.

Os estudantes, todos de estados e universidades diferentes, receberam a missão de encontrar asteroides de forma remota por meio do software Astrometrica. A ferramenta simula o Sistema Solar e é focada em medições de astros menores, tais como asteroides, cometas e planetas anões.

Para aprender a lidar com o software, os jovens receberam um breve treinamento e, logo em seguida, já partiram para a empreitada. O trabalho consistia em analisar imagens obtidas pelo satélite Pan-STARRS, situado no monte Halekala, no Havaí.

"Tínhamos que atentar para características como forma arredondada, magnitude (brilho aparente) e trajetória em linha reta. Se tudo estivesse de acordo, isso era um indicativo de que poderia ser um asteroide", diz.

"Não é um processo exatamente difícil, mas exige muita dedicação e, sobretudo, um olhar atento. Teve asteroides que eu quase deixei passar. Eles aparentam ser minúsculos, como se fosse um pixel no meio de uma tela toda escura", completa.

Após a detecção de um possível asteroide, o próximo passo era a produção de um relatório, a ser enviado à Nasa para confirmar ou descartar a descoberta. A jovem teve muitas tentativas frustradas, mas não desistiu.

Finalmente, então, no dia 15 de maio deste ano, veio a notícia que Lorrane tanto esperava. Assim que acordou, ainda meio sonolenta, ela se deparou com seu nome e foto expostos nos canais oficiais da agência espacial.

Os quatro asteroides descobertos por Lorrane
Os quatro asteroides descobertos por Lorrane Arquivo pessoal

"Eu fiquei muito animada. Não sei se as pessoas de fora têm a mesma visão, mas para quem gosta de astronomia, é muito interessante. Foi uma emoção muito grande", afirma. "Naquele mesmo dia, tirei uma foto segurando a imagem dos asteroides e fiz um post no Twitter. Contei um pouco sobre a descoberta, a confirmação da Nasa e mencionei que no futuro, teria a oportunidade de nomeá-los."

A jovem pensa em batizar três dos asteroides com o nome das pessoas mais próximas a ela: a mãe, o pai e o namorado. Já para decidir o nome do quarto astro, ela pretende abrir para voto popular em uma enquete nas redes sociais.

Segundo Lorrane, poder nomear um corpo celeste é um feito grandioso, uma vez que a UAI (União Astronômica Internacional) é bastante burocrática quanto a essa questão. A oportunidade é concedida a todos aqueles que realizam descobertas por meio do IASC, como forma de incentivar o trabalho de cidadãos comuns e astronômos amadores.

Paixão pela astronomia

Foi um livro infantil sobre o Sistema Solar que despertou na jovem a paixão pela astronomia, ainda muito cedo, aos quatro anos de idade. O primeiro contato mais direto com o assunto, no entanto, ocorreu no primeiro semestre da faculdade, quando cursava Engenharia Biomédica na Universidade FUMEC, em Belo Horizonte, onde se formou.

A jovem é apaixonada por astronomia desde os quatro anos
A jovem é apaixonada por astronomia desde os quatro anos Arquivo pessoal

Na instituição de ensino, Lorrane conheceu o grupo Passaporte da Astronomia, no qual estudantes, em sua maioria do curso de Engenharia Aeronáutica, se reuniam frequentemente para debater o assunto e realizar uma série de atividades. A partir desse projeto, nasceu também o InSpace, que possibilitou a parceria com a Nasa e a descoberta dos asteroides.

"Quando eu estava na faculdade, recebia muitas mensagens de pessoas demonstrando interesse em participar de algum projeto do gênero e dizendo que na cidade delas não tinha. Então, eu pensei: ‘por que não criar um grupo?", afirma.

"Logo na primeira vez que lancei essa ideia, surgiram mais interessados do que vagas disponíveis. Cheguei a fazer três seletivas e recebia mensagens constantes de pessoas querendo participar", completa.

Além dos dois projetos, a jovem também tem um livro publicado, Meu Primeiro Contato com o Céu, que aborda conceitos básicos da astronomia como planetas, asteroides e outros. O objetivo é ajudar aqueles que, como o título sugere, querem um primeiro contato com esse mundo tão fascinante.

A partir das vendas, Lorrane espera conseguir juntar dinheiro para embarcar em sua próxima aventura: o SpaceCamp, um minicurso da Nasa a ser realizado ainda este ano. Ela também lançou uma vaquinha online, em que interessados podem contribuir com qualquer valor.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Rick and Morty: 5ª temporada trará aventuras picantes para Jerry e Beth

Rick and Morty promete trazer uma mudança em sua trama na 5ª temporada, com aventuras picantes para Beth e Jerry Smith — pais do jovem protagonista. Segundo uma entrevista com parte do elenco ao site Inverse, a série animada voltada para o público adulto falará sobre a sexualidade de seus personagens, em especial ao se focar no relacionamento do casal.

“Muitas aventuras sexuais. A 5ª temporada para Jerry e Beth abordará principalmente seu relacionamento íntimo”, contou Chris Parnell, ator que faz a voz de Jerry. “Será uma temporada divertida para eles”, adicionou Sarah Chalke, dubladora de Beth.

Leia mais...

29/05/2021

Velozes e Furiosos ganhará novo jogo Spy Racers: Rise of SH1FT3R

Apesar de a franquia Velozes e Furiosos não ter exatamente o currículo mais invejável nos videogames, isso não impediu a desenvolvedora Outright Games de se aventurar com um novo título. Confira o trailer do jogo Fast & Furious Spy Racers: Rise of SH1FT3R:

Leia mais...

Twitter Blue: preço da assinatura no Brasil é maior do que streaming

O Twitter Blue, serviço de assinatura do Twitter, teve o preço revelado acidentalmente nesta quinta-feira (27). O valor mensal do programa vazou na App Store e deve custar US$ 2,99 nos EUA e R$ 15,90 no Brasil. Para efeito de comparação, o Spotify cobra R$ 19,90 e o Amazon Prime Video, R$ 9,90.

A informação foi confirmada pela desenvolvedora Jane Manchun Wong, que havia divulgado o nome e o suposto preço anteriormente. Segundo ela, o serviço oferece recursos exclusivos, como a possibilidade de editar tuítes e alterar a cor da plataforma.

Leia mais...

42 Modelos de sudoku para imprimir de todos os níveis

Existem vários modelos de sudoku para imprimir e com respostas para ajudar a conhecer melhor esse jogo que conquista tantas pessoas ao redor do mundo.  Esse jogo de números que muitas vezes pode ser viciante, pode impressionar bastante seus jogadores. Por ser necessário ter concentração para jogar o sudoku, ele pode ser classificado como um […]

O post 42 Modelos de sudoku para imprimir de todos os níveis apareceu primeiro em Artesanato Passo a Passo!.

Oscar 2022: premiação ganha nova data para o próximo ano

Inicialmente marcada para o dia 27 de fevereiro de 2022, a 94ª cerimônia anual do Oscar, organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, ganhou uma nova data. Em 2022, a premiação ocorrerá um mês depois, em 27 de março, um domingo.

Com isso, os produtores esperam que o evento ocorra normalmente no Dolby Theatre em Hollywood, sendo transmitido integralmente pela ABC. Vale destacar que, por conta da pandemia do coronavírus, a edição do Oscar 2021 teve alguns imprevistos e precisou ser adiada para 25 de abril.

Leia mais...

Caso Roswell: negativo da autópsia de ET vira NFT e vai a leilão

O negativo de um único frame do vídeo que retrata uma suposta autópsia feita no ano de 1947 em um ser extraterrestre está disponível em um leilão virtual como NFT pela bagatela de 1 milhão de dólares – lance inicial. O alien em questão teria caído com sua nave em Roswell, no Novo México – o que, na época, gerou muita especulação. O filme, em preto e branco, mostra o que seria o cadáver de um E.T. na mesa de um legista e já foi alvo de muita especulação e reviravoltas ao longo das últimas décadas.

Frame de negativo da suposta autópsia de um extraterrestre ocorrida em 1947.Frame de negativo da suposta autópsia de um extraterrestre ocorrida em 1947.

Leia mais...

Elefanta albina vive em nova manada após ser resgatada

Elefanta albina vive em nova manada após ser resgatada

Para a elefanta Khanyisa, a vida tem sido difícil desde o princípio. Nascida como uma albina, aos quatro meses ela ficou presa em uma armadilha de caçadores no Parque Nacional Kruger, na África do Sul, e sofreu um corte na boca. "É possível vê-la com a manada. Ela fica por baixo, como quando era pequena, mas também na sombra dos elefantes, para não se queimar no sol. Portanto, é bem impressionante como ela se adapta à situação", Adine Roode, Fundadora da Herd

Loki: Tom Hiddleston fala sobre uma possível 2ª temporada

A Marvel estreia sua nova série, Loki, no início de junho e rumores de uma possível 2ª temporada já começaram a aparecer. Segundo o site Production Weekly, a nova leva de episódios começará a ser produzida em janeiro de 2022

O fato de que a produção sobre o deus da trapaça continuará por mais uma temporada, fez com que os fãs especulassem qual vai ser a história do primeiro ano e como ela se conectará com os filmes da fase 4 do MCU.

Leia mais...

Vacina contra diabetes apresenta resultados iniciais promissores

Uma vacina para diabetes tipo 1 ajudou a preservar a produção natural de insulina do corpo em um pequeno estudo inicial, publicado recentemente no jornal científico Diabetes Care. Os pesquisadores queriam testar se uma vacina seria capaz de parar ou retardar a destruição das células beta produtoras de insulina. E isso foi possível, ao menos em um subconjunto de pacientes recém-diagnosticados com a doença.

Vacina pode ser capaz de fazer o corpo parar de atacar as células produtoras de insulina.Vacina pode ser capaz de fazer o corpo parar de atacar as células produtoras de insulina.

Leia mais...

Resident Evil: do pior ao melhor, segundo a crítica

Sendo sincero, esse vídeo não precisa de apresentação, mas o chefe falou pra eu comentar alguma coisa. Então que tal “essa série definiu o gênero de survivor horror e de zumbis no mundo dos games”? Acho que fica bom.

Muitos acertos e muitas escorregadas vocês encontram aqui. Por conta do lançamento do Village, decidimos atualizar esse episódio do quadro e adicionar todos os jogos lançados da série, seja ruim ou bom.  Vocês pediram, votaram e aqui está o verdadeiro do Pior ao Melhor da franquia Resident Evil. Aqui estão nossos critérios, prestem bastante atenção:

Leia mais...

Cavaleiro da Lua: Oscar Isaac aparece em nova foto da série da Marvel

O universo cinematográfico da Marvel (MCU) está se expandindo cada vez mais a cada ano ao trazer personagens das histórias em quadrinhos para a vida real por meio de séries ou filmes. Após os grandes casos de sucesso, o MCU está prestes a ganhar mais uma adição com o personagem Cavaleiro da Lua.

A série Moon Knight será disponibilizada no Disney+, assim como WandaVision, um dos maiores sucessos do MCU, e tem Oscar Isaac como protagonista. Recentemente, foi revelada a primeira imagem do ator fazendo referência ao seu personagem e os fãs estão cada vez mais ansiosos pela nova série da Marvel. 

Leia mais...

Little Nightmares: game está gratuito na Steam até domingo (30)!

A Steam anunciou, hoje (28), que o Little Nightmares está gratuito para todo mundo. O título pode ser resgatado para PC até o próximo domingo (30), às 14h, e será para sempre do jogador.

A loja virtual ressaltou, porém, que pode parar de entregar o jogo caso “os estoques acabarem”. Além disso, o título não distribuirá as tradicionais Cartas Colecionáveis, que são objetos virtuais que podem ser transformadas em medalhas que geram recompensas.

Leia mais...

Cruella: Emma Stone e Emma Thompson revelam detalhes do novo filme

Durante uma conferência virtual para promover Cruella, da Disney, as atrizes Emma Stone e Emma Thompson, que interpretam, respectivamente, Estella e Baronesa von Hellman na produção, falaram mais sobre o filme e deram alguns detalhes interessantes sobre suas personagens.

Lançado nesta sexta-feira (28) nos cinemas e simultaneamente no Disney+, por meio do recurso Premier Access, o filme vem recebendo boas críticas do público. Segundo Emma Stone, o resultado final a surpreendeu positivamente por conta de sua carga dramática e o tom narrativo imposto pelo cineasta Craig Gillespie.

Leia mais...

Kraven: quem é o vilão de Homem-Aranha vivido por Aaron Taylor-Johnson?

O ator Aaron Taylor-Johnson, que já esteve no Universo Cinematográfico da Marvel como Pietro Maximoff, o Mercúrio, foi o escolhido recentemente pela Sony Pictures para interpretar o vilão Kraven em um filme spin-off da história do Homem-Aranha

Apesar do acordo entre a Marvel e a Sony, que possibilitou a integração de Peter Parker ao MCU, essa última ainda é a detentora dos direitos do personagem, bem como de todos os seus vilões e coadjuvantes. Nesse sentido, essas novas produções não passariam pelas mãos da Marvel e integrariam um universo cinematográfico próprio da Sony.

Leia mais...

Sega distribui Company of Heroes 2 e DLC de graça no PC

A Sega está distribuindo o game de estratégia Company of Heroes 2 de graça no PC. Os jogadores da plataforma podem resgatar o título sem custos por meio da Steam até 31 de maio, domingo, às 14h.

O game está com o preço zerado na plataforma e quem fizer o resgate durante o fim de semana ficará com o título para sempre. Além do jogo base, a oferta também inclui a expansão Ardennes Assault sem custos adicionais. Visite a página oficial de Company of Heroes 2 na Steam e faça login na sua conta para garantir uma cópia grátis.

Leia mais...

Japão está mandando um 'transformer' em miniatura para a Lua

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) anunciou na quinta-feira (27) que enviará um modelo totalmente inusitado de robô para a superfície lunar no ano que vem. Primeiramente, ele é do tamanho de uma bola de beisebol. E em segundo lugar, o robozinho é uma espécie de “transformer”: ele se modifica para correr pela Lua.

Desenhado para analisar dados sobre a poeira lunar, o robô de 250 gramas será fabricado pela empresa ispace, e chegará ao nosso satélite natural a bordo do módulo de pouso comercial HAKUTO-R.

Leia mais...

Microsoft Flight Simulator diminui tamanho de download do jogo

Quem já jogou Microsoft Flight Simulator sabe que ele é fantástico e muito divertido, mas não há como negar que baixar os mais de 170 GB do game em seu HD ou SSD pode ser uma tarefa dolorosa para muitos. Seja porque sua velocidade de internet não é das melhores ou simplesmente pela quantidade de espaço que ele ocupa no seu PC. A boa notícia é que esse não será mais um problema tão grande agora.

Dizemos isso porque os desenvolvedores deram um jeito de diminuir o tamanho do jogo de 170 GB para "apenas" 83 GB na atualização mais recente. É claro que continua sendo bastante coisa, mas ainda é uma economia de 87 GB no seu armazenamento, o que é mais do que suficiente para instalar outros jogos grandes e pequenos.

Leia mais...

Primatas mudam de sotaque para se comunicar, revela estudo

Estudo analisou 15 grupos de micos-roxos e micos-malhados
Estudo analisou 15 grupos de micos-roxos e micos-malhados Reprodução/Tainara Sobroza

Uma equipe de pesquisadores de diferentes países fez um estudo que constatou que os macacos alteram o sotaque para melhorar a comunicação quando estão em contato com espécies diferentes de primatas. Os resultados foram publicados na revista científica Behavioral Ecology and Sociobiologys.

Os cientistas analisaram 15 grupos micos-malhados e micos-roxos, duas espécies de primatas que habitam a Floresta Amazônica brasileira. Essas duas espécies de macacos estão ameaçadas de extinção e podem ser encontrados em pequenas áreas da cidade de Manaus e na região nordeste da Amazônia.

As pesquisas constataram que os micos-malhados e roxos mudam os sons que emitem para que as duas espécies consigam interagir melhor quando estão em um território compartilhado.

“Quando grupos de micos se movem rapidamente ao redor da floresta amazônica madura, às vezes pode ser difícil distinguir as espécies, mas durante nossa pesquisa ficamos surpresos ao descobrir que eles também soam iguais nas áreas da floresta em que coabitam”, destacou Tainara Sobroza, autora principal do estudo e membra do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia em comunicado divulgado pela Anglia Ruskin University.

Leia mais: Tartaruga considerada extinta há 100 anos reaparece em Galápagos

Tainara e os outros pesquisadores analisaram o perfil acústico de micos-roxos e micos-malhados em locais habitados exclusivamente por cada uma das espécies e também em um território onde elas coexistem.

“Como essas espécies de micos dependem de recursos semelhantes, mudar seus sotaques dessa forma provavelmente ajudará esses minúsculos primatas a se identificarem mais facilmente na floresta densa e, potencialmente, evitar os conflitos”, afirmou o Dr. Jacob Dunn, professor de Biologia Evolutiva da Anglia Ruskin University e co-autor do estudo.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Thor 4: Chris Hemsworth surge com visual atlético em novas fotos

As filmagens de Thor: Amor e Trovão (Thor: Love and Thunder, no original) continuam sob a direção de Taika Waititi. Recentemente, novas fotos de bastidores, divulgadas pelo Daily Mail e em seguida nas redes sociais, revelaram um visual bem diferente para Thor, o herói de Asgard.

Nas imagens, o ator Chris Hemsworth, intérprete do personagem título, aparece com um visual atlético, indicando algumas possíveis sequências do novo filme. Ao que tudo indica, a cena em questão faz parte de um treino muito importante para a narrativa.

Leia mais...

Microsoft lança Edge 91, o 'navegador mais rápido' para o Windows

O "navegador mais rápido" para o Windows chegou nesta sexta-feira (28), defende a Microsoft. A empresa liberou o Edge 91, trazendo recursos que aprimoram o desempenho da aplicação, novas skins e várias correções de bugs.

Dentre as novidades está o modo "Abas suspensas", que, quando ativado, reduz o consumo de memória das páginas inativas em até 82%. Por meio dele, é possível definir, nas configurações, após quanto tempo uma guia inutilizada deve ser "tratada" pelo Edge.

Leia mais...

Turtle Beach traz oficialmente ao Brasil os fones da linha Recon

A Turtle Beach é uma das marcas mais populares e respeitadas no ramo dos headsets, e ela está lançando oficialmente no Brasil alguns de seus acessórios mais desejados! Em parceria com a distribuidora Solutions 2 Go, a série Recon inclui 14 modelos diferentes, com direito a compatibilidade multiplataforma.

Ou seja, é possível usar esses fones até mesmo nos consoles mais modernos, como o Xbox Series X|S, PlayStation 5, Nintendo Switch, PS4 e Xbox One, além de dispositivos mobile e tablets compatíveis. Destacam-se os modelos Recon 50, Recon 70, Recon 200 e Recon Spark, que possuem todos um conector padrão com fio de 3.5 mm.

Leia mais...

Grey’s Anatomy 17x16: Meredith recebe uma oferta (spoilers)

ATENÇÃO: SPOILERS À FRENTE!

A 17ª temporada de Grey’s Anatomy está chegando ao seu final e trouxe muito drama em seu novo episódio. Com Meredith fora do hospital, seu futuro como cirurgiã está em risco devido às complicações da Covid-19. Enquanto isso, Jo tenta adotar uma bebê e Link decide que está pronto para ter filhos. 

Leia mais...

Army of the Dead: filme de zumbis atinge marca incrível de espectadores

O novo filme de Zack Snyder, Army of the Dead, se tornou o mais assistido na Netflix durante a semana de lançamento. De acordo com a gigante do streaming, 72 milhões de usuários viram o filme de zumbis em todo o mundo nos primeiros sete dias.

Esses números colocam o longa como uma das 10 produções originais da Netflix mais assistidas. Segundo os dados mais recentes, o filme ocuparia a nona posição, logo atrás de Mistério no Mediterrâneo, que tem 73 milhões (os números são de outubro de 2020).

Leia mais...