30/06/2021

10 Ideias de chá revelação diferente e animado

Será menina ou menino? Nesse clima de mistério, há muitas maneiras de fazer um chá revelação diferente e animado. Antes de organizar um chá de revelação é preciso que os pais decidam se vão revelar o que já sabem ou se serão surpreendidos juntamente com os convidados. O mais comum é que os pais sejam […]

O post 10 Ideias de chá revelação diferente e animado apareceu primeiro em Artesanato Passo a Passo!.

MediaTek permite que fabricantes 'personalizem' Dimensity 1200 5G

A fabricante taiwanesa de chips MediaTek divulgou nesta terça-feira (29) uma nova ferramenta que promete revolucionar as relações com as principais companhias de smartphones do mundo. Chamada de “Arquitetura de Recursos Abertos”, a iniciativa dará acesso de baixo nível ao hardware do seu processador Dimensity 1200 5G, permitindo ajustes finos no componente.  

A tecnologia está aberta a diferentes marcas e segmentos do mercado que utilizam o chip de 6 nanômetros. A arquitetura permite a flexibilização de recursos para câmeras, monitores, gráficos, unidades de processamento de inteligência artificial, além de toda a espécie de subsistemas de conectividade presentes no interior do Dimensity 1200.

Leia mais...

SAC: 70% dos brasileiros estão insatisfeitos com autoatendimento

50% dos entrevistados não confiam em serviços autoatendimento das empresas
50% dos entrevistados não confiam em serviços autoatendimento das empresas Pixabay

Os brasileiros não estão satisfeitos com a experiência oferecida pelos serviços de autoatendimento das lojas. O FAQ, sigla em inglês para "perguntas frequentes", e o chatbot,  sistema automatizado capaz de trocar mensagens pela internet, são os principais alvos de críticas dos clientes.

Um estudo realizado pela NeoAssist, empresa especializada em tecnologias de atendimento, em parceria com a E-commerce Brasil, mostrou que esses canais não oferecem uma boa experiência e, dificilmente, conseguem solucionar os problemas apresentados.

Os consumidores reclamam que os programas automatizados não compreendem as perguntas feitas e, por consequência, não oferecem as respostas esperadas. Por essas razões, 70,2% dos entrevistados pela pesquisa afirmam estar insatisfeitos com o autoatendimento.

“Acreditamos que o autoatendimento ou sistema de atendimento inteligente é uma solução moderna e eficaz para otimizar o relacionamento com o cliente. Entretanto, como uma tecnologia nova, que ainda está em desenvolvimento, existe uma série de melhorias que ainda podem e devem ser feitas”, destaca Anna Moreira Bianchi, CEO da NeoAssist.

A taxa de solução de problemas ainda é baixa e 6 em cada 10 clientes continuam sem conseguir resolver seus casos mesmo após utilizar o suporte oferecido pelas lojas. Essa situação reflete de maneira negativa nas avaliações dos clientes. Para 35,1% dos entrevistados, a experiência é considerada regular; para 20,7%, ruim e para 14,4% muito ruim.

O levantamento identificou também que metade dos entrevistados (50%) não confia nesses canais. Para 37% não existe uma sensação de segurança ao fazer as consultas por atendimentos eletrônicos. E 12% dizem não confiar de maneira alguma nesse tipo de serviço.

Leia mais: ESA vai contratar primeiro astronauta com deficiência

Os 200 entrevistados de todo o Brasil revelam que os canais de atendimento mais utilizados quando ocorrem complicações com as compras são mensagens pelo WhatsApp (33,3%), conversas no chat online da empresa (29,7%) e também chamadas por telefone (22,5%).

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Amazon Flex: relatos afirmam que algoritmo demite entregadores

O portal de notícias Bloomberg publicou nesta segunda-feira (28) uma série de entrevistas com funcionários do serviço de entregas Flex da Amazon, que denunciaram péssimas condições de trabalho regidas pelo algoritmo do sistema. Segundo os relatos, o software problemático toma decisões tradicionais dos Recursos Humanos, demitindo, contratando e apresentando relatórios de desempenho aos profissionais.

Cada motorista possui uma nota que resume sua performance no serviço — fantástico, ótimo, justo e "em risco" —, mas o sistema não justifica modificações no ranking e não elabora nas declarações de demissão. 

Leia mais...

Santander lança Consórcio Gamer e quer ser o banco dos eSports

O Banco Santander Brasil divulgou na semana passada uma nova linha de consórcio voltada inteiramente para os gamers. O Consórcio Gamer Santander oferece uma carta de crédito a partir de R$ 5 mil, que poderá ser quitada em até 48 vezes, para a compra de PCs, notebooks, consoles, kits gamer, cadeiras, headsets, kits driving, entre outros.

Após apoiar a feira geek CCXP Worlds em 2020, o banco parece ter adquirido gosto pelo universo gamer, e tornou-se o patrocinador oficial da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) na atual temporada. Neste mês de junho, o Santander lançou a campanha "Tem Santa, tem game", em parceria com a organização de eSports Fúria, apoiando o time de CS:GO.

Leia mais...

Cientistas criam máscara com biossensor que detecta covid-19

Cientistas da Universidade Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Estados Unidos, desenvolveram uma máscara facial capaz de detectar o Sars-CoV-2 e outros patógenos com precisão através do ar exalado pelos pulmões de quem a utiliza. A novidade conta com um biossensor incorporado ao acessório.

Ativado por meio de um botão, o equipamento oferece resultados para covid-19 em até 90 minutos – e as taxas de acerto equivalem às de testes de diagnóstico baseados em ácido nucleico padrão, como reações em cadeia de polimerase. De acordo com Peter Nguyen, um dos autores do artigo publicado na revista Nature Biotechnology, trata-se da inserção de um laboratório inteiro em um pequeno componente que funciona em qualquer máscara disponível no mercado.

Leia mais...

Como excluir uma conta do Hotmail?

O Hotmail é um dos serviços de e-mail mais utilizados do Brasil. Muito dessa popularidade deve-se ao fenômeno do MSN que, entre 2000 e 2010, era o mensageiro instantâneo mais utilizado em nosso país. E, para acessar o aplicativo, era necessário ter uma conta na Microsoft, o que fez muitos criarem endereços eletrônicos apenas para acessar o programa, deixando-os inativos quando o MSN foi descontinuado, em 2013.  

Hoje, o TecMundo te ensina como excluir definitivamente uma conta hotmail. Confira.

Leia mais...

Kernel Linux 5.13 é anunciado com melhorias e suporte para Macs M1

No último domingo (27), o Kernel Linux 5.13 ganhou suporte para Macs com chip M1. Com a novidade, será possível experimentar o sistema operacional nos novos Macbook Air, Macbook Pro, Mac mini e o iMac.

O anúncio foi feito pelo proeminente desenvolvedor Linus Torvald em seu blog: "é um dos maiores lançamentos da versão 5.x, com mais de 16 mil mudanças de código (mais de 17 mil, se você contar as mesclagens), feitas por mais de 2 mil desenvolvedores," explica.

Leia mais...

Acender Lanterna: 3 formas de ligar a lanterna do celular

A lanterna é uma função simples e presente em praticamente todos os smartphones lançados a partir de 2010. Entretanto, alguns usuários ainda sentem dificuldades para acionar o mecanismo, principalmente com as constantes atualizações dos sistemas operacionais dos celulares

Hoje o TecMundo ensina três formas de acionar a função da lanterna em seu iPhone. Confira:

Leia mais...

Trabalho remoto: 25 vagas nacionais e internacionais

As vagas remotas continuam ganhando espaço no mercado. O TecMundo em parceria com a Remotar, plataforma de vagas remotas, separou 25 vagas disponíveis nesta semana. Confira abaixo as oportunidades:

 

Leia mais...

Homem morto há 5 mil anos é apontado como 1ª vítima da peste

Restos do homem foram encontrados no leste europeu no século XIX
Restos do homem foram encontrados no leste europeu no século XIX Dominik Goldner / Divulgação via AFP - 29.6.2021

A peste tem devastado a humanidade desde os tempos mais remotos, como a peste negra que chegou a acabar com metade da população europeia no século XIV, e os cientistas vêm se esforçando há anos para entender suas origens e história evolutiva.

Leia também: Jovem de 15 anos morre de peste bubônica na Mongólia

Uma equipe de pesquisadores anunciou nesta terça-feira (29) a descoberta de sua primeira vítima conhecida: um caçador-coletor que viveu há 5 mil anos na região onde hoje fica a Letônia, cujos restos mortais carregavam a bactéria Yersinia pestis, causadora da doença.

"As análises da cepa que identificamos mostram que a Y. pestis evoluiu mais cedo do que se pensava", disse Ben Krause-Kyora, diretor do Laboratório de DNA da Universidade de Kiel, na Alemanha, à AFP.

Krause-Kyora e seus colegas escreveram em um artigo na revista Cell Reports que a linhagem bacteriana surgiu 7 mil anos atrás, quando se separou de sua antecessora, a Yersinia pseudotuberculosis. A nova data retrocede a linha temporal anterior em 2 mil anos.

A bactéria não tinha genes-chave, como um que possibilitou sua propagação por meio de pulgas, o que significa que a cepa antiga era menos contagiosa e mortal do que a versão medieval.

O caçador-coletor era um homem na casa dos vinte anos e recebeu o nome de "RV 2039". Ele foi uma das duas pessoas cujos esqueletos foram encontrados no final do século XIX em uma área chamada Rinnukalns, na atual Letônia.

Os restos mortais ficaram perdidos até 2011, quando reapareceram como parte da coleção do famoso antropólogo alemão Rudolph Virchow. Após esta redescoberta, mais duas sepulturas foram encontradas no mesmo local.

A descoberta da peste "foi realmente uma surpresa", afirmou Krause-Kyora. A equipe estava sequenciando os dentes e ossos dos quatro indivíduos para determinar se eles eram parentes entre si quando se depararam com essa evidência.

Vestígios de Y. pestis foram encontrados na corrente sanguínea do RV 2039 e é provável que essa tenha sido a causa de sua morte, embora os pesquisadores acreditem que a progressão da doença pode ter sido lenta.

O indivíduo apresentava um alto nível de bactérias no sangue no momento do óbito, o que foi associado a infecções menos agressivas em estudos com roedores.

As pessoas ao seu redor não estavam infectadas e ele foi cuidadosamente enterrado, o que indica que é improvável que ele sofresse da versão respiratória altamente contagiosa chamada peste pneumônica.

Em vez disso, os pesquisadores acreditam que ele foi infectado por um único contato direto, como uma mordida de roedor, de acordo com outros achados neolíticos.

"Vemos isso em sociedades de pastores nas estepes, caçadores-coletores que pescam e em comunidades agrícolas: contextos sociais totalmente diferentes, mas sempre a ocorrência espontânea de casos de Y. pestis", acrescentou Krause-Kyora.

Alterações imunológicas humanas

As primeiras cepas de peste que poderiam ser transmitidas por meio de pulgas datam de cerca de 3.800 anos, quando "megacidades" de 10 mil pessoas começaram a se formar no Oriente Médio e no Mediterrâneo. O aumento da densidade populacional provavelmente causou uma maior adaptação da bactéria.

O rastreamento da história da Y. pestis também pode lançar luz sobre as formas como os genomas humanos evoluíram para se manter atualizados.

Por exemplo, mais ou menos na mesma época em que as cidades do Oriente Médio e do Mediterrâneo estavam se formando, começaram a surgir mudanças em um conjunto de genes humanos responsáveis por ajudar o sistema imunológico a ficar de olho em patógenos externos.

"Portanto, estamos muito interessados em pesquisas futuras sobre como essas doenças infecciosas iniciais influenciaram nosso sistema imunológico atual", disse Krause-Kyora.

WhatsApp Pay atinge 100% dos brasileiros em apenas três meses

No início de maio, o WhatsApp lançou a sua plataforma de pagamentos, o WhatsApp Pay. Nesta terça-feira (29), a empresa anunciou que o recurso atingiu 100% dos brasileiros em quase três meses após o lançamento. Para comemorar o marco, o mensageiro preparou um encontro pra lá de inusitado entre Mark Zuckerberg e um dos ídolos do futebol mundial, o Pelé.

No vídeo, o ex-jogador diz: "O WhatsApp finalmente lançou o seu serviço de pagamentos no Brasil. Deixa eu ligar para um amigo que com certeza vai saber como usar". Confira o encontro na íntegra:

Leia mais...

Dell anuncia webcam UltraSharp com IA de enquadramento automático

A Dell anunciou nesta terça-feira (29) a UltraSharp, uma webcam premium com resolução 4K (3840 x 2160 pixels), HDR, suporte para Windows Hello e um sistema de enquadramento automático. Custando US$ 199, cerca de R$ 983 reais em conversão direta, o produto foi lançado globalmente, mas ainda não está disponível no site brasileiro da empresa. 

A webcam utiliza um sensor Starvis CMOS de 8,3 MP da Sony para fornecer imagens 4K, em 30 ou 24 quadros por segundo, com qualidade até em condições luminosas desfavoráveis. A câmera também funciona em Full HD com 60 frames por segundo.

Leia mais...

Dinossauros teriam vivido onda de frio antes da queda de asteroide

Dinossauros teriam sofrido com onda de frio antes da extinção causada pela queda de um meteorito
Dinossauros teriam sofrido com onda de frio antes da extinção causada pela queda de um meteorito Pixabay

Muito antes da queda do asteroide que encerrou seu reinado há 65 milhões de anos, os dinossauros já estavam em declínio, vítimas do esfriamento do clima do planeta - revela um estudo publicado nesta terça-feira (29).

A responsabilidade de um meteorito em seu desaparecimento tem sido consenso na comunidade científica desde a descoberta da gigantesca cratera de impacto, em 1980, no México.

A colisão causou tamanha onda de choque que a Terra foi envolvida por uma nuvem de poeira e gás, perturbando o clima e varrendo permanentemente do mapa três quartos das espécies do planeta, incluindo os dinossauros não-aviários.

Mas os paleontólogos ainda debatem se essa extinção em massa ocorreu de forma abrupta, ou se o meteorito apenas desferiu o golpe final em um grupo que já passava por dificuldades.

"É um debate espinhoso", disse à AFP o biólogo Fabien Condamine, autor do estudo publicado na Nature Communications.

Porque os dados não são robustos o suficiente para validar uma hipótese em vez de outra: "o registro fóssil (ossos de dinossauros) está incompleto, em mau estado de conservação, certas áreas geográficas como os trópicos estão mal representadas, períodos de tempo têm mais informações que outros.", diz o pesquisador do CNRS no Instituto de Ciência Evolutiva de Montpellier.

1.600 fósseis


Para corrigir esses vieses, uma equipe formada por pesquisadores franceses, britânicos e canadenses utilizaram um novo método de modelagem estatística, denominado Bayesian, que calcula as probabilidades das causas, com base na observação de elementos conhecidos.

Eles selecionaram 1.600 fósseis pertencentes a seis famílias de dinossauros, incluindo os icônicos tiranossauros, triceratops e hadrossauros, popularizados pelo filme "Jurassic Park".

Três famílias de herbívoros, três de carnívoros, envolvendo 247 espécies. A cada fóssil foi atribuído um código permitindo rastrear os sucessivos diagnósticos feitos pelos cientistas desde sua descoberta.

Graças ao modelo, os pesquisadores puderam estimar uma idade de aparecimento e extinção para cada espécie, em um período que varia de 145 milhões de anos, no final do Cretáceo, a 66 milhões de anos, pouco antes da catástrofe.

Resultado: "vemos um pico na diversidade antes de 76 milhões de anos atrás, com um alto índice de criação de novas espécies. Depois, um declínio lento", explica Fabien Condamine.

Assim, ao longo de um período colossal de 10 milhões de anos - muito mais do que o reinado do gênero Homo - o número de espécies de dinossauros diminui, de cerca de 50 para menos de 20 há 66 milhões de anos.

Os pesquisadores compararam essas estatísticas com dados ambientais (climáticos, marinhos, geológicos, etc.) já conhecidos e indiscutíveis.

Queda de 7 a 8 graus


Os resultados mostraram uma correlação perfeita com as curvas climáticas: "À medida que a taxa de desaparecimento das espécies aumenta, as temperaturas caem", analisa o especialista em macroevolução.

Este grande resfriamento, que fez com que a Terra perdesse de 7 a 8 graus, começa ao mesmo tempo que o declínio dos dinossauros.

"Na época, era muito mais quente, havia palmeiras e florestas no estreito de Bering", entre a Sibéria e o atual Alasca, explica Fabien Condamine.

Os dinossauros não eram, porém, capazes de produzir seu próprio calor corporal, como os humanos. Eles dependiam muito de seu ambiente para alimentação, movimento, reprodução... Seu metabolismo, portanto, não teria sido capaz de se adaptar às mudanças.

Outra variável importante: os primeiros desaparecimentos afetaram os herbívoros, cerca de dois milhões de anos antes dos carnívoros.

O desaparecimento dos herbívoros, presas dos carnívoros, teria desequilibrado os ecossistemas e levado à extinção em cascata de outras famílias de dinossauros, sugere o estudo.

É neste contexto que um meteorito de 12 km de diâmetro atingiu a Terra. Já enfraquecido, o reinado dos gigantes não conseguiu se recuperar desse cataclismo, ao contrário de alguns pequenos mamíferos.

iPhone completa 14 anos: relembre curiosidades e recordes

O mundo recebeu em 29 de junho de 2007 o 1° iPhone, que era um aparelho parecido com um computador de bolso, com tela sensível ao toque, Wi-Fi, bluetooth e outras ferramentas. Apesar de o conceito não ter nascido ali, aquele foi o produto que deu início à popularização dos tradicionais — atualmente — smartphones.

Completando 14 anos nesta terça-feira (29), a linha de celulares se tornou um dos nomes mais importantes do mercado de tecnologia. Para relembrar um pouco desta história, o TecMundo listou alguns fatos curiosos e recordes batidos pelos produtos da Apple.

Leia mais...

Google Anônimo: entenda como funciona o modo anônimo do Chrome

Os principais navegadores do mercado têm um modo especial de acesso à internet, em que você tecnicamente fica "invisível" a alguns rastreadores de dados.

No Google Chrome, esse recurso é chamado de navegação privada ou "modo anônimo" e pode ser acessado facilmente, permitindo uma camada de privacidade adicional ao usuário.

Leia mais...

ESA vai contratar primeiro astronauta com deficiência

ESA vai contratar primeiro astronauta com deficiência

A Agência Espacial Europeia espera contratar o primeiro astronauta com deficiência física no mundo, entre centenas de candidatos que se inscreveram para a função, afirma o diretor-geral da ESA, Josef Aschbacher. A instituição encerrou um recente recrutamento para um programa espacial com 22 integrantes que teve mais de 22 mil candidatos. "Tivemos algumas centenas de inscrições para o que chamamos de para-astronautas, astronautas ou aspirantes a astronauta com deficiência física. Temos uma série de deficiências que nós identificamos que se qualificariam para isso. É claro que mentalmente eles precisam estar totalmente aptos, para realizar o trabalho duro no espaço", destaca Josef Aschbacher. "O que faremos é lançar um estudo de viabilidade para ver como suas deficiências funcionariam no espaço e se eles podem fazer o trabalho de um astronauta com a deficiência que têm. Isso, claro, depende da pessoa, e será o primeiro passo para identificar o que pode ser feito. No fim das contas, sim, gostaríamos de lançar um astronauta com deficiência, o que poderia ser a primeira vez que isso acontece. É bastante único. Porém também estou muito feliz que a ESA mostre que o espaço é para todos. E isso é algo que eu gostaria muito de passar como mensagem", completa.

Aneel anuncia aumento de 52% em taxa extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na tarde desta terça-feira (29) que a taxa da bandeira vermelha patamar 2 passará por reajuste. Com a mudança, o valor subirá de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos. A mudança marca uma alta de 52% na cobrança adicional.

É importante ressaltar que o aumento de 52% é somente na bandeira vermelha 2. Ou seja, o acréscimo não afetará a cobrança geral.

Leia mais...

Instagram pode liberar links dos Stories para todos os usuários

Um novo teste no Instagram indica que, em breve, mais perfis da rede social poderão inserir links em materiais postados nos Stories. Diferente da funcionalidade tradicional, restrita a determinados públicos e por meio da qual é necessário "arrastar" para se chegar a uma página indicada, a novidade funciona por meio de uma figurinha, exigindo apenas um toque para o redirecionamento.

Em entrevista ao The Verge, Vishal Shah, chefe de produto da empresa, destaca que o movimento, por enquanto, é pequeno, estando ao alcance de poucos usuários. O objetivo da companhia, destaca, é conhecer o comportamento das pessoas, assim como verificar os tipos de links compartilhados e a disseminação de spam e desinformação.

Leia mais...

Broadcom, Marvell e MediaTek apoiam compra da ARM pela Nvidia

Representantes de três grandes marcas do setor de semicondutores apoiaram publicamente a aquisição da ARM pela Nvidia. Segundo a CNBC, falas positivas das fabricantes Broadcom, Marvell e MediaTek sugerem que boa parte do mercado não vê problemas no andamento da negociação.

A aprovação das companhias pode ser um ponto importante para que o processo passe pelas etapas burocráticas e seja finalizado. Por outro lado, marcas como Qualcomm, Google e Microsoft publicamente se posicionaram contra a movimentação.

Leia mais...

Rick and Morty vira isca para cibercrimes e instalação de malware

A quinta temporada de Rick and Morty está em exibição atualmente e, junto com a expectativa dos fãs para os novos episódios da animação do Adult Swim, vieram também golpes virtuais baseados na série.

O laboratório de segurança da Kaspersky descobriu que o desenho animado virou uma isca frequente em golpes digitais. Segundo a empresa, os cibercriminosos utilizam recursos diversos para atrair vítimas e infectar dispositivos.

Leia mais...

O que é NFC? Entenda como funciona a tecnologia

Dispositivos com a tecnologia NFC têm se tornado cada vez mais comuns. A sigla para Near Field Communication (algo como Comunicação por Campo de Proximidade, em tradução direta) se refere a um recurso que permite uma conexão rápida entre dois dispositivos. 

Mas o que é exatamente o NFC e para que ele serve? É o que você pode conferir abaixo.

Leia mais...

29/06/2021

G-SHOCK anuncia nova linha de relógios para surfistas

Está chegando às lojas brasileiras a nova linha de relógios GBX-100 da G-SHOCK, anunciou a empresa em comunicado oficial. De acordo com a fabricante, a coleção foi pensada especialmente para surfistas, uma vez que apresenta dados relacionados a clima e a níveis de maré.

Ainda segundo a principal divisão da Casio, resistência à água, claro, é uma das características dos dispositivos, que, conectados via Bluetooth a smartphones com o aplicativo G-SHOCK MOVE, oferecem panoramas de aproximadamente 3.300 locais em todo o mundo.

Leia mais...

10 notícias de tecnologia para você começar o dia (29/06)

Bom dia! Separamos as principais notícias do mundo da Ciência e Tecnologia para você saber tudo o que aconteceu na última segunda-feira (28). Para conferir cada notícia na íntegra, basta clicar nos links a seguir.

1. Windows 11: versão beta oficial já está disponível para download. A maioria das mudanças anunciadas na semana passada, incluindo a barra de tarefas centralizada, cantos redondos nas janelas e a área de widgets, estão disponíveis já na versão beta.

Leia mais...

Entenda porque as formigas invadem equipamento eletrônicos

Formigas podem danificar equipamentos eletrônicos ao invadir espaços em busca de calor
Formigas podem danificar equipamentos eletrônicos ao invadir espaços em busca de calor Pixabay

As formigas são muito associadas aos doces, mas esses insetos também podem ser encontrados dentro diversos dispositivos eletrônicos com bastante frequência, principalmente durante os dias de inverno. 

“A temperatura no interior dos equipamentos, caso eles estejam energizados, é maior do que a temperatura externa, e esse é um fator de atração para as formigas se hospedarem dentro deles”, explica Valdir Melero Junior, engenheiro elétrico do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

O calor produzido por computadores e TVs, por exemplo, atrai esses minusculos seres para colocarem ovos ou se abrigarem no interior. Segundo o engenheiro, os aparelhos que ficam ligados por longos períodos e que estão próximos ao chão são os mais vulneráveis à essa invasão.
 



 

 


 

 

A presença de insetos em eletrônicos é um problema que precisa ser solucionado o quanto antes. “As formigas têm grande quantidade de água no corpo e, por conta disso, podem danificar os equipamentos tanto em termos de funcionalidade como em termos físicos, causando curto-circuitos e alterando características elétricas importantes do sistema”, ressalta o professor do IMT.

Leia mais: Drone movido a energia solar pode voar por mais de um ano

Os insetos também afetam o mecanismo de ventilação quando carregam para dentro terra e alimentos. Isso pode provocar desde a necessidade de um serviço de manuntenção para a limpeza até exigir a substituição de peças. 

Para evitar prejuízos, Valdir orienta desligar os equipamentos da tomada sempre que possível para desaquecer o sistema e colocar inseticidas no local onde o uso do equipamento é feito. Ele  lembra que borrifar esses produtos químicos diretamente dentro dos eletrônicos pode causar ainda mais danos aos componentes.

Caso os insetos já tenham se instalado, desligar imediatamente o aparelho para que os circuitos não sejam danificados é a alternativa mais rápida.

“Não é recomendável que uma pessoa que não entenda sobre o funcionamento do aparelho abra e tente limpar o dispositivo. Isso porque existem equipamentos que armazenam energia mesmo desligados. Por isso, a orientação é levar até uma assistência técnica para resolver o problema”, orienta o engenheiro Valdir Melero.

SpaceX planeja realizar 1º voo orbital da Starship em julho

O primeiro voo de teste orbital da Starship pode acontecer em julho. A possibilidade foi mencionada pela Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX, durante a conferência de Desenvolvimento Espacial Internacional realizada virtualmente pela National Space Society, na sexta-feira (25).

Em testes desde 2020, os protótipos da nave com a qual Elon Musk pretende ir à Lua e posteriormente a Marte têm aumentado cada vez mais a altitude alcançada. No entanto, eles ainda não saíram da atmosfera terrestre, o que pode acontecer no voo orbital.

Leia mais...

Windows 11 faz preços de módulos TPM dispararem e faltar estoque

Apresentado na quinta-feira (24), o Windows 11 exigirá um chip TPM 2.0 (Trusted Platform Module) ativo no computador para funcionar, conforme revelou a Microsoft. E bastou o requisito se tornar público para a procura pelo componente aumentar nas lojas online, levando à majoração dos preços e até à sua falta em alguns varejistas.

De acordo com levantamento feito pelo executivo sênior da HTC VIVE Shen Ye, os preços do módulo TPM dispararam 12 horas após o anúncio da nova geração do Windows. Em postagem na sua conta no Twitter, na sexta-feira (25), ele mostrou que os valores chegaram a aumentar quatro vezes em relação ao preço anterior cobrado pelo dispositivo.

Leia mais...

AMD lança kit desktop 4700S com peças recicladas do Xbox Series X

Um kit para desktop, tendo a bordo um processador AMD 4700S, possivelmente reciclado de consoles Xbox Series X rejeitados, foi lançado oficialmente no site da fabricante norte-americana como “uma solução de desktop para casa e escritório". Embora essa gambiarra seja adotada há algum tempo por alguns montadores, é a primeira vez que a AMD a reconhece como uma solução oficial.

Embora seja corriqueiro que alguns consoles sejam devolvidos ao fabricante, o destino das peças rejeitadas muitas vezes permanece incerto, com parte dos componentes sendo reutilizada em novos produtos ou apenas modificada para reaproveitamento.

Leia mais...

Snapchat: atualização para iOS trava a abertura do app

Vários usuários do Snapchat estão enfrentando um bug constante após a recente atualização disponibilizada na App Store, da Apple. Segundo as informações, o aplicativo está travando imediatamente no momento de abertura em dispositivos iOS.

Em uma mensagem no Twitter, divulgada nesta segunda-feira (28), a equipe do Snapchat revelou estar ciente do problema e que está investigando a causa. Então, a rede social pede aos usuários que aguardem até o lançamento da correção.

Leia mais...

TPM 2.0: o que é e para que serve o chip do Windows 11?

O Windows 11 foi apresentado pela Microsoft recentemente e traz como um de seus requisitos o Trusted Platform Module 2.0 (TPM 2.0), um componente que melhora a segurança do sistema operacional. A existência do chip não é novidade e a versão anterior do dispositivo já apareceia como requisito no Windows 10.

No entanto, nem todos os PCs vem com o recurso de boot seguro habilitado ou presente em suas configurações. Com isso, muitos computadores estão recebendo um diagnóstico negativo ao passarem pelo teste de compatibilidade da ferramenta da Microsoft. Confira a seguir o que é o chip TPM e como saber se a sua máquina conta com a tecnologia.

Leia mais...

Conheça o Spaceship Neptune que levará turistas à estratosfera

Enquanto bilionários disputam com seus foguetes a primazia pelo promissor mercado do turismo espacial, uma empresa da Flórida, chamada Space Perspective, entra de forma suave na disputa, aproveitando o calor do ar para levar passageiros até a “beirada” do espaço, em uma versão de balão gigante de alta tecnologia.

Com uma tripulação que inclui apenas um piloto, até oito passageiros poderão desfrutar de paisagens estratosféricas dentro de uma cápsula pressurizada suspensa por um enorme dirigível. Cada passeio desses custará US$ 125 mil por pessoa, cerca de R$ 617 mil. Como os voos só terão início em 2024, você pode pagar apenas uma entrada de US$ 1 mil (R$ 5 mil), e o restante mais tarde.

Leia mais...

Falta de água na atmosfera torna impossível a vida em Vênus

Vênus tem 100 vezes menos água nas nuvens do que a Terra
Vênus tem 100 vezes menos água nas nuvens do que a Terra Divulgação/Nasa

A vida como é conhecida na Terra é impossível em Vênus, devido à falta de água suficiente em sua atmosfera, segundo um estudo, que traz uma nova objeção aos cientistas que revelaram a detecção de um gás provavelmente relacionado a uma forma viva.

"Não há vida ativa possível" nas nuvens de Vênus, declarou em coletiva de imprensa o microbiologista John Hallsworth, principal coautor do estudo publicado na revista Nature Astronomy.

O planeta mais próximo da Terra é semelhante ao nosso de várias maneiras, incluindo seu tamanho e massa. Mas difere por uma temperatura de superfície infernal, 470C°, e uma atmosfera de gás carbônico a 97%, condições não muito propícias à vida.

O planeta também é coberto por uma espessa camada de nuvens formadas por gotículas de ácido sulfúrico. Em setembro, a astrônoma britânica Jane Greaves anunciou que havia descoberto fosfina precisamente nessas camadas de nuvens.

Como na Terra, a fosfina (ou fosfano) provém da atividade humana, ou microbiana. Sua descoberta abalou a comunidade científica. Rapidamente, no entanto, os especialistas questionaram a observação e o método usado para estabelecer a presença desse gás.

Desta vez, a objeção vem da possibilidade de que um organismo vivo possa existir nessas condições. Um dos temas de estudo de John Hallsworth, da Queen's University de Belfast, é "a quantidade mínima de água que é suficiente para que os micróbios mais extremos (os mais resistentes) da Terra permaneçam ativos e se desenvolvam".

"Distância intransponível"

Sua resposta é contundente: a quantidade de água disponível nas nuvens de Vênus é "mais de 100 vezes inferior" ao nível propício à sobrevivência dos microrganismos mais resistentes.

Ou seja, há "uma distância intransponível do que a vida requer para funcionar".

Leia mais: Nova espécie de homem primitivo é descoberta em Israel

"O micróbio mais tolerante à seca não teria tido uma única chance nas nuvens de Vênus, e o mais tolerante a um ambiente ácido, menos ainda", conclui o cientista.

Embora a equipe da professora Greaves tenha revisado a quantidade de fosfina que havia dito ter detectado, "não há um consenso firme na comunidade científica de que o sinal detectado é fosfina", acrescenta o coautor do estudo apresentado nesta segunda-feira, o astrofísico da NASA Chris McKay.

Este especialista da NASA afirma que a atmosfera de Vênus é bastante conhecida, graças às sondas que a sobrevoaram desde os anos 1960 e às observações da Terra. "Assim, podemos dizer se há água suficiente para a vida" e, "em Vênus, esse não é o caso, nem perto disso", assegura.

As três sondas que estão programadas para explorar Vênus até 2030 confirmarão os dados existentes de temperatura, pressão e água. E talvez nos permitam recriar a história deste planeta vizinho, que "poderia ter sido habitável há 3 bilhões de anos".

Leia mais: Drone movido a energia solar pode voar por mais de um ano

Mas poderia Vênus abrigar outra forma de vida? A esta questão "filosófica", Chris McKay responde que "deixamos a biologia como a conhecemos, e entramos no reino da imaginação".

Também é difícil para Hallsworth acreditar, pois, na escala celular, ele diz que não conhece "um argumento convincente de que a vida possa ser baseada em qualquer coisa que não seja água".

Como verificar a saúde da bateria de um Iphone?

Em iPhone com suporte ao iOS 11.3, é possível verificar informações referentes à bateria, entre elas: um gráfico com o tempo de maior consumo, quais são os aplicativos que utilizam mais energia e até mesmo conferir como está a vida útil dela. 

Hoje, o TecMundo te ensina como acessar essas informações referentes à bateria do seu aparelho. Confira a seguir.

Leia mais...

Netflix libera visualização de conteúdos baixados parcialmente

Séries, filmes e outros conteúdos baixados parcialmente na Netflix poderão ser assistidos pelos assinantes antes do término do download. A novidade foi anunciada pelo serviço de streaming nesta segunda-feira (28) e chega primeiro aos celulares e tablets Android.

Anteriormente, a plataforma só permitia o acesso a um conteúdo para ver offline depois que o download fosse concluído. Dessa forma, problemas como plano de dados esgotado e falhas na conexão Wi-Fi, entre outros, impossibilitando a finalização do processo, bloqueavam a visualização da mídia baixada pela metade.

Leia mais...

Google e YouTube celebram o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Plataformas de tecnologia como o Google e YouTube lançaram ferramentas e ações para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, que é lembrado nesta segunda-feira (28).

A data faz referência a Rebelião de Stonewall Inn, que ocorreu após a polícia tentar prender pessoas no bar Stonewall Inn, em 1969. A ação gerou protestos e diversas manifestações populares.

Leia mais...

Amazon estuda lançar um Kindle com tela dobrável

A Amazon está debatendo internamente a possibilidade de lançar uma versão do eReader da empresa, o Kindle, com tela dobrável. A informação é do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg.

De acordo com Gurman, o modelo ainda está "em fase exploratória" e de debates na companhia, o que significa que o projeto nem mesmo pode sair do papel. 

Leia mais...

Windows 11: como baixar e instalar a versão beta do sistema

A Microsoft liberou a primeira prévia pública do Windows 11, que já pode ser baixada por usuários do Windows 10 que estão no programa Windows Insider. Apesar de o acesso ser limitado, você pode se inscrever facilmente para receber a edição em desenvolvimento do sistema operacional.

Confira um passo a passo de como fazer a inscrição no programa Windows Insider e baixar a edição prévia do Windows 11. É importante mencionar que a edição disponível ainda está em fase de testes e pode apresentar problemas durante o uso.

Leia mais...

WhatsApp passa a esconder status de 'online' de perfis comerciais

O WhatsApp implementou uma novidade em contas corporativas e de estabelecimentos comerciais no mensageiro. A partir da última versão Beta para Android, a 2.21.13.17, contas Business não exibem mais o status de "Online" quando o perfil está em uso.

Além disso, não há mais indícios do aviso sobre o horário da última mensagem visualizada pela conta. No lugar, aparece apenas o indicativo "Business account" ("Conta comercial", na versão em português).

Leia mais...

Windows 11: versão beta oficial já está disponível para download

Na semana passada, a Microsoft anunciou o esperado Windows 11. Hoje (18), a empresa disponibilizou a versao beta (Insider Preview) para download e os usuários mais ansiosos já poderão conferir as atualizações do novo sistema operacional.

Em um primeiro momento, é possível notar que a maioria das mudanças anunciadas na semana passada estão disponíveis já na versão beta. A barra de tarefas está centralizada, os cantos redondos nas janelas, área de widgets, entre outras.

Leia mais...

Tesla faz 'recall' de mais de 285 mil carros na China

A Tesla está realizando o recall de mais de 285 mil veículos na China, incluindo modelos produzidos na Gigafactory, em Xangai. Segundo o The Wall Street Journal, a ação se refere à atualização do software relacionado ao modo cruise control.

Conforme as informações, o piloto automático dos carros elétricos poderia ser ativado por acidente e fazê-los acelerar inesperadamente. A atualização do software está sendo feita remotamente, sem a necessidade de deixar os veículos nas concessionárias.

Leia mais...

MWC 2020: Samsung apresenta nova One UI para smartwatches Galaxy

A Samsung aproveitou a MWC 2021 para apresentar novidades sobre a sua investida no mercado de vestíveis. A companhia revelou detalhes sobre a nova versão da One UI para relógios inteligentes, que terá uma grande integração com o Wear OS.

Após revelar uma parceria com a Google, a Samsung anunciou que a interface One UI Watch estará integrada no novo Wear OS, que está em desenvolvimento pelas mãos das duas companhias. A empresa também confirmou que lançará em breve um novo Galaxy Watch que trará o novo sistema.

Leia mais...

Binance: maior exchange de criptomoedas é banida do Reino Unido

A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, foi proibida de operar no Reino Unido pelo órgão regulador local, conforme comunicado divulgado no sábado (26). Fundada em 2017, a empresa tem sido alvo de autoridades financeiras de vários países nos últimos meses.

Em nota, a Autoridade de Conduta Financeira da Grã-Bretanha (FCA) afirmou que a Binance Markets Limited, divisão britânica da exchange, “não possui permissão para realizar qualquer atividade regulamentada no Reino Unido”. A entidade também fez um alerta aos consumidores.

Leia mais...

Molde da Letra A para imprimir, recortar, colorir e aprender

Não existe uma regra para usar o molde da letra A, mas é bom saber que ele pode ser impresso, recortado, colorido, lúdico e muito bem decorado. Diante de tantas possibilidades, ele pode ter diversos tamanhos e formatos para ser usado à vontade, de acordo com as suas preferências. Vários materiais podem ser utilizados para […]

O post Molde da Letra A para imprimir, recortar, colorir e aprender apareceu primeiro em Artesanato Passo a Passo!.

28/06/2021

Volkswagen só venderá carros elétricos na Europa a partir de 2035

A tradicional montadora alemã Volkswagen anunciou que vai parar de vender carros com motor de combustão na Europa a partir de 2035. A informação foi confirmada por um membro do conselho de vendas da marca, Klaus Zellmer, em entrevista para a agência de notícias Reuters.

No lugar, a companhia vai focar apenas em automóveis elétricos. Neste período de transição, o objetivo é que a modalidade já seja responsável por 70% das vendas da marca no continente — algo possível graças não só às mudanças promovidas, mas também políticas locais e subsídios de governos.

Leia mais...

Menu de astronautas da estação espacial chinesa tem 120 pratos

O que os astronautas comem no espaço? No caso dos três tripulantes da missão Shenzou 12, que chegaram à Estação Espacial Chinesa Tiangong no último dia 17, o cardápio é bastante amplo, contando com mais de 120 tipos de alimentos à disposição.

Os pratos incluem alimentos sólidos, desossados e divididos em pequenos pedaços, escolhidos conforme as preferências dos astronautas. Carne de boi com pimenta-do-reino, carne suína desfiada no molho de alho, repolho em conserva e frango xadrez são apenas algumas das opções.

Leia mais...

Windows 11: barra de tarefas não pode ser movida e fãs reclamam

O Windows 11 foi revelado oficialmente na última quinta-feira (24) e, desde então, o anúncio da Microsoft gerou tanto comemorações quanto diversas revoltas por parte da comunidade de usuários. Além da possível falta de compatibilidade com diversos modelos de CPU, outra fonte de reclamações é a impossibilidade de mover a Barra de tarefas (taskbar) de posição na nova versão do sistema operacional.

Na próxima versão do Windows, a barra com ícones e atalhos só poderá ficar na posição original e que já foi mostrada pela marca, ou seja, na parte inferior da tela. A região ainda não terá a seção "Pessoas", perdeu a possibilidade de ter áreas personalizadas por outros aplicativos e certos ícones na System Tray em alguns dispositivos. 

Leia mais...

Telegram lança videochamada e compartilhamento de tela em grupos

A partir dessa sexta-feira (25), usuários do Telegram podem contar com novos recursos no aplicativo. Em sua última atualização, funções de videochamada e compartilhamento de tela em grupos chegaram à plataforma. "Isso coloca os chats de voz em um nível superior, prontos para as aulas online, reuniões de negócios e eventos de família", defende a companhia.

Ainda assim, por enquanto, o número de participantes continua sendo ilimitado para o modo de voz e somente as 30 primeiras pessoas que entrarem nas discussões é que serão capazes de utilizar o vídeo. No entanto, o teto vai aumentar em breve, promete a empresa, complementando que isso ocorrerá à medida que houver streaming de jogos e transmissão de eventos ao vivo, por exemplo.

Leia mais...

El Salvador distribuirá US$ 30 em bitcoins para seus cidadãos

No início de junho, o governo de El Salvador aprovou um projeto de lei para reconhecer o bitcoin como moeda, que deve entrar em vigor a partir de setembro. Agora, a administração federal anunciou sua estratégia para promover a utilização da criptomoeda entre os salvadorenhos.

Em pronunciamento nessa quinta-feira (24), o presidente de El Salvador Nayib Bukele disse que dará US$ 30 em bitcoins de brinde para cada cidadão adulto do país que se registrar no novo app de criptomoeda oficial. A quantia equivale a 0,00094 BTC e a R$ 148 pela cotação do dia.

Leia mais...

OoT: o que é o Outsourcing of Things?

Sim, essa é mais uma sigla do ambiente corporativo que veio para ficar. Depois de tantas outras, como IoT (Internet das Coisas), SaaS (Software as a Service), IA (Inteligência Artificial), o OoT (Outsourcing of Things) ganha cada vez mais adeptos.

Aos poucos o Outsourcing of Things foi conquistando espaço no dia a dia das pessoas e das empresas, principalmente nos últimos anos. A transformação digital, a complexidade dos negócios e até a pandemia aceleraram esse novo comportamento de forma significativa, e a expectativa é de que o OoT ainda crescerá muito nos próximos anos.

Leia mais...

HIV: altas doses de anticorpo intravenoso pode proteger humanos

Anticorpos amplamente neutralizantes (bNAbs) podem proteger humanos contra a exposição a algumas cepas do vírus HIV. Quem apresentou a boa notícia foi o cientista Dennis Burton, à frente do Centro de Anticorpos Neutralizantes da Iniciativa Internacional da Vacina da AIDS (IAVI) e pesquisador do Ragon Institute, em artigo publicado na revista Science, no dia 25 de junho.

Os bNAbs trazem esperança de um futuro com humanos imunes ao HIV. Na imagem, uma mulher se liberta de algemas.Os bNAbs trazem esperança de um futuro com humanos imunes ao HIV. Na imagem, uma mulher se liberta de algemas.

Leia mais...

China divulga vídeos do robô que está explorando Marte

Imagem de Marte feita pela sonda chinesa Zhurong
Imagem de Marte feita pela sonda chinesa Zhurong Foto: CNSA

A CNSA, agência espacial chinesa, divulgou novos vídeos de Marte feitos pelo robô Zhurong que pousou no planeta vermelho em maio deste ano.

Um dos vídeos mostra, pela primeira vez, como foi a descida do equipamento. A câmera filmou quando os paraquedas usados para diminuir a velocidade de entrada no planeta foram liberados. 


Uma outra câmera registrou imagens da parte de baixo do robô até a conclusão do pouso na Utopia Planitiada, região escolhida pelos cientistas para a missão chinesa.
 


O rover filmou também a descida de sua plataforma depois de meses de viagem cruzando o espaço. Os microfones do robô conseguiram ainda gravar o som ao redor.

Na sequência, o robô virou suas câmeras e exibiu uma imagem mais ampla de onde estava e confirmando que chegou em segurança.



O lançamento em julho de 2020 da missão Tianwen-1 para Marte foi um marco no programa espacial chinês. O equipamento controlado remotamente pelos cientistas tem o objetivo procurar sinais de vida antiga, incluindo qualquer sinal de água subterrânea ou gelo.
 

China divulga vídeos feitos pelo robô que está explorando Marte

China divulga vídeos feitos pelo robô que está explorando Marte

A CNSA, agência espacial chinesa, divulgou novos vídeos de Marte feitos pelo robô Zhurong que pousou no planeta vermelho em maio deste ano.

Zoom lança aplicação nativa para Windows 10 ARM

Nessa semana, o Windows 10 voltado à arquitetura ARM recebeu uma versão nativa do Zoom. A única limitação da novidade em relação à tradicional (x86) é a ausência de suporte ao recurso de plano de fundo virtual, já que todas as outras funcionalidades estão presentes na solução.

Não é de hoje que a companhia se dedica ao lançamento, pois, em 2019, antes mesmo do avanço da ferramenta devido à pandemia da covid-19, ela já havia falado sobre seu desenvolvimento.

Leia mais...

China divulga vídeos feitos pelo robô que está explorando Marte

China divulga vídeos feitos pelo robô que está explorando Marte

A CNSA, agência espacial chinesa, divulgou novos vídeos de Marte feitos pelo robô Zhurong que pousou no planeta vermelho em maio deste ano.

China divulga vídeos feitos pelo robô que está explorando Marte

China divulga vídeos feitos pelo robô que está explorando Marte

Uma outra câmera registrarou imagens da parte de baixo do equipamento até a conclusão do pouso ao tocar o solo da Utopia Planitiada, região escolhida pelo cientistas para o início dar à missão

China divulga vídeos feitos pelo robô que está explorando Marte

China divulga vídeos feitos pelo robô que está explorando Marte

A CNSA, agência espacial chinesa, divulgou novos vídeos de Marte feitos pelo robô rover Zhurong que pousou no planeta vermelho em maio deste ano. Um dos vídeos mostra, pela primeira vez, como foi a descida do equipamento até tocar o solo marciano. Câmera instalada pelos cientistas mostra o momento em que os paraquedas usados para diminuir a velocidade de entrada no planeta foram liberados.

Anatel diz que já atendeu a todos pedidos do TCU para leilão do 5G

Leilão será o maior de frequências já realizado no Brasil
Leilão será o maior de frequências já realizado no Brasil Yves Herman/Reuters

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) concluiu a entrega de todos os documentos e envio de respostas a perguntas feitas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) a respeito do edital para o leilão da internet móvel de quinta geração (5G), o maior leilão de frequências já realizado no Brasil. O governo aposta que o certame será realizado em julho.

A agência reguladora publicou em seu site uma nota informando que não tem "quaisquer solicitações pendentes relativas à entrega de documentação, dados ou esclarecimentos" ao TCU. 

Leia mais: Internet 5G vai começar pelos mais pobres, diz ministro

A Anatel enviou o edital para análise da Corte no fim de março. Naquela ocasião, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que o TCU faria o máximo de esforço para revisar o documento em até 60 dias — prazo que expirou no fim de maio.

A agência afirmou, em nota, que a elaboração do edital, incluindo a definição dos valores de outorgas e contrapartidas, vem sendo "objeto de permanente interação entre as equipes técnicas da Anatel e do TCU desde o ano de 2019".

Segundo a autarquia, isso resultou em um "fortalecimento da compreensão recíproca de ambos os lados acerca de suas perspectivas e abordagens metodológicas". "Na presente data não se verificam quaisquer solicitações pendentes relativas à entrega de documentação, dados ou esclarecimentos da parte da Anatel ao TCU", disse a agência.

O próximo passo agora seria a equipe técnica do TCU liberar o relatório para o ministro relator, Raimundo Carreiro. Mas, a despeito dos esclarecimentos fornecidos pela Anatel, o conteúdo do edital ainda enfrenta resistência de técnicos da Corte.

Segundo uma fonte do alto escalão do governo, os técnicos do TCU enxergam "vícios de legalidade" no edital e são contra a exigência de que o leilão seja usado para bancar a construção de uma rede privativa para uso exclusivo do governo federal.

O entendimento dos técnicos é que tal rede deveria ser paga por meio de uma licitação separada, com orçamento próprio da União. Isso porque o edital trata de políticas públicas de telecomunicações para a coletividade, não para um ente específico.

A exigência de construção de uma rede privativa para o governo federal partiu do Ministério das Comunicações, em meio às preocupações geopolíticas do governo de Jair Bolsonaro sobre segurança das redes.

O ministério tem a função de formular as políticas públicas de telecomunicações, enquanto à Anatel cabe a execução dessas políticas. Portanto, a agência não teria o poder de excluir a rede privativa do edital. Essas questões levam a crer que a concessão de sinal verde do TCU para o edital do 5G ainda depende de uma costura com o Ministério das Comunicações.

Pesquisa estima que metade da população mundial tem smartphones

A Strategy Analytics publicou os resultados de sua nova pesquisa sobre uso de smartphones nesta quinta-feira (24). A empresa de pesquisa e consultoria de mercado informou uma estimativa de que 3,85 bilhões de pessoas possuem um celular em 2021. 

Realizada pelo diretor-executivo da empresa, Neil Mawston, a pesquisa completa está disponível para compra no site da marca pela "bagatela" de $400, cerca de R$2 mil.

Leia mais...

Windows 11 permitirá instalar apps Android de fora da loja oficial

O Windows 11, anunciado nessa quinta-feira (24), estará disponível em breve com uma série de novidades, entre as quais a possibilidade de rodar aplicativos Android no computador. Porém, há uma limitação: os usuários só poderão baixar no PC os softwares disponíveis na Amazon Appstore.

No anúncio oficial, a Microsoft não deixou claro se permitirá o download dos programas fora da loja de apps da Amazon. Mas, em mensagens publicadas no Twitter, o desenvolvedor da gigante de Redmond Miguel de Icaza, que trabalha diretamente no projeto, afirmou que isso será possível.

Leia mais...

27/06/2021

10 melhores filmes para assistir em dias chuvosos

Dias chuvosos pedem filmes que combinam perfeitamente com o tempo lá fora. Por isso, preparamos uma lista com 10 obras de gêneros diversos para que você encontre a recomendação perfeita.

Tem animação, drama, aventura e muito mais! Confira os melhores filmes para dias chuvosos e aproveite o momento do jeito certo.

Leia mais...

Canto de pássaro é recriado com leitura de sua atividade cerebral

Um ato ordinário para um pássaro, um grande passo para a ciência. Cientistas conseguiram recriar o canto de uma ave apenas com a ajuda da leitura de sua atividade cerebral. As vocalizações foram reproduzidas por uma máquina no tom, volume e timbre originais. O estudo pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento de próteses vocais destinadas a humanos que perderam a capacidade de fala. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Cell, no dia 16 de junho.

Segundo o resumo do estudo, pássaros canoros – aqueles que possuem cantos harmoniosos – são capazes de cantar canções complexas aprendidas por eles. Os cientistas responsáveis pelo estudo descobriram que um modelo do órgão vocal dos pássaros é capaz de sintetizar a melodia normalmente produzida pelos animais por meio de poucos parâmetros de controle. Foi assim que a equipe sintetizou a música conduzida pelos neurônios do pássaro: com uma rede neural simples.

Leia mais...

Algoritmo de IA restaura o quadro mais famoso de Rembrandt

Em 1639, o pintor holandês Rembrandt van Rijn, na época com 36 anos, recebeu a encomenda de uma pintura para decorar a sede da Corporação dos Arcabuzeiros de Amsterdã. Concluído em 1642, esse quadro, hoje conhecido como A Ronda Noturna, é considerado uma das maiores pinturas do Ocidente e o maior representante do Barroco holandês.

A obra de arte já atraiu milhões de visitantes ao Rijksmuseum, na capital holandesa, mas o que poucos sabem é que o quadro é incompleto. Adquirido pela prefeitura de Amsterdã, em 1715, a pintura não cabia entre as duas portas do prédio, e a solução encontrada para o problema foi simples: cortar a pintura.

Leia mais...

Cientista voluntário descobre dois planetas fora do Sistema Solar

Com apenas 7 anos, Miguel já é um admirador do universo
Com apenas 7 anos, Miguel já é um admirador do universo Arquivo pessoal

O mexicano naturalizado norte-americano Cesar Rubio, que cresceu em Pomona, cidade na Califórnia, nos Estados Unidos, tinha apenas 7 anos, a idade de seu filho, quando começou a observar o céu durante a noite e se interessou pela astronomia.

Hoje, aos 37, ele conta em entrevista ao R7 como ajudou a descobrir dois planetas situados fora do Sistema Solar, os chamados exoplanetas.

Além de contribuir com a ciência, o feito aumentou ainda mais o interesse do filho em estudar o espaço. Miguel adora olhar pelo telescópio e garante que Saturno é seu planeta favorito.

O processo para encontrar os dois exoplanetas ocorreu de forma totalmente remota por meio do programa de ciência cidadã Planet Hunters (Caçadores de Planetas), da Nasa, a agência espacial norte-americana.

Com uma proposta semelhante ao Caça Asteroides, a iniciativa tem o objetivo de contar com a colaboração de pessoas do mundo todo para analisar imagens capturadas por telescópios e, assim, fazer importates descobertas sobre o universo.

A participação de Rubio no projeto da Nasa teve início há quatro anos, depois que ele viu uma notícia na internet. Desde então, o cientista voluntário tem contribuído com as pesquisas espaciais e, no momento, aguarda a validação de outros nove astros que ele mesmo localizou, possivelmente também novos planetas.

Os dois exoplanetas foram suas primeiras descobertas astronômicas confirmadas. "Fico muito feliz de ter contribuído com um feito científico, ainda mais sobre algo tão grandioso", afirma.

A descoberta
undefined

Segundo Rubio, todo o trabalho foi concentrado em um site chamado Zooniverse, por meio do qual são disponibilizados diversos gráficos que mostram o brilho de diferentes estrelas ao longo do tempo.

Junto com outros vários candidatos — cada um em suas respectivas casas —, ele analisou se havia uma breve queda no brilho do corpo celeste, o que poderia indicar que um planeta passou por ele, um evento conhecido como "trânsito".

No gráfico abaixo, cada um dos pontos pretos reflete o brilho da estrela quando os dados foram registrados. É possível visualizar que, nos pontos indicados como B e C, há um menor acúmulo de pontos pretos, e consequentemente, de luminosidade.

Nos pontos indicados como B e C, há menor luminosidade
Nos pontos indicados como B e C, há menor luminosidade Arquivo pessoal

Ambos os planetas orbitam ao redor da mesma estrela, a HD 152843, localizada a 352 anos-luz de distância. Ela tem a mesma massa que o Sol, mas é quase 1,5 vez maior e um pouco mais brilhante.

Os astros recém-descobertos são maiores do que a Terra e extremamente quentes devido à proximidade com sua estrela. Enquanto o planeta C completa uma órbita ao redor de HD 152843 entre 19 e 35 dias, o planeta B tem um período orbital de apenas 12 dias — por isso, ele aparece duas vezes no gráfico, explica Rubio.

A importante descoberta foi feita em apenas alguns minutos. Rubio garante que é algo mais simples do que parece, mas atribui o sucesso à habilidade que desenvolveu nos últimos anos participando do projeto. 

"Esta é a grande graça da ciência cidadã. Com um pouco de prática, todos podem contribuir com grandes descobertas astronômicas e assim, ajudar a desvendar, ainda que timidamente, os muitos mistérios que intrigam a humanidade", diz.

Reconhecimento

A descoberta foi publicada no início do mês pela Royal Astronomical Society, em artigo científico que Rubio assinou como coautor, junto com os outros voluntários. Para ele, o feito é uma grande conquista, uma vez que esta foi a primeira vez que seu nome apareceu em um documento dessa natureza.

A autora principal foi Nora Eisner, estudante de doutorado em astrofísica na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Ela foi a responsável por confirmar a descoberta por meio de um método conhecido como velocidade radial e obter informações mais específicas sobre os planetas.

"Nora não conseguiu um sinal claro o suficiente para decretar a massa dos planetas, mas obteve uma estimativa: enquanto o planeta B tem cerca de 12 vezes a massa da Terra, o planeta C é aproximadamente 28 vezes mais maciço que o nosso planeta. Agora nos resta saber algumas informações mais específicas, tais como de que maneira foram formados e mudaram ao longo do tempo. Esperamos obter esses dados em breve", afirma.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques