A Coca-Cola lançou um desafio de encher os olhos: cerca de 3,1 milhões de reais para quem resolver seus problemas com açúcar.
A maior fabricante de refrigerantes do mundo quer pagar U$ 1 milhão para quem conseguir o que nenhuma empresa de refrigerantes no mundo conseguiu. O desafio consiste em encontrar um composto natural, seguro, e com baixa ou sem calorias, que tenha a mesma sensação do açúcar quando misturado em bebidas. Sim, sabemos o que você está pensando. Aí que entra a questão.
Este tal composto não pode conter ou ser derivado de stevia, ou ser de qualquer espécie ou substância protegida por lei.
Segundo o site oficial, o desafio é um apelo para pesquisadores e cientistas. Mas a verdade é que houve déficit no consumo de refrigerante, mundialmente falando. Segundo o site Quartz, o consumo diminuiu cerca de 19%, dentro de 15 anos, nos Estados Unidos. Isso se deu, em boa parte, com base em preocupações com a saúde.
Segundo pesquisas, cada vez mais a pessoas se preocupam com o consumo do açúcar e as doenças associadas a ele como doenças cardíacas e diabetes, e cada vez mais estão mudando para bebidas mais benéficas à saúde.
O maior problema das empresas é encontrar um substituto saudável que não altere o gosto da bebida. A Pepsi já tentou usar sacarina na Diet Pepsi, mas substituiu em 1984 por um adoçante artificial de “melhor sabor”, o aspartame, e quando os consumidores reclamavam a falta de ingredientes naturais, a Pepsi decidiu abandonar o aspartame e mudou para sucralose, mas infelizmente a mudança durou pouco e o aspartame voltou.
A empresa não quer usar stevia como solução pois deixa um gosto ruim na boca quando usado na Coca-Cola, mas o adoçante natural funciona bem com refrigerantes de limão.
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