Um robô em formato de besouro extremamente pequeno e que pesa 88 miligramas, o equivalente a três grãos de arroz, será incluído na próxima edição do Guinness World Records como o robô rastejante mais leve do mundo.
O dispositivo, que recebeu o nome de "RoBeetle" — junção das palavras em inglês "robot" (robô) e "beetle" (besouro) — foi criado pelo professor de engenharia Néstor O. Pérez-Arancibibia, da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos.
Mesmo sendo tão leve, o robô é capaz de executar diversas tarefas, como subir superfícies íngremes e transportar objetos que pesam até 2,6 vezes seu próprio peso. Para tal, ele é alimentado exclusivamente pela combustão catalítica de metanol.
Leia também: Pesquisadores criam robô capaz de aprender pela observação
O professor Pérez-Arancibia espera que seus robôs possam algum dia ser utilizados para resolver problemas complexos da engenharia, "seguindo o exemplo de criaturas talentosas como lulas ou ratos, que podem se espremer como líquidos em lugares apertados".
Leia também: Robô bípede estabelece recorde de tempo em corrida de 5 quilômetros
Apesar de organismos vivos, sobretudo insetos, ainda superarem seus equivalentes robóticos em quase todos os aspectos, ele espera desenvolver robôs que sejam significativamente melhores em imitar sistemas naturais até a próxima década.
0 comentários:
Enviar um comentário