Um dos líderes do Talibã, Ahmadullah Muttaqi, publicou um tweet inusitado dirigido ao presidente dos Estados Unidos na tarde de segunda-feira (30). Ele postou um emoji fazendo um "V" com os dedos e marcou o perfil de Joe Bide e também o perfil oficial do presidência no dia em que as tropas norte-americanas deixaram o Afeganistão.
A postagem pode ser interpretada como uma provocação após os 20 anos de forças estrangeiras em território afegão. Entre os comentários feitos no tweet, há pessoas ameaçando Biden e também alguns fazendo piadas sobre a retirada do militares dos EUA e outros apenas riram.
Para reforçar a tom de afronta, Ahmadullah chegou a fixar a postagem em seu perfil para que fique em destaque logo abaixo de sua biografia na rede social.
O desenho postado Ahmadullah tem dois significados mais comuns para o ocidente: o "V" de vitória ou o sinal de "paz e amor", que se popularizou sobretudo na década de 60 com o movimento hippie. Em algumas regiões do Reino Unido, o mesmo sinal, mas com a palma da mão virada para dentro é uma interpretada como uma ofensa. Não se sabe se há um significado especídico para o grupo extremista por trás do gesto.
Apesar de o tweet ter chamado a atenção de internautas, não causa tanta estranheza quando levamos em consideração que muitos dos membros do Talibã são jovens, como explicou ao R7 o professor de Relações Internacionais da Facamp (Faculdades de Campinas), James Onnig. Para ele, o discurso fundamentalista tem atraído cada vez mais pessoas com idade por volta dos 20 anos por estarem desoladas com a situação do Afeganistão.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques
0 comentários:
Enviar um comentário