A Opera Software anunciou que a atualização mobile de seu navegador (Android e iOS) agora protege contra scripts que mineram criptomoedas. O recurso já havia chegado ao Opera 50, lançado no último dia 4, para Windows e Mac. Com a novidade, o Opera se torna o primeiro navegador a fazer esse tipo de bloqueio nativamente, sem a necessidade de extensões.
O recurso é ativado automaticamente assim que o bloqueador de anúncios do navegador é habilitado. Apesar de parecer uma função secundária, o problema da mineração de criptomoedas é maior do que parece e explodiu em setembro de 2017, quando sites grandes receberam scripts de mineração, muitas vezes após invasões de hackers.
Como os ganhos da moeda Monero são grandes, ela se tornou a preferida dos mineradores, que passaram a criar extensões maliciosas e invadir sites grandes para que todos os visitantes rodem o script e lhes forneça dinheiro — até sites da Prefeitura de São Paulo enfrentaram o problema.
Em dispositivos móveis o problema também existe, e além de dados móveis e Wi-Fi, também suga bateria e pode até causar desligamentos inesperados.
A Opera é tão preocupada com o problema que até criou um site que informa se seu navegador está protegido contra esses scripts, que pode ser acessado pelo endereço http://ift.tt/2Dzh7p3.
0 comentários:
Enviar um comentário