Instantes após o pouso bem-sucedido do rover Perseverance na superfície de Marte, por volta das 18h desta quinta-feira (18), a NASA exibiu a primeira imagem da superfície do planeta vermelho captado por uma das câmeras do aparelho.
O robô, que ainda não está completamente acionado, vai colher amostras do solo marciano, que serão armazenadas em cápsulas e recolhidas em futuras missões até 2028. A câmera que foi acionada primeiro faz parte do sistema de navegação do Perseverance, para ajudar no deslocamento do rover pelo terreno.
A novidade da missão é um pequeno helicóptero chamado Ingenuity, que será usado pela primeira vez pelo cientistas. O desafio é conseguir fazer o equipamento voar mesmo com a densidade da atmosfera de Marte sendo o equivalente a 1% da atmosfera terrestre. A ideia é fazer pelo menos um voo de cerca de 3 metros de altura e colher toda a telemetria possível.
Caso a primeira tentativa seja bem-sucedida, a equipe de cientistas planeja fazer até quatro outro voos durante a missão.
0 comentários:
Enviar um comentário