27/05/2021

WhatsApp processa Índia por lei que permite quebrar criptografia

WhatsApp entra na justiça contra quebra da criptografia das mensagens na Índia
WhatsApp entra na justiça contra quebra da criptografia das mensagens na Índia Dado Ruvic/Reuters - 26/11/2019

O WhatsApp entrou com uma ação em um tribunal de Nova Delhi contra o governo para anular uma disposição de um novo regulamento que obriga as empresas a divulgar o "primeiro originador da informação", argumentando a favor da proteção da privacidade.

Em um comunicado nesta quarta-feira (26), o WhatsApp disse que se envolveria com o governo indiano para encontrar "soluções práticas" e proteger os usuários, mas o processo judicial mostra que a empresa adotou uma posição mais firme contra o governo do primeiro-ministro, Narendra Modi.

O WhatsaApp argumenta que a regra criada pelo ministério de Tecnologia da Informação de Modi levará a uma "perigosa invasão de privacidade" e é "inconstitucional".

Segundo a empresa, a nova regulamentação do governo excede o escopo de seus poderes e acrescentou que é um ponto bem estabelecido e que apenas o parlamento, e não o governo federal, pode realizar funções legislativas essenciais.

"Para satisfazer o requisito de legalidade, deve haver uma lei válida permitindo a invasão de privacidade", afirmou o WhatsApp no processo.

Em nota, o governo de Modi disse que as regras estão de acordo com as leis do país e que a ação do WhatsApp é "lamentável".

O WhatsApp, que tem mais de 500 milhões de usuários na Índia, seu maior mercado, não comentou o processo.

Uma fonte do governo indiano disse à Reuters que o WhatsApp pode encontrar uma maneira de rastrear os originadores de desinformação sem quebrar criptografia. O processo do WhatsApp, porém, afirma que isso não é possível.

0 comentários:

Enviar um comentário