30/05/2021

China lança espaçonave e avança no projeto de nova estação espacial

China lançou com sucesso uma espaçonave de reabastecimento para sua futura estação espacial
China lançou com sucesso uma espaçonave de reabastecimento para sua futura estação espacial STR / AFP

A China lançou neste sábado (29) uma espaçonave de reabastecimento de carga para sua futura estação espacial. O projeto ainda em construção após vários atrasos por razões técnicas, reportou a mídia estatal.

O foguete Longa Marcha 7, de 14 toneladas, levou a nave Tianzhou-2, carregada com alimentos, equipamentos e combustível, decolou do centro de lançamento Wenchang, na província insular de Hainan (sul), reportou a agência Xinhua.

A nave de carga se separou com sucesso do foguete, entrou em órbita e abriu seus painéis solares, acrescentou a Xinhua, citando a agência espacial chinesa.

A montagem da estação espacial orbital, chamada Tiangong, que significa "palácio celeste", demandará cerca de dez missões.

Espera-se que esteja completamente operacional em 2022 e que permaneça ativa na órbita terrestre por até 15 anos.

Após a possível aposentadoria da Estação Espacial Internacional após 2028, a estação Tiangong poderá se tornar o único posto remoto com humanos na órbita terrestre.

"Em primeiro lugar, precisaremos transportar material de apoio, peças de reposição necessárias e o equipamento e, em seguida, a nossa tripulação", declarou o diretor da agência espacial chinesa, Hao Chun, citado pela Xinhua.

Enquanto a nave cargueira atracar na estação, a China começará os preparativos para enviar três astronautas para desembalar a carga, que inclui alimentos como carne de porco desfiada com molho de alho e frango Kung Pao, segundo a agência.

Pequim investiu bilhões em seu programa espacial, na tentativa de se colocar à altura de pioneiros como Rússia e Estados Unidos, com projetos ambiciosos na órbita terrestre e enviando naves não tripuladas para a Lua e Marte.

As autoridades chinesas afirmaram que estão abertas a que outros países colaborem em sua estação espacial, mas ainda não está claro no que esta cooperação poderia consistir.

Neste mês, o rover chinês Zhurong pousou em Marte e começou a enviar imagens, com o que a China tornou-se o terceiro país - depois de Estados Unidos e Rússia - a conseguir levar um robô teleguiado ao planeta vermelho.

0 comentários:

Enviar um comentário