31/12/2017

Consultoras dão dicas para fazer aquela faxina no armário

Manter o armário arrumado não é complicado
Manter o armário arrumado não é complicado Divulgação

Que tal aproveitar a folga de fim de ano para dar aquela arrumada radical nos armários? A virada do ano carrega esse desejo de renovação, e o closet não escapa. "Arrrumar significa organizar, então começe pela estação. Como é verão, traga as peças da estação para as gavetas, cabides e prateleiras mais visíveis com as peças que mais usa", recomenda a personal stylist Patrícia de Brito (patstylist_oficial), que criou um programa de estilo e imagem para mulheres batizado de Styling Terapia.

Outra dica é dividir por cor e estilos. "Fica mais fácil encontrar o que precisa e enxergar o que não tem mais a ver com você. Se a roupa não te serve mais (sem essa de esperar emagrecer) ou não tem o seu estilo atual, mande embora! Você pode doar, vender, reciclar", ensina. 

A personal organizer Carol Rosa, ressalta que desapaegar é uma das grandes dificuldades, assim como ter coragem para encarar o guarda-roupa inteiro, por exemplo. "Muita gente prefere ir arrumando por partes porque acha que assim será mais fácil. Mas não é... É preciso visualizar o todo para saber que espaço será preciso para cada item que você tem. É sempre preciso ver a quantidade das coisa para definir, a partir disso, onde tudo será armazenado. E isso você só sabe quando tira tudo do armário e separa item por item.

“Quando as peças não estão visíveis e separadas, as pessoas acabam nem lembrando o que têm e repetindo sempre as mesmas roupas”, pondera. Para começar o processo de desapego, Carol Rosa recomenda usar o tempo como parâmetro.

— No fim do ano dá para se ter bem essa noção. A pessoa tirou tudo do armário e achou uma peça que não usou no ano que passou? Certamente não usará no próximo. Aí é hora de ver se está em condições de doar ou se é melhor jogar fora mesmo.

O uso de organizadores ajuda na separação das peças
O uso de organizadores ajuda na separação das peças Divulgação

O primeiro passo, ensinam as consultoras, é tirar tudo do espaço que será arrumado. Quando se tira tudo e separa de um lado o que é blusa, do outro calça, do outro sapato e por aí vai, é possível ter uma noção do que precisa de mais espaço, do que precisa de menos, da quantidade de itens que estão ali para realocar. "E atenção: se viu uma peça que precisa de conserto, por exemplo, não guarde de volta no armário, na esperança de depois lembrar para mandar à costureira. Já coloque em uma caixa tudo o que exige reparo. Só volte com aquilo para o armário depois de pronto para usar". 

Muitas pessoas têm medo de jogar coisas fora e se arrepender depois, mas Carol Rosa  explica que as pessoas tendem a achar que é justamente depois de se livrar da peça que virá a necessidade de usá-la. "Mas isso é só insegurança... É mais o medo do desapego. Na prática, dificilmente você vai querer aquilo que já não tem mais. Até porque não estando ali, à sua vista, você provavelmente vai esquecer da peça. Acho que vale sempre lembrar que a peça que ficou parada no seu armário - independentemente do motivo - pode ser útil a outra pessoa." 

O closet feminino tem itens como cintos, lingerie, além de joias e bijuterias. E há dicas específicas para essas peças. É fundamental o uso de organizadores. Os divisores de gaveta, por exemplo, pode ajudar a separar os cintos. Eles também podem ser pendurados por ganchos na porta ou na lateral do armário. O mesmo vale para joias e bijuterias.

Separe as peças por cores e estilos
Separe as peças por cores e estilos Divulgação

"É legal deixar pulseira de um lado, anel de outro, tudo dividido. Facilita na hora de achar o que procura e dá um ar de organização. Os colares também podem ser pendurados, até para não estragar. Existem vários ganchinhos que podem ser colocados na porta do armário, na lateral de um gaveteiro, de uma cômoda. Essa é outra dica importante: aproveitar os espaços verticais da casa. Para quem não tem espaço, eles são muito importantes. Não devemos esquecer deles", explica a personal organizer. 

Para oranizar as calcinhas, a dica é dobrar no modelo envelope, fazer uma espécie de pacotinho. "É simples: coloque a peça aberta virada para cima. Na sequência, dobre as laterais duas vezes até formar um retângulo com a parte de baixo. Na sequência, vire a parte do elástico até o meio e junte a outra ponta, prendendo o fundo da calcinha no próprio elástico. Depois, basta colocá-las em escadinha. Uma atrás da outra. Uma boa sugestão é guardar as calcinhas dentro de organizadores tipo colmeia", recomenda. 

Já os sutiãs devem ser mantidos abertos. "Feche-os e vá encaixando um atrás do outro na gaveta. Você vai formar uma fileira de sutiãs. Nunca dobre ou retorça a peça, pois pode danificar a estrutura. Quanto aos sutiãs sem bojo, o ideal é seguir uma dobra semelhante à das calcinhas. Coloque o sutiã virado para baixo, depois vire os dois lados da base — onde ficam os seios —  para também formar um retângulo. Em seguida, dobre a parte de baixo até o meio da peça e, depois, as alças de modo que você consiga prendê-las dentro do elástico. Se as alças forem mais compridas, é só dobrá-las mais de uma vez até dar o encaixe correto."

No verão coloque as roupas mais leves na parte de baixo, e guarde os itens mais pesados
No verão coloque as roupas mais leves na parte de baixo, e guarde os itens mais pesados Divulgação

0 comentários:

Enviar um comentário