26/04/2018

Golpe do Bolsa Família no WhatsApp atinge mais de 600 mil  brasileiros

Mais de 600 mil pessoas foram vítimas do golpe do Bolsa Família no WhatsApp
Mais de 600 mil pessoas foram vítimas do golpe do Bolsa Família no WhatsApp Pixabay

Os golpes no WhatsApp estão cada vez mais comuns e afetam milhares de pessoas. A estratégia para atrair novas vítimas é sempre a mesma, fazer a pessoa clicar em links que prometem prêmios, brindes e outras vantagens. Desta vez, o tema escolhido pelos criminosos é o Bolsa Família e liberação de um saque no valor de R$ 954. 

Segundo dados do DFDR Lab, laboratório da PSsafe especializado em cibercrimes, em apenas 24 horas mais de 600 mil pessoas clicaram na mensagem e tiveram os smartphones infectados por programas maliciosos. 

Reprodução

O criminosos busca convencer o usuário com o uso dea imagem de um cartão do Bolsa Família e um link falso do Governo Federal. Ao clicar na mensagem, a pessoa é direcionada para uma página na qual deve responder as seguintes questões para saber ter acesso ao suposto benefício: “Você possui o cartão bolsa família?”, “Você recebe todo mês?” e “Você conhece amigos ou parentes que recebe?”

Independentemente das respostas, uma nova página é aberta e é solicitado o compartilhamento da mensagem com outros 10 contatos ou 10 grupos do WhtasApp para ter acesso ao benefício.

"Esse perfil de golpe utilizando a popularidade do WhatsApp tende a ganhar escala rapidamente”, diz Emilio Simoni, diretor do dfndr lab

Após os compartilhamentos, o usuário é direcionado a uma página falsa de cadastro que induz a vítima ao download de aplicativos maliciosos. É assim que o smartphone é infectado por vírus e a pessoa fica vulnerável a cibercrimes e a prejuízos financeiros.

A maneira mais fácil de não cair nesse tipo de golpe é desconfiar de mensagens enviadas pelo WhatsApp. Se o conteúdo parecer falso, não clique no link e não compartilhar com ninguém.

0 comentários:

Enviar um comentário