Se você tem um filho, sabe o quanto de energia esses pequenos conseguem acumular durante o dia deixando qualquer adulto no chileno. Mas, será que a ciência consegue explicar isso?
+ Exame vai revelar o sexo do bebê com apenas uma picada no dedo
+ Bronquiolite: causas, sintomas e tratamentos
Um estudo recente, feito pela Universidade Clermont Auvergne (França) e Universidade Edith Cowan (Austrália) descobriu a razão de toda essa hiperatividade.
Depois de uma sequência de testes aeróbicos e anaeróbicos com garotos de 8 a 12 anos, adultos não-treinados e atletas de resistência, os pesquisadores descobriram que os pequenos demoram muito mais para se cansar do que os 'adultos normais'.
Soma-se ao fato que os músculos das crianças se recuperam tão rápido quanto o de triatletas.
A conclusão foi de que, se todo esse potencial for estimulado na infância, aumentam consideravelmente as chances de formar adultos ativos e saudáveis.
“Porém, mais importante do que se preocupar em criar futuros atletas, é deixar a criança brincar. Assim, ela exercita diferentes músculos e movimentos com prazer, e não como obrigação”, aconselha o reumatologista Páblius Braga, especialista do Centro de Medicina do Esporte do Hospital Nove de Julho (SP), em entrevista para a revista Crescer.
Ou seja, deixe seus filhos à vontade para brincar. Mas, se possível, faça um revezamento de turno entre pais, parentes e cuidadores, porque se não os pequenos vão dar um baile nos adultos.
Gostou desse artigo? Siga o Pai Moderno
0 comentários:
Enviar um comentário