Por Aline Massias
Quem nunca ouviu alguém dizer que gostaria de começar a vender na internet? Conquistar uma renda extra, migrar da loja física para o online, ser dono do próprio negócio… muitos podem ser os motivos, mas um canal pode ser o pontapé inicial para entrar nas vendas online: o marketplace. Que nada mais é do que um shopping virtual, no qual é possível encontrar de tudo e comparar preços de vários vendedores em um só lugar. O Mercado Livre é um bom exemplo e para isso se tornar realidade é importante saber como vender no Mercado Livre e aumentar as suas vendas.
Antes, um dado importante. Apesar de uma pesquisa realizada pela Compre & Confie mostrar que os pedidos online tiveram um crescimento de 132,8% no mês de maio em relação ao mesmo período do ano anterior, as vendas online representam apenas 5% do e-commerce no Brasil e ainda tem muito para crescer. Então, quem deseja começar a vender pelo marketplace pode estar fazendo um bom negócio.
Marketplace x loja online
Antes de sair por aí anunciando seus produtos, é importante entender a diferença entre marketplace e loja online para não confundir os termos e elaborar muito bem a sua estratégia de vendas.
Escalabilidade: é mais fácil conquistar vendas estando dentro de um marketplace, afinal toda a parte de divulgação é feita por ele e você não precisa colocar a mão no bolso para fazer campanhas de marketing dos seus produtos. Já na loja online você terá que pensar em toda a estratégia de divulgação e terá que reservar uma parte do seu faturamento para isso.
Tempo: ao optar pela loja online você cuida sozinho dos pagamentos, dos envios e das devoluções, por exemplo. Por outro lado, o marketplace permite que você seja só o moderador ao invés de executor, já que ele se encarrega da parte burocrática.
Engajamento: é fundamental que os usuários se identifiquem e se sintam à vontade com a sua marca. Em um marketplace é mais fácil criar engajamento do que na loja online porque você contará com embaixadores da marca e a credibilidade já consolidada da empresa. Na loja online a sua marca deverá se diferenciar do restante para conseguir o reconhecimento e a fidelização dos seus clientes com um trabalho construído aos poucos.
Sendo assim, o marketplace é um excelente canal de entrada para começar a vender online e entender como funciona esse universo. Com algum tempo de conhecimento, você pode partir para a loja online e expandir a sua fonte de renda. Dessa forma, os dois são canais complementares.
Como começar a vender no Mercado Livre
Voltando ao Mercado Livre. Para começar a usar esse marketplace, basta escolher o que vai vender, criar a sua conta, fazer um bom anúncio e cumprir com todos os requisitos da plataforma. Se não sabe por onde começar, nós damos uma ajudinha com um guia completo no qual desvendamos todos os segredos para começar a vender no Mercado Livre.
Como aumentar vendas no Mercado Livre
Você fez seu primeiro anúncio ou já vende há algum tempo por esse canal, mas o objetivo final é o mesmo: aumentar as suas vendas no Mercado Livre, certo? A estratégia é conhecer muito bem o marketplace no qual vai anunciar, ter conhecimento sobre quais são as tendências do momento e os produtos mais buscados, entender como a sua concorrência está atuando, ou seja, saber qual é o preço médio dos produtos, se criaram algum anúncio novo e se alteraram título e estoque.
É aí que entra a Real Trends. A plataforma completa com ferramentas de análise e gestão certificada pelo Mercado Livre, com a qual você consegue tomar decisões em tempo real para potencializar o seu negócio, além de gerenciar toda as suas vendas, perguntas, mensagens de forma automática e atualizar preço e estoque em um mesmo lugar.
Falando em decisões, a Real Trends conta com um painel bem claro e dinâmico para que você acompanhe todos os indicadores de cada anúncio e crie relatórios personalizados de acordo com a sua necessidade.
Tem mais de uma conta no Mercado Livre? Não tem problema: use a opção multiconta e concentre todas as informações em um só lugar. E o melhor, você acessa a Real Trends 24 horas nos 7 dias da semana, estiver onde estiver, pelo app móvel.
Ao escolher a Real Trends você fica longe das letras miúdas dos contratos, afinal, você paga de acordo com a quantidade de unidades vendidas por mês ou pode optar pelo pagamento anual, no qual você obtém um desconto no pagamento. Teste a Real Trends por 30 dias grátis e descubra tudo o que a ferramenta é capaz de fazer pelo seu negócio.
Aline Massias é formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. Atua na área de conteúdo há mais de 10 anos e hoje é Marketing Specialist na Real Trends.
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