27/08/2020

A linguagem do desperdício

Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay Programa Inova 360

Por Vitor Massari

Você monta sua startup, está com muitas ideias para colocar em prática, mas muitas vezes acaba caindo na cilada do desperdício e, literalmente, rasgando dinheiro.

Para te ajudar a evitar os desperdícios à frente da sua startup e do seu projeto de inovação, elenquei sete tipos de desperdício para ajudar você e seu negócio a não rasgarem dinheiro:

1) Trabalho parcialmente concluído

“Tá pronto, só falta testar”. Tenho certeza que você já ouviu essa!! Qualquer trabalho inacabado não se reverte em resultado. Então bora começar menos e terminar mais!

2) Processos extras

Sabe aquela aprovação desnecessária? Aquela solicitação que poderia ser resolvida com um simples telefonema ou mesmo um e-mail, mas você precisa preencher formulários e mais formulários? Já parou p/ medir o quanto de tomada de decisão deixa de acontecer por conta destes processos?

3) Fazer o que não precisa

Sabe aquela pizza que você ama, porém sem cebola! Aí a pessoa para te agradar coloca a cebola pois dá um “sabor único na pizza”! A intenção foi boa, mas foi entregue algo a mais do que você gostaria, certo? Então não vamos assumir premissas do que nossos clientes querem e sim realmente entender suas necessidades e expectativas.

4) Alternar tarefas

É o famoso “tocar iniciativas”! Sim, porque “toca” todas e não entrega nenhuma. Fazer muita coisa ao mesmo tempo é um dos maiores mitos da produtividade!

5) Espera

Sabe quando você depende de uma resposta que poderia ser rápida para dar continuidade ao seu trabalho e você fica esperando, esperando, esperando! Já parou p/ medir quanto você e sua empresa deixam de produzir enquanto algo está em espera?

6) Esforços de comunicação

É aquele famoso e-mail Re: Enc: Re: Re: Re: Re: Enc: Re: Re: ! Quem aqui já passou por isso? Já parou p/ pensar que muitas vezes o assunto poderia ter sido resolvido com uma simples ligação ou mesmo uma reunião rápida?

7) Defeitos

O pior dos desperdícios!! Quando você compra um produto e o mesmo funciona por pouco tempo, ou não funciona, você fica feliz? Tenho certeza que não! Então imagina o seu cliente ou cliente da sua empresa quando não é bem atendido ou recebe algo que não atende sua expectativa!

Claro que não é tão simples e tão trivial eliminar estes desperdícios, mas temos que começar a entende-los, medi-los, combate-los ou sugerir ideias para nossas empresas combaterem.

Para ajudar nesta jornada como identificar e eliminar estes desperdícios tomo a liberdade de indicar a série de episódios Introdução ao Lean, da plataforma de streaming educacional Hiflix, pertencente à Hiflex Group.

E aproveito para lançarmos a #PRD – Pare de Rasgar Dinheiro, para ajudarmos um mundo de inovação com menos desperdícios e mais resultados.

 

Vitor Massari assina coluna sobre Transformação Digital, no Inova360/R7, e tem quadro sobre o tema no programa de TV Inova360 na Record News. É CEO da Hiflex Consultoria e autor dos best-sellers “Gerenciamento Ágil de Projetos e Agile Scrum Master no Gerenciamento Avançado de Projetos” e “Gestão Ágil de Produtos com Agile Think® Business Framework”, editora Brasport. Tem 20 certificações em inovação e transformação ágil e digital, é docente na área e venceu o Troféu Luca Bastos no evento Agile Trends por dois anos consecutivos.

LinkedIn: linkedin.com/in/vitormassari 

Instagram: @vitormassari 

Site: hiflexconsultoria.com.br 

 

0 comentários:

Enviar um comentário