Quem casa quer casa, já dizia o ditado popular. Mas não só isso. A gente sabe que um jogo de panelas completinho é de encher os olhos, principalmente se a pessoa lida no dia a dia com uma cozinha. Panelas são um dos objetos mais importantes de uma cozinha. Elas estão presentes no dia a dia da casa e são peças fundamentais para a rotina de qualquer pessoa e família.
Por isso, escolher bem as suas panelas se faz necessário. Atentar-se a alguns detalhes na hora da compra, como o tipo de material da panela, sua finalidade e tipos de preparos a serem feitos, é importante a fim de não fazer a escolha errada. Perguntas como: "panela antiaderente ou cerâmica? Qual a melhor panela antiaderente? Como lavar panela antiaderente?" surgem o tempo todo.
Pensando nisso, preparamos dicas e informações interessantes para a compra da melhor panela para a sua casa. Ao final da leitura, aproveite o cupom Mobly para as suas próximas compras e deixe sua cozinha equipada com os melhores utensílios domésticos.
A importância cultural das panelas: hábitos, costumes e curiosidades
Pode não parecer, mas se investigarmos a fundo, vamos descobrir um mar de curiosidades sobre a importância cultural das panelas na formação das diferentes sociedades contemporâneas. Na França, por exemplo, é tradição que as sogras deem de presente de casamento suas panelas usadas para o novo casal. Não é à toa que o país é conhecido por ter uma das melhores culinárias do mundo. Por isso, cozinhar é um assunto sério, tratado como tradição de família.
Através da história, o homem utilizou de tudo um pouco para fazer as vezes do que hoje conhecemos como uma panela. De cascos de tartarugas a potes de cerâmica, o utensílio para utilizar durante o cozimento de alimentos passou a fazer parte da rotina do ser humano há cerca de 15 mil anos. Somente há 5 mil anos é que o homem passou a produzir grandes e pesados caldeirões de ferro com o intuito de cozer a comida. Depois, com a necessidade de transportá-los, esses caldeirões foram ficando cada vez menores e mais portáteis.
Foi só, então, no século XVII que as panelas como conhecemos hoje entraram em cena. Nesse período, poderiam ser encontrados utensílios como frigideiras e chaleiras. De lá pra cá, muitos materiais fizeram (e ainda fazem) parte da fabricação desses objetos, como ferro, alumínio e aço inoxidável. Muitas pesquisas e aprimorações foram e ainda são feitas. A panela é um item em constante aperfeiçoamento.
Uma panela para cada finalidade: conheça o potencial da sua panela
Quem já deu uma passada na seção de panelas de uma loja já percebeu que existem vários modelos e tipos feitos com materiais e design diferenciados. Fica difícil saber qual realmente é o modelo ideal para o que precisamos. Às vezes, um jogo de panelas pode resolver o problema. Às vezes, devemos escolher uma a uma separadamente.
Por isso, listamos de maneira bem prática e objetiva para o que serve cada um desses tipos:
- Principais materiais
● Revestimento cerâmico: ótimo para frituras leves, com baixa utilização de gordura.
● Aço inox: um dos melhores materiais para panelas, o aço inox é ideal para selar, assar ou dourar. O inox é muito procurado porque é um material que não transmite sabor aos alimentos.
● Alumínio com revestimento antiaderente: indispensável para alimentos que podem grudar no fundo da panela durante a cocção, como peixes e ovos.
● Ferro fundido: um dos materiais mais duráveis e resistentes aos efeitos do tempo, o que garante a intensificação do sabor dos alimentos.
- Principais tipos:
● Molheiras: ideal para fazer molhos, carnes pequenas, legumes ou para misturar e refogar pequenas quantidades de comida.
● Caçarolas baixas e de ferro: são ideais para refogar de forma contínua e uniforme, mantendo o sabor natural e preservando o aroma dos alimentos.
● Caçarolas grandes: uma ótima escolha para massas, batatas, ensopados, arroz, legumes e carnes refogadas.
● Wok: ótima para frituras orientais, frituras por imersão ou cozimento a vapor, sendo perfeita para legumes, peixes e carnes al dente.
Lembre-se: as dicas acima são gerais e muito objetivas, caso precise de uma informação mais específica sobre a panela que deseja comprar, verifique junto à marca ou ao fabricante.
Quais cuidados devo ter na utilização das panelas?
A manutenção das panelas é tão importante quanto saber usá-las para as finalidades corretas. Por exemplo, a panela de ferro fundido pode ser lavada com detergente neutro e água somente depois de esfriar e sem produtos abrasivos que podem estragar o material. As panelas de alumínio não tratado ou não revestido só podem ser lavadas à mão. Evite utilizar lava-louças para elas, pois isso irá acelerar o processo de oxidação.
Já as panelas de aço inox podem ser lavadas em lava-louças, mas o recomendável é que se lave com água quente e com pouco detergente e pano macio. Panelas antiaderentes devem ser lavadas à mão, com detergente e esponja não abrasiva.
Uma dica geral: Dê preferência por panelas de teflon porque são mais fáceis de lavar e permitem usar menos gordura na hora do preparo dos alimentos. Lembre-se que as panelas grandes são boas para fazer arroz, ensopados e carnes refogadas. Quando fizer arroz, faça em grande quantidade para congelar depois, já que o alimento pode ser descongelado em pequenas porções ideais para o consumo específico diário da sua família.
Agora que você já sabe qual o jogo de panelas que mais combina com seu perfil, é só utilizar o cupom de desconto Mobly para garantir o seu e brilhar com os quitutes na cozinha.
0 comentários:
Enviar um comentário