As ações do Facebook despencaram pelo menos 20% na manhã desta quinta-feira (26). A queda se dá depois de a empresa ter declarado esperar uma contração nas receitas enquanto "coloca a privacidade de seus usuários em primeiro lugar" e repensa suas experiências com produtos. O jornal The Wall Street Journal informa que a perda total do valor de mercado da empresa já é de 120 bilhões de dólares (cerca de R$ 447 bi).
De acordo com a agência de notícias Reuters, as despesas totais da rede social fundada por Mark Zuckerberg subiram para 7,4 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 27,5) no segundo trimestre de 2018 — uma alta de em relação ao mesmo período do ano passado.
O crescimento de novos usuários ativos do principal aplicativo do Facebook, por sua vez, desacelerou para 11% no segundo trimestre ante 13% no primeiro trimestre.
"Nossas taxas de crescimento de receitas totais vão continuar a desacelerar no segundo semestre e esperamos que a taxa de expansão de nosso faturamento caia para um dígito alto no terceiro e quarto trimestres", afirmou o vice-presidente financeiro da rede social, David Wehner.
O crescimento nos usuários diários do Facebook caiu em seis trimestres consecutivos, atingindo 1,47 bilhão no segundo trimestre ante 1,23 bilhão no final de 2016.
Enquanto isso, o Instagram avançou para 1 bilhão de usuários mensais ante 600 milhões no final de 2016. Já os dois aplicativos de mensagens do Facebook, WhatsApp e Messenger, tiveram cada um mais de 1 bilhão de usuários mensais no segundo trimestre.
Cerca de 2,5 bilhões de pessoas usam pelo menos um dos aplicativos da companhia a cada mês, informaram executivos do Facebook a analistas. O Instagram deverá ser responsável por 18% da receita do Facebook em 2018 e 23 por cento em 2019, segundo a empresa de pesquisa de mercado EMarketer.
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