As redes sociais e aplicativos de mensagens fazem parte da nossa realidade e atualmente moldam a forma como nos relacionamos com as pessoas — e a rotina profissional não fica de fora. Ter atenção ao próprio comportamento nas plataformas digitais, desta forma, evita transtornos com chefes, colegas e no próprio ambiente de trabalho
"A consideração e o respeito são essenciais em todas relações humanas, inclusive na presença virtual. O bom senso das mensagens e o critério na hora das postagens são princípios básicos a serem adotados", afirma Elisabeth Farina, consultora de etiqueta corporativa e autora do livro A Etiqueta que Faz a Diferença nas Empresas, em entrevista ao R7
Se estiver chegando na empresa, comece observando a dinâmica entre os colegas em relação ao mundo digital antes de fazer alguma postagem ou enviar mensagens: “Sem dúvida, observar hábitos, costumes e hierarquia de cada local é uma espécie de termômetro para ser levado em conta antes de se postar algo nas redes sociais”, recomenda a especialista
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Pensar duas vezes antes de enviar uma mensagem viral é regra básica para qualquer relação nas redes sociais — ainda mais quando o interlocutor é um chefe ou subordinado. Passe longe de correntes e tenha atenção redobrada para não sair por aí replicando fake news
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Elisabeth recomenda que mensagens entre chefes e subordinados envolvendo assuntos de trabalho sejam enviadas apenas no horário do expediente: “Respeitar o horário de descanso é o ideal, mas nem sempre isso é possível e pode ocorrer uma emergência. Se acontecer, é importante que a mensagem seja acompanhada de um ‘sinto muito por te incomodar essa hora’ e tomar cuidado para que a exceção não se torne rotina”, aponta
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Em postagens públicas, evite assuntos relacionados à empresa e cuidado antes de compartilhar fotos de colegas ou do ambiente de trabalho. Além disso, vale ficar atento com as ‘piadinhas’, por melhores que sejam as intenções: “Postagens divertidas sobre colegas, subordinados, superiores e clientes muitas vezes são difamatórias e podem ser caracterizadas como assédio moral”, explica a consultora de etiqueta
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Restrinja a publicação de fotos em momentos descontraídos para familiares e amigos de longa data. “Nem sempre colegas de trabalho, superiores e clientes fazem parte do rol de amigos duradouros. As fotos em trajes de banho e o excesso de exposição em festas e da vida social devem ser reservados para redes de pessoas próximas”, diz Elisabeth
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O compartilhamento de opiniões radicais pode não somente interferir no trabalho que você desempenha no momento, como prejudicar oportunidades futuras. A consultora de etiqueta corporativa aconselha evitar polêmicas. “A conduta nas redes sociais pode trazer problemas também na hora de uma contratação ou promoção. Tratar de temas controversos como time de futebol, religião e posições políticas pode ser comprometedor”
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Por fim — mas não menos importante —, vale sempre procurar saber se a empresa tem alguma política em relação ao uso de redes sociais ou à utilização de aparelhos disponibilizados aos funcionários. “Algumas empresas fornecem equipamentos que farão parte do dia a dia de trabalho, como celulares, computadores e tablets. O recomendado é que todos sejam devidamente regulamentados por uma política interna clara e objetiva que inclua também o uso das redes sociais”, esclarece Elisabeth. Esteja ciente das possíveis consequências caso as regras sejam descumpridas
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