27/03/2018

Profissão mãe rouba mais tempo do que dois empregos juntos

mãe trabalha dobro
mãe trabalha dobro Crédito: Reprodução

Em mesmas condições de emprego e cargo, a mulher ganha menos que o homem. Já a mulher com filho, chega a trabalhar até oito horas a mais que os homens, contando com os cuidados com a casa ou familiares (segundo IBGE).

+ Mães que trabalham geram filhos mais responsáveis
Casais que dividem cuidados com os filhos são mais felizes e tem melhor vida sexual

Se já não fosse o bastante para exemplificar essa disparidade, um recente estudo realizado pela empresa norte-americana Welch's, com mais de 2 mil mães, revelou que o expediente total da mulher dura em média 98 horas por semana, ou seja, o equivalente a cerca de 2,5 vezes o emprego em tempo integral em média.

O resultado se deu depois de uma entrevista com mais de 2 mil mães. Segundo relatos das próprias, as atividades tomam esse tempo todo das mulheres semanalmente.

Para você entender, a jornada típica de uma mãe dos EUA começa às 6h23 e vai até 20h31. São 14 horas sem parar, para mulheres que tinham filhos entre 5 e 12 anos. Isso quer dizer, para pequenos que já tem certa independência, o que mostra que para bebês ou menores dessa idade, o tempo de dedicação é ainda maior.

A pesquisa concluiu que pouco mais de 1 hora do tempo do dia acaba sendo para a mulher cuidar de si mesma.

Profissão mãe rouba mais tempo do que dois empregos juntos
Profissão mãe rouba mais tempo do que dois empregos juntos Crédito: Reprodução

As mulheres que participaram da pesquisa revelaram que é comum fazer sacrifícios, como abdicar de hobbies, coisas básicas como sair com amigos, socializar, fazer alguma atividade física e até mesmo conseguirem tempo para se recuperarem de doenças.

Toda essa sobrecarga acaba surtindo efeitos drásticos. Um estudo feito pela Universidade de Turim, na Itália, com mais de 105 mil mulheres apontou que o risco de ter problemas no coração era 18% maior a cada filho que uma mulher que trabalhava fora tinha.

Por outro lado, as mulheres que tinham filhas não apresentaram um risco cardíaco elevedo. Uma das hipóteses levantadas é que por estarmos em uma sociedade ainda sem divisão igualitária de tarefas, as meninas acabam amenizando o trabalho das mães em casa ajudando nas tarefas.

Por isso, pais, pensem muitas vezes antes de simplesmente chegar do trabalho e reclamarem do cansaço. Enquanto você descansa, sua mulher está fazendo jornada dupla e até tripla na sua casa.

Fonte: Bebê

Gostou desse artigo? Siga o Pai Moderno

Paternidade Participativa

Facebook

Twitter

Instagram

0 comentários:

Enviar um comentário