29/03/2018

Sintomas de ovulação

Sintomas de ovulação: conheça todos e tire suas dúvidas

Por: Bruna Romanini


Sintomas de ovulação
Sintomas de ovulação Bebê Mamãe

Foto: Reprodução Pressa TV – Ilustração mostra o momento em que a ovulação acontece, conheça a seguir os sintomas de ovulação


A seguir conheça quais são todos os sintomas de ovulação e esclareça dúvidas sobre o assunto

O corpo da mulher apresenta alguns sintomas de ovulação e eles podem ser reconhecidos se você ficar atenta a algumas pequenas mudanças. Prestar atenção a estes sinais é muito importante para quem quer engravidar.

Desta forma, a mulher sabe quando a ovulação está ocorrendo e pode ter relações sexuais no momento certo para que assim tenha maiores chances de engravidar!

Vale lembrar que a ovulação nada mais é do que o processo que ocorre uma vez a cada ciclo menstrual no qual um dos ovários é estimulado por meio de hormônios e então libera um óvulo. Quando o óvulo é liberado, ele deve ser fertilizado por um espermatozoide no máximo em até 12 a 24 horas. E se isso não ocorre, o óvulo se desfaz e após alguns dias a mulher menstrua.

Por isso, reconhecer quando a ovulação acontece é tão importante. Desta maneira, o casal pode planejar qual é o melhor momento para ter relações sexuais, já que os espermatozoides sobrevivem no máximo até cinco dias dentro do corpo da mulher.

Sintomas de ovulação Mudanças na secreção vaginal Aumento na temperatura basal Mudanças no colo do útero Dor abdominal de um lado da pélvis Sangramento mínimo Maior sensibilidade nos seios Maior desejo sexual Teste de ovulação positivo

1º Mudança na secreção vaginal

Quando a mulher está no seu período fértil uma mudança muito comum é o aumento da secreção vaginal. Essa secreção geralmente é parecida com clara de ovo. Então, se você notar uma secreção parecida com uma clara de ovo na região íntima ou perceber que essa secreção aumentou quando comparado aos outros dias, você provavelmente está no seu período fértil.


sintomas de ovulação e o muco vaginal
sintomas de ovulação e o muco vaginal Bebê Mamãe

Foto: Reprodução – Exemplo da secreção vaginal que indica um sintoma de ovulação


2º Mudança na temperatura

A mudança da temperatura também é um sinal de que você está no seu período fértil. Para a maioria das mulheres, a temperatura corporal basal, que é aquela medida imediatamente após a pessoa acordar, mantem-se a mesma ao longo dos dias.

Porém, quando o período fértil se aproxima a mulher pode ter uma leve queda seguido de um aumento na temperatura corporal basal. Quando a temperatura aumenta, isto significa que a ovulação acabou de ocorrer.

Para saber quando as mudanças na temperatura vão ocorrer, o recomendado é medir sua temperatura diariamente ao acordar. Desta forma você poderá acompanhar as mudanças na temperatura em seu corpo e saber quando há o aumento que indica a ovulação.

3º Mudanças no colo do útero

O colo do útero também passa por mudanças durante a ovulação. Durante a ovulação, o colo do útero fica mais macio, alto, aberto e molhado. Para a maioria das mulheres, levará algum tempo para poder diferenciar entre o que ela normalmente sente ao tocar o colo do útero e a como ele fica durante a ovulação.

4º Dor abdominal de um lado da pélvis

Outro sintoma de ovulação que a mulher pode ter é uma dor abdominal de um dos lados da pélvis. Este incomodo é semelhante a uma cólica e é um sinal de que a ovulação está acontecendo.

5º Sangramento mínimo

Quando a ovulação acontece a mulher pode ter um sangramento bem pequeno. Este tipo de sangramento também pode acontecer quando a mulher está no início da gestação. Porém, é importante deixar claro que este sintoma não ocorre com todas as mulheres e algumas vezes o sangramento pode ser tão pequeno que é imperceptível.


Sintomas de ovulação sangramento mínimo
Sintomas de ovulação sangramento mínimo Bebê Mamãe

Foto: Reprodução – Um leve sangramento pode ser um dos sintomas de ovulação


6º Maior sensibilidade nos seios

Na ovulação, a mulher também pode sentir maior sensibilidade nos seios.

7º Maior desejo sexual

Durante o período fértil, é muito comum a mulher sentir maior desejo sexual. Então, se você está com maior vontade de fazer sexo, você pode estar no seu período fértil. Este maior desejo ocorre devido às mudanças hormonais que ocorre na fase da ovulação.

8º Teste de ovulação positivo

O teste de ovulação é feito com a urina e detecta o aumento no hormônio luteinizante (LH), que ocorre um dia ou dois antes da ovulação. Quando o teste de ovulação apresenta o resultado positivo, isto significa que a ovulação irá ocorrer entre 24 e 36 horas! Então, os três dias após o teste ter dado positivo são o período em que a mulher tem maiores chances de engravidar e é a melhor fase para ter relações sexuais.


Bebê Mamãe
Bebê Mamãe Bebê Mamãe

Como calcular a ovulação

Você também pode fazer uma conta muito simples para descobrir quando irá ovular. Primeiro é preciso saber quantos dias dura o seu ciclo menstrual, ou seja, os dias que levam de uma menstruação para a outra. Descobrindo isso, basta subtrair 14 dias do tempo total do seu ciclo. Some este número ao primeiro dia da sua última menstruação. O dia que der mais três dias antes e três depois é o seu período fértil, ou seja, a fase em que você estará ovulando.

Confira um exemplo: Uma mulher tem o ciclo de 30 dias. Dia 01/09 foi o primeiro dia de sua menstruação. Então: 30 – 14 = 16. E soma-se os 16 ao dia 01/09. Então o período fértil irá de 14/09 a 19/09.

É importante ressaltar que esta estratégia só vale para mulheres com o ciclo menstrual regular.

Outra boa opção é o teste de ovulação. E se você acredita que pode estar grávida, o ideal é realizar um teste de gravidez. 

Quem suspeita de uma gravidez também pode fazer o teste de gravidez online. Este teste irá observar se você possui os principais sintomas de gravidez e após ele também é importante fazer um teste de gravidez de farmácia ou de sangue.

Fontes consultadas:

Associação Americana de Gravidez

Departamento de Saúde do Governo dos Estados Unidos

Clínica Mayo



Veja mais
Bebê Mamãe
Bebê Mamãe Bebê Mamãe
Com 2 meses seu bebê dá 1 sinal de que já está aprendendo a andar! http://bit.ly/2pOuTLo 630 1200 Bruna Romanini https://ift.tt/2Dxsyc3 Bruna Romanini2017-12-19 14:34:362018-03-01 11:12:44Com 2 meses seu bebê dá 1 sinal de que já está aprendendo a andar!
Bebê Mamãe
Bebê Mamãe Bebê Mamãe
Thaís Fersoza revela qual é o brinquedo que não dá pra Teodoro http://bit.ly/2GohLDn 580 1030 Bruna Romanini https://ift.tt/2Dxsyc3 Bruna Romanini2017-12-15 17:57:172018-01-21 20:51:03Thaís Fersoza revela qual é o brinquedo que não dá pra Teodoro
Bebê Mamãe
Bebê Mamãe Bebê Mamãe
Estudo afirma: não dar colo prejudica até o DNA do bebê! Entenda: http://bit.ly/2pNG1s6 580 1030 Bruna Romanini https://ift.tt/2Dxsyc3 Bruna Romanini2017-12-14 20:45:112017-12-14 20:45:11Estudo afirma: não dar colo prejudica até o DNA do bebê! Entenda:
Bebê Mamãe
Bebê Mamãe Bebê Mamãe
Veja o que é normal seu bebê falar em cada mês: dos 0 aos 12 meses http://bit.ly/2GohMXX 580 1030 Bruna Romanini https://ift.tt/2Dxsyc3 Bruna Romanini2017-11-06 18:40:472018-02-28 13:56:20Veja o que é normal seu bebê falar em cada mês: dos 0 aos 12 meses

O post Sintomas de ovulação apareceu primeiro em Bebê Mamãe.

0 comentários:

Enviar um comentário