31/03/2018

Estação espacial chinesa deve cair como uma chuva de meteoros

Imagens de radar do instituto de pesquisa captaram o satélite a 270 km da Terra
Imagens de radar do instituto de pesquisa captaram o satélite a 270 km da Terra Instituto Alemão Fraunhoffer

A estação espacial chinesa Tiangong-1 deve cair na Terra em algum momento deste fim de semana. Autoridades afirmam que não deve causar grandes danos, mas cair como uma brilhante chuva de meteoros.

A estimativa da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) é que a estação espacial caia até segunda-feira (2). “Mas isso permanece altamente variável”, informa o boletim da agência. As previsões de reentrada na atmosfera da Tiangong-1 foram adaptadas por conta da baixa atividade solar.

A Tiangong-1, que quer dizer Palácio Celestial em chinês, foi lançada em setembro de 2011 com o objetivo de ser uma estação espacial permanente. Mas, em 2017, a China informou que seu laboratório espacial havia parado de funcionar em março de 2016, sem explicar exatamente o motivo.

Onde ela deve cair?

Devido à inclinação orbital da Tiangong-1, aproximadamente 42,8 graus, e a provável natureza descontrolada da reentrada, o ponto de impacto final pode estar em qualquer lugar na Terra entre 42,8 graus Norte e 42,8 graus Sul em latitude, informa a Agência Espacial Europeia. O Brasil está dentro da área estimada para a queda do estação.

R7

Essa área em forma de elipse tem milhares de quilômetros de comprimento e dezenas de quilômetros de largura. Mas, como grande parte da Terra é coberta por água ou é desabitada, a probabilidade de ser atingido por um fragmento da Tiangong-1 é 10 milhões de vezes menor do que a chance anual de ser atingido por um raio, segundo a ESA.

Objetos se desfazem em luzes brilhantes

A agência também publicou um vídeo mostrando o momento da reentrada controlada de um objeto espacial na atmosfera terrestre para exemplificar como provavelmente irá ocorrer com a Tiangong-1 ao entrar no espaço da Terra:

Acompanhe as informações da queda

As agências espaciais disponibilizam as informações sobre a reentrada da Tiangong-1 para quem quiser acompanhar sua trajetória de volta à Terra. Seguem os links (todas as informações estão em inglês e, no caso da agência chinesa, também disponíveis em mandarim):

Agência Espacial Chinesa

Agência Espacial Europeia

Agência Espacial Americana (Nasa)

0 comentários:

Enviar um comentário