Quem tem irmão sabe que rola muitas brigas, discussões e disputas, principalmente na infância. Mas, um estudo publicado recentemente apontou que, além de tudo isso, ter um irmão mais novo ajuda o mais velho a ser uma pessoa melhor.
A descoberta deu-se na Universidade de Calgary, no Canadá. Para chegar a conclusão, um time de pesquisadores avaliaram 400 duplas de irmãos, de um ano e meio até quaro de idade.
Eles foram filmados em casa junto com as mães e, na sequência, as famílias responderam algumas perguntas sobre o comportamento dos filhos.
A intenção era ficar de olho nas reações das crianças quando um adulto ficava bravo ou chateado. A descoberta foi que tanto os irmãos mais velhos quanto os mais novos acabavam contribuindo para o desenvolvimento um do outro.
A princípio, os pesquisadores pensavam que somente o mais novo aprendia com os mais velhos. Porém, o estudo revelou que quanto maior a diferença de idade entre os pares, maior a influência de um sobre o outro.
Dessa forma, o filho mais velho acaba se desenvolvendo de maneira mais rápida quando tem um caçula por perto. Isso leva a algumas suposições. A primeira seria pelo senso de responsabilidade que o primeiro filho tem com o segundo. A outra hipótese vai para a necessidade de independência, já que o mais velho não tem todos os cuidados dos pais e precisam, em alguns momentos, aprender a se virar sozinho!
Gostou desse artigo? Siga o Pai Moderno
0 comentários:
Enviar um comentário