31/08/2018

5 Benefícios em dar colo ao bebê

5 Benefícios em dar colo ao bebê

Provavelmente você já deve ter ouvido de alguma tia ou pessoa de uma geração mais velha de que é errado dar muito colo para criança, ela se acostuma mal, fica com manha e não quer mais sair dele.

+ Açúcar não é sinônimo de amor
+ Doenças graves transmitidas pelo beijo

Talvez o que os costumes antigos não sabiam, e que a ciência conseguiu comprovar por inúmeros estudos é que dar colo ao bebê proporciona diversos benefícios ao pequeno que sequer imaginamos.

São coisas a curto, médio e que afetam até o desenvolvimento do seu filho, podendo influenciar na vida adulta.

Se você acha que estou exagerando, confira uma seleção de vantagens que os pequenos que têm esse tipo de contato físico ganham!

1. Colo estimula o cérebro do bebê

Um recente estudo realizado na National Children’s Hospital (EUA), comprovou que o contato físico, principalmente o dos pais, nos primeiros dias de vida, tem um efeito de longa duração no cérebro da criança.

A pesquisa, feita com com 125 bebês prematuros concluiu que aqueles que tiveram pouco contato pele a pele com os pais ou profissionais de saúde apresentam respostas neurais reduzidas ao toque. Quer dizer, tiveram menos sensibilidade, o que prejudica a interação com as pessoas. A diferença fica ainda mais evidente no caso dos prematuros.

2. Colo proporciona um sono mais tranquilo

5 Benefícios em dar colo ao bebê

Segundo a pediatra neonatologista Luiza Volpolini, do Hospital Pequeno Príncipe (PR), quando o bebê entra em contato com o corpo da mãe ou do pai, há uma troca cognitiva. Isso traz a lembrança dos batimentos cardíacos da mãe, o que o deixa mais sereno.

Segundo ela, crianças que recebem esse carinho desde o início de vida ficam menos irritadas e têm um sono mais tranquilo ao ir para casa.

3. Quanto mais colo, mais confiante seu filho cresce

Um novo estudo realizado pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Notre Dame, na França, descobriu que bebês embaladas no colo durante a primeira infância se tornam adultos mais empáticos, saudáveis, produtivos e gentis, além de menos deprimidos.

Para chegar ao resultado, a pesquisa analisou mais de 600 adultos e descobriu que aqueles que foram embalados quando crianças se tornaram adultos mais bem “ajustados”, com menos ansiedade e melhor saúde mental.

De acordo com o estudo, quando as crianças se mantêm calmas e confortadas, tudo vai se desenvolver da maneira que tem que ser. Agora, se os pais as deixam elas chorar muito tempo, isso acaba desencadeados estresse e traumas que ficam marcados na sua mente.

4. O colo torna adultos mais resilientes

5 Benefícios em dar colo ao bebê

A pesquisa acima também constatou que, juntamente com carinho, uma infância positiva com muita afeição e tempo de qualidade também determina adultos mais saudáveis e ​​com melhores habilidades de enfrentamento, a famosa resiliência.

O estudo sugere que demonstrar amor e afeição a um bebê choroso e angustiado é importante para seu desenvolvimento crítico, porque estabelece as bases de um relacionamento forte.

5. Falta de colo retarda o desenvolvimento

Pesquisadores da Universidade de British Columbia, no Canadá, recentemente demonstraram na prática como o toque (ou a falta dele) influencia no DNA da criança. Para chegar à conclusão, o grupo avaliou 94 bebês com cinco semanas de vida e pediu para os pais manterem um diário sobre o comportamento deles e a quantidade de tempo que passavam no colo. Depois, quando os pequenos chegaram aos quatro anos de idade, amostras de DNA foram recolhidas de suas bochechas.

Os cientistas notaram que havia diferenças entre as crianças que receberam mais colo e as que não em cinco áreas do DNA, em especial em genes envolvidos no metabolismo e no sistema imunológico. As mudanças ocorreram na metilação do DNA, processo que se dá logo cedo na vida e determina como os genes se expressarão pelas próximas décadas.

Assim, as crianças que passaram os primeiros meses pós-nascimento mais angustiadas e com menos tempo de contato físico, tinham uma idade genética mais atrasada em relação aos demais. Embora não dê para dizer que a falta de colo causa doenças, essa diferença na ativação dos genes já havia sido relacionada com um organismo mais fraco em outros trabalhos, segundo os autores.

0 comentários:

Enviar um comentário