30/08/2018

'Record sempre acreditou na interação', diz diretor da RecordTV

José Marcelo Amaral, diretor de Engenharia e Operações da RecordTV
José Marcelo Amaral, diretor de Engenharia e Operações da RecordTV Edu Garcia/R7

O SET Expo 2018 chegou ao terceiro dia de programação nesta quarta-feira (29). O evento que acontece em São Paulo aborda o uso de tecnologia na mídia e no entretenimento e é considerado o maior do setor na América Latina.

Durante o SET Expo 2018, profissionais da área de TV digital foram convidados para falar sobre as novidades do setor. O mediador do painel Evolução do SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital) foi José Marcelo Amaral, diretor de Engenharia e Operações da RecordTV e presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital.

O primeiro palestrante foi Aguinaldo Boquimpani, consultor sênior da Mirakulo, que mostrou como deve ser o formato da programação na DTVPlay, que propõe uma integração entre a interatividade de TV Digital com os aplicativos das smart TVs e o mobile.

Essa mudança deve ser implementada para se adaptar ao novo modo de consumir os programas de TV. A popularização das plataformas on demand seria uma das influências para estruturar o futuro da TV digital no país.

Boquimpani citou o PlayPlus, lançando no começo do mês de agosto pelo Grupo Record, como um modelo de inovação e de integração no Brasil. A plataforma exibe tanto a programação linear da emissora quanto conteúdos on demand produzidos pela empresa e por parceiros.

Ele afirma também que no futuro a TV permitirá uma maior interatividade e personalização da programação. “Cada pessoa poderá decidir o que assistir e como assistir pela própria smart TV”, disse Boquimpani.

Cristiano Akamine, professor da Faculdade Mackenzie, e Carlos Watanabe, diretor da Dolby, apresentaram tendências para a estrutura de transmissão de imagem e som que surgem com a popularização a modernização dos equipamentos.

Akamine falou sobre um projeto apresentado na Espanha. Os testes realizados em laboratório mostraram que é possível fazer a migração para a TV digital mantendo a compatibilidade dos receptores de sinais instalados e utilizando o mesmo canal e infraestrutura de transmissão.

PlayPlus na SET Expo

A SET Expo 2018 também tem estandes montados para as empresas mostrarem ao público suas novidades.

O Grupo Record tem um espaço dedicado ao PlayPlus, a plataforma de streaming e conteúdo on demand que reúne a programação da RecordTV, produções exclusivas e também de canais parceiros nacionais e internacionais.

O público que visitou o estande conheceu as funcionalidades da novidade e o conteúdo disponibilizado para os assinantes.

“O PlayPlus é uma complementação da cobertura da RecordTV para chegar em locais que não são cobertos pelo sinal analógico e nem pelo sinal digital. Essa plataforma é uma oportunidade para o público consumir o nosso conteúdo pela internet”, afirma Amaral.

0 comentários:

Enviar um comentário