Na manhã desta segunda (23), a apresentadora Sonia Abrão foi às redes sociais fazer um alerta a quem tem idosos em casa, após sua mãe, Cecília, sofrer uma queda grave.
Segundo Sonia, Cecília quebrou o nariz e o lado direito da face e teve 2 focos de sangramento no cérebro após escorregar no tapete de casa. "Graças a Deus, vem reagindo bem ao tratamento, mas é uma situação sofrida pra todos nós! Por favor, não insistam em tapetes, degraus e demais ítens que representem riscos dentro de casa", alertou ela em suas redes sociais.
O desbafo da apresentaora é um alerta para a segurança dos idosos dentro de casa. No caso dos idosos, tapetes e superfícies escorregadias podem ser um verdadeiro perigo, mas não são os únicos fatores de atenção. É o que explica Natan Chehter, geriatra do Hospital Beneficência Portuguesa e membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
"Existem quedas dos mais diferentes graus de gravidade. Algumas geram pouca repercussão e são ignoradas. Um desequilíbrio ao levantar do sofá, por exemplo, já é configurado como queda. O profissional deve avaliar se o que causa a queda do idosos é fator intrínseco, como falta de óculos, dificuldade óssea, massa muscular ou se realmente está no ambiente, como é o caso dos tapete. Complicações graves da queda são mais comuns em caso de osteoporose."
Embora alerte que nem sempre a retirada de obstáculos, como o tapete, resolve o problema, o profissional aponta o que pode ser feito, além de uma avaliação médica, para prevenir a queda do idoso. Veja, abaixo, algumas dicas.
- Retirar os tapetes da casa, ou instalar fitas adesivas de prevenção, caso o idoso seja apegado ao item.
- Prestar atenção ao calçamento adequado do piso (ladrilhos quebrados, nem pensar)
- Instalar barras e tapetes antiderrapantes em ambientes que podem ter o piso molhado, como banheiro e área de serviço
- Observar se fios, móveis ou objetos decortativos estão no caminho e longe do campo visual
0 comentários:
Enviar um comentário