A Nasa, agência espacial norte-americana, divulgou na quarta-feira (25) um vídeo que ajuda a entender melhor como é um buraco negro.
A simulação feita pelo Goddard Space Flight Center da Nasa, demonstra como é intensa a força gravitacional em um buraco negro e como até a luz é atraída.
Os gases e as partículas de poeira que está mais próximo do centro do buraco negro atinge uma velocidade bem próxima da velocidade da luz. Por outro lado, quanto mais distante, mais lento é esse movimento.
No vídeo divulgado, é possível ver essa diferença de velocidade estende e distorce a luz ao redor e forma as faixas em tons claros e escuros demonstrados na simulação.
"Simulações e vídeos como esses realmente nos ajudam a visualizar o que Einstein quis dizer quando disse que a gravidade distorce o tecido do espaço e do tempo", explica Jeremy Schnittman, responsável pela simulação.
Em abril deste ano, foi divulgada a primeira foto de um buraco negro. A descoberta foi feita por astrônomos com ajuda de cerca de oito telescópios em diversos observatórios.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques
0 comentários:
Enviar um comentário