26/12/2020

Japão registra pela primeira vez a nova cepa do coronavírus

Autoridades japonesas identificaram a nova cepa do coronavírus em viajantes que estiveram no Reino Unido
Autoridades japonesas identificaram a nova cepa do coronavírus em viajantes que estiveram no Reino Unido Issei Kato/Reuters - 19.11.2020

Autoridades do Japão anunciaram nesta sexta-feira (25) que detectaram pela primeira vez vários casos da nova cepa do coronavírus transportada por viajantes que chegaram ao país asiático vindos do Reino Unido.

A informação é do ministro da Saúde, Norihisa Tamura, afirmando que os casos foram localizados quando os passageiros foram examinados em dois aeroportos japoneses entre os dias 18 e 21 deste mês, e acrescentou que os cinco afetados estão isolados.

Tamura destacou, em entrevista coletiva, que dois dos casos apareceram nos testes que fizeram aos passageiros do aeroporto de Haneda, em Tóquio, no último dia 21, e os outros três em Kansai, na província de Osaka, no dia 18.

Todos os cinco passageiros testaram positivo para covid-19 na chegada ao Japão, e os testes subsequentes confirmaram que eram portadores da nova cepa.

O ministro não divulgou a identidade ou nacionalidade dos infectados com a nova variante do coronavírus, aparentemente muito mais contagiosa do que a surgida no final do ano passado na cidade de Wuhan, na China.

Quatro das cinco pessoas infectadas com esta variante do coronavírus não apresentaram sintomas.

Os casos foram detectados por meio de exames de 68 pessoas com resultado positivo nas análises realizadas em laboratórios do país entre os dias 12 e 22 deste mês.

Desde ontem, o Japão proibiu a chegada de estrangeiros oriundos do Reino Unido, mas essa proibição não afeta os japoneses que já estiveram naquele país ou estrangeiros residentes no país asiático.

Conforme anunciado hoje, a mesma restrição valerá a partir de amanhã para a África do Sul, onde também foi detectada a nova cepa.

De acordo com o último boletim, no Japão registrou até o momento 215 mil casos e 3.197 mortes por covid-19.

0 comentários:

Enviar um comentário