26/12/2020

Marte: os '7 minutos de terror' do robô Perseverance em busca de vida no planeta vermelho

O robô Perseverance está se aproximando de seu destino final, o planeta Marte, onde está programado para chegar em 18 de fevereiro de 2021.

Nesta animação que a Nasa (agência espacial americana) acaba de distribuir, você poderá ver o que serão os "sete minutos de terror" que durarão a chegada prevista ao planeta vermelho.

Nesse espaço de tempo, o Perseverance irá de uma velocidade de 19.500 km/h no topo da atmosfera marciana para cerca de 3 km/h no momento do pouso, sobre uma área conhecida como Cratera de Jezero.

Uma vez lá, o robô irá procurar por sinais de vida microbiana no planeta por pelo menos um ano marciano (cerca de 687 dias terrestres).

O veículo Perseverance irá coletar amostras de rochas e solo, armazená-las em tubos e deixá-las na superfície do planeta para uma futura transferência para a Terra.

Foguete com o Perseverance deixou o planeta Terra em julho de 2020 em direção a Marte
Foguete com o Perseverance deixou o planeta Terra em julho de 2020 em direção a Marte REUTERS/BBC NEWS BRASIL

O robô também vai estudar a geologia do planeta vermelho e testar maneiras pelas quais os astronautas em futuras missões possam produzir oxigênio a partir do CO2 da atmosfera, para respirar e usar como combustível.

"Sete minutos de terror"

A sequência de complicadas manobras que precede o pouso do Perseverance já foi descrita por muitos especialistas como "sete minutos de terror".

O robô, que deixou a Terra em julho de 2020, viajará encapsulado em uma caixa de duas partes: um escudo traseiro e um escudo térmico.

Robô tem sete instrumentos, 23 câmeras, 2 microfones e 1 broca
Robô tem sete instrumentos, 23 câmeras, 2 microfones e 1 broca NASA/JPL-CALTECH/BBC NEWS BRASIL

Conforme a espaçonave atravessa a atmosfera marciana, seu escudo térmico terá que resistir a temperaturas de até 2.100°C.

Quando estiver a quase 11 km do solo, a espaçonave lançará um paraquedas que reduzirá a velocidade do veículo de 2.099 km/h para aproximadamente 320 km/h.

Em seguida, o escudo térmico se separará da tampa traseira e por um curto período de tempo o robô cairá livremente no solo.

Serão então acionados oito retrofoguetes, permitindo a realização da manobra "sky crane" (guindaste no céu, em tradução livre), por meio da qual o Perseverance descerá lentamente com três cordas de náilon e um "cordão umbilical".

Quando as rodas do Explorador tocarem o solo, ele se solta dessas amarras.

Esta é a primeira missão da Nasa a pesquisar diretamente por "assinaturas" ou sinais biológicos de vida desde o projeto Viking nos anos 1970.

Perseverance tem uma missão prevista de um ano marciano (ou quase 687 dias terrestres)
Perseverance tem uma missão prevista de um ano marciano (ou quase 687 dias terrestres) NASA/JPL-CALTECH/BBC NEWS BRASIL

0 comentários:

Enviar um comentário