02/02/2018

Usuários de aplicativo de transporte reclamam de atualização

99 lançou atualização na semana passada
99 lançou atualização na semana passada Google Play

Na última sexta-feira (26), a 99 lançou uma atualização do aplicativo com a promessa de ter aprimorado o serviço. Alguns usuários testaram a nova versão e publicaram críticas nas redes sociais.

Renata de Paula é cliente do aplicativo desde o lançamento. Ela usou o perfil no Facebook para alerta sobre a solicitação da 99 para ter acesso às mídias e à câmera de seu aparelho. Logo em seguida, outras pessoas fizeram suas queixas sobre o risco de ter a privacidade invadida.

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"Eu tentei não autorizar o acesso nas configurações do aplicaitvo, mas não conseguir Não ficou claro no momento do download os motivos para esse tipo de pedido", reclama Renata.

Outra questão de segurança levantada, foi a possibilidade do motorista acessar o número de telefone do passageiro. Renata afirma que as mulheres ficaram inseguras com essa situação. Ela afirma ter amigas que já foram importunadas por mensagens e ligações após utilizar outros aplicativos.

Um serviço que era elogiado pelos passageiros era a possibilidade de escolher ser atendido por uma motorista mulher ou de pedir um veículo que aceite transportar animais de estimação. Agora não é mais possível fazer essa diferenciação.

Também foram feitas reclamações sobre perda de dados que estavam salvos. Diego Maia costumava usar o aplicativo com frequência e perdeu o histórico de corridas e os destinos favoritos depois de fazer a atualização.

"Eu entendo que algumas atualizações precisam de tempo para serem aprimoradas, mas a funcionalidade ficou muito ruim. Eu prefiro aguardar e usar o serviço da concorrência", dise Diego.

 

A falta de clareza e a dificuldade em usar a nova versão fez clientes reclamarem na Google Play e na Apple Store. A empresa respondeu que os feedbacks dos usuários seriam compartilhados com o time de desenvolvedores. 

Ao R7, a 99 esclareceu que o motivo solicitar o acessar às mídias e à câmera do smartphone do usuário. Segundo a empresa, essas permissões são necessárias para o app funcionar e garantir uma experiência mais segura e rápida para o passageiro, por exemplo, ao poder alterar sua foto de perfil e identificar problemas de funcionamento no app

Sobre os motoristas terem acesso ao telefone do passageito, o aplicativo afirma que é possível ocultar essa informação dentro das "confirgurções" do aplicativo. O número ajudaria a encontrar o local da partida ou avisar sobre algum problema.

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Quanto a perda de algumas funções, a 99 diz que o novo aplicativo deverá ter os mesmos recursos da versão anterior até o final de março.

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