02/08/2018

Bombe no LinkedIn: experts dão dicas para ganhar destaque na rede

Principal rede para quem deseja apresentar suas aptidões profissionais na web, o LinkedIn é um recurso interessante para fazer contato ou mesmo para procurar vagas de emprego. Se o objetivo é ganhar destaque na plataforma, a primeira dica é manter o próprio perfil sempre completo e atualizado

A descrição de itens como experiência, formação acadêmica, cursos complementares e outras competências precisa estar sempre em dia: “Se você não atualiza o perfil, o próprio algoritmo da plataforma identifica que você não é um usuário ativo e te coloca para trás nas buscas”, afirma Tais Targa, psicóloga e coach de empregabilidade 

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Em entrevista ao R7, a psicóloga faz recomendações especialmente para o preenchimento do resumo profissional — que aparece como item inicial no perfil de cada usuário: “O resumo serve para a pessoa contar a sua história, a sua jornada. A primeira frase tem que ter impacto e traduzir quem você é como profissional. Só depois é que você deve falar sobre a sua experiência e o que você domina em termos de ferramentas”

A foto de perfil deve transmitir uma imagem séria e comprometida: “Como em toda rede social, o LinkedIn é usado para que as pessoas sejam vistas. O logotipo da sua empresa, por exemplo, não serve como foto de perfil. Se você não trabalha de terno e gravata, também não precisa postar uma imagem nestes trajes. Escolha uma foto que reflita o seu dia a dia profissional. O ideal é que o retrato seja do busto para cima e que a pessoa esteja olhando para frente, sorrindo ou com uma expressão mais leve”, diz Tais

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De acordo com a psicóloga, a participação ativa nos grupos do LinkedIn também pode aprimorar seu relacionamento com profissionais com interesses semelhantes aos seus: “Quanto maior a participação nos grupos, mais visto é o seu perfil. O próprio algoritmo da rede também acaba entendendo que você é importante para aquelas pessoas e para os assuntos ali discutidos”

Já na hora de enviar convites para novas conexões, o mais indicado é procurar usuários com interesses em comum: “Ao mandar a solicitação, vale ainda escrever uma mensagem personalizada para o destinatário. Recomendo ainda que não sejam enviados mais de 40 ou 50 convites por dia — caso contrário, o LinkedIn pode entender que você está enviando spams”, alerta Tais Targa

O jornalista e consultor de mídias sociais Cristiano Santos, por sua vez, comenta sobre o compartilhamento de conteúdo na rede: “Não devemos pensar que o LinkedIn existe só para falar do mundo corporativo. A plataforma serve para o consumo de informações que possam ser interessantes tanto para você como para a sua rede”, pondera Santos. Evite, entretanto, a propagação de opiniões polêmicas sobre temas como política e religião

Por fim, capriche nas palavras-chave — aquelas que resumem as suas aptidões como profissional. “Quanto mais você usá-las, melhor colocado será o seu perfil no LinkedIn. Ao escolher os termos, pense sempre nas expressões utilizadas pelos recrutadores nos processos seletivos. Visite perfis de pessoas da sua área para saber quais palavras-chave elas costumam utilizar e analise os adjetivos que as empresas costumam pedir”, conclui Cristiano Santos

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