28/09/2020

Interação de Crivella em rede social supera todos rivais das urnas

Crivella, Benedita, Paes e Lima são candidatos com mais interações no Facebook
Crivella, Benedita, Paes e Lima são candidatos com mais interações no Facebook Montagem/R7/Folhapress

A presença do atual prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), no Facebook supera o desempenho de todos os adversários das urnas na corrida à Prefeitura do Rio de Janeiro em 2020.

É o que mostra um levantamento do R7 com base na plataforma CrowdTangle, que compila dados de páginas do Facebook, com os dez candidatos com mais interações com os internautas na rede social.

Em um mês, a página do Facebook de Crivella, candidato à reeleição, recebeu 740,7 mil interações, enquanto a segunda colocada, a candidata do PT, Benedita da Silva, teve 166,1 mil. Significa que o republicano tem quase 5 vezes o total da petista em interações.

O terceiro colocado, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), teve 158,6 mil interações – veja o quadro abaixo e compare os números dos dez candidatos com mais interações.

O número de interações não representa, obrigatoriamente, apoio aos candidatos. Isso porque os seguidores podem ser contrários aos candidatos e adotarem tom crítico nas postagens ou reações, por exemplo.

O índice, porém, mostra a capacidade da página de um determinado candidato gerar mobilização, o que ajuda a ampliar a visibilidade em busca de votos nas eleições municipais.

A força de Crivella também é observada na proporção diária de relacionamento com os internautas. A pesquisa indica que, em média, as interações nos posts do candidato do Republicanos chegam a 26,1 mil por dia. Para efeito de comparação, a página de Benedita da Silva tem 5.300 interações diárias e a de Paes, 6 mil.

Nos últimos 30 dias, as páginas de todos os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro receberam 1,42 milhão de interações.

Crivella lidera as interações, seguido por Benedita e Paes entre 10 candidatos
Crivella lidera as interações, seguido por Benedita e Paes entre 10 candidatos Arte/R7
Crivella, Benedita e Paes no Facebook

Um mergulho mais aprofundado nos dados dos três primeiros colocados no ranking de interação na rede social mostra como os internautas interagem com as postagens. Os likes ("gostei", numa tradução livre) impulsionam as interações, enquanto os comentários aparecem em segundo lugar no gosto dos internautas.

Dos diferentes tipos de interação, aqueles que geram engajamento e participação dos internautas - comentários e compartilhamentos - são mais comuns com Benedita da Silva (33,8%) e Marcelo Crivella (31,8%). Já Eduardo Paes possui uma porcentagem inferior de participação direta dos seus seguidores: 20,9%.

Entre os três, porém, Paes é quem lidera nas reações positivas (likes, coração, cuidado) na rede social: 72,6% de suas interações são reações positivas. Pouco abaixo estão Crivella (64,8%) e Benedita (60,2%).

Tipos de interações dos internautas com Crivella, Benedita e Eduardo Paes
Tipos de interações dos internautas com Crivella, Benedita e Eduardo Paes Arte/R7

0 comentários:

Enviar um comentário