Abominável homem das neves, pé-grande, Yeti... As lendas têm vários nomes para esse tipo de criatura gigante, mas as amostras de DNA coletadas dos supostos Yetis revelaram apenas o materia genético de ursos e de um cachorro.
Cientistas analisaram material genético de nove diferentes supostos yetis mumificados ou empalhados.
Os pesquisadores compararam o DNA das supostas criaturas lendárias com outras 15 amostras de ursos marrons. Então, oito dessas amostras apontam para o DNA de ursos, enquanto uma delas revela que o "Yeti" era, na verdade, uma montagem de um urso empalhado com dentes de cachorro.
As amostras pertenciam a uma produtora de cinema que estaria fazendo um filme sobre a criatura. O estudo foi publicado na revista científica Proceedings of Royal Society B e foi realizado por geneticistas da Universidade de Buffalo, em Nova York (EUA).
Em entrevista ao The Guardian, uma das autoras do estudo, a geneticista Charlotte Lindqvist, os resultados podem ser "ligeramente desapontador" para os fãs da lenda e também para a empresa interessada no filme.
Não é a primeira vez que cientistas contestam a lenda. Geneticistas da Universidade de Oxford (Reino Unido) já analizaram amostras de "yetis" no passado e encontraram material genético de guaxinins, vacas, ovelhas e até de seres humanos.
0 comentários:
Enviar um comentário