27/11/2017

Hackers sequestram conta do Instagram de Luisa Mell

Ativista Luisa Mell teve sua conta no Instagram sequestrada
Ativista Luisa Mell teve sua conta no Instagram sequestrada Reprodução/Instagram

A ativista Luisa Mell teve sua conta no Instagram roubada nesta segunda-feira (27). Os criminosos teriam entrado em contato com a apresentadora e pedido um "resgate" de US$ 4.200 (cerca de R$ 13.500), pagos em bitcoin, para devolverem a conta na rede social, de acordo com o site da Veja.

O perfil @luisamell conta com 1,6 milhão de seguidores na rede social de fotos. Em seu perfil no Facebook, a ativista pediu ajuda de amigos e contou que o perfil nas redes sociais é sua principal ferramenta de divulgação.

O que fazer?

Casos de roubo de acesso e sequestro de dados são comuns, apesar de chocarem ao acontecerem com celebridades. Em maio desse ano, um ataque massivo de hackers afetou empresas de diversos países do mundo utilizando uma tática semelhante. Computadores dos Estados Unidos, China, Rússia, Itália, Espanha e Portugal foram sequestrados por um vírus.

No caso específico do Instagram, é necessário entrar em contato com o time da equipe da empresa. Caso não consiga acessar a conta, você, você pode obter mais ajuda por meio do aplicativo do Instagram:

1 - Abra o aplicativo do Instagram no dispositivo móvel
2 - Na tela de acesso, toque em Obter ajuda para fazer login abaixo de Entrar
3 - Para ver outras opções:

No Android:

Toque em "Usar nome de usuário ou email" e insira seu nome de usuário ou email. Saiba mais sobre o que você pode fazer caso não saiba seu nome de usuário.
Toque na seta, no canto superior direito.
Selecione "Precisa de mais ajuda?" e siga as instruções na tela.

Observação: se você acreditar que seu nome de usuário ou email foi alterado devido à conta ter sido invadida, experimente seguir essas etapas novamente usando seu nome de usuário e email.

No iOS:

Insira seu nome de usuário ou email. Saiba mais sobre o que você pode fazer caso não saiba seu nome de usuário.
Toque em "Precisa de mais ajuda?", abaixo de Enviar link para login, e siga as instruções na tela. Observação: se você acreditar que seu nome de usuário ou email foi alterado devido à conta ter sido invadida, experimente seguir essas etapas novamente usando seu nome de usuário e email.

O sequestro de dados é tratado pela polícia como estelionato porque não há uma lei especifica de internet no Brasil. A orientação é para a vítima nunca pagar o resgate e procurar a delegacia mais próxima para denunciar o ataque ao computador. Confira a reportagem do Jornal da Record que os ataques de hackers crescem mais de dez vezes no Brasil no último ano:

0 comentários:

Enviar um comentário