27/11/2017

Google tenta evitar atrito com Rússia sobre ranking de sites

Autoridades russas reclamaram de declaração de presidente da Alphabet, Eric Schimdt
Autoridades russas reclamaram de declaração de presidente da Alphabet, Eric Schimdt Reprodução/Google

O Google não altera seu algoritmo de busca para reclassificar sites individuais, disse a empresa em carta enviada ao órgão regulador das comunicações na Rússia, depois que Moscou manifestou preocupação de que o mecanismo de busca poderia discriminar a mídia russa.

O Roskomnadzor informou no início deste mês que buscaria esclarecimentos junto ao Google, da Alphabet, sobre se intencionalmente colocava artigos dos sites de notícias russos Sputnik e Russia Today mais baixos nos resultados de pesquisa.

Respondendo a uma pergunta sobre os artigos da Sputnik em uma conferência no início de novembro, o presidente-executivo da Alphabet, Eric Schmidt, disse que o Google estava trabalhando para dar menos destaque a “esses tipos de sites”, enquanto se opunha a exclusão dos mesmos.

Isso provocou queixas das autoridades russas, com o Roskomnadzor dizendo na semana passada agiria contra o Google se a empresa discriminasse a mídia russa.

“Gostaríamos de informá-lo de que, ao falar sobre o ranking de fontes da internet, incluindo os sites da Russia Today e Sputnik, o Dr. Eric Schmidt estava se referindo aos esforços contínuos do Google para melhorar a qualidade da pesquisa”, informou o Google em carta publicada no site do Roskomnadzor.

“Não alteramos nosso algoritmo para reclassificação”, acrescentou.

Uma porta-voz da Google confirmou que a carta havia sido enviada pela empresa, mas não forneceu mais comentários. O governo russo financia o Sputnik e o Russia Today.

0 comentários:

Enviar um comentário