30/11/2017

Google lança Datally, app para economizar dados de planos móveis

Objetivo da empresa é atender mercados emergentes
Objetivo da empresa é atender mercados emergentes Divulgação/Google

O plano do Google para os próximos anos é o chamado "próximo bilhão de usuários", o que envolve criar produtos que atendam as necessidades de mercados em desenvolvimento, como Brasil e Índia. Uma dessas iniciativas é o Datally, um app para ajudar usuários a controlar os gastos de dados de seus planos de internet.

O aplicativo reúne diversas funções presentes nas configurações de rede do Android. Permite saber quanto de dados cada app consome de dados móveis, além da possibilidade de bloquear os gastos dele em segundo ou primeiro plano por um período de tempo específico.

Além das funções de controle, o Datally ainda indica redes Wi-Fi próximas, o que talvez não seja tão útil, uma vez que a maioria delas possui senha e as redes abertas são potencialmente perigosas. O app possui um recurso social, que permite que cada uma dessas redes sejam avaliadas. Segundo a empresa, o app foi testado nas Filipinas por meio milhão de usuários, que aprovaram a iniciativa de uma forma geral.

Para quem fuça bastante as configurações do Android, o Datally não serve para muita coisa além de centralizar todas as informações de rede em um único app, e tornar o serviço de gerenciar gastos de dados mais fácil e centralizado. Mas para usuários menos avançados e com problemas no fechamento do mês, o lançamento é útil.

O Files Go permite gerenciar espaço e arquivos no Android
O Files Go permite gerenciar espaço e arquivos no Android Divulgação/Google

No mesmo evento onde revelou o Datally, na última quarta-feira (29) no escritório da empresa no Brasil, o Google também deu novas informações do Files Go, que está em beta público e deve ser lançado em breve.

O aplicativo é uma esperada solução oficial de gerenciamento de arquivos no Android. Mais uma vez, a preocupação principal envolve mercados emergentes: segundo pesquisas da empresa, um terço dos usuários de Android na Índia têm problemas com espaço todos os dias.

O Files Go tem como missão também liberar espaço, e busca fotos repetidas, vídeos muito pesados, deletar o cache de apps e permite transferência de arquivos entre telefones através de uma conexão Wi-Fi direta, que dispensa uma rede sem fio funcional. Além disso, tem as funções que se esperam de um gerenciador, como mover arquivos, renomeá-los, excluí-los ou fazer cópias.

O Datally já está disponível para download na Play Store, assim como a versão beta do Files Go.

0 comentários:

Enviar um comentário