02/07/2020

Cientistas reproduzem 'coração do coronavírus' para teste de inibidor

Estrutura do "coração" do novo coronavírus
Estrutura do "coração" do novo coronavírus Jill Hemman/ORNL, U.S. Dept. of Energy

Pesquisadores dos laboratórios norte-americanos Oak Ridge e Argonne realizaram as primeiras medições da estrutura da principal enzima da Sars-CoV-2 (vírus causador do novo coronavírus), a Mpro. Ela atua no processo de replicação do vírus.

O objetivo é construir, a partir dessas medidas, um modelo 3D dessa estrutura proteica. O estudo será usado para avançar simulações de supercomputação destinadas a encontrar drogas inibidoras para bloquear o mecanismo de replicação do vírus e combater a pandemia da covid-19.

Em entrevista ao portal de notícias EurekAlert, o pesquisador Andrey Kovalevsky, do Oak Ridge, ressaltou que essa enzima é indispensável para o ciclo de vida do vírus. “A [enzima] protease tem o formato de um coração de Dia dos Namorados, mas é realmente o coração do vírus. Se você inibir a protease e parar o 'coração', o vírus não pode produzir as proteínas essenciais para sua replicação.”

Kovalesvky afirma que essa é a primeira vez que a estrutura dessa enzima é medida em temperatura ambiente. O fato, segundo o especialista, é significativo porque está próximo da temperatura fisiológica em que as células operam.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

0 comentários:

Enviar um comentário