A Black Friday, data conhecida por alavancar vendas no varejo por meio de descontos e promoções, ocorre nesta sexta-feira (27) no Brasil e em outros diversos países pelo mundo. O R7 conversou com Pierre Jacquin, CEO da Intelipost, empresa de tecnologia inteligente para logística, para saber como é calculado o valor do frete de cada pedido
*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques
"O valor total da compra pode aumentar em até 10% do valor do produto, a depender de vários fatores", ", afirma Jacquin. A logística interna, por sua vez – gestão de estoque, picking, packing, entre outros serviços – pode representar um custo adicional de 15% a 20%
Um aspecto que impacta no valor do frete da transportadora é a localização do endereço destinatário. Quanto maior a quilometragem a ser percorrida, maior a taxa cobrada. É importante frisar que áreas que apresentam dificuldades de acesso ou áreas de risco podem sofrer acréscimos no valor. "É muito mais complexo você enviar uma entrega para a Amazônia, por exemplo, do que para São Paulo", diz o CEO
O peso e as dimensões da carga também impactam o valor do frete. "Quanto maior for a carga, menor será o espaço disponível para outras cargas, que terão que ser alocadas em outro veículo. Isso representa mais um custo para a transportadora", explica o executivo
Além do peso, outro fator do produto que é levado em conta é a categoria a qual o pedido pertence. "Quando o item adquirido demanda tratativas específicas, como nos casos de transportes de cargas frágeis, perecíveis ou até mesmo valiosas, normalmente o valor do frete tende a ser maior"
O cliente precisa avaliar também qual a sua necessidade antes de escolher entre as opções de frete padrão, econômico ou expressa. "Normalmente, ofertas de frete econômico tendem a ter prazos um pouco maiores que o frete padrão, que seria a média oferecida pelo mercado. Já as modalidades de frete expresso, como entregas no mesmo dia, apresentam um custo acima da média", diz Jaquin
O CEO destaca também a alta demanda. Assim como em qualquer situação de mercado, esse fator pode encarecer o serviço. "O ideal nestes casos é apostar na pesquisa prévia e estar atenta aos outros aspectos como localização e situação atual das transportadoras", orienta. "Com uma gestão de frete eficiente, o consumidor pode aproveitar as melhores oportunidades, como a oferta de frete grátis"
0 comentários:
Enviar um comentário