25/11/2020

China lança sonda para coletar amostras na Lua

China lança missão para coletar amostras da lua
China lança missão para coletar amostras da lua Pixabay

A China lançou nesta terça-feira (24) com sucesso a sonda espacial Chang'e-5 para coletar amostras na Lua e depois retornar à Terra, marcando a primeira missão deste tipo desde os anos 70.

O lançamento aconteceu às 4h30 (horário local; 17h30 de segunda-feira em Brasília), por meio do foguete portador Longa Marcha-5, no centro espacial de Wenchang, na província de Hainan, no sul do país.

Meteoro explode no céu na região da fronteira do RS com o Uruguai

"A sonda entrou precisamente na órbita pré-definida. A missão foi concluída com sucesso", disse Zhang Xueyu, diretor do centro espacial e chefe da missão, à rede de televisão "CCTV".

Segundo a agência estatal de notícias Xinhua, esta é "uma das mais complicadas e desafiadoras missões espaciais" para o país asiático, que no ano passado aterrissou com sucesso a sonda Chang'e-4 no lado oculto da Lua, um feito inédito.

"A missão ajudará a promover o desenvolvimento científico e tecnológico da China e será uma base importante para futuras aterrissagens lunares tripuladas", afirmou Pei Zhaoyu, vice-diretor do Centro de Exploração Lunar da Administração Nacional do Espaço Chinês, à Xinhua.

Espera-se agora que a Chang'e-5 implante vários módulos na superfície lunar para coletar cerca de dois quilos de amostras em uma área previamente não visitada na face visível do satélite.

20 anos da Estação Espacial Internacional: 6 avanços que o questionado projeto trouxe

A nave levará dois dias para chegar à superfície da Lua, e a missão terá 23 dias de duração, segundo Pei.

A missão tornará a China o terceiro país capaz de coletar amostras lunares, depois de Estados Unidos e a ex-União Soviética nos anos 70.

Segundo a "CCTV", a missão visa "contribuir para os estudos científicos sobre a formação e evolução da Lua".

O Longa Marcha-5 levou ao espaço com sucesso a primeira missão da China rumo a Marte, a Tianwen-1, em 23 de julho.

O programa Chang'e (nomeado em homenagem a uma deusa que, segundo as lendas chinesas, vive na Lua) começou com o lançamento de uma primeira sonda orbital em 2007.

O país asiático fez seu primeiro desembarque lunar em 2013, e em janeiro de 2019 conseguiu que a sonda Chang'e-4 pousasse em sua face oculta.

O objetivo final do programa é uma missão tripulada à Lua, mas nenhuma data foi estabelecida.

0 comentários:

Enviar um comentário