A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta quinta-feira (23) cronograma de implementação de bloqueio de celulares irregulares, que tem como objetivo tirar da rede novos acessos por meio de telefones não certificados, adulterados ou clonados.
O piloto do sistema de bloqueio será iniciado no Distrito Federal e em Goiás, onde a partir de 22 de fevereiro do ano que vem começam a ser enviadas mensagens aos usuários de aparelhos irregulares. O bloqueio em Goiás e no DF começará pouco depois, a partir de 9 de maio. A Anatel ressalta que o bloqueio não afetará celulares que já estão em operação, mas apenas os novos acessos.
Nos Estados de São Paulo, Acre, Rondônia, Tocantins, na região Sul e nos demais Estados da região Centro-Oeste, as mensagens serão enviadas a partir de 23 de setembro de 2018 e o bloqueio começa em 8 de dezembro de 2018.
No Nordeste e nos demais Estados das regiões Norte e Sudeste, as mensagens começam a ser enviadas a partir de 7 de janeiro de 2019 e o bloqueio começa em 24 de março de 2019.
Um celular irregular é aquele sem registro do número de IMEI junto aos dados da GSMA, a associação internacional de operadoras de telefonia móvel. Isso significa que se você possui um celular importado sem homologação da Anatel, ele não será bloqueado ou sofrerá sanções.
0 comentários:
Enviar um comentário