Se um dia a IA (inteligência artificial) irá nos destruir como em filmes tipo Exterminador do Futuro, ainda não sabemos, mas no momento elas parecem ocupadas em tornar nossas vidas mais simples. Como ajudar a tornar suas fotos mais parecidas com profissionais.
A iniciativa é do Projeto WESPE, liderado por Andrey Ignatov, do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique. O sistema funciona com uma rede neural, focada em deixar suas fotos com "qualidade DLSR". Como dizem os próprios estudiosos, o resultado "não é perfeito", mas aponta em uma direção promissora.
O estudo começou alimentando a rede neural com fotos muito similares tiradas por câmeras de celular e DLSR, o que exigiria montanhas de dados para melhorias apenas em smartphones específicos. Na segunda etapa, em que a rede neural mostrou mais sofisticação, bastava mostrar duas fotos diferentes para os algoritmos saberem como aplicar as diferenças de uma imagem para outra.
Obviamente a rede ainda não consegue fotos perfeitas, mas demonstra estar no caminho certo. A imagem consegue mais luminosidade, assim como as cores, mas de uma forma geral o tom da imagem pende para o verde por algum motivo ainda misterioso. Apesar dos problemas, a imagem de fato está melhor.
Apesar de ser possível experimentar a novidade por conta própria, os cientistas afirmam que os estudos ainda têm muito para avançar, já que a IA ainda precisa aprender com os próprios erros para chegar em um patamar ideal — e possivelmente equipar alguma tecnologia de smartphone do futuro.
VEJA TAMBÉM: Conheça os dez smartphones com melhores câmeras do planeta
0 comentários:
Enviar um comentário