20/09/2018

Mercado de games no Brasil deve faturar US$ 803 milhões em 2022

Projeções para o mercado de games é de crescimento nos próximos cinco anos
Projeções para o mercado de games é de crescimento nos próximos cinco anos Pixabay

As previsões para o mercado brasileiro de games são otimistas. O faturamento de games no país deve subir de US$ 556 milhões (cerca de R$ 2,2 bilhões), em 2017, para US$ 803 (cerca de R$3,2 bilhões), em 2022, com uma taxa de crescimento médio de 8,9% ao ano. 

Essa subida não será alavancada só pelo consumo de consoles e jogos para videogames. Os computadores devem representar boa parte desse montante. A projeção é que edaqui cinco anos só os PCs movimentem US$ 534 milhões (R$ 2,1 bilhões).

Um dos motivos para os videogames perderem tanto espaço para os computadores no Brasil vai além de uma questão de preferência nacional. A pirataria de produtos eletroeletrônicos transfere uma fatia desse mercado para lojas e fornecedores ilegais.

Jogos no celular
O mercado de jogos pelo celular e também pelas redes sociais terá um crescimento expressivo. O faturamento desse tipo de game foi de US$ 324 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão), no ano passado, e deverá subir para US$ 878 milhões (cerca de R$ 3,5 bilhões), em 2022, superando inclusive a receita de videogames e computadores.

Se na disputa pela preferência do consumidor o computador ganha do videogame, na disputa contra o celular o brasileiro não tem dúvida de qual é a escolha. Pesquisa aponta que 78% dos fãs de games no país usam o celular para partidas virtuais.

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Isso porque nos smartphones existe uma grande variedade de jogos grátis. Basta acessar a Google Play ou a App Store e escolher um opção para fazer o download.

Essa modalidade de game é conhecida como freemium, por ser uma experiência gratuita associada a serviços oferecidos para usuários premium, como a compra de itens dentro da própria plataforma de jogo. Essas transações  online contribuem para um faturamento maior. 

As propagandas durante os jogos online é uma característica dos jogos para smartphone e deve ser expandida nesse segmento. Em 2017, esse tipo de publicidade faturou US$ 31 milhões (cerca de R$ 124 milhões) e a estimativa é que esse valor chegue a US$ 61 milhões (cerca de R$ 244 milhões), até em 2022.

Realidade aumentada
Uma tendência que deverá ser confirmada nos próximos anos é o uso da realidade aumentada nos jogos. Esse tipo de tecnologia permite que o jogador tenha uma experiência que misture o mundo real com projeções digitais.

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Acredita-se que esses jogos fiquem cada vez mais comuns a partir de 2018. Principalmente, porque a Apple e o Google apostam nessa nova maneira de jogar.

As duas empresas possuem plataforma próprias para o desenvolvimento de games que vão muito além do joystick, do teclado ou de um celular.

Jogadores profissionais
Os jogos virtuais não são só uma diversão para adolescentes ou um passatempo sem compromisso.  Os campeonatos de profissionais movimentam muito dinheiro e devem crescer bastante nos próximos anos.  Em 2022, as competições devem ter um crescimento de 30% no faturamento.

Sergio Morae/Reuters - 06.09.2018

Os brasileiros gostam de games e gostam de assistir os embates virtuais dos profissionais. Recentemente, o Rio de Janeiro foi a sede de uma das maiores competições do gênro. Inclusive, canais de esporte na TV fechada dedicam uma parte da programação para a cobertura desses eventos.

Mercado do futuro
Os EUA ainda é o maior mercado de games do mundo. Concentrando grandes empresas de tecnologia e uma parcela considerável de consumidores. Porém, essa hegemonia pode estar prestes a ser quebrada.

Os chineses devem dominar o mundo dos jogos online em poucos anos. O consumo de game por celular e as compras em plataformas online devem levar os chineses ao topo desse ranking em dois anos.

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