27/12/2019

Espécie rara de rinoceronte nasceu na véspera de natal nos EUA

Animal ainda não tem nome e foi presente de natal para população de Michigan
Animal ainda não tem nome e foi presente de natal para população de Michigan Kaiti Chritz/Zoológico Potter Park

Um filhote de rinoceronte negro nasceu nos EUA na última terça (24). De acordo com o site IUCN Red List, que acompanha riscos de extinção dos animais, a espécie se encontra em situação crítica. O bebê-rinoceronte ainda não tem nome e foi considerado um presente de natal para cidade. Sua mãe tem 12 anos e se chama Doppsee.

Esse foi o primeiro filhote de rinoceronte que nasceu no zoológico Potter Park, em Lansing, no estado de Michigan, em 100 anos de história. O filhote vai permanecer com a mãe por até quatro anos e o público poderá acompanhar seu desenvolvimento pelas redes sociais da instituição. O parto durou cerca de 90 minutos.

Existem aproximadamente 5.000 animais dessa espécie no mundo. Devido à caça predatória entre 1960 e 1995, a população de rinoceronte negro caiu 98%. Durante esse período, o número total dessa população era menor que 2.500. Ainda que nos últimos anos tenha dobrado a quantidade de animais, o número ainda é preocupante.

Os rinocerontes negros do planeta estão localizados no continente africano, distribuídos pelos seguintes países: África do Sul, Quênia, Namíbia e Zimbábue. O único predador da espécie são os seres humanos.

A caça dessa espécie é estimulada pelo chifres. De acordo com algumas tradições, principalmente a chinesa, têm o poder de cura devido à concentração de queratina (proteína encontrada nas unhas e cabelos dos seres humanos). Mas há quem cace o animal para produzir esculturas ornamentais com o material extraído.

Leia mais: Relembre os acontecimentos da exploração espacial em 2019

*Estagiário do R7, sob supervisão de Cleide Oliveira

0 comentários:

Enviar um comentário