29/12/2019

Lego suporta temperatura extrema e pode contribuir com pesquisas

Pesquisadores da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, colocaram peças da marca Lego em temperatura extrema e descobriram que o brinquedo pode ser usado como um eficiente isolantes térmico. 

Os testes em laboratório usaram um refrigerador de diluição para colocar quatro peças do brinquedo a uma temperatura próxima de -273ºC, conhecida como "zero absoluto". Isso é cerca de 200 mil vezes mais frio do que a temperatura ambiente e 2 mil vezes mais frio do que o espaço.

Os blocos de encaixar são fabricados de um plástico chamado Acrilonitrila butadieno estireno, cuja sigla em inglês é ABS. O material conseguiu resistir à temperatura extrema e ainda obteve um resultado melhor do que os materiais usados hoje, como o Macor ou o Vespel.

“Nossos resultados são significativos porque descobrimos que o arranjo de fixação entre os blocos Lego faz com que as estruturas se comportem como um isolante térmico extremamente bom a temperaturas criogênicas", disse o líder da pesquisa, Dr. Dmitry Zmeev.

Os refrigeradores de diluição são usados em pesquisas de diversas áreas da engenharia e da física. Os computadores quânticos, por exemplo, precisam operar a temperaturas extremamente baixas.

O plástico usado para fabricar as peças do brinquedo pode ajudar nos avanços desses estudos. O próximo passo da pesquisa é projetar e imprimir em 3D um novo isolante térmico para a próxima geração de refrigeradores de diluição.

Leia também:

Médicos comem peças de Lego para saber em quanto tempo elas saem

0 comentários:

Enviar um comentário